Reality Show Eisenbahn Mestre Cervejeiro

O concurso Eisenbahn Mestre Cervejeiro chega na 8ª edição e dessa vez com novidades. O concurso vai se tornar um reality show idealizado pela Leo Burnett, criado e produzido pela Endemol Shine Brasil. O programa irá ao ar ainda em 2017 e suas inscrições pelo site foram até o dia 17 de julho. Caso você tenha feito a inscrição, não esqueça que o prazo de entrega das amostras é até o dia 31 de julho.

APA é o estilo escolhido para o Eisenbahn Mestre Cervejeiro 2017

Stand da cervejaria Eisenbahn

A atração desafiará os participantes a produzirem uma receita autoral de American Pale Ale, nossa famosa APA. Muitas pessoas podem acabar se enrolando na hora da produção e acabar carregando nos maltes especiais, fabricando assim uma Amber ou carregar no amargor e derivar para uma IPA.

Para evitar confusões é bacana estudar bastante o estilo. O Beer Judge Certification Program –BJCP (Programa de Certificação de Juízes de Cervejas) identifica da seguinte forma estes estilos:

Conte mais sobre a APA

A American Pale Ale (APA) foi desenvolvida nos Estados Unidos em 1980, inspirada na Pale Ale Inglesa. É uma Ale clara, com teor alcoólico entre 4,5 a 6,2%v/v, com amargor de 30 a 50 IBU, que se mantém refrescante e lupulada, porém com suporte de malte na quantidade certa para fazer uma cerveja equilibrada e com drinkability, ou seja, agradável de beber. Para os cervejeiros de plantão, uma curiosidade: mesmo utilizando levedura e malte americanos, é o lúpulo americano que diferencia uma APA de uma Pale Ale britânica. Considerando o tempo de produção e maturação, a American Pale Ale leva em torno de 20 dias para ficar pronta.

O sabor da APA

brindes amigos

O sabor da APA é mais cítrico, com teor de lúpulo de moderado a alto. Quem toma a cerveja sente que o sabor e o amargor desse ingrediente permanecem até o final, mas o retro gosto geralmente deve ser limpo e sem aspereza. Dryhopping, se realizado, pode adicionar notas gramíneas, embora este caráter não deva ser excessivo.

Quase uma IPA?

O estilo está próximo de uma India Pale Ale (IPA), entretanto, as IPAs são mais fortes e possuem amargor mais elevado. Além disso, também se aproxima de uma American Amber Ale, mas estas são mais escuras e maltadas, devido ao uso de maltes mais caramelizados.

Harmonizando com APA

A APA combina com várias comidas fáceis de fazer e que agrada o paladar do brasileiro como hambúrguer de carne, comida mexicana ou tailandesa, frango assado e queijos cheddar ou parmesão.

Finalizando

  • Fonte: BJCP 2015 -O Beer Judge Certification Program
  • Tradução: Fernanda Lazzari, Instituto da Cerveja
  • Revisão: Fernanda Lazzari e KathiaZanatta, Instituto da Cerveja

Para se inscrever Eisenbahn Mestre Cervejeiro, consulte as condições no regulamento do programa no site www.mestrecervejeiro2017.com.br.

Você também gostará desses

Cervejas em garrafa da Academia Barbante de Cervej... A Academia, em parceria com a Krug Bier, de Belo Horizonte, lançou seu primeiro lote de garrafas da Primavera (Witbier) e da Autunno (Tripel), receita...
Rótulos belgas do Grupo Duvel chegam ao Brasil A Interfood passa a trazer agora com exclusividade ao país as cervejas belgas especiais do Grupo Duvel-Moortgart. Dentre os rótulos nós podemos citar:...
Casa Skol – O point do Carnaval de Salvador Saiba tudo que a Skol preparou para fazer o Carnaval de Salvador perfeito! Com a Casa Skol, a marca quer democratizar o Carnaval
Beck’s lança uma garrafa de cerveja para desenhar... A Beck’s lançou uma garrafa de cerveja para desenhar o que quiser ou conseguir em seu rótulo.
Cervejaria Ambev inaugura o CIT, Centro de Inovaçã... A Cervejaria Ambev inaugurou o CIT, um excelente Centro de Inovação Tecnológica Cervejeira. Fica fica localizado no Parque Tecnológico da UFRJ.
A Cultura cervejeira Belga é Patrimônio Cultural d... A Cultura cervejeira Belga foi considerada patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO. Confira o que muda nessa cultura adorada por todos.