Ouro Preto: A lenda matemática da cerveja

“Números e cálculos sobre o consumo de cerveja dentro das repúblicas de Ouro Preto no carnaval. Confira os números gigantascos e a quantidade de cerveja distribuída nessa época.”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (12 votes, average: 9.92 out of 10)
Loading...
468x60 - Acessorios

Quem já ouviu falar no Carnaval de Ouro Preto levanta a mão! Ok, comecei errado. Quem NUNCA ouviu falar levanta a mão! (E se mata)

Vista de Ouro Preto

Éééé… Ouro Preto, onde criança vira gente grande, onde quem vai sóbrio volta alcoólatra, onde as almas chegam e nunca mais vão embora. Ouro Preto faz milagres. E olha que eu posso não estar falando necessariamente do carnaval! Lembrem-se: é lá que fica a UFOP.

Eu, particularmente nunca fui. Mas não se preocupem, estou há 5 dias de corrigir essa pequena falha na minha vida.

Histórias? Principalmente de bêbados…

Bom, já que eu nunca fui não posso contar histórias (ainda), por enquanto vamos falar de matemática.

A matemática de Ouro Preto

Hein?! Matemática?

Sim, matemática.

Sabendo que existem mais de 250 repúblicas na cidade, sendo elas, públicas ou particulares, imaginemos que somente metade delas recebam visitantes e preparem o que chamaremos de “carnaval inesquecível”.

Assumimos então 125 repúblicas.  Em média, elas recebem entre 100 a 200 pessoas. Abarrotadas, dormindo (se é que alguém faz isso por lá) umas por cima das outras em colchonetes amultuados no chão. Usando as próprias mochilas e malas como travesseiros… Inferno na terra. Não, pensando bem, ainda não chegamos lá…

Continuando a matemática… Vamos considerar 100 pessoas por república como o número de nossos cálculos. Vamos lá para a primeira continha: 125 x 100 = 12.500 pessoas.

Gente pra dar e... deixa "vender" mesmo...

Gente pra dar e… deixa “vender” mesmo…

Cada república, em média, investe em uma média de 400 a 600 caixas de latas de cerveja. Assumimos 500 caixas. O que dá 6 mil latas… por república. Ou seja, 2.100.000 litros de cerveja, de novo, por república. Sim, dois milhões e cem mil litros de cerveja.

Multiplicando isso  pela quantidade de repúblicas que consideramos em nosso cálculo, teremos 262.500.000 de litros de cerveja ou 750.000 latas.

Vamos à surpresa…

Temos então 750mil latas pra cada 12.5 mil pessoas. E realmente os números assustam um bocado, porque são 750mil / 12.5mil = 60 latas, ou seja, sessenta latas por pessoa. Cinco caixas de lata pra cada um.

Mas pensem no seguinte, são praticamente cinco dias de carnaval, ou seja, uma caixa pra cada dia, sendo 12 latas por dia então. Sinceridade? Isso não é nada perto de um carnaval. Mas viva os que bebem outros estilos de bebida e viva os blocos de rua e particulares.

Seis latas, somente 6 latas!

Sessenta latas

Ps.: Sim, eu desconsiderei os ices, vodkas, whiskies de propósito e assumi somente metade das repúblicas pra aumentar o drama mesmo… 😉

Finalizando

Lembrando que isso são números, nada oficial. Existem repúblicas que usam garrafas ao invés de latas, caso da República Sua Mãe, que o Dono do Bar já comentou aqui no PdB. E lá são 200 engradados de cerveja, ou seja, 200 x 24 = 4.800 garrafas de 600ml, portanto, 2.880 litros de cerveja. E isso para umas 100 pessoas, o que dá +ou- 28.8 litros de cerveja pra cada um.

Garrafas de cerveja brahma

Agora a matemática ficou boa né? 🙂 E isso estou considerando SOMENTE as cervejas dentro das repúblicas, portanto, as cervejas dos blocos e tudo mais não estão sendo contadas, o que faz esses números ficarem mais absurdos ainda.

Eu e muitos integrantes do Papo de Bar vamos pra Ouro Preto, inclusive o Dono do Bar. E vocês? Pra onde vão nesse carnaval?

Você também gostará desses

Brasileiro bebe menos que carro popular Um pesquisa feita por alguns pesquisadores mostra que o povo brasileiro anda consumindo mais álcool do que os carros.
Sacolé de cerveja nos estádios A galera está inovando. Beber cerveja nos estádios nacionais é proibido, mas inventaram um novo jeito de burlar isso com o sacolé de cerveja. Confira!...
Rialto: Uma cerveja engraçada? Vocês já conhecem o termo #rialto bem famoso na internet. Agora o que você não imaginava é ter uma cerveja com esse nome. A Rialto é uma cerveja de El...
BBC Olinda: como trollar no carnaval Imagine atores pernambucanos se fingindo no carnaval de trabalhadores do canal BBC e conseguirem trollar, enganar muita gente, inclusive o prefeito de...
Nova tecnologia para gelar cerveja em 45 segundos Aí começou o churrasco, e você precisa gelar cerveja em 15 minutos, como fazer? Não se preocupe, a V-Tex e o Papo de Bar tem a solução para você!...
Engradado de cerveja flutuante Para quem gosta de tudo a mão, até mesmo dentro da piscina, eis a genial invenção do engradado de cerveja flutuante. Que vida difícil!

Tags:

Compartilhe:

  • gustavo

    125×100 = 125.000. genial! quem fez essa conta, certamente estava bêbado

  • samurai

    ah tah… achei q eu tava bebado e num sabia mais calcular mas num fui o único auhuhauhauh

  • o animal de teta estava bêbado e estou corrigindo neste momento…

    vlw meus nobres

  • Mals galera… *soluço*… eu estava… *soluço*… bebendo uma coisinha aqui… *soluço*

  • prefiro diamantina 🙂

  • Tem outro erro de cálculo, "pequeno"… 6 mil latas (assumindo cada um com 350 ml) são 2.100.000 *mililitros* de cerveja, ou seja, "apenas", 2.100 litros…

    😀

  • Edu

    Amigos, ouve um erro no cálculo:

    Considerando que cada lata de cerveja contenha 0,35L e que a média de latas por república seja 6000, a quantidade de cerveja por républica é 2100L!

    Quem fez a conta tomou uma antes…

  • Nathalia

    Isso é falta de alcool no sangue!!! Ficar conferindo as contas!! hahaha

  • Edu

    Natália, sou engenheiro, não consigo não conferir! hehe…

    Mas álcool no sangue não falta!

  • Nathalia, disse tudo! Ô pessoal cismado!

  • Joseph

    haha então provavelmente não fui só eu quem ampliou a imagem para conferir a derivada hahaha. engenharia deixa o pessoal doido.

  • gustavo

    e eu sou economista e estou trabalhando! hahaha não consigo não conferir e não posso estar bêbado

  • Igor

    haha então provavelmente não fui só eu quem ampliou a imagem para conferir a derivada hahaha. [2]

    Por que será que tanto engenheiro frequenta o pdb? rs

  • Foda que eu li e achei as contas todas certas… hahahaha Será que estou bebado e não sei…. Ou sou ruim de matemática mesmo…

  • quem vai calcular depois de beber tanto…

    …tambem calcular pra quê? a hora que derramar a gente para.

    cintia

  • Rogério

    Os seus cálculos estão errados!!! Uma lata de cerveja vendida no Brasil têm, no máximo, 350 ml(mililitros), OU SEJA, 0,35 Litros!!! Então, seus cálculos serão reduzidos de 1000, ou seja, 2.100 Litros!!!

    Mas valeu a intenção!!!! Um abraço!!!

  • Porrã, eu vou me matar!

    Ainda não fui no carnaval de OP.
    Eu quero ber cerveja com vc tbm!

  • Porrã, eu vou me matar!

    Ainda não fui no carnaval de OP.
    Eu quero ber cerveja com vcs tbm!