Tequila, limão e camarão

Salve salve amigos e companheiros de mesa de bar. Depois de já cozinhar com vinho tinto e branco, cerveja, whisky e até Contreau, estava carente ainda de uma peça chave para essa humilde escrava dos bons de garfo. Faltava a Tequila abrilhantar qualquer prato. Mas nada da combinação com sal e limão, agora a combinação é melhor ainda: tequila, limão e camarão.

Lanço a seguinte pergunta: O que te inspira a cozinhar um determinado prato?

As cores, ingredientes, cheiros e lugares visitados acabem me influenciando, e muito, na hora que eu estou pensando em um prato saboroso.

Dias desses estava em casa e vi uma daquelas reportagens desses canais de viagem e lembrei da trip para o México. Tradições mexicanas como pimentas frescas e tequila me ajudaram a fazer este prato característico e o resultado é uma refeição gourmet rápido com ingredientes simples que criam sabores simplesmente deliciosos.

Bandeja com tequila, limão e camarão

Essa é uma daquelas receitas que você precisa ter sempre em mente para aquele momento onde você quer mostrar todo o seu lado cosmopolita de ser.

Ingredientes da tequila, limão e camarão

  • 1 quilo camarão cru grande limpos e descascados
  • 2 a 3 chile serrano, picada
  • 4 dentes de alho picados
  • ¼ xícara de suco de limão fresco
  • ¼ xícara de tequila prata
  • 4 colheres de sopa de molho mexicano picante
  • Sal e pimenta a gosto
  • Azeite de oliva
  • ¼ xícara de coentro picado para finalizar

Modo de fazer a tequila, limão e camarão

Tequila, limão e camarão

  1. Absorva o excesso de água do camarão pressionando sobre ele algumas folhas de papel toalha. Tempere levemente com sal, pimenta, 2 colheres de sopa de suco de limão e 2 colheres de sopa de azeite de oliva. Deixe descansar na geladeira.
  2. Em uma frigideira funda, aqueça 3 colheres de sopa de azeite no fogo médio-alto por cerca de 3 minutos. Quando estive quente, coloque o alho e chile serrano e mexa frequentemente para que o alho não queime. Deixe cozinhar por 1 minuto. Adicione o camarão e deixe cozinhar por uns 2 minutos ou até que ele começar a ficar mais rosado.
  3. Adicione o suco de limão, tequila, molho de pimenta, pitada de sal e pimenta, mexendo sempre bem apurar o gosto de camarão, deixando cozinhar por mais uns 2 minutos.
  4. Em um prato, coloque uma porção de arroz ou pão, coloque o camarão e por cima de tudo, adicione o liquido do cozimento junto com o alho e o chile serrano. Polvilhe o coentro picado e sirva.

Finalizando

Esse foi um prato tão empolgante que durante o preparo não resisti e derrubei algumas pequenas doses de tequila goela abaixo. O efeito foi devastador mas extremamente reconfortante quando o paladar alcançou uma dose extra de tequila junto com os camarões. Já o molho de pimenta deixa a boca ainda mais nervosa por uma garfada. Valeu muito a pena!

Recomendo uma garrafa de água com gás para acompanhar. Acredite, você vai precisar! 😛