Tequila, limão e camarão

Salve salve amigos e companheiros de mesa de bar. Depois de já cozinhar com vinho tinto e branco, cerveja, whisky e até Contreau, estava carente ainda de uma peça chave para essa humilde escrava dos bons de garfo. Faltava a Tequila abrilhantar qualquer prato. Mas nada da combinação com sal e limão, agora a combinação é melhor ainda: tequila, limão e camarão.

Lanço a seguinte pergunta: O que te inspira a cozinhar um determinado prato?

As cores, ingredientes, cheiros e lugares visitados acabem me influenciando, e muito, na hora que eu estou pensando em um prato saboroso.

Dias desses estava em casa e vi uma daquelas reportagens desses canais de viagem e lembrei da trip para o México. Tradições mexicanas como pimentas frescas e tequila me ajudaram a fazer este prato característico e o resultado é uma refeição gourmet rápido com ingredientes simples que criam sabores simplesmente deliciosos.

Bandeja com tequila, limão e camarão

Essa é uma daquelas receitas que você precisa ter sempre em mente para aquele momento onde você quer mostrar todo o seu lado cosmopolita de ser.

Ingredientes da tequila, limão e camarão

  • 1 quilo camarão cru grande limpos e descascados
  • 2 a 3 chile serrano, picada
  • 4 dentes de alho picados
  • ¼ xícara de suco de limão fresco
  • ¼ xícara de tequila prata
  • 4 colheres de sopa de molho mexicano picante
  • Sal e pimenta a gosto
  • Azeite de oliva
  • ¼ xícara de coentro picado para finalizar

Modo de fazer a tequila, limão e camarão

Tequila, limão e camarão

  1. Absorva o excesso de água do camarão pressionando sobre ele algumas folhas de papel toalha. Tempere levemente com sal, pimenta, 2 colheres de sopa de suco de limão e 2 colheres de sopa de azeite de oliva. Deixe descansar na geladeira.
  2. Em uma frigideira funda, aqueça 3 colheres de sopa de azeite no fogo médio-alto por cerca de 3 minutos. Quando estive quente, coloque o alho e chile serrano e mexa frequentemente para que o alho não queime. Deixe cozinhar por 1 minuto. Adicione o camarão e deixe cozinhar por uns 2 minutos ou até que ele começar a ficar mais rosado.
  3. Adicione o suco de limão, tequila, molho de pimenta, pitada de sal e pimenta, mexendo sempre bem apurar o gosto de camarão, deixando cozinhar por mais uns 2 minutos.
  4. Em um prato, coloque uma porção de arroz ou pão, coloque o camarão e por cima de tudo, adicione o liquido do cozimento junto com o alho e o chile serrano. Polvilhe o coentro picado e sirva.

Finalizando

Esse foi um prato tão empolgante que durante o preparo não resisti e derrubei algumas pequenas doses de tequila goela abaixo. O efeito foi devastador mas extremamente reconfortante quando o paladar alcançou uma dose extra de tequila junto com os camarões. Já o molho de pimenta deixa a boca ainda mais nervosa por uma garfada. Valeu muito a pena!

Recomendo uma garrafa de água com gás para acompanhar. Acredite, você vai precisar! 😛

Você também gostará desses

Rosbife ao molho de vinho e shoyu Veja os ingredientes e como preparar uma deliciosa receita de Rosbife ao molho de vinho regado ao molho shoyu. Fácil e rápido de se preparar. Confira!...
Caçarola de Frango na cerveja Veja a receita adaptada de um cassoulet com cerveja, ou no português claro, uma Caçarola de Frango na cerveja e que leva ainda legumes, dentre outros ...
Tapa na cara, Bolinho de carne moída frito Aprenda a fazer o Tapa na Cara, um bolinho de carne moída frito que é delicioso e leva pimenta pra deixar ainda mais picante e fodástico para você com...
Sardinha Frita Veja a receita de como preparar um petisco bem conhecido e adorado por todos que frequentam botecos: a sardinha frita. Com um modo de preparo completa...
Frango à passarinho com maionese Veja a receita de um dos petiscos mais famosos e solicitados nos botecos do Brasil, o Frango à Passarinho, só que de uma maneira diferente, feito com ...
Bolo de Cenoura com cobertura de chocolate ao rum Confira uma receita de sobremesa etílica, um bolo de cenoura com cobertura de chocolate ao rum. Uma mistura de um clássico pirata com o delicioso bolo...