Senado aprova gorjeta de 20% pra garçons

“Opiniões do Dono do Bar sobre a nova lei que está para ser aprovada no senado sobre o aumento na gorjeta dos garçons de 10% para 20% para bares, restaurantes e afins, com contas encerradas após 23h.”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (21 votes, average: 8.24 out of 10)
Loading...

Créditos: Alessandro Tocafundo

Puta que pariu… Me desculpem mas eu tive que começar esse artigo dessa forma. Quando recebi essa notícia na semana passada me bateu uma certa revolta, uma indignação tamanha, que tenho que expor aqui, minha opinião e tudo mais.

Gorjetinha camarada

Eu já achava meio absurdo essa coisa de gorjeta, mas pelo menos não é obrigatória. Portanto, se o garçom foi um merda, lima nele, foda-se, não vai ganhar nada de 10%. Mas agora, 20% é sacanagem né? Porra Senado!

Detalhes sobre a lei

Créditos: Edson Medina

Alguns pontos da lei no trecho abaixo:

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quarta-feira, em caráter terminativo – não precisa ser votado em plenário -, ou seja, fodeo, o projeto de lei do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) que prevê a cobrança de gorjeta de 20% sobre contas encerradas à noite, após as 23h, em bares, restaurantes e similares.

Bom, pelo menos só vai ser pregada quando a conta for fechada depois das 23h. Mas caraleo, quando você, bebedor, fechou uma conta ANTES das 23h? No máximo fechou para ir em outro bar, numa peregrinação, caminhada etílica. E muitas vezes você chega num bar depois das 23h, então o fechamento, fodeo…

Agora vamos a algumas palavras do Crivela

Eles estão mais sujeitos a riscos de violência, sofrem com as dificuldades de transporte e estão submetidos a um grau de penosidade maior

Tá rindo à toa né?

Tá rindo à toa né?[ /caption]

Porra, meu nobre, por acaso com esses 20% ele vai pegar um táxi pra voltar pra casa ou comprará uma luva de boxe pra se defender dos idiotas violentos que às vezes frequentam botecos? Acho que não…

Mas sabe o que mais me deixa puto? Ficar sabendo que vários bares e restaurantes não repassam esse valor para seus funcionários. Isso me revolta completamente, puta que pariu de novo. Quero comprovação de que essa grana vai pros garçons mesmo, nego que rala pra satisfazer os bebedores, onde muitos são gente boa pra caraleo e te faz voltar para aquele estabelecimento.

Conclusões

Se a grana ainda fosse pra vc...

[ /caption]

Sinceramente eu acho que ao invés desses 20%, os donos dos estabelecimentos deveriam aumentar os salários dos garçons e melhor, façam que nem a Petrobrás, paguem extras por periculosidade, horários, entre outros. Porque isso deveria acontecer e espero que aconteça, mas duvido que isso aconteça em todos os bares.

E sinceramente? Por que nego só ta querendo derrubar os estabelecimentos que tem a ver com bebidas, Lei Seca e tudo mais, aumentando impostos, dando multas astronômicas, enquanto a igreja ninguém quer cobrar impostos e fiscalizar receitas?

Finalizando

É uma opinião minha e não sei se todos irão gostar dela, mas eu tenho a liberdade de achar o que eu quiser. E você? O que acha?

Você também gostará desses

Dilma e Obama decidem: Cachaça é brasileira, chega... Esta semana a Presidente Dilma assinou um acordo com o governo dos Estados Unidos, onde ambos reconhecem que a nossa tão querida cachaça é um produto ...
Políticos não bebem cerveja Uma crítica pela falta de banheiros e a higiene dos mesmos no carnaval do Rio de Janeiro em 2011. Muita folia, mas pouca organização resultaram em alg...
Garçom Robô: seria a “solução” dos pro... Imagina que você chega no seu bar preferido, e aquela figura icônica, muitas vezes apelidada pela galera, no qual você já formou um laço de amizade fo...
Os restaurantes e suas cartas de cerveja Os restaurantes não marcam bobeira e começam a criar suas cartas de cervejas e não somente de vinho. A clientela pede e os restaurantes estão se espec...
Google lança WiFi free nos bares Google anuncia para sábado (15/12/2012) WiFi grátis em vários bares do país, para ajudar a descongestionar a rede 3G e facilitar a vida de quem precis...
Cachaça Maria da Cruz, a cachaça do José Alencar... Uma breve homenagem do PdB ao ex-vice presidente da república, José Alencar, falando um pouco sobre sua cachaça, a Maria da Cruz. Ótima cachaça com um...

Tags:

Compartilhe:

  • @Rafael, eh verdade meu nobre, qualquer coisa sair 1h, pq senão os caras vão ficar falando que não é 00h e sim 24h. Ou melhor ainda, os bares deveriam ficar abertos até de manhã, umas 8h, com isso, jah teria condução pra todos os garçons.

    Sim Guilherme esse o ponto que disse, eh impressionante ver que quando alguma coisa vai pro garçom, eh bem pouco. Isso quando o estabelecimento repassa…

  • Rafael Pereira Girolineto

    O lance agora é sair do boteco depois das 00:00 afinal, vc só paga 20% se sair depois das 23:00, mas 0:00 é antes das 23:00, não é não?

  • Lady

    Pois eh, semana estava discutindo isso aqui na redação do site, e bem.. A conclusão foi: como os 10%/20% não é obrigatório, logo ngm vai pagar mais nada..

    • jeferson

      E meu camarada o garcon vive da comissão pé você não entra no bar e fala assim antes de come ou beber não vou paga serviço pra ver se vai se atendido mqueira na

  • Aninha, antes nego negociava se ia pagar ou não os 10%, agora nego vai negociar se paga 10% ou 20%… Antes era não pagar nada, agora os 10% Foda isso

  • Eu fiquei sabendo que estão querendo criar um disk denuncia para os garçons denunciarem esses tipos de caso.

    • jose antonio da costa

      ragazzo e habibs servico escravo e nao pagam a gorgeta isto e roubo ai senhores politicos votos vcs querem .

  • Guilherme

    O pior não é isso… vc sabia quem em Brasília apenas 3 dos 10% ficam para o garçom??? o Bar, restaurante, bordel, o que for… fica com 7% dos 10 que pagamos… ou seja se aumentar pra 20% o coitado do garçom vai levar uns 5 ou 6, e o patrão leva o resto!!!

  • Jefferson Alexandrin

    Gorjeta. Porque se dá gorjeta? De quem pra quem? A gorjeta é uma gratificação pecuniária dado pelo cliente pelo serviço extra, exemplar ou além do esperado. Quando o serviço te surpreende, você se sente grato, algumas vezes, pra recompensar o profissional e pra que ele permaneça com a prática, você dá um 'agrado'. Muito comum aos garcom pelo bom papo, cerveja gelada; entregadores pela rapidez; boyzinhos de hotel por carregar as malas; enfim… Acho que os restaurantes vendo está prática, comeram a incluir, o que já era comum, os 10% dados aos garcons na conta, irregularmente. E o pior, a tornar obrigatório. Mas veja só se faz sentido. O prestador de serviço tem que cobrar no valor dos produtos e do serviço, todo o seu custo e lucro no valor final. Porque cobrar taxa? Já não basta os 25% do governo? E agora, essa… 20%. Beber no buteco, que não me cobra nada e ainda deixo fiado.

    • Camila

      10% não é obrigatório.
      Mas esperar essa ação de todo mundo por aqui é quase querer que vaca dê leite achocolatado pronto!

  • barMANIAC

    É MUITA COVARDIA ISSO! Você frequenta um bar há anos, o garçon te trata bem, já é seu amigo, como você vai negar os 20%??? Com que cara??? Brother, tá tudo ficando uma merda!!! No carnaval não pode urinar no esconderijo, não pode mais beber nem um gole que a lei seca te pega, não pode mais beber no Maracanã nem os arredores em dia de jogo, agora me vêm com esses 20%….PORRA, QUE MAIS QUE FALTA??? O PRÓXIMO PASSO É MANDAREM OS BARES FECHAREM 22H, AE ACABOU O MUNDO….ESTÁ CHEGANDO A HORA DE FAZERMOS UMA REVOLUÇÃO, PORRA!!! (tem q rir pra n chorar…rsrs)

  • barMANIAC

    e, pra completar, nunca vi garçon apanhar…. e se ele ta sujeito a isso, todos estamos….. PORRA!

  • Já tive problemas com isso, mesmo sabendo que por lei não existe obrigatoriedade desse pagamento.

    Então aprendi uma coisa: o garçom pode ser o cara mais gente fina do planeta, mas não te serve tão bem como você mesmo faria. Agora pego minha bebida no balcão e libero o cara para as outras mesas.

    Quero ver alguém me obrigar a pagar por um serviço que não utilizei!

  • Salve!

    Ótimo post!

    Só para esclarecer; Os 20% não são obrigatórios:
    http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL15243…

    De toda forma sou totalmente contra a prática que, na maioria das vezes expõe o bebedor que não aceita pagar a taxa. Sou a favor de melhores salários e especialização do serviço. Se vão subir com a gorjeta pq não melhorar o serviço treinando melhor os garçons?

    E tem mais; Se a desculpa é o horário vão ter que dar gorjeta também pros taxistas, enfermeiros, motoristas de ônibus, vigilantes… Enfim, qualquer um que trabalhe até tarde.

    Ah! Já ia esquecendo! A maior piada é cobrar 10% em churrascaria rodízio! Se compro o serviço de rodízio pq tenho que pagar denovo pelo garçom?

    O estado cada vez mais tira do povo a liberdade de escolha.

    Não queria tocar no assunto mas acho que os aprovadores da lei devem levar em conta os preceitos pessoais e religiosos do Senador.

  • Carlos Portuga

    Eu sou a favor de recompensar o empregado sim,aqui na europa é um habito ai no Brasil quando vou tb dou sempre uns 5/10 reais de gorgeta,mas claro desde que o serviço dele seja otimo.Agora sou contra a obrigaçao de o fazer e tb que os patroes se apropriem de uma grana extra do empregado.

  • João

    Vamos fazer uma campanha:

    Ninguém paga nada, nem 10%, nem 20%.

    Se o serviço do garçom foi bom, dá a gorjeta pra ele em dinheiro, à parte.

  • Tiago

    Uma vez aconteceu comigo de eu e mais uma turminha bacana ir em um barzinho , no hora de pagar a conta , fui até o caixa e pedi para tirarem os 10% do garçom , além de o cara fica me enchendo de perguntas do porque ? c eu fui bem atendido ? e eu falando que tinha sido bem atendido sim , mesmo assim o cara teve a capacidade de chamar o gerente do lugar , e vai eu falar de novo que fui bem atendido , e que não ia pagar apenas porque não era obrigado . Resultado :

    O gerente planto o fumo nos garçons , achando que fizeram alguma cagada , e ainda tive que sair d la , sobre os olhares feios dos garçons , é foda ou não ?

    Agora imagine recusar 20% , vo t que sai na base da bandejada …kk

  • Vix

    "Eu fiquei sabendo que estão querendo criar um disk denuncia para os garçons denunciarem esses tipos de caso."

    pois é, vi essa noticia no jornal tbm… mas, denunciar o que??? que o cliente estava dentro de seu direito de nao dar gorjeta? inacreditavel.

    Jefferson, concordo com vc, a gorjeta é um agrado pelo BOM serviço prestado… ao inves disso, os bares e restaurantes ja incluem a gorjeta na conta mesmo que o serviço tenha sido precario!

    tbm ja tive problemas com isso, uma vez no outback, quando o serviço foi praticamente inexistente, meus amigos e eu nos recusamos a pagar os 10% da epoca, e a garçonete, veio nos dizer que na conta estava "faltando dinheiro, e que os 10% deveriam estar ali"

    uma coisa que meu pai ja dizia, o mundo ta cada vez pior, cada vez mais figiado e mais proibido. nao podemos fazer mais nada que gostamos. lei antifumo, lei de fechar bar cedo, imposto em cima de cerveja, agora esses 20%…. daqui a pouco nao se sai mais na rua… de pouco em pouco parece que o governo está proibindo-nos de nossos prazeres e dando um toque de recolher.. estamos voltando a ditadura. espero nao viver até o dia em que isso se tornará realidade.

  • @Joao Paulo interessante, mas é aquela coisa, ligou, perdeu o emprego, ou pelo menos vai deixar um clima de desconfiança filho da puta…

    @Jefferson foda cara, é o pessoal sempre arrumando uma forma de se dar bem…

    @barMANIAC verdade, belo ponto cara, os garçons camaradas vc não consegue recusar… Mas é esse ponto e o do Joao, temos que pagar qnd somos surpreendidos ou quando sabemos que o cara é bom, agora, obrigar eh foda.

    E sim, teu outro comentário disse tudo, assim como eles, nós todos estamos e pior, eles estão sendo pagos pra isso, portanto que o FILHO DA PUTA do patrão dele que pague o maldito adicional que comentei no post e não eu.

    @Fabrício é uma bela tática meu nobre. Faço isso em alguns bares aqui do Rio e ainda sou camarada dos garçons…

  • @Pedro sim meu nobre, sei que não é obrigatório, mas é foda, eles meio que te induzem a pagar indiretamente. E acredito no final do seu comentário, completamente…

    @Carlos Portuga e @Joao exatamente, esse é o ponto. Se o cara mandou bem, dê o dinheiro diretamente pro cara e não na conta. Foda que a maioria paga com cartão, o que dificulta tal prática.

    @Tiago meu nobre, essa é mais uma prova de que esse cara recebe "por trás" desses 10%. Por que que ele vai reclamar? Quem vai perder é o garçom porra, se ta reclamando demais é porque ganha no lugar deles. Cambada de fdp.

    @Vix não é denunciar o cara que não pagou os 10% e sim os donos de bares que pegam esse dinheiro dos 10%

  • ale mundico

    por falar em igreja,esse crivella não faz parte da universsssssal???

  • Carlos Portuga

    Eu esqueci de falar que sim,dou mas na mao do garçon e melhor da garçonete,mas tudo isto as escondidas da minha patroa kkkk .

  • José Domes

    Isso é um absurdo. Essa porcaria dos 10% é um acordo feito entre os donos de bares e o sindicato dos garçons e que só foi aprovado porque botou o dinheiro dos clientes no meio. Tudo que é comércio (calçados, boutiques, etc) o dono paga a comissão aos vendedores. Por que nos bares e restaurantes é diferente? Fazer bondade com o dinheiro dos outros é bom, não é?

  • Kaiser Mourao Brito

    Trabalho como barman e a situação não é tão fácil como muitos imaginam. concordo que 20% é muito, e que projeto muito mais eficiênte é o da Senadora Patrícia Gomes (se não me engano) de legalizar o pagamento dos 10% ao garçon no contra-cheque, e que, para não aumentar demsiadamente os custos da empresa, não estariam sujeitos à cobrança de impostos, assim o funcionário receberia (comprovadamente) os 10% (registrados como forma de "acrescimo salarial") e assim teriam um salário mais digno da função (uma vez que em muitos lugares, regiões, etc. o salário desses profissionais não condiz com a realidade do trabalho executado.

  • Tiago

    Pod cre dono , só pode ser por isso mesmo , os patrões fazem isso pq o dinheiro no final devem ir pro bolso deles mesmos , bando de fdp mesmo

    Esse esquema que a galera ta falando ai é verdade , quando é pra dar gorjeta , eu faço isso diretamente pro garçon , porque ai sei que o dinheiro vai fica com ele , e ainda por cima pego moral com eles , sempre ganho uma cervejinha contesia no final e sempre sou bem atendido quando volto .

    da até cabreragem fala sobre isso , to saindo do trampo agora e juro que vo toma uma geladinha , no bar , que não preciso dar gorjeta e ainda sou sempre bem vindo

  • Luís Guilherm

    Isso é lobby das fábricas de software, que ganharão bastante com as "manutenções evolutivas" que oferecerão para que o sistema calcule 20% no horário certo.

  • Rodrigo

    Bem, não li todos os comentários, mas entre alguns que li, seria bom o bar ficar aberto até de manhã, não só pra ficar seguro por garçon voltar pra casa, como pros clientes. Eu costumo virar a noite pra não ter problemas, e não vou para lugares que fecham no meio da madrugada.

    Outro problema é que com esse negócio de 10 e 20% quando são repassados pro garçon, conta como parte do salário do cara, ou seja, se você não pagar o cara perde parte do salário. Pra mim, gorjeta "obrigatória" deveria ser proibida. É só um problema pro funcionário e pro cliente.

    • Dias Brito

      Se você der o dinheiro para ele ele não perde parte do salário, pelo contrário, ao invés de ganhar 1%, ele vai ganhar os 10% de uma vez (e livres de imposto). Quem perde é o garçom que trabalha de maneira ruim e ganha a gorjeta do que trabalha bem.

  • Henrique

    Moro em Ituiutaba, interior de MG, aqui os 10% da taxa de serviço fia toda para o estabelecimerto.

    Ninguem siquer fala sobre esses 20% , aqui essa lei só chega daqui a alguns anos!!!

  • francisco

    a unica maneira de garantir que os 10% ou 20% va para o garçom e tirando ele da conta e dando de gorgeta para o garçom

  • fernanda

    deveria ter o disque denucia contra repasse de gorgeta para funcionarios como em sao paulo aqui no rio é tudo a vontade os patroes é que se dao bem é revoltante isso

  • Fernanda

    Revoltante é saber que você paga 20% para os donos, trabalhei em alguns bares já.. E esses 10% geralmente são 4% pra casa, 2% cozinha, 2% financeiro, 1% bartenders e garçons. Isso quando a casa resolve dividir e ainda tem a manha de falar: OS 10% DO GARÇOM. Haha

    • Dias Brito

      Cozinha e casa tem salários fixos. Gorjeta deveria ser só para quem trabalha diretamente com o público.

  • Bem meus caros amigos…
    Estamos aqui falando de uma situação revoltante.Essa atitude dos proprietarios de restaurantes e bares que agem dessa forma, tirando dos 10% que deveria ir diretamente para a mao dos funcionarios para pagarem toda sua folha de pagamento, ou seja, o dinheiro que deveria ser dos garçons e usado para pagar seus proprios salarios. Ate quando vamos conviver com isso: Para que tantas leis se nao ha fiscalização? Sem duvida , tem que sentir na pele , pra saber como esse e´o jogo sujo do empresariado brasileiro…Usurpam o dinheiro que nao e dele.Nos garçons nos sentimos roubados pelo proprio patrao.

  • aaaaaaaaa

    Sua cambada de babacas ????
    vão todos vocês tomar no ……, vocês falam isso, pq nós garçons aturamos cada bomba por melhor que sejamos , claro, nunca vai estábommm e no final vcs ainda não querem pagar os 10% vão dá meia hora de b…. pra vê sê é bom, tem que aumentar muito mais aturar bebum não é mole , vocês enchem o nosso saco, o garçon é um amigo trata bem serve bem somos cordeais chamamos o taxi não roubamos a sua carteira e no final , nada , pense nisso amigos bebuns…… e reflitam ……

    • Camila

      Concordo !!!
      Tomamos várias broncas, somos explorados, ficamos horas em pé, aturamos bebados chatissimos, vomito no pé, cantadas fuleiras, abusos de cliente q passa a mão na gente ( dou logo na cara, tá pensando oq , babaca!) nossos beneficos sao escassos ou inexistentes, MUITOS lugares não nos repassam os 10%, eu já levei mais de 3 horas esperando condução para voltar pra casa, qdo nao tenho q pegar um taxi pq já estou exausta, é um bando de funcionários ignorantes, q nao facilitam o trabalho geral, é menina invejosa, criando fofoquinha no meio da equipe… é perigoso sim, acho mto mais do que justo, na verdade, nem deveria vir do governo, como obrigatorio, vcs deveriam mais eh fazer questão de nos pagar esse adicional, pq NÓS MERECEMOS MUITO! O cliente deveria se conscientizar disso, eu atendo cliente no meu melhor, são eles que ‘pagam meu salario’. Cliente que não fecha comigo, vai ficar esperando mais um pouquinho, pq vcs nao valorizam nada, que blá blá blá canguinha, li várias porcarias nesse post e nos comentários. Todos querem ser bem tratados, estou trabalhando, o tempo da escravidao já acabou, nao estou te fazendo nenhum favor, assim como nao está me fazendo nenhum favor. é uma troca. Tenham mais amor e respeito por quem coloca sua comida na mesa, sua bebida na mesa!!!

  • Dias Brito

    Gorjeta deve ser dada na mão do garçom que te atendeu, e só se você gostou do atendimento. 10% de acréscimo na conta jamais, porque: 1) Você está pagando mesmo para os garçons que não te atenderam, e alguns deles inclusive podem ser péssimos profissionais; 2) Não é raro o dono do estabelecimento não repassar os valores aos garçons.
    Pagando direto para o garçom, ele vai ficar mais feliz e você vai ser mais justo e terá menos risco de ter a sua gorjeta desviada. Fica a dica.

    • Camila

      Exato, deem a gorjeta na mão do garçon que você gostou do atendimento. Se foi mais de um, dê para os dois. Se nao gostou do atendimento, não dê. Tive um cliente que me falou, ele baseava sua gorjeta nos 10% e se tivesse gostado mto do atendimento dava mais um dinheirinho. E isso na mão do funcionario, não no caixa. Nós amamos receber gorgeta além dos 10%. Não tem nada que me deixe mais feliz, pq além do extra, mto precisado, sei que é um reconhecimento do meu trabalho, do meu esforço, que já é tão desmerecido, como vimos nesse post:
      E pra fechar, esse papo que cliente tem sempre razão, já foi a muito tempo, né, amiguinhos…

  • bar

    eu acho que vc deveria ter um bar antes de tudo. vivenciar essa experiência e aí ver se tudo o que vc falou da para se aplicar. sentar a bunda no bar e teorizar é fácil. vai fazer. vai trabalhar.

  • Gorgeta é algo que a gente da expontaneamente quando o garcon faz por merecer, agora taxar uma X para gorgeta é uma merda porque agora tirou a boa vontade de dar agora passou a ser obrigacao entao agora nao vou mais dar nada ou quando der vou fazer de ma vontade. E vou sair do brasil , vou viver no uruguay , argentina porque tao inventando cada coisa no brasil que ta ficando uma merda viver no brasil, bolsa crak, bolsa ingles pra prostituta , dinheiro pra preso , . Coisa boa nao inventam, so merda e bobagem

  • jose antonio costa

    ta de parabens marcelo crivela.os garçons sofrem muitos tipos deboches e menosprezo.altas horas servindo pessoas descrontoladas e ainda ficam sem conduçao para casa e muito mas.obr.crivela e senado conte comigo.

  • claiton

    PORRA? FUDEU? CARALHO?
    ALEM DOS CARA TE SERVI FAZE TUDO DO JEITO QUE VOCÊ QUER AINDA TER QUE ATURÁ NEGO BÊBADO ENCHENDO O SACO SEM FALA NAS DORES NAS PERNAS NAS JUNTAS O PATRÃO ENCHENDO O SACO E NEGO DANDO AZIA AINDA SEREM TAXADOS DE “NEGOS” NEM PRA CHAMAR DE TRABALHADORES HONESTOS!! POR QUE É QUE ESSA CAMBADA DE DESOCUPADO ENTÃO NÃO LEVANTA A BUNDA E SE SERVEM SOZINHOS E FAZEM SEUS COQUETÉIS E LIMPÃO A PRÓPRIA! SUJEIRA QUER DIZER QUE AGORA ALEM DE SE HUMILHAR POR ALGUNS TROCADOS AINDA TEM DE ATURA ESSE TIPO DE GENTINHA QUE NAUM SABE NEM O QUE É A PORCARIA DOS 10 OU 20 POR CENTO VAI C FUDDDDE É PACABA ! E IMAGINÁ QUI O NOSSO PAIS É TÃO LIXO E PORQUE? POR QUE AINDA EXISTEM PESSOAS QUE NAUM SÃO NEM CAPAZES DE RECONHECER O SERVIÇO DAS OUTRAS ! QUANDO VC PAGA PRA LAVAREM SEU CARRO , PRA UM MANOBRISTA LEVAR OU TRAZER ! PRA UM JARDINEIRO ! UM MORDOMO OU EMPREGADA DOMÉSTICA ! ENTRE OUTROS VÁRIOS SERVIÇOS QUE ESTÃO POR AI, TODAS ESTAS FUNÇÕES FAZEM PARTE DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS QUE MUITAS VEZES VC PAGA POR NÃO TER TEMPO NÃO SABER FAZER OU NA MAIORIA DOS CASOS POR PURA PREGUIÇA PARABEINS ALÉM DE VC SER UM VADIUUUUUU !!!!!! AINDA É UM IDIOTA QUE ACHA QUÊ É O BONZÃO E ENQUANTO ESTÁ NO BAR ATÉ AS 24 HRS ENCHENDO O SACO DO CIDADÃO HONESTO!! SUA MULHER TÁ SUADA DE BAIXO DO BODÃO ! BODÃO ESTE QUE PAGA 10 POR CENTO POR SER UM HOMEM DIGNO DE VERDADE E POR ISSO COME A PATROA! HEHE, E DETALHE ENQUANTO O CIDADÃO HONESTO ESTÁ TRAZENDO SUA SEGUNDA OU TERCEIRA SAIDEIRA ELE ESTÁ SÓ PENSANDO EM IR PRA CASA FICAR COM SUA ESPOSA E FAMÍLIA A QUAL DEPENDE DESTA “MERDA” DE 10 OU 20 POR CENTO !!!!!!!!!! PRA DAI QUALQUER PORCARIA VIM ME DISSE KI É SACANAGEM “”!!!!!!!!!!
    SACANAGEM SEU OTÁRIO VEM COM SEU SUCO , NA SUA CAIPIRINHA, NO SEU COQUETEL NO BOCAL DO SEU COPO AIAIAIA AGORA VC VAI ACHAR RUIM UMA LEGITIMA SACANAGEM NÃO GOSTOU ??????? PARABEINS AGORA VC TEVE O GOSTINHO DE COMO É SER TRATADO MAL É ASSIM QUE UM GARÇOM MAL TRATADO SE SENTE ESPERO QUE VOCÊ SAIBA QUE ACIMA DE TODOS OS MORTAIS HÁ UM OLHO QUE TUDO VÊ E QUE A JUSTIÇA VIRÁ !!!!!!!!! NAUM QUER PAGAR TE FAZ FALTA ENFIA ESSA BOSTA DE GORJETA NU CÚ SEU MERDA E APROVEITA E VE O QUE MAIS TE FARÁ FALTA NO DIA DO JULGAMENTO DINHEIRO? OU BONS GESTOS! !!!! pocaria de gentinha de merda ki Naum sabe nem oque é trabalhar de verdade !!!! puta falta de bom senso !!!!!!!!!!!!!! HÁ E DESCULPA OS ERROS DE CALIGRAFIA É QUE EM PAIS DE GENTE QUE NUM LIGA PRA BOA EDUCAÇÃO NINGUÉM PRECISA ESCREVER BEM MESMO!!!!!!!! “boa noite senhor sente-se e sinta-se á vontade, sirvo-lhe alguma bebida agora? enquanto os senhores discutem sobre oque irão comer? ok então está bem; precisando de algo basta me chamar! pois me chamo claiton e estou a sua disposição.{algum tempo depois} ” aqui está senhor”
    obrigado! {?} amigoooo ! pois não ! do que se trata esta cobrança aqui!
    [taxa de serviço referente ao atendimento á seu critério] senhor trata-se do reconhecimento do trabalho de uma pessoa honesta que não está aqui pra ouvir chacotas e gracejos mas sim pra lutar por um pouco de dignidade dignidade esta ditas pelos antigos ser direito de todo o ser humano!!!!!!!!!!!!

  • Bom gente… Sou garçom, ah dois anos… eu sei que isso não é uma entrevista…rsrsrs então não vou me identificar mais sobre os 10% do famoso ”OPCIONAL”… rsrsrs (quanto gosto dessa palavra) brincadeira… é sim ao critério do cliente, pra gente não ter que tipo pedindo uma ”GORJETA” como de costume, na minha concepção como cliente ou como garçom a gorjeta você dá a como livre e espontânea vontade, e este não é o mesmo papo do senador crivella faz lá na igreja dele… rsrsrs. Mais se não querem pagar gorjeta ou opcional ou que caraleo for… , por mim tudo bem, táh tranquilo sabe que nóis é nois… rsrsrs.. arevuar arevedete… kkk , afinal o garçom ele é bem pago pelo estabelecimento … rsrsrs… claro que to sendo sarcástico. rsrs todo trabalho que é remunerado de forma de ”COMISSÃO” é bem pago ,e…. o Estabelecimento, tem que pagar o serviço do profissional que ali estar trabalhando se você não quer pagar o opcional, tudo bem… deixa que eu me viro com o meu patrão pra li… porque eu conheço os meus direitos… ele é o dono do estabelecimento… ele sabe quanto ele cobrar no seu ”CARDÁPIO” pra vocês clientes…
    Percebe que eu sou um belo de um puxa saco né… rsrsrs.
    MAIIIIIIIIIISSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS…………..
    tem filho de mae de ”EMPRESARIO” que quer se aproveitar da situação…
    se eu recebo 10% de opcional dos meus clientes… e a casa me paga 10% da conta obviooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!! já ganho 20% crivelllaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa…… agora se quer aumentar pra 20% á mais do clientes porque?! se os coitadinhos dos porri… ou das pessoas que vem comer já pagam 10!!!! Mais continuando… tem estabelecimento que por ai… como garçom… querem te pagar só 10%!!!!
    tudo bem se ele por uma plana no estabelecimento de ”não cobramos opcional” mais o safado do dono do restaurante, ou do bar… poem na conta do seu ”cliente”… os 10%… que é o do garçom, obvio previsto em lei, obrigado!!!! e ele se quer…. se esmera pagar ao seu profissional o pagamento que é devido, ou seja o cara aproveita a situação. Ele não te paga!!! só os clientes te paga!!! Gostou Dessa???!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!11
    Tem maiiiiiiiiiiiiiiiissssssssssssssssssss………………………………………..
    se á conta não for á vista no dinheiro vivo claro!!!!
    for no cartão ele diminuem o seu pagamento… eu concordo com o patrão sinceramente, os bancos não perdoem as taxas cobradas… etc… por utilizar is seus serviços… mais tem um porém… o banco não vai te tirar 10% de tudo que entrar na sua conta bancaria. No débito ou crédito diversos estabelecimentos te pagam diferentes… menos que 10% o normal de muitos é 8% paga a comissão pelo debito, e 7% paga a comissao pelo crédito… mais já vi lugares que só te pagam 4% pelo credito e 6% pelo debito, é meus jovens amigos!!!!!!!!!!!! é a vida!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Eu não quero nem vou trabalhar de garçom a vida toda!!!!!
    gosto sim de frequentar barzinho e de comer no restaurante…. mais puta que pario tem que pagar bem mesmo os funcionários que ali estao trabalhando…!!!! Mais vinte por centro, já ta muito pesado jaaah!!!!! rsrs néeee!!!!!!!!!!!!! mais tarde agente for na igreja, vão nos pedir á alma em troca do nosso dinheiro suadooooooooooo!!!! rsrsrs. abraço gente!!! 😉