Saint Patrick’s Day e seu chopp verde

Hoje, dia 17 de março, é Saint Patrick’s Day, a festa que nasceu na Irlanda e se espalhou por todo o planeta tingindo tudo de verde inclusive o chopp.

História do Saint Patrick’s Day

Conta a lenda que São Patrício teria nascido no Reino Unido e até a adolescência era pagão. Ao ser sequestrado e mantido na mão de seus algozes por cerca de 6 anos na Irlanda, São Patrício começou a se voltar ao cristianismo.

Quando enfim conseguiu fugir, teria passado 12 anos estudando em um mosteiro e descoberto sua vocação.

Iria ajudar a converter os pagãos Irlandeses ao cristianismo. Saint Patrick’s teria morrido num 17 de março, por isso a data dos festejos, ele é conhecido como o Santo que ajudou a levar a palavra de Deus pela Irlanda.

O estilo Saint Patrick’s Day

Ao longo do tempo a cultura de louvar a São Patrício foi ganhando elementos. Sabe-se que o trevo de três folhas era usado como parte de uma metáfora que representava a santíssima trindade, então esse elemento foi incorporado aos festejos.

No começo a cor que representava o santo era o azul, porém, por conta da paisagem do país no inicio da primavera, quando ocorre os festejos ser de exuberante verde, essa passou a ser a cor oficial, embora outros acreditem que o verde seria por conta do trevo.

O fato é que a festa primariamente religiosa acabou tomando outras proporções. Ao que parece o trevo e o próprio santo começou a ser usado como elemento politico de resistência, já que a Inglaterra começou a restringir a cultura e a língua Irlandesa.

Posteriormente, os festejos tomaram as ruas e se tornou uma festa sagrada e profana – disso os brasileiros entendem bem – regada a muita cerveja, desfiles e todo mundo comemorando de verde.

A festa verde

Para vocês terem noção do tamanho da festa, em 1996 foi criado um festival para o Santo na Irlanda. No ano de início era apenas um dia, em 1997 eram três dias, em 2005 quatro dias e em 2006 para seis dias.

O chopp verde

Hoje o festival é similar ao nosso carnaval e como nosso carnaval a festa lá é regada a muuuuuuuuuuuita cerveja e chopp… Aliás, isso que é curioso, como o país inteiro se pinta de verde não seria estranho tingir o chopp também.

Não sei bem de quem surgiu com a ideia do chopp verde, nem ao certo quando. Porém, o certo é que em dia de São Patrício muitas pessoas ostentam suas canecas cheias da iguaria.

Como faço meu chopp verde?

Para obter a cor verde, é adicionado menta a bebida, entretanto, os que não curtem a alteração do sabor que a menta causa, adicionam apenas corante para alimentos na cor verde.

Finalizando

Hoje em dia a tradição de festejar Saint Patrick’s se difundiu no mundo inteiro e é possível encontrar PUBs no mundo inteiro festejando o dia.

Também é possível encontrar outras homenagens ao Santo, a London Eye, as cataratas do Niagra, o Rio Chicago (EUA), o topo do Empire State Building, o edifício Burj Al Arab, em Dubai e a Torre de Pisa (Itália) são exemplos de pontos turísticos que se tingem de verde no dia 17/03 em homenagem ao santo.

Bem, é sempre bom ter motivos para sair pelos bares tomando umas, então entrem na comemoração e viva São Patrício.

Você também gostará desses

Heineken e a incrível The Sub The Sub da Heineken, pois agora ficou fácil ter uma chopeira em casa e escolher vários sabores de chope para beber com os amigos. Já pode comprar?
Cerveja hidrata mais que água E quem disse que cerveja não hidrata? Estudos feitos na Universidade de Granada e o Conselho Superior de Investigações Científicas, ambos na Espanha, ...
Cerveja vs. Chopp Nosso Mestre responde uma pergunta bem polêmica e que sempre é feita numa mesa de bar. Geralmente por iniciantes, logicamente. Post curto, dando essa ...
Na Oktoberfest, um recorde mundial: Carregamento d... Hoje viemos contar algo marcante que aconteceu em São Paulo, na Oktoberfest. O recorde mundial de carregamento de canecas de chopp foi batido!
Rock in Rio: Heineken fará um grande investimento ... Heineken fará um dos maiores investimentos em eventos nesse Rock in Rio. Colocará tirolesa, vendedores ambulantes de chopp, Beer Station e tenda eletr...
Cerveja e marketing digital II Segunda parte da combinação entre cerveja e Marketing Digital, só que agora mostrando uma ação do Chopp Brahma aqui no Brasil.