Drink: Por una Cuba Libre!

“A história e a receita de um drink muito famoso e consumido por aqui no Brasil. A mistura de coca-cola com Rum faz o Cuba Libre um drink com uma história muito interessante entre Cuba e EUA.”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (19 votes, average: 9.11 out of 10)
Loading...
468x60 - Acessorios

Créditos: whitetip

O ano é de 1898, o país é Cuba (não me diga? sério mesmo?) e o quadro é de uma guerra onde os americanos bonzinhos tentavam, sem segundas intenções, ajudar Cuba e as demais colônias hispânicas no Caribe a terem sua independência, livrando-nas da perversa tutela espanhola. Tutela essa que complicava muito o acesso americano à grande riqueza de Cuba: o açúcar.

Uh! Uh! Vamo invadir!

Créditos: henryk86

Com a “invasão” americana à Cuba, rapidinho os soldados, sedentos de merecida diversão nos raros momentos de paz, uniram símbolos de seus países para brindar. Juntaram a Coca-Cola, bebida americana relativamente nova, que na época, inclusive, era proibida em Cuba, com o Rum, bebida alcoólica cubana obtida a partir da fermentação do melaço. E, ao brindar a mistura dos países todos gritavam:

POR UNA CUBA LIBRE

E assim surgiu a nossa querida CUBA LIBRE. Genial não é verdade?

Coca -cola ajudando na divulgação

Créditos: let’s fotografar

Não foi dificil a divulgação dessa bebida pelo mundo, tendo em vista a febre da “cocacolização” mundial. Mas, curiosamente, a música também ajudou muito nessa divulgação, com a canção “Rum & Coca-Cola” das irmãs Andrews (Conjunto vocal americano formado por quatro pitéuzinhos), que celebrava a entrada estadunidense em Cuba, e fez um sucesso estrondoso (vai entender).

No Brasil…

No Brasil a Cuba Libre só chegou mesmo nas décadas de 50 e 60, quando nossos jovens transviados (hein?) conseguiram uma forma de burlar a fiscalização dos adultos-responsáveis-malas, e levavam seu próprio rum de bolso para misturá-lo à Coca-Cola nas festas e, então, poderem realmente curtir a vida adoidados.

Hoje em Cuba, nosso glorioso drink tem um curioso apelido: “Una Mentirita“… Afinal, é notório que Cuba NUNCA foi livre, né?

Vamos ao vídeo do drink Cuba Libre

Dica do Barman:

Galera se a bebida não for rum, o drink NÃO É Cuba-libre! Fui compreendido? Por exemplo: Se misturar a Coca com cachaça, o drink se chama “Samba de Berlim“, mas aí já oooutra história.

Receita:

  • 1 copo de Refrigerante sabor Cola
  • 1 dose de Rum
  • 1 rodela de limão
  • cubos de gelo a gosto

Créditos: currybet

Misture tudo em um copo de Long Drink, sem bater. Pode decorar com uma rodela de limão, mas tem que ter uma dentro do copo e o refrigerante pode ser Diet (mas não é ideal).

E ae, o que acharam? Aquele abraço e até o próximo drink. Um brinde.

Você também gostará desses

Dia dos namorados: Bebidas Afrodisíacas Para esquentar o dia dos namorados, nossa Lady dá umas dicas de drinks, digamos, calientes, afrodisíacos, para ajudar, estimular os casais.
Tequila, Canela e Laranja – Loco Loco Conheça o drink Loco Loco, que é uma variação da tequila tradicional. Você pega uma dose de tequila ouro e bebe, mas ao invés de usar o sal e o limão,...
Drinks de Halloween: Martini de abóbora Halloween pede um drink clássico, mas com cara da data comemorativa. Inventamos o Martini de abóbora, que mistura doce de abóbora e limão.
Drinks e receitas: Mojito O drink agora é o Mojito, bem refrescante e gostoso, bom pra aproveitar o retorno do calor. Feito com hortelã, rum, açúcar e água tônica, é uma ótima ...
Drinks e suas finalidades Você sabia que drinks não servem só para te deixar bêbado? Existem diversos tipos cada um com uma finalidade, como os digestivos, aperitivos, refresca...
Drinks e receitas: À meia Luz A receita de um drink desconhecido, o À meia Luz. Um drink um pouco forte, mas muito bom, contém os ingredientes: Gin, Cherry Brandy e Licor de Cassis...

Tags:

Compartilhe:

  • de preferência com um Havana Club de 3 anos!

  • de preferência com um Havana Club de 3 anos! [2]

  • samira

    [3]

  • Daniel Pimenta

    belo post! a partir de agora minhas cubas libres nunca mais serão as mesmas…

  • Bernardo Serrado

    Viva Cuba…libre rsrsrs

  • Luiz.

    Legal a historinha

    mas….

    é verídica mesmo? nessa época a coca ja tinha virado a coca mesmo?

    aqui no sul a maior parte do povo faz com vodka invez de run, e acham que é o correto.

  • barMANIAC

    Sim, a história é venérica (hehehe) e, na época, a Coca estava se tornando A COCA… Se no sul usa-se vodka no lugar do rum, tudo bem, não é ruim! só não é cuba libre!

  • VOdka com Coca é a famosa porradinha 😀

  • Jéssica

    mto legal o post.. bom saber a história do Cuba Libre.. fico no aguardo sobre o Samba d Berlim agora 😉

  • Flávio

    Muita gente toma vodka com coca e já vi chamarem de Cuba Libre. Eu sei que o original é com Rum.

    Eu gosto de coca pura ou Rum puro, os dois juntos, num sou muito fã!

  • POR UNA CUBA LIBRE E COM TIRA GOSTO SEM SER AMERICANO…lol

  • Docinho

    quem é o Barmaniac ??? hahahaha

  • Docinho *

    a minha geração chama VOdka com Coca de tomba!

    hauheuaheau… ai ai…

  • eu prefiro um bom whisky com energêtico , nunca fui muito fã de cuba.

    cintia

  • Leonardo Rechberger

    meu drink favorito ^^

  • Quando eu era um homem livre, costumava frequentar boates e noitadas em busca de um “amor” – mesmo que fosse momentâneo. Na época. as mulheres reclamavam do bafo de cerveja e de whisky, então, ao som de “Ignition” do R. Kelly, eu pedia uma Cuba Libre. Nunca mais tive uma ressaca.

    Quando tocava essa música, eu levantava o drink, no melhor estilo “playsson sem grana”. Funcionava.

    Ocorre que minha relação com a Cuba Libre é anterior. Meu pai comenta que quando eu era uma criança chata pra caralho, ele me dava uma coca com rum para eu ficar quieto.

    Olha onde eu vim parar.

  • João Vitor

    Nesse Calor do Rio de Janeiro desce maravilhosamente bem!!! essa vai pra quem prefere uma morena à uma loira! rs..

  • Marcelo

    Pdb também é cultura, belo post.
    Em relação a loira ou a morena, eu ficaria com as duas pra não falarem que eu sou exigente.
    Um grande brinde a galera do Pdb.

  • Felipe

    Cuba Libre boa é com rum carta “oro”.

  • MARCELO TERRORISTA DO IRA

    Viva a Ditadura Cubana, viva o que Cuba fez por Angola ( 20 anos de Guerra Civil, e milhões de mortos e áreas infestadas de minas terrestres ).