Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (44 votes, average: 8.39 out of 10)
Loading ... Loading ...

Bem amigos do Papo de Bar, sou novo por aqui, mas espero corresponder ao grau etílico solicitado! Por falar em grau etílico, nada melhor do que um belo Campari pra celebrar esse papo. Isso mesmo, odiado por tantos e adorado por muitos, esse é o Campari com seu sabor extremamente peculiar, podemos dizer, “um amargo adocicado”.

Campari, um aperitivo alcoólico

Garrafa e tampinha de CampariCréditos: Anne Bollwahn

O Campari trata-se de um aperitivo alcoólico que possui varias graduações alcoólicas (20,5%, 21%, ou 28% apv) dependendo do país em que é comercializado. Frequentemente utilizado em coquetéis, ou apenas servido com água Tonica, o Campari trata-se de uma bebida existente há mais de 150 anos, sendo inventada em 1860 na Itália por Gaspare Campari.

Sigilo absoluto

A receita original de Campari é guardada em sigilo absoluto até os dias de hoje e de acordo com o Grupo Campari, responsável pela produção, apenas uma pessoa no mundo sabe a fórmula por completo. Se for verdade ou não, não cabe a nós meros cachaceiros inferir algo, o fato é que a bebida trata-se de uma mistura de mais de 60 ingredientes, sendo ervas e frutas infundidos em álcool e água, o que nos força a dar um olhar especial ao Campari.

Campari é comumente utilizado em drinques, e eu como um apreciador assumido de Campari, vejo-me na obrigação de citar e passar a composição de alguns.

Drink Negroni

Dois copos com o drink Negroni

Delícia hein!

Créditos: Mark Verbos

Em Florença, na Itália por volta de 1919, o conde italiano Camillo Negroni era um freqüentador assíduo do Casone, onde se sentava e pedia o mesmo drinque sempre, uma mistura de Campari e vermute. Em uma certa tarde chuvosa, dizem que o mesmo estava deprimido e pediu ao barman, Fosco Scarcelli, uma bebida mais forte, para levantar o moral e acabar com a depressão.

O barman já conhecendo o gosto do freguês, apenas acrescentou ao coquetel de costume um pouco de Gin, gelo e uma rodela de limão. O conde aprovou e passou a beber dali em diante apenas a nova mistura. Outros freqüentadores do bar logo a experimentaram e aprovaram, com isso a bebida foi popularizada e levou o nome do nobre bebedor.

  • 1/3 de Campari
  • 1/3 de Gim
  • 1/3 de Vermute Tinto
  • 1 tira de casca de limão ou 1 fatia fininha de laranja
  • Gelo

Em um copo baixo, tipo old fashioned, coloque 4 pedras de gelo. Junte as bebidas e mexa bem. Decore com casca de limão ou uma fatia de laranja. O segredo é utilizar de um bom Gin, bem seco, de preferência inglês.

Drink Campari Soda

Garrafa de Campari SodaCréditos: Sergio Limongelli

Em um copo old fashioned largo e reto, molhe a borda com Campari e coloque açúcar, deixe no freezer até cristalizar. Depois coloque gelo esmigalhado (pode bater no pano de cozinha na pia).

  • 1/3 de Campari
  • 2/3 de Soda Limonada
  • 2 gotinhas de limão
  • 2 rodelas bem fininhas de limão

Pra dar um efeito bacana, coloque o Campari depois do gelo, e depois do Campari coloque a soda de maneira bem lenta no copo de forma que os líquidos se misturem pouco e deem aquela cor degradê linda.

Drink Campari Tônica

Campari Tônica

Agora sim hein o/

Créditos: Rebeca Mello

  • 1/4 de Campari
  • 3/4 de Água Tonica
  • Gelo o quanto baste

Coloque o gelo que complete o copo, coloque o Campari, devagar despeje a Tonica de modo a dar o mesmo efeito degradê, decore com uma fatia de limão.

Finalizando

Bom pessoal espero demais ter despertado a curiosidade de quem nunca tomou um Campari, que o tome…. Único !!!

Garrafa de Campari e copos vazios

Cheers

Créditos: luca cesari

Cheers.

Sobre o Autor

Já atuou como Barman internacional, hoje vive fazendo drinks por esporte, principalmente pra ganhar mulheres e bebidas de graça. Campari na veia \m/

  • gelma lacerda

    Sou apreciadora desse drink, é a bebida completa. ate sexy pela cor maravilhosa, e o sabor amargamente delicioso. Sinto-me provocante ao segurar uma dose de CAMPARI COM UMA RODELA BEM FININHA DE LIMÃO, simplesmente perfeita.

    • http://duvida douglas novais

      só o campari e açucar laranja e gelo fica legal?
      ou preciza colocar aggua tonica?

  • Marie Leite

    Sou habituée no quesito beber Campari. Adoro! Estava procurando algumas dicas sobre drinks. Com limão ou tônica já faço uso. Vou experimentar a outra receita. Maravilha!!!!

  • Renato Monzani

    Dono do bar,
    Só não entendi o porque do nome: Campari Washington
    kkkkkk….

    • http://www.papodebar.com/ Dono do Bar

      Só agora que tu viu? uhauahuhuahuahu Bom, como você falou de Campari e não mandou um nick, resolvi improvisar :D

  • João Célio

    Muito bom esse Post, esse bebida é inexplicavelmente inexplicável, agora entendi porque não existe um concorrente do Campari, fórmula secreta….. kkkk…. Valeu!!!

  • Isabel Cristina R Santos

    Gostei das recveitas e comentários, e gostaria de saber se é aconselhavel beber campari na praia, se alguem souber, me mande um email
    obrigada

  • Mario

    Foda-se então baitola!