Picanha de Cordeiro Aromatizada

Meninas na Oktoberfest

FALA CARNÍVOROS! Desculpa, deixa eu falar baixo, porque aqui o pessoal chegou, mas trouxeram a Oktoberfest dentro da cabeça com direito a bandinha alemã, tirolesas e tudo mais. Mentira, despeito meu. 🙂

Primeiro queria agradecer a organização do evento, foi muito legal, foram todos muito bem tratados, já estamos planejando uma maior e melhor cobertura ano que vem, mas chega de #mimimi, vamos cozinhar?

Carne de Cordeiro? E isso é bom?

Picanha de cordeiro

Delícia!

Créditos: Guilherme Atencio

Hoje vamos fazer uma carne que a maioria tem receio de comer, seja por falta de conhecimento ou por “pré-conceitos” mal explicados. Vamos fazer uma picanha de cordeiro. Isso mesmo, Cordeiro! (Mas não é uma picanha qualquer, hoje é dia de picanha de cordeiro aromatizada!)

Ingredientes da Picanha de Cordeiro Aromatizada

  • Uma peça de mais ou menos 1 kg de picanha de cordeiro
  • 3 cabeças de alho inteiras, limpas e sem casca
  • ramos de alecrim
  • Seis colheres de sopa de mostarda Dijon (mas pode ser qualquer uma do gênero)
  • 500ml de uma cerveja escura de sabor bem forte
  • Papel alumínio
  • Sal a gosto, mas com parcimônia heim

Preparando a Picanha de Cordeiro Aromatizada

Picanha de cordeiro com pasta

Créditos: Ayesha Lomaski

Coloque o papel alumínio sobre um tabuleiro, cubra a carne com a mostarda. Faça furos na picanha e em cada furo coloque um dente de alho e pedaços de ramos de alecrim. Regue com a cerveja, corrija o sal, feche o papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180C (temperatura baixa para manter a carne suculenta).

Se você não é fã de carne mal passada, deixe passar de 50 minutos no forno, mas se você gosta de uma carne mal passada igual a mim, 40 minutos é o ideal. Lembrando de regar com o molho que fica na travessa de 15 em 15 minutos.

Vamos beber que cerveja com a Picanha de Cordeiro Aromatizada?

Garrafas das  cervejas Eisenbahn Dunkel e Mastra

Primeiro podemos usar a Eisenbahn Dunkel, que possui notas de grãos de malte tostados, que lembra bastante o café e chocolate. A combinação foi boa, já que a carne de cordeiro não é muito gordurosa, combinando bem com a potência da cerveja.

A segunda foi a uruguaia Mastra Roja, do estilo Strong Scotch Ale. A cerveja Mastra Roja é bem encorpada e possui aroma de malte, que quando harmonizada com pratos consistentes como a carne de cordeiro, proporciona uma boa experiência e combinação.

Finalizando

Tábua com uma picanha de cordeiro

Ótima combinação

Créditos: Fernando Mafra

E vocês amigos, fizeram alguma de nossas receitas no feriadão ou beberam? Queremos saber, nos conte suas histórias de cozinha e bebida e aguardem até semana que vem com mais uma receita do The Butcher.

E você? Tem alguma receita fodástica que gostaria que eu fizesse? É só nos passar na área de Contato 😉

Dê uma forcinha ae e curta a Fanpage do Papo de Bar no Facebook. Rumo a 10 mil curtidas!

Você também gostará desses

Picanha Invertida Aprenda a fazer uma picanha de um modo diferente: a picanha invertida. Você coloca a picanha do lado inverso e recheia ela com linguiça e queijo provo...
Bohemia lança linha de mostardas cervejeiras Uma parceria entre a Bohemia e a Brewer Chef resultou nas deliciosas mostardas cervejeiras nos seguintes sabores: witbier, pale ale e stout.
Conheça o Filé Oswaldo Aranha Conheça o prato mais carioca de todos, o Filé Oswaldo Aranha, que é uma homenagem ao diplomata, que sempre pedia o mesmo prato no restaurante Cosmopol...
MasterChef PdB Veja algumas receitas do reality show gastronômico MasterChef BR com bebidas alcoólicas.
Joelho de Porco Veja a receita de um prato típico da Alemanha, o Joelho de Porco. Bem gorduroso, mas de sabor extremo, combina com as cervejas do estilo Rauchbier. Ac...
Pão de malte (Pão de cerveja artesanal) pincelado ... Veja como preparar o delicioso Pão de malte (Pão de cerveja artesanal) com ovo caipira. Uma receita bem simples e fácil de fazer. Confira!