Livro Comida di Buteco

“O Livro Comida di Buteco será a novidade da edição de 2017. É uma parceria entre o evento e a Editora Globo Estilo. São 50 receitas e muito mais. Confira!”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (3 votes, average: 7.00 out of 10)
Loading...

Todo frequentador de bar que se preze já ouviu falar do concurso Comida di Buteco, nós aqui do PdB sempre fazemos questão de trazer matérias desse que é o maior concurso de comida de raiz do Brasil.

Acreditem galera, são 18 anos dessa iniciativa que movimenta bares de todo país. Os números são de deixar qualquer um surpreso. Somente na edição passada foram 20 cidades, 500 butecos, mais de 390mil petiscos vendidos, mais de 4 milhões de participantes nos botecos, cerca de 450 mil votos. Não é pouca coisa, né?

Livro Comida di Buteco: a novidade da edição de 2017

Capa do Livro Comida di Buteco

O melhor é que nessa 18ª edição do concurso os organizadores se uniram a editora Globo Estilo e estão lançando um livro que resume toda essa brilhante trajetória. O Livro Comida di Buteco traz mais de 50 receitas dos famosos petiscos do concurso.

Delícias como o pastel de costela paraense, do bar Picanha na Pedra, de Belém (PA); dadinho da sorte, criado pelo Us Motoca, de Belo Horizonte (MG); a asinha invertida com geleia de laranja, do Teresa & Jorge, de Fortaleza (CE), ainda tem o pastel de mariscada, do bar Koisa Nossa e o ôxe mainha!, do Caranguejo do Pascoal, ambos em Salvador (BA).

E o que tem mais no Livro Comida di Buteco?

Além do passo a passo completo de vários petiscos, o leitor vai poder conferir a história dos bares e seus donos.

O livro também serve como guia trazendo o que há de melhor em vários botecos de 20 cidades do país, como Manaus, Belém, Recife, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Belo Horizonte, Porto Alegre, dentre outras.

Satisfação com o resultado

Petisco do Comida di Buteco

A idealizadora do concurso, Flavia Rocha afirmou estar muito contente com a publicação do livro. Flavia contou que cada receita traz uma característica destes negócios familiares e suas regiões.

Ela espera que as tão famosas receitas do concurso, agora possam ser reproduzidas na casa de muitas pessoas.

Mauro Palermo, diretor da Globo Livros, também comentou que se apaixonou de forma imediata quando soube do projeto do livro.

Disse que ficaria a cargo de reunir as receitas dos fantásticos, porém, desconhecidos cozinheiros Brasileiros, os donos de Buteco.

Qual o seu petisco predileto do Livro Comida di Buteco?

Pastel do Bar Koisa Nossa

Um dos meus petiscos prediletos é a receita campeã de 2009 da etapa Salvador, o pastel de mariscada do Bar Koisa Nossa (Os Internacionais), segue a receita:

Ingredientes

  • 40g de polvo cozido
  • 40 g de camarão fresco
  • 40 g de aratú
  • 40 g de siri catado
  • 10 g de creme de alho natural (feito em casa)
  • 15 g de coentro
  • 10 g de cebolinha
  • 20 g de cebola
  • 20 g de tomate picado
  • Azeite extravirgem a gosto
  • Massa de pastel com tempero especial

Modo de preparo

  1. Em uma panela coloque azeite extravirgem, o creme de alho, a cebola e o tomate.
  2. Finalize com o coentro e cebolinha, refogue por alguns minutos, formando um molho cremoso.
  3. O molho é um só para todos os mariscos, mas refogue um de cada vez por alguns minutos.
  4. Deixe esfriar e arrume na massa de pastel, uma tira de cada recheio, intercalando os sabores.
  5. Frite em óleo quente.
  6. Deixe escorrer e pode servir.

Eu gosto muito desse pastel com molho lambão, como chamamos aqui na Bahia. Esse molho é como uma vinagrete só que com pimenta.

Finalizando

Fricassê de creme de aipim

Galera o livro pode ser encontrado nas grandes livrarias de todo país, porém a venda online também já ta rolando em alguns sites, só olhar no google, o mesmo ainda pode ser encontrado em e-book. Confesso que eu amo o concurso e sempre me aventurei fazendo umas receitas para receber a galera na republica onde eu morava nos tempos de faculdade.

Porém na verdade eu era mais de achar a receita quem mandava bem mesmo era o Marco Tulio o mestre cuca da casa, abraço meu velho.

Você também gostará desses

Festival Brasileiro da Cerveja 2013: O futuro, à c... Confira o que rolou no Festival Brasileiro da Cerveja 2013 por uma outra visão, mais cervejeira, empreendedora e sobre a economia do país sobre a cerv...
Comida di Buteco: Belo Horizonte, a terra das bote... Mal começou o Comida di Buteco de 2012 e as mulheres já são maioria. Pesquisa feita mostra que mulheres são 60% da presença nos botecos no evento Comi...
RetrosBebitiva 2012: a Retrospectiva etílica 2012 ... Veja a retrospectiva etílica do Papo de Bar, tudo que de melhor aconteceu no ano de 2012 e passou pela nossa equipe fodástica. Desde cerveja, vinhos, ...
Ambev relança cerveja Adriática A Ambev resolveu relançar uma cerveja antiga chamada Adriática e que estava esquecida em Ponta Grossa.
Budweiser chega ao Brasil A cerveja Budweiser entra no mercado nacional com toda força usando a sua nova Identidade Visual, patrocinando eventos como UFC, da FIFA, mais de 20 s...
Yahoo Posts: Papo de Bar entra em campo O Papo de Bar entra em campo, literalmente, e participa do Projeto Yahoo Posts! Direto do Pacaembu, com a participação de vários blogs importantes. Co...

Compartilhe: