Drink: Por una Cuba Libre!

Créditos: whitetip

O ano é de 1898, o país é Cuba (não me diga? sério mesmo?) e o quadro é de uma guerra onde os americanos bonzinhos tentavam, sem segundas intenções, ajudar Cuba e as demais colônias hispânicas no Caribe a terem sua independência, livrando-nas da perversa tutela espanhola. Tutela essa que complicava muito o acesso americano à grande riqueza de Cuba: o açúcar.

Uh! Uh! Vamo invadir!

Créditos: henryk86

Com a “invasão” americana à Cuba, rapidinho os soldados, sedentos de merecida diversão nos raros momentos de paz, uniram símbolos de seus países para brindar. Juntaram a Coca-Cola, bebida americana relativamente nova, que na época, inclusive, era proibida em Cuba, com o Rum, bebida alcoólica cubana obtida a partir da fermentação do melaço. E, ao brindar a mistura dos países todos gritavam:

POR UNA CUBA LIBRE

E assim surgiu a nossa querida CUBA LIBRE. Genial não é verdade?

Coca -cola ajudando na divulgação

Créditos: let’s fotografar

Não foi dificil a divulgação dessa bebida pelo mundo, tendo em vista a febre da “cocacolização” mundial. Mas, curiosamente, a música também ajudou muito nessa divulgação, com a canção “Rum & Coca-Cola” das irmãs Andrews (Conjunto vocal americano formado por quatro pitéuzinhos), que celebrava a entrada estadunidense em Cuba, e fez um sucesso estrondoso (vai entender).

No Brasil…

No Brasil a Cuba Libre só chegou mesmo nas décadas de 50 e 60, quando nossos jovens transviados (hein?) conseguiram uma forma de burlar a fiscalização dos adultos-responsáveis-malas, e levavam seu próprio rum de bolso para misturá-lo à Coca-Cola nas festas e, então, poderem realmente curtir a vida adoidados.

Hoje em Cuba, nosso glorioso drink tem um curioso apelido: “Una Mentirita“… Afinal, é notório que Cuba NUNCA foi livre, né?

Vamos ao vídeo do drink Cuba Libre

Dica do Barman:

Galera se a bebida não for rum, o drink NÃO É Cuba-libre! Fui compreendido? Por exemplo: Se misturar a Coca com cachaça, o drink se chama “Samba de Berlim“, mas aí já oooutra história.

Receita:

  • 1 copo de Refrigerante sabor Cola
  • 1 dose de Rum
  • 1 rodela de limão
  • cubos de gelo a gosto

Créditos: currybet

Misture tudo em um copo de Long Drink, sem bater. Pode decorar com uma rodela de limão, mas tem que ter uma dentro do copo e o refrigerante pode ser Diet (mas não é ideal).

E ae, o que acharam? Aquele abraço e até o próximo drink. Um brinde.

Você também gostará desses

Drinks do Anexo São Bento O Papo de Bar visitou o Anexo São Bento e experimentou alguns dos drinks do bartender Zulu. Ele fez alguns inspirados em drinks tradicionais do Brasil...
Drinks com energético Vamos falar sobre uma mistura gostosa, porém, perigosa: drinks com energético. Essa mistura pode mascarar o álcool, levando as pessoas a beberem mais....
French Gold, o Drink de ouro Conheça o French Gold, um drink de ouro feito no restaurante Brasserie des Arts, em São Paulo. Com vodka Grey Goose, suco de beterraba, limão-sicilian...
Bebida de BRUCUTU Drinks são feitos com insetos vindo direto da Tailândia e você pode pedir via internet.
Vodka com Halls Uma mistura perfeita de Vodka, Água, Gelo e Halls Preta. Isso mesmo, Halls preta para deixar sua dose de vodka ainda mais refrescante.
Xaropes Saborizados Os xaropes saborizados servem para dar outros sabores ao seu coquetel, combinando com frutas, sucos, chás destilados, de outros sabores diferentes.