Molho de Vinho Gourmet

Salve salve amigos e companheiros de mesa de bar. Mesmo de longe, tenho acompanhado tudo que rola no meu querido Rio de Janeiro. Verão 40 graus, praias lotadas, bloquinhos de carnaval abrindo a festa do Momo (cada ano mais cedo), preços $urreais, mas nada me chamou mais atenção do que o tal do RAIO GOUMERTIZADOR que elevou os preços dos pratos dos restaurantes a níveis estratosféricos. Saber que aquele espetinho misto maroto da Central que custava 3 dilmas virou a carne grelhada marinada no molho de ervas finas por modestos 60 dilmas, me fez repensar todo o post dessa semana. Então, que tal usar essa arma secreta elevadora de preços na sua fanfarra culinária?! Taí então para vocês, nobres guerreiros, um molho que promete dar aquela turbinada em qualquer churrasquinho de gato que você fizer.

O toque gourmet desse molho que acompanha muito bem qualquer corte de carne vemelha fica por conta do vinho do Porto e do Veal Glace, que é um molho usado como um ingrediente em muitos pratos tradicionais na culinária francesa. Normalmente, ele é composto por caldo de vitela, juntamente com uma mistura de legumes cozidos conhecida como espagnole.

Ingredientes pro Molho de Vinho Gourmet

Molho de Vinho Gourmet

  • 500 ml de vinho tinto
  • 100 ml de vinho do Porto
  • 3 ramos de tomilho
  • 2 dentes de alho esmagados grosseiramente
  • 1 folha de louro
  • 2 pimenta
  • 400ml veal glace

Modo de Fazer o Molho de Vinho Gourmet

Veal Glace

  1. Coloque o vinho vermelho, o do Porto, tomilho, alho, folha de louro e pimenta em uma panela em fogo alto;
  2. Ferva vigorosamente para reduzir álcool a 100ml, por mais ou menos 10-15 minutos;
  3. Adicionar o veal glace, reduza o fogo e deixe cozinhar por 8 minutos, mexendo bem ao longo do tempo;
  4. Passe por uma peneira fina, tomando cuidado para não deixar que nenhum sedimento passe para o molho final.

Finalizando

Medalhao ao molho de vinho gourmet

Agora, se no mercadinho do Seu Zé não tem o Veal Glace, não se desespere. Esse elemento goumertizador é simplesmente uma redução de caldo de vitela. Se você já tiver preparado caldo de vitela, a coisa mais simples de fazer é pegar ½ xícara de caldo de vitela e ferver até reduzir para cerca de 2 colheres de sopa com a consistência de calda grossa.

Se você não tem caldo de vitela à mão, sem grilo. Eu te mostro como é mais fácil que dar toco em gente feia. Se liga: asse alguns ossos de vitela em um pouco de óleo por cerca de 30 minutos. Adicionar uma seleção de legumes – cebola, alho-poró, cenoura, aipo, alho e salsa e asse por mais 30 minutos. Transfira para um pote de estoque. Cubra com água e deixe ferver mais um pouco. Reduza o fogo e acrescente os tomates picados, alguns tomilho, louro e tempere a gosto. Deixe tudo cozinhando por 2 horas.

Se ligou que depois dessa receitinha básica e tranquilona de fazer, aquele seu churrasco dominical de alcatra e fraldinha tem tudo para se tornar um ponto de glamour e ostentação ao seu favor.

Então, faz o teste aí e me conta como foi 😉