DUM Day IV: Saiba o que rolou!

Salve amigos deste grande bar! Hoje estou aqui para contar sobre o evento que rolou aqui em Curitiba nos dias 19 e 20 de julho, deixando o cenário cervejeiro mais bêbado movimentado, o DUM Day IV!

Contextualizando, a DUM Cervejaria, como vocês sabem (ou vão saber agora) é a fabricante dos rótulos: Petroleum, Jan Kubis e a Gran Cru (dispostas aqui na minha lista de preferência), e neste fim de semana lançou a Karel IV – deliciosa por sinal.

O evento já está na sua 4ª edição, e aproveitou o embalo para comemorar o aniversário da DUM apresentando cerca de 70 rótulos de cervejas, com cervejarias principalmente do Paraná, mas também com algumas de fora do estado como São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rio de Janeiro.

E por que participar de um evento como o DUM Day IV?

Cerveja no Dum Day IV com o pessoal de fundo

Créditos: femeybom

Pude perceber a presença dos mais diversos públicos: desde os curiosos que não conhecem muito sobre o mundo cervejeiro, como também, cervejeiros independentes, sommeliers, bebedores profissionais, gente que está aprendendo, gente que quer fazer cerveja, enfim. Sem preconceitos pelo nível de conhecimento, o importante é a disposição de beber bem e aprender sempre.

Você só aprende o que é bom e o que gosta, experimentando. Portanto, estar num evento como esse é uma oportunidade incrível de beber muita cerveja diferente e começar a descobrir o que o seu paladar mais gosta. E no caso dos mais experientes, a ida é ainda mais rica, pela oportunidade de comparar as cervejas, degustar, conhecer os cervejeiros, fazer contatos e trocar uma ideia! Vale super a pena!

As melhores cervejas no DUM Day IV

Segundo o meu Untappd, eu lembrei de fazer check-in em pelo menos 20 cervejas que eu ainda não tinha tomado nos 2 dias de evento, fora as que eu acabei tomando novamente ou experimentando dos amigos, e as que tomei bem no final dos dois dias que, me perdoem, minha memória não acompanhou meu paladar e tantas degustações.

Debora bebendo cerveja no Dum Day IV

Créditos: Munir Bucair Filho

Então, é difícil eu dizer exatamente quais foram todas as cervejas que eu experimentei, mas algumas me marcaram mais: A minha preferia disparada foi a Marvada, da De Bora: uma barley wine de 10,6% de teor alcóolico. A Atonga da Bodebrown também foi uma cerveja bem interessante, a Green Cow da Season e a própria Karel IV da DUM foram cervejas que me agradaram muito. Houveram outras boníssimas também, poderia fazer uma lista muito maior, mas esse não é objetivo de hoje!

O que mais teve de bom no DUM Day IV?

Além das cervejas maravilhosas, preciso elogiar também as comidas que foram servidas: eu experimentei o hambúrguer de costela e o sanduíche de porco com barbecue de amora que salivo só de lembrar. Mas ainda tinha barreado, chilli com stout, brigadeiro de cerveja, e os molhos de cerveja que não consegui experimentar.

A organização do evento também está de parabéns, pelo menos como participante eu não tenho nada a reclamar: banheiro estava sempre limpo, não houveram brigas, era fácil conseguir informação.

O que poderia melhorar no DUM Day IV

Cerveja com ficha de R$2 no Dum Day IV

Créditos: Munir Bucair Filho

O lugar do evento foi um pouco apertado. Claro que comportou todos os visitantes, mas achei o salão um pouco cheio demais, principalmente no sábado que recebeu o maior fluxo.

Outra coisa foi que muitas cervejas acabaram no primeiro dia. Como eu fui nos dois dias, não fiquei chateada porque as que eu mais queria beber, experimentei ainda no sábado. Mas os visitantes do domingo não tiveram a oportunidade de beber muitas cervejas legais.

Mas são apenas sugestões de melhoria que, na minha opinião, não diminuem nada o sucesso que foi o evento.

Finalizando

Além de tudo isso tive a oportunidade de conhecer muita gente legal que ama cerveja assim como eu, trocar uma ideia com alguns cervejeiros, aprender um pouquinho mais sobre esse mundo maravilhoso da cerveja artesanal. Portanto, foi só alegria! E já estou ansiosa pela 5ª edição do evento.

Espero encontrar vocês lá!