Cachaça Havana Anísio Santiago, a melhor cachaça do mundo

Vamos começar contando um pouco deste mito, ou melhor, desta cachaça mineira, como não poderia deixar de ser, a nobre cachaça Havana Anísio Santiago.

Uma breve história da Anísio Santiago

Rótulo da cachaça Havana

A cachaça artesanal Havana – Anísio Santiago é considerada por muitos a melhor pelo seu padrão de qualidade e pela escassez de sua oferta no mercado, foi capaz de conquistar consumidores da classe média e alta que sempre preferiram degustar bebidas importadas. A cachaça de Anísio Santiago fez tanto sucesso que se tornou produto mitológico. Quem tem uma garrafa guarda como se fosse um tesouro. É Consumida somente em ocasiões muito especiais.

Produzida em Salinas, Norte de Minas Gerais, desde a década de 1940, essa marca tornou-se símbolo da cachaça artesanal do País devido à sua qualidade e tradição. Com produção limitada e envelhecida por cerca de oito anos em tonéis de bálsamo, tornou-se rara no mercado, sendo disputada por degustadores e colecionadores do País e do exterior. Há quem diga que até Fidel guarda algumas garrafas.

A fabricação da Cachaça Havana Anísio Santiago

Kit da cachaça Anisio

A Havana é produzida na Fazenda Havana no Norte de Minas Gerais, possui seu próprio canavial, a cana utilizada na fabricação da cachaça é a Java, a cana cortada manualmente é moída no mesmo dia, o caldo extraído (garapa) é encaminhado para as dornas de fermentação. O alambique de cobre favorece a qualidade da cachaça, pois ajuda na eliminação de compostos sulfurosos, de aroma desagradável. O sistema de aquecimento da panela é alimentado com lenha e bagaço de cana. O vinho, resultado do processo de fermentação do caldo de cana (garapa) é levado ao alambique de cobre até o montante de duzentos e cinquenta litros (50% da capacidade do alambique), onde são condensados por resfriamento onde são produzidos cerca de 30 litros de cachaça.

O envelhecimento

Tonéis de madeira são aplicados aos principais destilado do mundo. Aprimora a qualidade sensorial do aroma e do paladar, agregando valor ao produto, com a Havana não é diferente, ela é envelhecida em tonéis de madeira bálsamo por muitos anos (em média 8), resultando em bebida de tom amarelo e gosto forte.

A comercialização

Garrafa da Anisio

A teoria econômica define como produto de oferta inelástica aquela cuja quantidade ofertada no mercado permanece constante, independentemente da variação do preço e da demanda. A cachaça Havana – Anísio Santiago é produto que se encaixa neste conceito econômico de oferta e procura.

A sua demanda é reprimida pela oferta restrita no mercado. São comercializadas no MÁXIMO sete mil garrafas de 600 ml no mercado por ano. Com esse método reservado controla-se o estoque da cachaça (envelhecida) disponível para comercialização ao longo do ano. Com isso a cachaça tornou-se extremamente valorizada e muito cobiçada.

O segredo da Anísio Santiago

Seu Anisio Santiago segurando a cachaça

Seu Anísio Santiago segurando a cachaça

Mas qual o grande segredo dessa cachaça? Ninguém sabe! Mas a produção limitada por alambicada e o envelhecimento permitem o aprimoramento das características sensoriais da cachaça, tornando-a mais fina em aroma e paladar.

Review da Cachaça Anísio Santiago

Garrafa da Havana

Tive a oportunidade de degustar a Havana algumas vezes e como toda boa cachaça, possui um aroma leve que não faz lacrimejar os olhos, o cheiro de madeira é bem evidente, me senti como se estivesse em uma carpintaria, ela escorre no copo e deixa uma marca como se fosse óleo. Ao entrar em contato com a boca se mostra uma cachaça forte, porém não é acida, ela é picante e deixa na boca um gosto agradável que provavelmente vem da madeira bálsamo dos tonéis onde é envelhecida.

Ao contrário das outras cachaças, ela não desce “rasgando”, desce macio e deixa um calor no peito. Recomendo a todos essa maravilhosa cachaça, que é orgulho dos Mineiros e também de todos nós Brasileiros.

Informações

Abaixo eu mando algumas informações úteis sobre a Havana:

  • Grad. Alcool.: 44,8 % Vol.)
  • Produzida na fazenda HAVANA na cidade de Salinas (MG)
  • Conteúdo : 600 ml
  • Garrafa : tradicional
  • Prazo de Validade : Indeterminado
  • Preço: 175 a 900 reais a garrafa

Você também gostará desses

Review cerveja: Heineken 1L Review de uma cerveja clássica e bastante consumida em todos os países. Fugindo um pouco das cervejas artesanais, Dr. Beer dá sua opinião sobre a Pils...
Cachaça Reserva 51 Conheça a cachaça Reserva 51, uma cachaça extrapremium e 100% envelhecida em barris de carvalho. Com uma história bem descontraída contada pelo Seu Éz...
Review Cerveja: Corona Extra Review da mexincana Corona Extra, uma Pale Lager um pouco conhecida no Brasil. Acima da média do mercado nacional, mas com um preço acima de sua quali...
Review Cerveja: Hoegaarden Review dessa maravilhosa cerveja WItbier, aromatizada com sementes de coentro e casca de laranja, criando um sabor doce e azedo. Vale o investimento.
Review cerveja: Schofferhofer Hefeweizen-Mix Grape... Review de uma cerveja que mais parece fanta laranja do que uma cerveja, a alemã Schöfferhofer Hefeweizen-Mix Grapefruit. Bem fraca, doce, boa para mul...
Livro: O mundo do Whisky na dose certa Review de um excelente livro sobre whiskies, O mundo do whisky na dose certa. Livro curto mas de conteúdo muito rico e detalhado, com uma linguagem mu...