Butcher com um prato de Gramajo Revuelto

Como fazer Gramajo Revuelto

“Conheça um prato tipicamente uruguaio, o Gramajo Revuelto, leva bacon, ovo, presunto, batata frita, uma delícia. Uma boa mistura inventada pelos uruguaios. Conheça a história e como preparar o Gramajo Revuelto.”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (2 votes, average: 8.50 out of 10)
Loading...

Fala meus amigos de quinta. No bom sentido, é claro. E começa mais uma quinta-feira de grandes viagens e histórias. Mas dessa vez eu tenho mais autoridade para falar desse prato, uma vez que eu já o comi às 4 horas da manhã depois de uma festa no albergue Tche Lagarto. Estou falando do Gramajo Revuelto.

Gramajo Revuelto, que porra é essa?

Butcher com um prato de Gramajo Revuelto

Sim meu nobre, poucas coisas nessa vida me assustaram e essa foi uma delas, a parada era monstruosa.

Em 2011, eu, Dono do Bar e, por último mas não menos importante, o Sonâmbulo Etílico, fizemos uma viagem pela América do Sul. E sim, fomos parar no Uruguai depois de sei lá quantos dias perdido por essa terra sulamericana. Nem preciso dizer que foi absolutamente louco?  Fique à vontade e veja lá minhas fotos, eu espero por aqui 🙂 !!

Já voltou? Então vamos lá… História do Gramajo Revuelto

Eu experimentei essa loucura que é esse tal de Gramajo Revuelto. Mas por que esse prato, qual é a dele?

Criado por Artemio Gramajo, um funcionário do presidente argentino Julio A. Roca, o prato ficou muito conhecido e difundido no Uruguai, assim qualquer casa tem uma versão pra lhe apresentar.

Dica do Butcher: Esse prato é bom de comer depois que você já encheu a cara e quer ir dormir. 😉

Mas como se faz o Gramajo Revuelto, Butcher?

Prato de Gramajo Revuelto com batata palha

Pode ser com batata palha também

Créditos: Valerie Scavone

  • 350 gramas de Bacon defumado
  • 2 Pimentões vermelhos
  • 300g de Presunto cozido
  • 6 colheres (sopa) de Azeitona
  • 1 saquinho de Batata fritas, aquelas congeladas mesmo (ou qualquer uma que você tiver, palha, natural ralada ou cortado em palitos)
  • 6 Ovos
  • 4 colheres de sopa de Creme de leite
  • Salsa picada a gosto
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo do Gramajo Revuelto

  1. Coloque em uma frigideira o bacon defumado cortado em tirinhas.
  2. Junte o pimentão, também cortado em tirinhas. Cozinhe bem.
  3. Junte o presunto cortadinho e as azeitonas. Cozinhe um pouco.
  4. Acrescente a batata frita e misture.
  5. Junte os ovos e o creme de leite. Mexa bem até os ovos cozinharem.
  6. Povilhe com a salsa picada e tempere com sal e pimenta. Sirva em seguida.

E pra beber com o Gramajo Revuelto, Butcher?

Shots e uma garrafa da cerveja Pilsen

Vamos de uma cerveja do Uruguai, é claro, não poderíamos deixar de usar uma de lá. E esse prato fica bom com uma cerveja Pilsen, portanto, vamos usar uma pilsen que tem nome de que? Pilsen, claro. uma cerveja agradável, com um leve aroma de lúpulo e frutas. Digno de uma pilsen, tem uma coloração amarelo ouro e com um amargor característico.

Finalizando

E aí galera, gostou de saber um pouco desse prato uruguaio e um pouco da EquipePdB?  Por essa semana é só e espero vocês semana que vem meus amores!

Você também gostará desses

Fritada, o café da manhã dos campeões Aprenda a receita, os ingredientes e como preparar um café da manhã dos campeões com uma Fritada feita com bacon e cerveja. Confira essa receita irada...
Torta de Caipirinha Gosta de caipirinha? Já mostramos o brigadeiro de caipirinha, agora é a vez de mostrarmos a receita da Torta de Caipirinha, uma deliciosa sobremesa et...
Coração de frango no churrasco Aprenda uma receita de coração de frango no churrasco que leva vinho branco na sua composição. Uma deliciosa e inusitada mistura. Confira e arrisque....
Aprenda a fazer o Brigadeiro de Cerveja! Aprenda uma receita inusitada: Brigadeiro de Cerveja. O clássico doce feito com a cerveja Baden Baden Golden Ale, adocicada e adoção de canela. Bem fá...
Rosbife ao molho de vinho e shoyu Veja os ingredientes e como preparar uma deliciosa receita de Rosbife ao molho de vinho regado ao molho shoyu. Fácil e rápido de se preparar. Confira!...
Lombo suíno ao molho de mel e limão Veja como preparar uma deliciosa receita de lombo suíno ao molho de mel e limão. Leva também cerveja pilsen na lista de ingredientes, ficando melhor a...

Compartilhe:

  • Cristiano Seglia

    Acho que ja é pra jogar as batatas ja fritas Ricardo!

    O prato da foto é o mesmo da receita?

    • Cristiano, cada lugar tem sua própria interpretação da receita, essa que eu passei é uma ilustração de como é grande esse prato…

  • Luis

    Caros, para vosso conhecimento o criador deste prato nasceu na minha terra, Santiago del Estero, tráta-se de Artemio Gramajo e debe ser parente meu porque minha avô tinha o sobrenome Gramajo. Sinto saudades dessa deliciosa comidinha e de vez em quando eu preparo em casa.

    Vide http://es.wikipedia.org/wiki/Revuelto_de_Gramajo

    Abraços,
    Luis