Pão de malte (Pão de cerveja artesanal) pincelado com ovo caipira

Voltamos com a nossa seção favorita, dos “comes etílicos“. E essa receita é uma clássica entre os produtores de cerveja artesanal, o pão de malte, o pão de cerveja artesanal. Essa receita é da Família Bianchi, que tem alguns ingredientes à venda pela própria família. Confira agora os ingredientes e como fazer o pão de malte.

Ingredientes do pão de malte

pão de malte cerveja artesanal

Coisa linda S2

  • Aproximadamente 400gr de mosto (bagaço do malte usado na fabricação de cerveja)
  • 1 kilo e meio de farinha de trigo (reserve um pouco a mais para dar ponto à massa, se necessário)
  • 4 colheres de mel
  • 300 ml de leite
  • 2 colheres de óleo vegetal
  • 1 sachê de fermento biológico seco
  • 1 colher (sopa) de sal
  • 1 colher (sopa) de manteiga à temperatura ambiente
  • 3 ovos caipiras Família Bianchi (separe as gemas)

Como fazer o pão de malte

  1. Separe o mosto em 3 partes; coloque 2 partes no liquidificador e triture aos poucos, até conseguir uma textura de patê grosso. Se necessário, para facilitar o processo, já use um pouco do leite (mas como o mosto já é meio úmido, se o liquidificador for bom, pode triturar direto).
  2. Misture a parte batida ao restante, e reserve. O malte, uma vez batido no liquidificador, se incorporará melhor à massa, enquanto os grãos não batidos do mosto darão uma textura mais rústica. (Lembre-se: a qualidade e a quantidade de malte influem diretamente no sabor final, por isso você pode variar um pouco as medidas. Nesta receita de pão de malte, usamos o mosto da fabricação de uma cerveja IPA)
  3. Numa tigela, misture primeiro os ingredientes secos (farinha, sal, fermento biológico). Em outra tigela, misture os ingredientes úmidos (mosto, leite, óleo, manteiga e mel, menos os ovos caipiras).
  4. Reúna tudo numa tigela única, misturando bem. Sove bastante, por cerca de 10 minutos. Caso a massa ainda esteja grudando muito nas mãos, adicione mais farinha de trigo (o ponto certo é quando a massa fica mais clara e não gruda na mão limpa; para alcançar esta textura perfeita, você talvez precise usar um pouco de trigo a mais, ou às vezes, até mesmo uma colher de óleo a mais)
  5. Cubra a tigela com um pano limpo e deixe que a massa descanse por uma hora.
  6. Após uma hora, sove de novo por alguns minutos. Coloque o pão numa forma untada a óleo-você pode colocar a massa em formas de bolo inglês ou dividir para fazer pães menores, em formato oval.
  7. Cubra novamente, esperando que a massa cresça até praticamente dobrar de tamanho (cerca de meia hora)
  8. Quebre os ovos caipiras, separando as gemas. Use as gemas para pincelar os pães – elas darão a cor dourada tão desejada ao nosso pão de cerveja.
  9. Asse em fogo alto por cerca de 45 minutos (o tempo pode variar conforme a potência do seu forno). Desenforme sobre uma peça de mármore ou tábua de madeira e espere esfriar.
  10. O pão fica incrivelmente delicioso e pode inclusive ser congelado.
  11. Sirva à temperatura ambiente ou aquecido. Fica ótimo puro, com manteiga ou em sanduíches (sele as fatias com manteiga antes). Na verdade, este pão é uma entrada diferenciada, que combina com os mais diversos acompanhamentos.

Finalizando

E aí, já fizeram alguma fez o pão de cerveja? Já comeram? O que acharam? Fizeram em casa? Conte pra nós o que achou.

Bom apetite!

Você também gostará desses

Sushi de Feijoada Confira agora uma receita bem curiosa e diferente, misturando duas coisas inimagináveis: Feijoada e sushi. Sim, uma receita de Sushi de Feijoada feito...
Cup Noodles cura ressaca? A Cup Noodles lançou suas novas versões e embalagem. Confira o lançamento e tire sua dúvida se ele e os outros macarrões instantâneos curam ressaca....
Cupcake de Chocolate com Brigadeiro de Nutella ao ... Aprenda a fazer um delicioso cupcake de chocolate com rum, uma receita etílica para você aproveitar nessa páscoa ao invés de comprar ovos ou chocolate...
Salada de Boteco O vencedor do Comida Di Buteco de 2016 foi uma salada, pasmém. Nós chamamos de Salada de Boteco, quase um insulto para os petiscos clássicos dos botec...
Como fazer Bruschetta, mama mia Aprenda a preparar o delicioso prato italiano, a Bruschetta. Um prato que se prepara rapidamente e com um pão velho, azeite e outros ingredientes. Apr...
Receita: Como fazer Linguiça Calabresa acebolada? A Linguiça Calabresa acebolada é um dos petiscos mais solicitados nos bares e botecos do Brasil. Confira a receita e o modo de preparo dessa deliciosa...