Ouro Preto: A lenda matemática da cerveja

Quem já ouviu falar no Carnaval de Ouro Preto levanta a mão! Ok, comecei errado. Quem NUNCA ouviu falar levanta a mão! (E se mata)

Vista de Ouro Preto

Éééé… Ouro Preto, onde criança vira gente grande, onde quem vai sóbrio volta alcoólatra, onde as almas chegam e nunca mais vão embora. Ouro Preto faz milagres. E olha que eu posso não estar falando necessariamente do carnaval! Lembrem-se: é lá que fica a UFOP.

Eu, particularmente nunca fui. Mas não se preocupem, estou há 5 dias de corrigir essa pequena falha na minha vida.

Histórias? Principalmente de bêbados…

Bom, já que eu nunca fui não posso contar histórias (ainda), por enquanto vamos falar de matemática.

A matemática de Ouro Preto

Hein?! Matemática?

Sim, matemática.

Sabendo que existem mais de 250 repúblicas na cidade, sendo elas, públicas ou particulares, imaginemos que somente metade delas recebam visitantes e preparem o que chamaremos de “carnaval inesquecível”.

Assumimos então 125 repúblicas.  Em média, elas recebem entre 100 a 200 pessoas. Abarrotadas, dormindo (se é que alguém faz isso por lá) umas por cima das outras em colchonetes amultuados no chão. Usando as próprias mochilas e malas como travesseiros… Inferno na terra. Não, pensando bem, ainda não chegamos lá…

Continuando a matemática… Vamos considerar 100 pessoas por república como o número de nossos cálculos. Vamos lá para a primeira continha: 125 x 100 = 12.500 pessoas.

Gente pra dar e... deixa "vender" mesmo...

Gente pra dar e… deixa “vender” mesmo…

Cada república, em média, investe em uma média de 400 a 600 caixas de latas de cerveja. Assumimos 500 caixas. O que dá 6 mil latas… por república. Ou seja, 2.100.000 litros de cerveja, de novo, por república. Sim, dois milhões e cem mil litros de cerveja.

Multiplicando isso  pela quantidade de repúblicas que consideramos em nosso cálculo, teremos 262.500.000 de litros de cerveja ou 750.000 latas.

Vamos à surpresa…

Temos então 750mil latas pra cada 12.5 mil pessoas. E realmente os números assustam um bocado, porque são 750mil / 12.5mil = 60 latas, ou seja, sessenta latas por pessoa. Cinco caixas de lata pra cada um.

Mas pensem no seguinte, são praticamente cinco dias de carnaval, ou seja, uma caixa pra cada dia, sendo 12 latas por dia então. Sinceridade? Isso não é nada perto de um carnaval. Mas viva os que bebem outros estilos de bebida e viva os blocos de rua e particulares.

Seis latas, somente 6 latas!

Sessenta latas

Ps.: Sim, eu desconsiderei os ices, vodkas, whiskies de propósito e assumi somente metade das repúblicas pra aumentar o drama mesmo… 😉

Finalizando

Lembrando que isso são números, nada oficial. Existem repúblicas que usam garrafas ao invés de latas, caso da República Sua Mãe, que o Dono do Bar já comentou aqui no PdB. E lá são 200 engradados de cerveja, ou seja, 200 x 24 = 4.800 garrafas de 600ml, portanto, 2.880 litros de cerveja. E isso para umas 100 pessoas, o que dá +ou- 28.8 litros de cerveja pra cada um.

Garrafas de cerveja brahma

Agora a matemática ficou boa né? 🙂 E isso estou considerando SOMENTE as cervejas dentro das repúblicas, portanto, as cervejas dos blocos e tudo mais não estão sendo contadas, o que faz esses números ficarem mais absurdos ainda.

Eu e muitos integrantes do Papo de Bar vamos pra Ouro Preto, inclusive o Dono do Bar. E vocês? Pra onde vão nesse carnaval?

Você também gostará desses

Novas (talvez não tão novas) sobre mulheres…... Que a mulher ganha cada vez mais espaço vocês já sabem. Mas o que muitos de vocês não sabem é que enquanto os maridos saíam, a mulherada lá da antigui...
Como é medido o teor alcoólico da cerveja? Um artigo mostrando como é medida a graduação alcoólica, o percentual alcoólico das cervejas através dos valores de densidade original e final, entre ...
Cerveja e marketing digital II Segunda parte da combinação entre cerveja e Marketing Digital, só que agora mostrando uma ação do Chopp Brahma aqui no Brasil.
Como assim uma cerveja que não esquenta? Você já imaginou uma cerveja que não esquenta? Pare de imaginar e vamos para a praia, chegou a japonesa Kirin Frozen, a cerveja que não esquenta!
Bayern de Munique e Paulaner: O melhor jeito de ce... No último sábado (11/05) o FC Bayern de Munique sacramentou o título de campeão alemão. Confira a parceria entre o Bayern de Munique e Paulaner, uma p...
Técnico do Chelsea, Antonio Conte, sabe usar uma c... O treinador do Chelsea, Antonio Conte, tem inovado bastante e surpreendendo todo mundo com o Chelsea, inclusive liberando cerveja após os jogos. Confi...