Abridores de cerveja

História das tampinhas e dos abridores de garrafas

“Confira como surgiram as tampinhas de garrafa e como surgiu os abridores de garrafa de cerveja. Os dois foram invenções irlandês William Painter no ano de 1891 nos EUA.”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (5 votes, average: 9.00 out of 10)
Loading...

Mais um post que alia Design ao #EstiloPdB e um pouquinho de história para você contar no bar para os amigos, quando o garçom trouxer sua cerveja:

Nem sempre as garrafas tiveram as famosas tampinhas – chamadas também de tampa coroa – que você vê na sua cerveja favorita (e às vezes coleciona) e muito menos tínhamos abridores de garrafas decentes.

O inventor das tampinhas de garrafa

Tampinha de garrafa

O coroa.

Fonte: Alquimia da Cerveja

Antes de 1891, as tão famosas tampinhas coroa nem existiam. Lá pelos longínquos anos de 1880, as bebidas carbonatadas começaram a ficar super populares nos estabelecimentos, mas era meio complicado levá-las para casa. Geralmente, as garrafas eram seladas – mais ou menos – com rolhas ou tampas de cerâmica, madeira e metal, mas que não conseguiam segurar o gás carbônico de maneira eficiente – sem gás carbônico, sem bolhas. 🙁

E o pior, se entrassem em contato com o líquido, poderiam até torná-lo tóxico.

O que fazer?

Até que um cara, chamado William Painter, resolveu o problema, inventando em 1891, a tampinha coroa, com um disco de cortiça dentro que evitava o contato da bebida com o metal (hoje em dia, usa-se plástico). A tampa, com sua borda ondulada, era a solução perfeita para vedar, sem vazamentos, as garrafas com líquido carbonatado.

Tutorial de como abrir uma garrafa

Mais simples, impossível.

Fonte: Inventor of the Week Archive

Mas como abrir a garrafa de cerveja?

Depois de inventar a tampinha coroa, em 1894 William Painter inventou seu fiel parceiro – o abridor.

Rabiscos do primeiro abridor de garrafa

Rabiscos do primeiro abridor de garrafa

Fonte: Be Open

Além dessas invenções revolucionárias, o cara ainda inventou uma máquina, acionada pelo pé, para colocar as tampinhas dele nas garrafas, para que os fabricantes finalmente se convencessem de que valia a pena investir na invenção. A empresa dele, Crown Cork & Seal, abriu fábricas em vários países, incluindo o Brasil. Ele morreu em 1906, beeeem rico.

William Painter

O Bill e seu bigode

Fonte: Be Open

Abridores de garrafa #EstiloPdB

Graças ao Bill, hoje temos milhares de abridores mega criativos, para você abrir sua bebida com estilo.

http://www.youtube.com/watch?v=Q5BEcnERB-8

Um que eu achei sensacional foi esse Be Open. Você coloca em cima da tampa, aperta, e a tampinha sai, sem traumas!

be-open

Fonte: Be Open

Veja outros super estilosos. Você encontra todos no site da Amazon. 😛

Abridores de cerveja

Abridores de cerveja Abridores de cerveja Abridores de cerveja Abridores de cerveja Abridores de cerveja

E aí, qual deles você gostou mais?

Você também gostará desses

16 Momentos para beber Veja 16 momentos ideias para beber uma cerveja, whisky, vinho, qualquer bebida com seus amigos. Conhece mais outro? Nos fale agora!
Cerveja combina com música A cerveja combina com música, qualquer bebida combina com música. Veja suas semelhanças e porque o ser humano depende tanto desses dois temperos, esse...
Kit Papo de Bar e SuperPrix O Papo de Bar junto com o SuperPrix criará um kit de cerveja em parceria com seus leitores e clientes. Decida quais rótulos, qual nome, dentre outras ...
Carnaval do Rio de Janeiro Veja como foi o Carnaval do Rio de Janeiro nesse ano de 2015. Uma postagem bem após o carnaval, mas com sua explicação bem definida. Confira o melhor ...
Isoporzinho na cerveja dos outros é refresco A febre do Isoporzinho chegou ao PdB. O que você acha? Isoporzinho é certo ou errado? O que o movimento anda causando nos bares do país? Descubra agor...
Misturar para ver no que dá! Que tal deixar de lado o padrão, e misturar? Misturar temperos, bebidas, pessoas. Venha misturar com a gente, e conhecer todo um novo leque de experiê...

Compartilhe:

  • Saulo Bratfisch

    Muito interessante a matéria!!! Ganhei um desse Be Open em forma de garrafa long neck! Além de ser legal esteticamente, n amassa e nem risca as tampinhas, que eu guardo (só das cervejas especiais) e uso p fazer imãs p enfenitar a geladeira!!!

    • Carol Camargo

      Legal Saulo! =)

      Estou super a fim de comprar esse Be Open porque também coleciono tampinhas, mas tem várias amassadas =/

  • Tiago

    Achei bem legal a Erdinger Champ. A o fundo da long neck era um abridor. Tenho na minha coleção de garrafas uma. Uma pena que não acho mais essa cervejinha com o abridor. Todas que vejo a garrafa tem o fundo liso agora…

    • Carol Camargo

      Verdade Tiago, essa garrafa da Champ é bem interessante!

  • Renato Monzani

    Bem bacana o post… só o vídeo que ficou fora do ar ! Infelizmente !
    Abraço Carol