Heineken Cube: A garrafa de cerveja conceitual quadrada e sustentável

Provavelmente vocês viram por aí, seja por algum site, Twitter ou Facebook, uma garrafa da cerveja Heineken quadrada. Muitos vieram me perguntar se essa garrafa realmente era real, se era um projeto, todos desesperados atrás de um modelo. Mas relaxem, é somente um projeto conceitual.

Heineken Cube: Uma garrafa com o conceito sustentável

Heineken Cube

A ideia foi do designer francês modafoca Petit Romain. O pequeno quadrado, quer dizer, garrafa, armazena uma quantidade individual, ou seja, como se fosse uma longneck mesmo. E o conceito quadrado é bem interessante, pois ele fica muito bem armazenado em qualquer canto do bar, sua cozinha, quarto, qualquer local. E isso é um dos problemas das garrafas tradicionais, onde é necessário um malabarismo e arrumação para deixar as garrafas organizadas.

Mas o que isso tem de sustentável o modafoca?

Eu me fiz essa pergunta também, foque pensando “porra, como assim a parada é sustentável, é vidro, cerveja, tudo igual”. Mas indiretamente ela ajuda e muita gente nem imagina. Já que ela é mais tranquila de armazenar, ocupando menos espaço, portanto poucas viagens seriam necessárias para levar todas as garrafas.

Um caminhão podendo levar mais garrafas, fazendo menos viagens, significa que teremos menos combustíveis gastos, diminuindo também os gastos com a logística, fora a redução na emissão de combustíveis fósseis.

A Heineken já lançou? Vai lançar quando?

Heineken Cube

Outra pergunta que muitos fizeram. Mas pelos contatos que eu fiz, é somente um protótipo, um projeto conceitual. O nobre Petit Romain usou a marca da Heineken, mas a empresa ainda não se manifestou sobre o projeto, nem seque apoiou a ideia com o intuito de colocar o modelo à disposição no mercado.

Inclusive a Heineken lançou um modelo interessante de garrafa, que simula um tijolo na década de 60, que até falamos aqui no Papo de Bar.

Cerveja que desce quadrada?

Parece até uma brincadeira com a Skol, que bate sempre na tecla da “cerveja que desce redondo”, etc. Mas provavelmente o francês não sabe da existência da Skol, e se souber tenho certeza que não foi nesse intuito irônico. Até porque o intuito não é de marketing, sabor ou como ela desce e sim de sustentabilidade, no que a garrafa pode ajudar, além de armazenar o líquido sagrado dourado.

Sera que agradaria a todo mundo?

Heineken Cube

Outra pergunta que deve ser feita. Pensando na sustentabilidade, logística, tudo é lindo, legal e funcionaria bem. Mas e pensando no consumidor? Será que seria bem aceita? Ou somente para colecionadores, algo limitado e não substituindo todos os modelos?

Será que seria fácil de usar para um ogro brutamontes que possui uma mão do tamanho de uma panela? E o contrário? E se uma garota que tem por volta de um metro e meio, possuindo uma mão minúscula conseguiria manusear bem?

Finalizando

Pontos a se pensar, às vezes meio imbecil, mas que de repente né, do jeito que o povo é mimizento pode dar merda. Mas eu aprovei bastante, achei bem fodástico. Por mim a Heineken já entra em contato com esse caboclo e começa a produzir alguns modelos pra ver a aceitação do público.

E vocês, o que acharam da ideia?

Aquele abraço.

Você também gostará desses

Cerveja Pilsner Urquell chega ao mercado brasileir... A primeira cerveja Pilsen do mundo, a Pilsner Urquell, entrará no mercado brasileiro oficialmente junto com a Miller Genuine Draft. A empresa SABMille...
The New Heineken Experience: Amsterdam Heineken Experience, uma jornada interativa na história da marca e seu processo de fermentação com cafezinho e tudo! Opa, cafezinho da Heineken?
Brussels Beer Project chega ao Brasil! O Brussels Beer Project é um projeto colaborativo, utilizando cocriação para ser mais inovador e ousado e trazer novos ares ao cenário cervejeiro arte...
Ministério da Justiça abre processo contra a Devas... O Ministério da Justiça abriu um processo contra a Devassa por causa de uma propaganda de sua cerveja escura, onde faz referência a uma mulher. O que ...
Brewdog liberou suas receitas de 2016 A Brewdog resolveu inovar novamente e liberou suas receitas de 2016. Atualizaram aquele pdf que continha todas as 215 receitas. Baixe agora!
Three Monkeys e Brownie do Luiz se uniram para lan... Duas grandes marcas cariocas, a Three Monkeys e Brownie do Luiz, resolveram se unir para lançar uma cerveja diferente e que promete ser uma delícia.