Abridores de cerveja

História das tampinhas e dos abridores de garrafas

“Confira como surgiram as tampinhas de garrafa e como surgiu os abridores de garrafa de cerveja. Os dois foram invenções irlandês William Painter no ano de 1891 nos EUA.”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (5 votes, average: 9.00 out of 10)
Loading...

Mais um post que alia Design ao #EstiloPdB e um pouquinho de história para você contar no bar para os amigos, quando o garçom trouxer sua cerveja:

Nem sempre as garrafas tiveram as famosas tampinhas – chamadas também de tampa coroa – que você vê na sua cerveja favorita (e às vezes coleciona) e muito menos tínhamos abridores de garrafas decentes.

O inventor das tampinhas de garrafa

Tampinha de garrafa

O coroa.

Fonte: Alquimia da Cerveja

Antes de 1891, as tão famosas tampinhas coroa nem existiam. Lá pelos longínquos anos de 1880, as bebidas carbonatadas começaram a ficar super populares nos estabelecimentos, mas era meio complicado levá-las para casa. Geralmente, as garrafas eram seladas – mais ou menos – com rolhas ou tampas de cerâmica, madeira e metal, mas que não conseguiam segurar o gás carbônico de maneira eficiente – sem gás carbônico, sem bolhas. 🙁

E o pior, se entrassem em contato com o líquido, poderiam até torná-lo tóxico.

O que fazer?

Até que um cara, chamado William Painter, resolveu o problema, inventando em 1891, a tampinha coroa, com um disco de cortiça dentro que evitava o contato da bebida com o metal (hoje em dia, usa-se plástico). A tampa, com sua borda ondulada, era a solução perfeita para vedar, sem vazamentos, as garrafas com líquido carbonatado.

Tutorial de como abrir uma garrafa

Mais simples, impossível.

Fonte: Inventor of the Week Archive

Mas como abrir a garrafa de cerveja?

Depois de inventar a tampinha coroa, em 1894 William Painter inventou seu fiel parceiro – o abridor.

Rabiscos do primeiro abridor de garrafa

Rabiscos do primeiro abridor de garrafa

Fonte: Be Open

Além dessas invenções revolucionárias, o cara ainda inventou uma máquina, acionada pelo pé, para colocar as tampinhas dele nas garrafas, para que os fabricantes finalmente se convencessem de que valia a pena investir na invenção. A empresa dele, Crown Cork & Seal, abriu fábricas em vários países, incluindo o Brasil. Ele morreu em 1906, beeeem rico.

William Painter

O Bill e seu bigode

Fonte: Be Open

Abridores de garrafa #EstiloPdB

Graças ao Bill, hoje temos milhares de abridores mega criativos, para você abrir sua bebida com estilo.

http://www.youtube.com/watch?v=Q5BEcnERB-8

Um que eu achei sensacional foi esse Be Open. Você coloca em cima da tampa, aperta, e a tampinha sai, sem traumas!

be-open

Fonte: Be Open

Veja outros super estilosos. Você encontra todos no site da Amazon. 😛

Abridores de cerveja

Abridores de cerveja Abridores de cerveja Abridores de cerveja Abridores de cerveja Abridores de cerveja

E aí, qual deles você gostou mais?

Você também gostará desses

Cerveja combina com música A cerveja combina com música, qualquer bebida combina com música. Veja suas semelhanças e porque o ser humano depende tanto desses dois temperos, esse...
Aprenda a ser o rei do boteco O rei do boteco, porque o rei do camarote já deu né!? Leia nossos 10 mandamentos e torne-se agora mesmo o rei do boteco mais próximo da sua casa!
Isoporzinho na cerveja dos outros é refresco A febre do Isoporzinho chegou ao PdB. O que você acha? Isoporzinho é certo ou errado? O que o movimento anda causando nos bares do país? Descubra agor...
A Revolução Cervejeira é Feminina! A cerveja artesanal está cada dia mais na moda. Mas cadê as mulheres fazendo cerveja? Elas foram as primeiras a fazer, merecem destaque novamente!
Falando de bebidas e mulheres Mais uma homenagem do Papo de Bar às mulheres no Dia Internacional da Mulher. Algumas dicas para mulheres que bebem dadas por uma mulher boa de copo, ...
5 bares desconhecidos do Rio de Janeiro que você p... Veja uma lista com 5 bares desconhecidos do Rio de Janeiro, desde o boteco mais pé-sujo até o especializado em cerveja artesanal. CONFIRA AGORA!

Compartilhe:

  • Saulo Bratfisch

    Muito interessante a matéria!!! Ganhei um desse Be Open em forma de garrafa long neck! Além de ser legal esteticamente, n amassa e nem risca as tampinhas, que eu guardo (só das cervejas especiais) e uso p fazer imãs p enfenitar a geladeira!!!

    • Carol Camargo

      Legal Saulo! =)

      Estou super a fim de comprar esse Be Open porque também coleciono tampinhas, mas tem várias amassadas =/

  • Tiago

    Achei bem legal a Erdinger Champ. A o fundo da long neck era um abridor. Tenho na minha coleção de garrafas uma. Uma pena que não acho mais essa cervejinha com o abridor. Todas que vejo a garrafa tem o fundo liso agora…

    • Carol Camargo

      Verdade Tiago, essa garrafa da Champ é bem interessante!

  • Renato Monzani

    Bem bacana o post… só o vídeo que ficou fora do ar ! Infelizmente !
    Abraço Carol