gelo e garrafas de cerveja

Temperatura ideal para uma cerveja

“Colocada em questão a grande pergunta: em qual temperatura beber a cerveja? Dicas de como beber, degustar sua cerveja, diferenças, entre outros pontos interessantes.”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (88 votes, average: 8.24 out of 10)
Loading...

Uma velha e manjada questão, principalmente para nós, brasileiros, que estamos acostumados com as “pseudo-cervejas” e com aqueles bares e botecos de freezers na temperatura -2° C, -4° C. Sempre passa na cabeça “manda uma cerveja beeeeem gelada”.

Mas claro, muitos fatores contribuem para esse fator e vamos ser sinceros, tá um puta calor no Rio hoje em dia, por exemplo. Não tem como não passar na sua cabeça “tomar uma cerveja mega gelada”. Em locais muito quentes é muito normal tomarmos as famosas pilsens, que são cervejas para refrescar mesmo, não entram na categoria de “degustação” de cerveja. Mas claro, existem ótimas pilsens como a Pilsner Urquel, mas não podemos colocá-la nesses méritos.

A temperatura varia de acordo com a cerveja

Cerveja Heineken com geloCréditos: brudante03

É exatamente isso. Não é qualquer tipo de cerveja que podemos tomar a 2° C e também não tem como beber uma pilsen, nesse calor, numa temperatura de 10° C, 12° C. Existem pontos que vocês devem saber para beber sua cerveja:

Papilas gustativas

Não tentem tomar cervejas abaixo de 0° C, isso faz com que suas papilas gustativas se fechem e percam a sensibilidade, fazendo com que você não perceba mais o gosto das cervejas praticamente, não sentindo também o teor alcoólico dela, dificultando assim, o sabor das próximas.

Não congele

Cerveja Itaipava congeladaCréditos: elmozzer

Bom, acabei de falar que não é bom deixar a cerveja em 0° C ou abaixo disso, portanto, não congele, por favor. O congelamento tira algumas propriedades da cerveja. Também não devemos gelar e degelar a cerveja, acredito que vocês já tenham ouvido falar disso, pois mexe nas características da nossa breja, com isso, você pode acabar achando ruim e colocando a culpa na cervejaria, enquanto foi você que ficou gelando e desgelando.

Espuma da cerveja, o famoso colarinho

Eu juro que não me conformo como tem gente que não gosta de colarinho. Ele que dá o corpo, consistência, mantém o sabor, prolongando-o. E ele também é um isolante térmico, mantendo sua cerveja numa temperatura adequada por mais tempo. É totalmente recomendado que você deixe entre 2 e 3 dedos de colarinho para manter o aroma e a temperatura bem modafoca.

Pá-pum, botou bebeu!

Créditos: BeerTales

Também não é recomendado beber imediatamente a cerveja, sendo ideal esperar de 30 a 45 segundos para mandar pra dentro a breja. Isso faz com que a cerveja encorpe no copo. (estranho esses dois termos juntos né?)

Mas admito, to pouco me fodendo pra esse último ponto em relação a botecos com a galera. Colocamos a cerveja no copo, vamos brindar imediatamente e beber logo a cerveja porque o calor comanda no verão. Mas na degustação tente seguir esse ponto, ok?

Métricas de acordo com o estilo

Créditos: andreamary

Como já percebemos até agora, a temperatura varia muito de acordo com o estilo da cerveja. Vimos também que as “pseudo-cervejas” nacionais não são dignas de degustação, portanto, não entram com rigor nesse caso de temperatura para degustação, é só lembrar de não congelar ou colocar abaixo de 0° C ok?

  • Muito gelada (de 0 a 4°C): Pale Lagers, cervejas sem álcool e qualquer cerveja que tenha o objetivo de refrescar e não muito a de ser degustada, provavelmente pela qualidade duvidosa
  • Bem gelada (de 5 a 7°C): cervejas de trigo claras, Lambics de fruta e Gueuzes.
  • Gelada (de 8 a 12°C): para Lagers Escuras, Pale Ale, Amber Ale, cervejas de trigo escuras, Porter, Helles, Vienna, Tripel e Bock tradicionoal.
  • Temperatura de adega (de 13 a 15°C): para as Ale quadrupel, Strong Ales Escuras, as Stout e a maioria das cervejas especiais Belgas, incluindo as Trapistas. As Bocks mais fortes como a Eisbock e a Doppelbock.

Peguei essa tabelinha de métricas no site da galera do Brejas, espero que não tenha problemas quanto a isso 😉 Pois eu já tinha visto essa tabela do Michael, mas foi ótima essa adaptação feita pela equipe do Brejas levando em conta o público brasileiro.

Finalizando

Lata de cerveja amassadaCréditos: Telemak

Espero que ajude um pouco essas dicas. E já aviso mais uma vez, caso você queira entrar no mundo das cervejas artesanais, atente a esses pontos de temperatura, acostume-se a beber cervejas em temperaturas mais elevadas e acredite, ficam bem melhores sim.

Mas caso você seja daqueles que querem beber e foda-se, manda pro freezer, só toma cuidado pra não ficar abaixo de 0° C ou congelar, senão fica ruim de aguentar.

Você também gostará desses

Copos de cerveja, por que beber no copo certo? Você sabia que a experiência de se beber uma cerveja pode se transformar de acordo com os copos de cerveja? Veja agora o porquê de beber no copo certo...
Preço de cerveja pelo mundo inteiro Fique por dentro dos preços de cervejas pelo inteiro através de um site. Dica muito interessante para todos os que vão viajar, para se prepararem pros...
Boilermaker Boilermaker, uma bebida diferente, uma mistura de Uísque Bourbon ou Tequila ou Vodka. Um pouco sobre Carbomb Canadense, bebida favorita do Charles Buk...
Copos Curingas para cervejas Cada estilo de cerveja tem um tipo de copo específico, porém, não é fácil ter todos eles. Para esses casos é sempre bom ter Copos Curingas para as cer...
Chocolate com cerveja: Skol lança ovo de Páscoa de... A Skol resolveu inovar e criar um ovo de páscoa feito com cerveja e chocolate trufado nessa páscoa de 2012. Com proposta de reinventar a páscoa e seus...
Aprenda a apreciar sua cerveja Veja dicas simples e diretas com um de nossos beberrões da arte de apreciar sua cerveja favorita. Confira!

Tags:

Compartilhe:

  • João Claudio

    Falou tudo! Mas nesse calor é melhor uma estupidamente gelada. E o copo? Faz diferença?

  • Realmente João, nesse calor de 50 graus do RJ, uma estupidamente gelada ajuda, mas não abaixo de zero 😉

    O copo faz a diferença sim meu nobre, estarei postando algo sobre isso. Ele faz a diferença principalmente nas cervejas artesanais

  • Concordo, muito gelada é pra quem não aprecia a cerveja. Só um NOOB pede uma cerveja Modafodicamente gelada (abaixo de zero) sem colarinho.

  • Rodrigo Terror Giesb

    Sempre me atentei a esse lance de temperatura, mas gostaria de saber uma parada: tem algum macete pra sabermos que uma cerveja está, por exemplo, a 12 graus (sem termômetro). Por exemplo…colocar uma cerveja numa geladeira a 10 graus por X minutos ela fica com 12 graus, sacaram?

  • @Lucas é a nossa cultura meu nobre, mas isso tem mudado, digamos que a cerveja "está na moda", mas claro, artesanais e o novo comportamento.

    @Rodrigo bela questão, vou fazer uns testes e posto por aqui, valeu pela sugestão 😉

    • NETO

      Oi! Gostaria saber se após esses 6 anos, descobriu alguma técnica para colocar a bebida na geladeira por “x” minutos e chegar numa temperatura preferida? Obrigado.

      • erickdeoliveiraleal

        compra um termostato, é baratinho, comprei por 20 no mercado livre.

  • tiagobele

    Vale lembrar que as categorias de cerveja aqui no Brasil são diferentes…as cervejas Pilsen que tomamos aqui "na verdade" são Standard American Lager…

  • André

    "Não tentem tomar cervejas abaixo de 0° C, isso faz com que suas papilas gustativas se fechem e percam a sensibilidade, fazendo com que você não perceba mais o gosto das cervejas praticamente"

    Tai…da proxima vez que me oferecerem uma Cristal (medo só de pensar) vou pedir abaixo de 0º C, pra não ter que sentir o gosto…

  • @André auhauuahuahuuah, terapia reversa, muito interessante essa sua teoria. Taê 😀

  • Legal a matéria, de vero, mas óbvio, não vou esperar 30 segundos e o escambau pra beber minha breja, não sou chegada (em muito) colarinho, a não ser no chopp, adoro uma boa degustação, acho modafoca totalis as matérias sobre cervejas artesanais( já tive o prazer de provar CERVEJAS), BUT, TODAVIA E CONTUDO, minha brejók é uma Skol geladássa, claro MESTRE, na temperatura ideal, sem congelar!

  • sim sim sim

    tem que ser ESTUPIDAMENTE gelada, pior que as vezes tem algumas pessoas que falam que sou fresco, fresco não sou exigente, beber cerveja é uma arte !!!

    Jão Claudio, o copo na faz muita diferença na minha opinião, porem, gosto de copo grande e procuro pedir para troca-lo a cada nova rodada rsrsrsrsrsrsrs

    deem uma olhadinha nessa minha comunidade no orkut:

    – CERVEJA ESTUPIDAMENTE GELADA:
    http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=4250240

  • Carlos Portuga

    Meu amigo vc falou tudo certinho neste post.Eu é mto raro que em Cuiaba tome a breja em copo pois com o calor infernal a partir de 09.00 da manha so bem geladinha.Em chope é claro que se me servirem sem o tal colarinho ela vai de volta.

  • @Daniela esses 30 segundos geralmente são seguidos nas degustações, bebendo cervejas artesanais, etc. Finalizou mal hein, Skol? Putz… 😛

    @arthur se beber cerveja é uma arte, por que você destrói a arte bebendo geladíssima?

    @Carlos em tempos de calor absurdo, bebemos direto na lata, mas com a camisinha, senão esquenta muito rápido 🙂

  • Papai Noel

    Quanto ódio incutido pela cervejinha nacional… Pessoal, as vezes uma Original cai bem, não é toda ocasião que pede uma artesanal.

    E o custo de uma artesanal não é tão razoável assim.

    Agora uma dúvida nessa tabela que você acrescentou:

    A Tripel é uma designação de tipo de Ale Belga Trapista, e aparece tanto na gelada como na temperatura de Adega (aparece Tripel na "gelada" e Trapista na "temperatura de adega").

    Creio que todas se enquadrem na temperatura de adega, mas só para constar.

    Quanto aos copos, assim como no caso dos vinhos as cervejas mais "fortes" (no caso dos vinhos o bordeaux) os copos com um fundo maior e um aro menor permitem que o aroma seja mantido por mais tempo no copo.

    Assim como no caso de cervejas mais frutadas como "Champegnoise" os copos "taças" não só embelezam a bebida, como também refrescam suas características.

    Um abraço galera.

  • Carlos Portuga

    Amigo Dono do Bar,nem lembro da camisinha elas desçem tao rapidinho que nao da tempo,como se diz em Portugal nem toca nas campainhas.kkkkkk

  • Bebedor de verdade

    Mermão, que site merda… Achei que fosse encontrar comentarios intrutivos e coisa e tal e já começa falando que temos pseudo-cervejas? Cerveja é pra ser tomada gelada e pra ficar bebado!!! Cerveja quente e com aroma de frutose é pra frutinha mesmo!! Chope com colarinho!! Vc não falou nada demais. Tenta tirar onda de degustador mas vc é um b*sta mesmo.

  • Carlos Portuga

    Tem bebados que so bebem por beber né Bebedor de Verdade e se vc tomar agua vai ver que fica melhor e nao vem ofender.Se nao gostou do site passa em frente cara.

  • Papai Noel

    Bebedor de verdade? O cara se auto-intitula, ofende as pessoas e não se dá ao trabalho de analisar sua vida de alcoolatra que não sabe distinguir nem o que bebe com água de privada.

    Pessoas como você não devem procurar sites que comentam ou divulgam bebidas para apreciadores, você deve procurar algo que comente sobre suas histórias de vida. Afinal de contas como todos sabem você se defini como um bêbado e orifícios de bebado não tem dono… Procure outro lugar para trocar suas idéias brilhantes camarada.

  • Marcelo Lopes

    Cada um bebe do jeito que achar melhor, afinal bêbado bom não tem frescuras

    ahahahah

  • Fabio

    Minha opinião é: gosto é gosto.

    Esse negócio de "maneira certa" para isso ou aquilo acho meio estranho.

    Eu, por exemplo, peço a minha sem colarinho, pra caber mais no copo! hehehe 😀

  • Carlos Portuga

    kkkkkkkkkkkk Ta mto bom seu post Papai Noel mas enfim como se tb diz 'o cao ladra e a caravana passa.

    Amigo Fabio presumo que vc goste mais de quantidade no copo''eheheh mas olha que um bom colarinho é super bestial.Sobre cerveja nacional(Brasil)pois ainda estou mto aprendiz nessa matéria,mas estou de acordo com o Papai Noél uma original é bom pa cacete e eu com minha namorada chamamos de um puta orgasmo.Como em agosto estarei vivendo em MT e quem sabe abrirei um bar de estilo PUB inglés irei concerteza me dedicar a novas experiencias com cervejas.

  • Simone Placides

    Eu não sou degustadora de cerveja, sou bebedora mesmo, e bebedora das boas, então que se f… esse lenga-lenga de temperatura isso, temperatura aquilo, eu quero é cerveja beeeeeeem gelada mesmo. Mas concordo que não pode deixar congelar, e nem o congela-descongela que acaba com qualquer cerveja.

  • Carlos Portuga

    Bom o Papo de Bebado esta a ser invadido por bebados da pior especie.

  • Brand

    Amigos "bêbados", meu comentário anterior foi extremamente infeliz e desta forma gostaria de me retratar a respeito do que disse me desculpando pelas palavras. Creio que esse espaço é democrático e a opinião de cada "bêbado" deve ser respeitada. Tenho minhas convicções e opniões, mas devo respeitar a dos outros. Me desculpem.

    Obrigado.

  • É maior, capaz,tá pagando sua brejók, kd um bebe o q tiver afins, mas comentários do tipo"esse site é uma b.." e o escambau,não tá valendo, porra galerinha, democracia, companherismo e de bem com a vida tem tudo a ver com este BLOG. sorry, mas é minha humilde opinião. BY THE WAY, DONO DO BAR: TÁ LEGAL, Skol, Original(uhuhu) é Brazuquinha e simplesinha mas é a que serve pra mim na butequera de Happy Hour e Vamo Nóis, só alegria!

  • Carlos Portuga

    Claro daniela cada um bebe o que gosta eu amuuuuuuuuuuu ums Skoll estupidamente geladinha mas quanto a certos comentarios que aqui passaram nao da mesmo,cada um expoe sua opiniao e nos devemos respeitar mas nao ofender quem gosta de se divertir e tb de aprender certas coisas sobre cervejas e afins.

    Brand por mim tudo bem amigo.

    Abraços da Suiça e agora vou tomar uma Sagres bem geladinha pq estao na minha sacada e com a temperatura que faz vai descer mto bem.kkkk

  • Respeito o comentário de todos, mesmo com xingamentos e tudo mais, gosto é gosto, então foda-se.

    Não é ódio pela cerveja nacional Noel, eu acho a Original muito boa, assim como a Bohemia e Brahma Extra. Eu bebo todas as cervejas, mas evito ao máximo Skol e afins, sempre tento cair pra Brahma, minha preferida nas "pseudo-cervejas".

    Bebedor de verdade, se você bebe pra ficar bêbado, realmente é só um bêbado, eu gosto de cerveja e creio que no dia que experimentar cervejas artesanais, vc vai entender o que eu falei e aí sim se tornará um bebedor de verdade.

    Exatamente Marcelo, cada um bebe da maneira que achar melhor, não sou ninguém pra julgar, só mostro meu ponto de vista e tento incluir as cervejas artesanais na vida dos bebedores 🙂

    Fabio, é um belo argumento tirar o colarinho por causa disso 😀 mas eu prefiro o colarinho, principalmente no chopp

    Brand, seu segundo comentário já responde seu primeiro, aqui é pra todos mostrarem sua opinião, coloquei a minha, a discussão é sobre isso, democracia serve pra isso, obrigado pelo segundo comentário 😉

    Exatamente Daniela e Portuga. Foi minha opinião, o espaço é para discutir sobre, xingamentos são descartados, nem respondo, nem ligo. Mas esse post não quer dizer que eu não bebo cervejas como Skol, etc, bebo sim, já bebi praticamente todas, no boteco, churrascos, aniversários, entre outros, é muito mais fácil achar Skol do que qualquer outra, Original pra cima é bem mais difícil.

    Resumindo, bebo o que aparecer, dependendo da ocasião, mas eu sempre prefiro cair para as artesanais, tanto nacionais quanto internacionais.

    Aquele abraço

  • Papai Noel

    Caracas… a discussão até que foi bem longe…

    Senti certa falta do Dr. Beer para apoiar o ato de beber mas com sabedoria e a gentileza e doçura da Madame Cerva, mas resumindo toda discussão, todo tipo de informação é válida para aqueles que a procuram. Quem não quer pode ficar a vontade para simplesmente encher a cara com qualquer coisa.

    OBS: eu fui um dos primeiros a defender a nossa cerveja nacional, mas temos de convir o quanto ela é medíocre.

    Abraços

  • Rodrigo Terror

    Bom, para os que defenderam as "pilsens" nacionais (as quais bebo com força tbm), procurem provar uma pilsen tcheca para ver a diferença….não tem nada de aroma frutado (o qual adoro, numa ale), mas é outro nível…ou provem uma munich helles….tanto faz.

    Mas como disseram ai, gosto é gosto.

  • Tirou as cervejas da minha boca Rodrigo, quer dizer, palavras 😀

  • eu acho que tudo tem sua hora….. beber pra cair, beber pra degustar etc 🙂

  • Carlos Portuga

    Mestre Cervejeiro,penso que a aqui um pequeno erro de sua parte,nao critiquei nem critico as cervejas nacionais,reli meus posts.Quanto a cervejas internacionais pois estou bem no centro da Europa a 24 anos e sei bem o que sao cervejas amigo.Nao que seja narcicista mas posso comparar uma boa Guiness a uma boa cerveja Sagres portuguesa,em que a nivél internacional é para os alemaes a 2 melhor na Europa.Quanto ao resto so acrescento que fui proprietario de um Restaurante bar em Portugal e passei 10 na Europa trabalhando em restaurantes e bares.Por isso a minha ideia de em alguns meses estar a viver em MT e abrir um Bar onde possa continuar este meu sonho que é servir e ter contato com pessoas.OBS:mais uma vez penso que te enganaste na pessoa a quem dirigiste a tua resposta,mas sem problema,um abraço.

  • Portuga, foi mal meu nobre, na verdade era pro Papai Noel quando falou que a cerveja nacinoal é medíocre.

    Mil desculpas.

  • Carlos Portuga

    Bom agora pra destressar e como fala de beber aqui uma.

    Pessoal, mais importante do que escolher o companheiro para uma vida é escolher a sogra. Quando querem são autenticos diabos. LOL Escolham bem!

    O PRF manda o sujeito parar o carro:

    – Os seus documentos, por favor. O senhor circulava a 130 km/h e a velocidade máxima nesta estrada é 100.

    – Não, senhor guarda, eu ia a 100, de certeza.

    A sogra, no banco de trás, corrige:- Ah, João André, que é isso? Tu ias a 130 ou até mais!

    O sujeito olha para a sogra com o rosto enrubescido.

    – E o seu farol direito não funciona, diz o guarda.

    – O farol? Nem sabia disso. Deve ter pifado aqui na estrada.

    A sogra insiste:

    – Ah, João André, que mentira! Há semanas que andas a dizer que precisas consertar o farol!

    O sujeito fulo, faz sinal à sogra para ficar calada.

    – O senhor está sem o cinto de segurança, diz o guarda

    – Mas, senhor guarda, eu estava com ele. Só o tirei para lhe mostrar os documentos!

    – Ah, João André, deixa-te disso! Tu nunca usas o cinto!

    O sujeito não se contém e grita para a sogra:

    – CALA A BOCA, PORRA!

    O guarda inclina-se e pergunta à senhora:

    – Ele costuma gritar assim com a senhora?

    – Não, senhor guarda; só quando bebe…

    Quando dirigirem nao bebem,kkkkkkkkkkk

  • Carlos Portuga

    Mestre Cerva.Sem problemas eu vi logo né?Tb nao venho aqui pra ficar bravo com ninguém .Abraço

  • Brand

    Dono do Bar, obrigado por aceitar minhas desculpas. Realmente, o universo da cerveja é muito amplo e outros sabores devem ser apreciados. Por várias vezes já fui ao Krug Bier, aqui em BH, conhece? É uma casa, cervejaria, que produz sua própria cerveja, e diga-se de passagem, é uma delícia. Quando vier à BH, dê uma passada lá.

    Um abraço.

    p.s.: Tem como retirar do forum aquele comentário idiota?

  • Nada meu nobre, eu que agradeço o segundo comentário. Muito amplo e cabe a nós só mostrar nossas opiniões, nunca que vou falar que essa eh a melhor pensando em todos e que isso é ruim. Sempre será minha opinião 🙂

    Já ouvi falar no Krug, nunca fui e quando eu for para BH já sei onde visitar. Minas tem várias cervejarias de altíssima qualidade.

    Já deletei o comentário, abraços.

  • Pessoal, tranquilo a utilização da tabela de temperatura do BREJAS, tá lá pra isso mesmo, dando o crédito, ficamos mais que satisfeitos em poder ajudar.

    Parabéns pelo site!

    Abraços

  • Estou aqui meus nobres. Portuga, não é que eu ache as cervejas nacionais ruins, elas são boas no que se propoem a ser. Não posso comparar uma Skol com uma Guinness, são totalmente diferente, com públicos diferentes e com objetivos diferentes.

    Isso que temos que analisar, não somente se a cerveja é ruim ou não. Se ela se propõe a ficar boa geladíssima, pra um público pouco conhecedor ou às vezes mais pobre, ela ta atingindo o que deve.

    O segredo é abrir o leque para todos apreciarem todos os tipos de cerveja e não somente as pilsens nacionais.

    Cheers.

  • Luiz.

    Ainda não inventaram algo melhor para gelar cervejas do que muito gelo + caixa de isopor

    demora um pouco, tá.
    mas para as “pseudo-cervejas” nacionais como dito acima, é a melhor forma de gela-las no ponto que todos gostam sem correr o risco de congelar, e ainda se quiser MAIS gelada (aí correndo um poco risco de se congelar) é só jogar um sal comun + alcool comun, essa mistura (sal + alcool + gelo) dizem ficar perto dos -30ºC =]

  • Valeu Ricardo, sempre colocamos os créditos no PdB, fique tranquilo quanto a isso, obrigado por liberar a tabela.

    Sim Luiz, nada como um isopor com gelo. Sobre essa parada do sal + alcool e gelo, estamos criando um post sobre isso 😉

  • Papai Noel

    Olá pessoal,

    Só para complementar mais uma vez, o sal no caso da mistura é aconselhável o sal grosso. Apesar da mistura ser basicamente a mesma a quantidade de sal grosso (considerando o tamanho do cristal) é menor do que o sal de cozinha.

    Abraços

  • Geraldim

    ô louco! Muita coisa aí eu não sabia!!!

    Valewww.

  • Carlos Portuga

    Geraldim aqui se aprende mtas coisas.kkkk

  • Carlos Portuga

    http://www.cervejacaseira.com Pra quem quer fazer sua cerveja em casa

  • Carlos Portuga

    Esta mistura serve para latas e garrafas!

    AOS MESTRES CERVEJEIROS!!!!!!!!!!!!

    A carne já está no grelhador!

    O pessoal chega com latas e mais latas de cerveja. Vergonhosamente

    quentes. Como gela-las?

    O professor Cláudio Furukawa, do Instituto de Física da USP vai

    responder a essa questão.

    Gelo no congelador…

    Para cada saco de gelo, coloque

    2 litros de água,

    meio kg de sal

    e meia garrafa de álcool.

    A água aumenta a superfície de contacto, o sal reduz a temperatura de

    fusão do gelo (ele demora mais para derreter) e, por uma reacção

    química, o álcool rouba calor.

    Os físico-químicos chamam o líquido de "mistura frigorífica": GELO,

    ÁLCOOL, SAL E ÁGUA.

    A mistura frigorífica é barata e a cerveja fica em ponto de 'rebuçado'

    em 3 minutos, e esperar três minutos, não é nenhum sacrifício, ou é?!

    Lembre-se de lavar a lata ao tirá-la do congelador para eliminar o

    gosto meio salgado que fica na tampa da lata.

    É de lembrar que a técnica também funciona para garrafas de

    refrigerantes e latas em geral.

  • fernando alves da silva

    cervejas em grandes produçoes não ta com nada, prefiro artesanais .

  • Salve, meu querido!

    Existe um tamanho ideal de colarinho para cada tipo de cerveja? Eu sempre deixo um pouco, mas não faço variação de uma para outra.

    Quanto a temperatura, abaixo de zero existe para um tipo de cerveja, sim. Eu só tomo abaixo de zero essas cervejas baratas, New Schin, Bávarias, Gracial… etc. Se não for muito geladas elas nem descem de tão estranhas que são.

    Abraço!

  • Gostei muito do post.. mais como alemão que sou … tenho uma sugestão para beber sua cerveja… quando você menciona o colarinho para não deixar a cerveja esquentar….. tenho que complementar… meu primo voltou da alemanha a algum tempo e me mencionou… que la… alem de se tomar a cerveja a temperatura ambiente 16°C (adega) eles só colocam no copo a quantidade que vão tomar. nunca ficam bicando a cerveja….
    fica a dica…. para aqui no brasil não esquentar a cerveja…
    abraço

    • Kanela, isso fica um pouco confuso, pois geralmente você está numa mesa de boteco com o pessoal, aí você não vira a cerveja direto, vai bebendo enquanto conversa.

      Mas como eles não são de bicar a cerveja, beber direto, fica até aceitável, mas para nós aqui não, porque encher o copo no nível da bicada ia ser foda 😀

  • Igor

    Meu negócio é whisky e charuto… Mas não dispenso um bom chopp da brahma… Com colarinho de 3 dedos, é claro… Tmb curto a cerveja brahma, mas sem ser estupidamente gelada…

    Não sou fã de cerveja. Como eu disse, meu negócio é cubano e escocês, hehehe… Então desconheço cervejas importadas e artesanais. Só conheço (experimentei) as do Überbräu (daqui de Uberlândia)… é até gostosinha, mas ainda prefiro o chopp Brahma beliscando um peixinho à gurjon…

    Informações muito boas. Eu já praticava o lance da temperatura… Com relação ao copo, eu tenho asco por latas… Tanto pelo aspecto de higiene quanto pelo gosto… o armazenamento no vidro preserva mais o sabor, gás e etc… assim como para servir… nada de canecas de alumínio ou porcelana… De plástico, descartáveis, nem pensar…

    E deixa eu fazer uma pergunta: O tipo de copo (f0rmato) para se beber um chopp é aquele mesmo (em forma de funil)?

  • Sílvio

    Olá
    Quais são as temperaturas corretas para os tipos de cerveja eu já sei, o que eu queria saber mesmo é: como eu faço pra saber que a cerveja está na temperatura certa?

  • Junior Venda

    a temperatura media na alemanha varia de 4 ao norte a 9 oC ao sul,
    passando por uma glacial ao longo do ano e isso influencia a temperatura
    de consumo de barleywines, imperial stouts ou tripels, dito (no brasil e
    mundo?????) a 12,8 ° C a 15.5 °C.
    seja, no inverno, la, ou no verao, aqui.

    cervejeiras, o equipamento, no brasil, vem com termostato digital travado em -6 ou -4oC. ponto, simples assim.

    para
    armazenar e consumir cervejas premium na temperatura ideal sho com cave
    (para vinho, porque para cerveja artesanal …..) ou equipamentos frost
    free customizados.

    para comecar , um freezer frost free vertical
    linha branca, aquele com ventoinha (nao serve o de serpentina vertical
    ou horizontal, ja que quanto mais perto dos tubos mais frio e mais longe
    mais quente – tha, mas o pessoal usa freezer….eh usa…., mas, na
    falta de tu vai tu mhemho) com um controlador digital ( com duas sondas
    para controle de degelo*) ou uma cervejeira hackeda, mas, se for a
    temperatura ambiente sem ar condicionado no verao, prefiro cervejas
    populares e as premium no inverno ou em ambientes climatizados porque, a
    20/25/30 oC, nem agua mineral.

    *degelo por tempo ou temperatura.
    caso a temperatura esteja ideal na serpentina no momento do degelo ( a
    parte fria da cervejeira) o equipamento nao faz degelo, ou, mesmo que o
    equipamento esteja em degelo e ainda nao tenha atingido o tempo de
    termino de degelo, a sonda de serpentina religa o equipamento antes do
    tempo pre programado, digamos 20 minutos.

    ou seja, se o tempo
    de degelo for vinte minutos, a segunda sonda ajuda diminuir o tempo de
    degelo, e, quanto menos degelo, mais tempo a cerveja permanece na
    temperatura ideal, quanto menos variacao da temperatura, menos se altera
    as propriedades/sabor da cerveja.

    quanto mais preciso o processo
    de producao e consumo, melhor o produto final, por isso controladores
    de duas sondas, claro, mais caros em aquisicao e instalacao o muitas
    vezes nos faz se contentar com as cervejas populares, de milho, 30% mais
    baratas que cevada, e neste caso, barato ou popular eh `cool` e `in`,
    nao necessariamente ruim, alias, gosto muito.