Esquenta Brasil Brau e Degusta Beer & Food!

“Começou ontem, dia 15 de julho, mais uma Brasil Brau e Degusta Beer, o maior evento sobre cerveja artesanal do Brasil, que tem como novidade o Beer Sommelier World Championship.”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (2 votes, average: 10.00 out of 10)
Loading...

Salve salve nobres botequeiros desprovidos de Ferraris, Lamborghinis e Elbas… Ontem teve início de um dos maiores, quiçá o principal evento Cervejeiro Nacional, a Brasil Brau e Degusta Beer! Iniciaremos os trabalhos de textos sobre o evento hoje, adiantando e esquentando a nobre vontade de beber dos senhores e senhoritas que passam por esta residência acolhedora e alcoólica.

Para a humilde resenha de hoje contamos com um bebedor de peso, o Sommelier e Cervejeiro Daniel Tortella, quinto melhor no Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cerveja, e que estará participando do BSWC (Beer Sommelier World Championship) que acontecerá no sábado pela primeira vez no Brasil.

Um pouco sobre o Daniel Tortella

Daniel Tortella

Ele é engenheiro mecânico e trabalhou na indústria automotiva durante 8 anos, inclusive nos Estados Unidos onde o colocaram para morar em uma cidade rodeada de micro cervejarias, e mal sabiam que isso mudariam os rumos de sua carreira. Daniel começou fazendo cerveja no fogão de casa depois de estudar muito pela internet, se aperfeiçoou com diversos cursos para melhorar a percepção na criação de novas receitas, hoje é o cervejeiro responsável pelas receitas da Cervejaria Barô e tem trabalhado para desenvolver o mercado de cervejas especiais no interior de São Paulo, que ainda é carente em cultura cervejeira.

Primeiro, vamos falar do que é ser o Sommelier de Cerveja

“Esse é o cara que conhece tudo sobre os estilos de cerveja, sua história, seu método de fabricação, como ela deve ser servida, com que harmonizar, qual copo usar e, principalmente, como vender tudo isso para o cliente. Essa é a parte mais importante.

Talvez 99% da nossa população (ou até mais que isso) não sabe o que é uma IPA. Por exemplo, o cara leigo vai em uma bar especializado em cervejas artesanais e o vendedor vende para ele a cerveja que mais é vendida na casa. Essa cerveja as vezes pode ser uma IPA. Esse cliente nunca mais volta no bar e muito menos a tomar cerveja artesanal, já que ele não é acostumado com o amargor e muito menos com a pancada de aroma em uma cerveja, aquilo é muito estranho para ele.

Na minha opinião, esse é o principal trabalho do sommelier: guiar todos (leigos e especialistas) pelo mundo das cervejas. Apresentar para o cara o universo que existe, sem espantá-lo. Quando o sommelier atende o especialista (e é fácil sacar quando o cara é especialista), a função do sommelier é fazer o cara pirar, falando dos ingredientes daquela cerveja, dos maltes usados, modo de preparo, história e por ai vai.”

Nos contou Daniel Tortella.

E ainda a grande sacada para o sommelier é: como chegar a esse ponto?

garrafas de cervejas artesanais

“Tem que estudar muito! Estudar significa beber. A Kathia Zanatta, uma das maiores sommelières do mundo, fala em “hora-copo”. O bom sommelier tem que ter muita hora-copo. Tem que tomar muita cerveja, investir nisso mesmo. Eu, por exemplo, não posso ver uma cerveja nova que já quero comprar, saber quem fez, como fez, porque fez e, claro, quero tomar.

Tomar também não significa tomar porre daquela cerveja. A gente faz isso às vezes mas nem sempre, senão não sobra um sommelier vivo no mundo.. (rss). Tomar a cerveja significa degustar, perceber (e anotar) aromas, sabores, aspectos visuais como cor e espuma, sensação na boca e por aí vai. Uma das coisas que mais gosto de anotar nas minhas cervejas é se dão prazer em tomar.”

Pois é meu nobres, um bom entendedor como Daniel ainda diz que existem cervejas que são perfeitas em todos os aspectos técnicos. Aroma perfeito, amargor perfeito, sabor perfeito. Mas você não consegue tomar mais que 3 goles.

“Para mim, uma cerveja boa é aquela que você toma e quer continuar tomando. Mas é claro que cerveja boa é uma concepção pessoal. Cada um vai ter uma concepção do que é cerveja boa.”

Finalizando

Bom nobres bebedores e agora um pouco mais conceituados em cerveja, vamos finalizar por aqui, ainda temos muitas informações do nosso candidato a campeão mundial, deixaremos para inseri-las ao longo dessa semana onde teremos novos textos sobre os eventos e o campeonato.

Aquele brinde e viva a Cerveja.

Você também gostará desses

Festival Brasileiro da Cerveja: Teremos mais doses... Veja o que rolou no Festival Brasileiro de Cerveja que aconteceu nos dias 25, 26 e 27 de novembro no Parque Vila Germânica em Blumenau/SC.
Heineken lança a Kaiser Radler Confira o mais novo lançamento da cervejaria Heineken, é a Kaiser Radler, uma cerveja que é misturada com limão Taiti que já existe em outros locais e...
4º Encontro do BREJAS A comunidade Brejas fará a quarta edição do Encontro cervejeiro Brejas. Será dia 11 de setembro no Empório Alto dos Pinheiros/SP. Muita cerveja, bate ...
Vem aí o Mondial de la Bière 2015 Entre os dias 19 e 22 de novembro de 2015 acontece um dos principais eventos cervejeiros das Américas: o Mondial de la Bière 2015, no Rio de Janeiro....
Concurso “Talentos do Samba” Antarctica A Antarctica, reafirmando sua identificação com a arte, com a democracia e com a felicidade, bolou um concurso para talentos do samba de raiz, o Concu...
Jantar harmonizado Avek + Get Cervejas Especiais O Papo de Bar foi convidado para conhecer a prévia do que será o jantar harmonizado organizado pela Get – Cervejas Especiais no restaurante Avek, em S...

Compartilhe: