História das tampinhas e dos abridores de garrafas

Mais um post que alia Design ao #EstiloPdB e um pouquinho de história para você contar no bar para os amigos, quando o garçom trouxer sua cerveja:

Nem sempre as garrafas tiveram as famosas tampinhas – chamadas também de tampa coroa – que você vê na sua cerveja favorita (e às vezes coleciona) e muito menos tínhamos abridores de garrafas decentes.

O inventor das tampinhas de garrafa

Tampinha de garrafa

O coroa.

Fonte: Alquimia da Cerveja

Antes de 1891, as tão famosas tampinhas coroa nem existiam. Lá pelos longínquos anos de 1880, as bebidas carbonatadas começaram a ficar super populares nos estabelecimentos, mas era meio complicado levá-las para casa. Geralmente, as garrafas eram seladas – mais ou menos – com rolhas ou tampas de cerâmica, madeira e metal, mas que não conseguiam segurar o gás carbônico de maneira eficiente – sem gás carbônico, sem bolhas. 🙁

E o pior, se entrassem em contato com o líquido, poderiam até torná-lo tóxico.

O que fazer?

Até que um cara, chamado William Painter, resolveu o problema, inventando em 1891, a tampinha coroa, com um disco de cortiça dentro que evitava o contato da bebida com o metal (hoje em dia, usa-se plástico). A tampa, com sua borda ondulada, era a solução perfeita para vedar, sem vazamentos, as garrafas com líquido carbonatado.

Tutorial de como abrir uma garrafa

Mais simples, impossível.

Fonte: Inventor of the Week Archive

Mas como abrir a garrafa de cerveja?

Depois de inventar a tampinha coroa, em 1894 William Painter inventou seu fiel parceiro – o abridor.

Rabiscos do primeiro abridor de garrafa

Rabiscos do primeiro abridor de garrafa

Fonte: Be Open

Além dessas invenções revolucionárias, o cara ainda inventou uma máquina, acionada pelo pé, para colocar as tampinhas dele nas garrafas, para que os fabricantes finalmente se convencessem de que valia a pena investir na invenção. A empresa dele, Crown Cork & Seal, abriu fábricas em vários países, incluindo o Brasil. Ele morreu em 1906, beeeem rico.

William Painter

O Bill e seu bigode

Fonte: Be Open

Abridores de garrafa #EstiloPdB

Graças ao Bill, hoje temos milhares de abridores mega criativos, para você abrir sua bebida com estilo.

http://www.youtube.com/watch?v=Q5BEcnERB-8

Um que eu achei sensacional foi esse Be Open. Você coloca em cima da tampa, aperta, e a tampinha sai, sem traumas!

be-open

Fonte: Be Open

Veja outros super estilosos. Você encontra todos no site da Amazon. 😛

Abridores de cerveja

Abridores de cerveja Abridores de cerveja Abridores de cerveja Abridores de cerveja Abridores de cerveja

E aí, qual deles você gostou mais?

Você também gostará desses

The Beers: agora. Música na versão engarrafada. Mais uma vez viemos mostrar como música e cerveja permanecem em extrema harmonia. Com vocês o projeto The Beers.
16 Momentos para beber Veja 16 momentos ideias para beber uma cerveja, whisky, vinho, qualquer bebida com seus amigos. Conhece mais outro? Nos fale agora!
Beber é cool! Beber é cool. Você concorda com isso? Com a chegadas das redes sociais isso ficou mais evidente. Muitos compartilhando seus momentos etílicos.
A arte de beber em pé nos botecos Veja algumas teorias sobre a galera que gosta de beber em pé. Desde o cansaço, flerte, dentre outros motivos para se beber em pé nos botecos.
Balde de gelo e cerveja, a cultura do beber junto O balde de gelo é um dos coadjuvantes de nossas bebedeiras diárias, seja sozinho ou com os amigos. Essa cultura do beber junto, bem brasileira. Confir...
Esquina, a relíquia carioca Vamos falar de uma relíquia carioca para nós, bebedores de cerveja: a esquina. Muito não se fala sobre ela, mas as esquinas cariocas sempre têm um bar...