Livro Degustando Vinhos

Fala, nobres PdB’s. Ontem o Papo de Bar foi convidado pra participar do lançamento do livro Degustando Vinhos, que é do Euclides Penedo Borges. O cara não está de bobeira e está na sua sexta publicação na área de bebidas.

E onde foi o lançamento do livro Degustando Vinhos

capa do Livro Degustando Vinhos

Foi na Livraria da Travessa do Shopping Leblon. Não lembrava o quão grande era aquela Travessa, me impressionou. E o legal é que o livro aborda diversas coisas, dentre uma trilogia sobre o mundo do vinho e temas inéditos.

A fila para autografar o livro não diminuía, achei isso impressionante. Nas horas que estive por lá eu olhei pra fila diversas vezes e ela só foi diminuir, um pouco, no final mesmo do evento.

Quem é Euclides Penedo Borges?

Um grande conhecedor da área e também dirigente há 20 anos da Associação Brasileira de Sommeliers do Rio de Janeiro. Além de escritor, também é professor e engenheiro.

Euclides Penedo Borges segurando taças de vinho

O nome completo do seu novo livro é Degustando Vinhos – A Prática da Degustação para Iniciantes e Iniciados. Ou seja, um bom guia com 280 páginas tanto para quem está inciando quanto para aqueles que já iniciaram.

Apêndice do Degustando Vinhos

Algo que achei interessante foi um apêndice diferenciado no livro com 12 páginas, que é dedicado à degustação de bebidas como Cognac, armagnac, whisky, cachaça de alambique e cervejas.

O autor destaca:

“São produtos cada vez mais constantes nos salões dos restaurantes, é preciso acompanhar o mercado.”

Divisão do livro

O livro é dividido em quatro partes:

  • Prática de Degustação
  • Análise Sensorial
  • Particularidades
  • Exercícios
  • E tem uma extra chamada Uvas e Aromas

Confesso que curti mais a exercícios, que me remete a beber os vinhos 😛

As partes já se auto explicam, menos a “Particularidades”, que distingue a degustação de brancos, tintos, rosados, espumantes e vinhos de sobremesa.

O “Vocabulário do Degustador”

Outra parte deveras interessante é um vocabulário com quase 150 verbetes do mundo do vinho. Em meio à lista é possível encontrar expressões como agulha, carnudo, fim de boca, nervoso, sedoso, generoso, dentre outros.

Finalizando

Ficou curioso com o significado do vocabulário? Compra o livro lá na Livraria da Travessa ou em outras que estão vendendo. O preço sugerido é de R$75.

Já conhecia as obras do Euclides? Conte pra nós 😉

Aquele abraço.

Foto Euclides: Rodrigo-Castro

Você também gostará desses

Vinho Verde Wine Fest Dias 26 e 27 de maio de 2017 rolará o primeiro Vinho Verde Wine Fest na cidade do Rio de Janeiro. Será no Iate Club e terá várias atrações interessant...
Workshop das Escolas Cervejeiras: Escola Alemã de ... Dia 06 de maio de 2013 acontecerá um Workshop das Escolas Cervejeiras, iniciando com a Escola Alemã de Cerveja. Veja o conteúdo do workshop, as cervej...
Bier Tag: O evento do Dia da Cerveja Artesanal Neste final de semana vai acontecer a primeira edição do Dia da Cerveja de São Leopoldo, Rio Grande do Sul. A cidade é um dos berços da colonização al...
Sommerfest 2013: A Oktober de Verão Você sabia que em janeiro acontece uma Oktoberfest de Verão? Sim, isso mesmo, a Sommerfest, que rola em Blumenau sempre no mês de janeiro com muita mu...
Festival de Boteco de Blumenau – Você vai co... Confira mais sobre o Festival de Boteco de Blumenau, um festival de gastronomia, cachaças e cervejas artesanais que acontecerá dia 02, 03 e 04 de agos...
Brasil Brau 2013 Saiba mais sobre a Brasil Brau 2013, bienal cervejeira que terá muito conteúdo sobre o mercado e produção de cerveja. Alem de contar com o Degusta Bee...