Encontro de Vinhos 2014. Degustação de vinhos! Opa! Tô dentro!

“Veja o que rolou e como foi o grande evento de vinhos, o Encontro de Vinhos 2014. Veja quem faturou o Top 5 de vinhos, confira dicas de outros eventos, etc.”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (2 votes, average: 10.00 out of 10)
Loading...

O calendário de eventos de vinhos no Brasil está apenas começando e como inauguração aconteceu no último dia 13 de março, o Encontro de Vinhos 2014, no Salão do restaurante Real Astória – RJ. Tal evento contou com mais de 250 vinhos disponíveis para um público de profissionais e admiradores de vinhos. Aos braços da Enseada de Botafogo, fomos recebidos de forma carinhosa pelos organizadores Daniel Perches e Beto Duarte.

Encontro de Vinhos 2014, bela vista, belos vinhos, belo evento

Mulher segurando uma garrafa de vinho no Encontro de Vinhos 2014

Ao adentrar no salão foi possível contemplar a excelente vista da Baía de Guanabara que foi ainda mais especial ao brinde de espumantes de excelente qualidade da Casa Valduga, tudo isso numa ilha montada pela Casa Valduga no centro do salão, a seguir contamos com boas/excelentes opções de vinhos argentinos (maioria), chilenos, franceses, norte-americanos etc.

Aproveito o Encontro de Vinhos 2014 como gancho para mostrar aqui o desenrolar de um evento desse porte e algumas dicas de como agir nas diversas situações que lhe pegam de surpresa, assim, é possível compreender como funcionam estas degustações e de quebra, perder logo a inibição e empunhar a taça na mão bravo guerreiro (a).

Seja bem-vindo ao mundo de Baco!

Top 10 – O que fazer e como se portar num evento de vinhos

Equipe do PdB reunida no Encontro de Vinhos 2014

  1. Vá de taxi! Para quê mais estresse? A ideia não é relaxar?
  2. Ao chegar na portaria do evento seja cordial com os recepcionistas, eles estão ali para garantir que tudo corra bem. Sem pressa nessa hora!
  3. Explore o lugar antes de iniciar o tour pelas mesas de produtores e importadores, é legal saber a diferença entre um e outro, o que dependendo do evento apenas um destes personagens mostra a cara.
    1. Obs. Se tiver um tempinho, antes da data do evento, entre no site e informe-se sobre quais produtores estão expondo ou quais produtos. Eu sempre faço um filtro antes de cada evento, me permite aproveitar meu tempo e tenho mais chance de experimentar exatamente o que quero!
  4. Pegue sua taça e prepare a munheca! Vá devagar! É comum no inicio ocorrer uma ligeira empolgação, toda mesa tem um baldinho! Pra que serve? Meu caro, este baldinho é para evitar que você abuse do álcool e tecnicamente falando o balde permite você cuspir o vinho degustado, e assim entendê-lo com mais profundidade. Acredite, após o quinto vinho “cuspido para dentro” você não irá mais diferenciar um vinho do outro. O que vai ser um enorme perda de tempo!
  5. O estilo dos vinhos a serem degustados irá variar de gosto para gosto, e isso não se discute, brancos e rosés, só tintos, brancos e tintos, tanto faz, a combinação é sua! Acho só legal, tentar priorizar os vinhos mais frescos e de corpo mais leve para os mais estruturados e robustos, devido a passagem por madeira. Assim você estará entendendo um importante conceito, o que é estrutura de um vinho.
  6. Atenção: nunca se aglomere em frente a uma mesa de degustação! Tem sempre outras pessoas igualmente interessadas atrás de você aguardando o seu momento de descoberta. Tente de forma objetiva descobrir com o profissional que está lhe servindo o que lhe interessa sobre o vinho. Pausa! Vale ressaltar que antes de fazer qualquer pergunta, você experimente o vinho, de forma técnica ou não, isso só interessa a você! Não faça plantão numa mesa de degustação!
  7. Na maioria dos eventos existem “tastings” (degustações) paralelas à atração principal mas que são um show à parte! Digamos que seriam as areas privilegiadas, onde com certeza e devido à disputa que é para conseguir uma vaga sejam alvo de craprichos dos organizadores. No Encontro de Vinhos tive o prazer de assistir uma palestra sobre a Diversidade dos Terroirs Argentinos muito bem conduzida pelo Deco Rossi, representante da Wines of Argentina no Brasil – surpresas à parte! É sempre muito fácil de se surpreender neste tipo de degustação.
  8. Enquanto o evento se alonga, mais pessoas vão se aglomerando, caso queira tirar maior proveito, tente chegar na hora de início. Além de conhecer os melhores vinhos, os mesmos estão disponíveis. Infelizmente é comum vinhos brancos e espumantes não estarem na temperatura de serviço correta. Não se afobe, tb não é ruim em termos de degustação que o vinho branco esteja um pouquinho fora. Digo isso, pq nesse caso é mais fácil de perceber os aromas voláteis nos vinhos, a temperatura sobe e com ela os vapores carregam maior quantidade de componentes aromáticos, no entanto a sensação do álcool também é aumentada.
  9. Ah! A mesa de frios e pães ou mini-porçoes. Mesma dica anterior, não se acomode! Sirva-se e procure um lugar para bater um papo com o último vinho degustado, além de descontrair, esse break serve para ajudar a te manter sóbrio e em pé. Juro! Chego em casa morto depois de um desses eventos.
  10. Premiação – em todo evento existe uma premiação para os vinhos que foram degustados baseadas em critérios de escolha de público, juízes previamente selecionados e notas pela internet, esse é o padrão mais básico e que tem dado certo, geralmente top 10 para eventos maiores e top 5 para eventos menores.

Segue a lista dos ganhadores do evento Encontro de Vinhos 2014.

Resultado Top 5

Top 5 vinhos do Encontro de Vinhos 2014

1º Lugar – TomeroGran Reserva Malbec 2009

  • Produtor: Bodega B
  • País: Argentina
  • Uvas: Malbec
  • Importador: Domno

2º Lugar – Terras do Pó Syrah Petit Verdot 2009

  • Produtor: Casa Ermelinda Freitas
  • País: Portugal
  • Uvas: Syrah, Petit Verdot
  • Importador: Ideal Drinks

3º Lugar – Casillero del Diablo Reserva Cabernet Sauvignon 2012

  • Produtor: Concha Y Toro
  • País: Chile
  • Uvas: Cabernet Sauvignon
  • Importador: VCT

4º Lugar – MettlerOldVineZinfandel 2010

  • Produtor: Mettler Family Vineyards
  • País: Estados Unidos
  • Uvas: Zinfandel
  • Importador: SmartBuyWines

5º Lugar – Villa Francioni 2006

  • Produtor: Villa Francioni
  • País: Brasil
  • Uvas: Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc, Malbec
  • Distribuidor: Ravin (SP) e Serrado Vinhos (RJ)

Finalizando

Garrafas de vinho com o Pão de açúcar ao fundo

Enfim, o mundo do vinho taí para ser explorado, espero com este post ter encorajado você a frequentar ao menos um dos eventos de vinho que acontecerão neste ano. Para ajudá-los a se organizar, anota aí na agenda, celular ou tablet.

Eventos sobre vinho no Rio de Janeiro

  • Encontro de Vinhos, no Real Astória, dia 13
  • Meu Bordeaux Favorito, na Bergut Castelo, dia 26/03
  • Mesa Santa, no CADEG, de 04 a 13/04

Eventos sobre vinho em São Paulo

  • Chilean Wine Ambassador, no Clube Atlético São Paulo, dias 01-02/04
  • EXPOVINIS – no Expocenter Norte Pavilhão Azul, dias 22 a 24 de Abril

Eventos sobre vinho em Brasília

  • Encontro de 2 mestres, no Dom Francisco, dia 18/03

Eventos sobre vinho em Salvador

  • Mesa ao Vivo, no SENAC Pituba, de 31/03 a 02/04

Eventos sobre vinho em Niterói – RJ

  • Meu Bordeaux Favorito, na Bergut, dia 02/04

Eventos sobre vinho no Mundo

  • PROWEIN – Düsseldorf – DE – 23 a 25 de Março
  • ALIMENTARIA – Barcelona – ES – 31 de Março a 3 de Abril
  • VINITALY – Verona – IT – 06 a 09 de Abril
  • VINEXPO – (Bordeaux) Hongkong – CH – 27 a 29 de Maio
  • LONDON WINE FAIR – Londres – UK – 02 a 04 de Junho
  • VITIGNO ITALIA – Napoli – IT – de 08 a 10 de Junho
  • CAPE WINE – Cape Town – AS – setembro

Você também gostará desses

Como foi a Expovinhos Curitiba Veja o que rolou na edição de 2017 da Expovinhos em Curitiba. Muitos vinhos, espumantes, alguns petiscos, dentre outras coisas interessantes. Confira!...
Newcastle Brown Ale no Omalley’s Pub A cerveja tradicional Newcastle Brown Ale, do Reino Unido, lançou sua campanha num evento no Omalley's Pub. Petiscos com a cerveja serão feitos no Bar...
Shepherd Neame apresenta novidades no mercado A cervejaria Shepherd Neame, a mais antiga da Inglaterra, lança novos rótulos no Brasil e mais uma novidade, um novo tipo de keg, o One-Way Keg, recic...
Ataque PdB 13/12/2013 O Papo de Bar está lançando um evento gastronômico chamado Ataque PdB, onde nosso cozinheiro fará pratos ogros harmonizando com chopes e cervejas arte...
Harmonizar cerveja artesanal com pastel Você por acaso já pensou em harmonizar cerveja artesanal com pastel? O Bar do Adão resolveu lançar essa ideia e oferece em seus bares essa harmonizaçã...
Diageo World Class Competition 2014 Veja o que rolou no evento Diageo World Class Competition de 2014, uma competição nacional pra grande final, no Reino Unido e de padrão mundial de dri...

Compartilhe: