Rabo de Galo = Cocktail. Um drink que deseja ganhar o mundo

Olá, amigos PdBs! Não sei se vocês consomem e nem se já pararam para pensar que o nome cocktail significa Rabo de Galo. Sim! Usamos a palavra coquetel, abrasileirando, para diversos drinks, mas muitos nunca pensaram na origem do termo. O Rabo de Galo está aí e deseja ganhar o mundo.

Como assim ganhar o mundo?

shot rabo de galo

Quero!!!

É o seguinte, o objetivo é que este drink seja o segundo cocktail brasileiro à base de cachaça a ser inserido na lista da IBA – International Bartenders Association. Essa seleta lista conta com quase 100 drinks, considerados os clássicos do mundo e têm como base diversos destilados. Todo barman precisa conhecer e saber fazer estes drinks.

Um dos drinks mais famosos do mundo, sem dúvida, é a Caipirinha. O que para os brasileiros é um verdadeiro orgulho nacional. O Brasil, com seus mais de oito milhões de quilômetros quadrados de extensão, sendo o quinto maior país do mundo, reserva em suas terras fartas cultura de sobra para encantar aqueles que se interessarem em conhecê-la.

Agora chegou a vez de o Brasil revelar para o mundo mais uma explosão de sabor e tradição com o drink à base de Cachaça mais consumido no país, o Rabo de Galo. Para se ter uma ideia do consumo, dos 1,3 bilhão de litros de cachaças consumidos nos estados brasileiros, cerca de 70% é através do Rabo de Galo.

O Concurso Nacional de Rabo de Galo

Visando atrair os holofotes para que o Rabo de Galo seja visto pela International Bartenders Association como um drink com extremo potencial para integrar a lista da instituição, Mestre Derivan, juntamente com Daniel Júlio, renomado bartender, idealizou a segunda edição do Concurso Nacional de Rabo de Galo.

Neste ano o evento acontecerá em 3 de dezembro, entre 13 e 20h, no Leques Brasil Hotel Escola, na Liberdade, em São Paulo. Para mais informações, se liga no Instagram deles.

cocktail adam jaime

Photo by Adam Jaime on Unsplash

Daniel Júlio explica:

Queremos aumentar a presença brasileira nesta carta da IBA. Esta inclusão será uma nova jornada e um grande passo para a nossa coquetelaria e também para a Cachaça

O encontro reunirá bartenders e mixologistas de todo país que prepararão receitas inéditas da bebida e o público poderá degustar gratuitamente as Cachaças Pardin, Ypióca, Weber Haus, Sebastiana, Matriarca, Wiba!, Tiê e Espírito de Minas, além de produtos Stock expostos no local. Em 2017, o evento atraiu centenas de pessoas interessadas em conhecer mais sobre a origem do drink e seus variados sabores, sendo um verdadeiro sucesso.

Mestre Derivan, um dos idealizadores do evento, comenta o seguinte:

Temos o propósito de promover a Cachaça e criar uma grande possibilidade de diversificação de seu uso em cocktails. Para isso, vamos reunir um grande número de bartenders para uma festa de criações diversas e receitas exclusivas do Rabo de Galo, despertando o interesse das pessoas, em relação ao sabor da bebida e sua história

Mais sobre o Rabo de Galo

cocktail jakub dziubak

Photo by Jakub Dziubak on Unsplash

O drink Rabo de Galo é um patrimônio cultural do Brasil com 64 anos de história. Sua propagação começou na cidade de São Paulo com a chegada de uma fábrica de bebidas nos anos 50. A indústria queria atender os anseios alcoólicos dos imigrantes italianos. No entanto, estes consumidores encantados pela Cachaça não bebiam mais o Vermute, mas apreciavam muito o “ouro líquido brasileiro”.

Assim, foi criada uma mistura dos dois, inclusive com copo exclusivo, que continha marcação das doses. Segundo relatos, o fundo do copo era mais grosso para aguentar a batida no balcão, na volta do gole. Inclusive, a bebida era para ser chamada de Cocktail, mas a idéia foi rapidamente descartada e substituída pela tradução da palavra em inglês Cocktail, que, em português, significa Rabo de Galo.

O Rabo de Galo, que inicialmente tinha em sua proporção original 2/3 de Cachaça para 1/3 de Vermute, nos dias de hoje não tem uma receita exata e nem há uma técnica fixa de preparo: as bebidas podem ser misturadas num mixing glass com gelo ou no próprio copo de servir. Com essas nuances de preparo se tornou o drink mais consumido pela boemia no país.

Finalizando

Adoro cachaça, drinks com cachaça e vermute. Então, o Rabo de Galo, naturalmente me agrada bastante. Não sabia desse consumo enorme pelo Brasil, mas fiquei feliz que estamos buscando um reconhecimento maior para um drink tão tradicional de nosso país.

Se for ao evento, aproveite e nos marque em suas fotos no Instagram. Se for beber um Rabo de Galo em qualquer bar por aí, publique sua foto e nos marque também. Tmj.

Aquele abraço!

Você também gostará desses

Festival Brasileiro da Cerveja 2013: O futuro, à c... Confira o que rolou no Festival Brasileiro da Cerveja 2013 por uma outra visão, mais cervejeira, empreendedora e sobre a economia do país sobre a cerv...
Projeto Rabo de Galo Conheça o Projeto Rabo de Galo, que visa mostrar o valor desse drink tão tradicional. Algumas variações foram criadas no Rio de Janeiro. Confira!
Amarula lança pack educativo de coquetéis Nova embalagem do Amarula terá receita dos coquetéis Amarula Fashion, On Ice e Hot Coffe e contará com um jogo de porta-copos exclusivo. Confira agora...
Cava Freixenet Ice Desenvolvida para ser apreciada com gelo ou em drinks, o Cava Freixenet Ice é o lançamento da marca para o Verão. Confira informações sobre a novidade...
Heineken e Samuel Adams boicotam desfiles de St. P... Os grupos gays não tiveram permissão para festejar abertamente em meio aos desfiles do St. Patrick's Day. Com isso, Heineken e Samuel Adams boicotaram...
Budweiser chega ao Brasil A cerveja Budweiser entra no mercado nacional com toda força usando a sua nova Identidade Visual, patrocinando eventos como UFC, da FIFA, mais de 20 s...