Turva, um projeto colaborativo

“Conheça o projeto colaborativo chamado Turva, onde as pessoas fazem a sua cerveja, pagam o quanto acharem justo na cerveja. Confira agora!”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (3 votes, average: 10.00 out of 10)
Loading...

Fala, nobres modafocas. Sou um usuário ativo do Twitter desde 2007. Pra mim (e pra muitos) é a melhor rede social, talvez pelas pessoas não saberem utilizar direito, fazendo com que ele não exploda como o Facebook. Mas antes de você perguntar por que eu estou falando sobre ele, é porque eu vendo algumas mensagens, recebi uma falando sobre um projeto cervejeiro chamado Turva.

Já gostei de cara porque é sobre cerveja artesanal, depois porque é algo colaborativo e citava como inspiração e referência o projeto de uns amigos meus daqui do Rio, o Curto Café.

Mas como é essa ideia da Turva?

marcas da Turva

Vou postar aqui um parágrafo do texto que eu li e vocês podem ler também:

A ideia da Turva é montar um brewpub: um bar que fabrica a própria cerveja, mas algo menos tradicional. E quem quiser fabricar lá só precisa de disposição, uma receita, malte, lúpulo e levedura. A Turva vai ter água, cozinha de brassagem e um monte de gente que manja do assunto, gente que já fabrica em casa há tempos, cervejeiros ciganos, gente que tá começando a experimentar coisas novas, gente que já toma artesanal há anos. Um lugar aberto que receba quem quer fabricar e vender cerveja lá e quem já fabrica e engarrafa. Uma cervejaria com milhares de cervejeiros possíveis, ligados a outros milhares de potenciais degustadores, com milhares de possibilidades de conexão. Um hub que reúna cervejeiros, maltarias, curiosos, interessados, sommeliers, vendedores de malte, lúpulo, levedura, equipamento, uma lista sem fim de gente. Uma comunidade de verdade, de troca, compartilhamento de conhecimento, experiências, muita mão na massa e cerveja.

Achei isso deveras sagaz, pois eu sempre pensei no modelo de negócios colaborativo e transparente do Curto Café, onde eles colocam todos os custos pra manter a empresa no mês e o quanto custa cada dose de café expresso e cappuccino, daí você paga o quanto quiser no café, o quanto você acha justo. Mas eu pensava que isso não seria muito possível porque o café se faz de forma rápida, porém, a cerveja não, demora um tempo, tanto pra fazer quanto pra ficar no ponto pra beber.

Turva, um projeto colaborativo

Porém, o Felipe, que é o cara que pensou na ideia da Turva, pensou numa forma interessante, mais colaborativa, pois o espaço servirá para fazer a cerveja, mas não somente por ele ou os sócios, mas de quem quiser chegar com insumos, ingredientes para preparar a sua cerveja. Chega lá com a sua receita e pronto, vamos fazer cerveja. Pode ajudar na preparação, pode até não levar nenhum insumo, mas colaborar na preparação e afins.

Financiamento coletivo

E como não poderia deixar de ser, a Turva fará um financiamento coletivo, pra galera que quiser participar de alguma forma ajudar na montagem do projeto, pra sair do papel. Tem seu custo, claro, e que financiamentos ajudam e muito nisso. A ideia da Turva é não ter investimento e relação com empresas nessa parte financeira, tudo deve ser feito a partir da colaboração de quem quiser participar desse projeto, seja no financiamento inicial ou na ajuda durante as produções, pagando pelas cervejas já prontas.

Em que pé está a Turva?

Marca escolhida pra Turva

Marca escolhida pra Turva

Quando eu vi o projeto ele estava na fase de escolha da marca, que também foi colaborativo, onde a galera comentava no artigo qual marca que tinha gostado mais, dentre as duas que coloquei lá em cima. A marca escolhida foi a que eu votei 😀 e eles falaram mais sobre nesse artigo aqui. E depois da marca a galera responsável pelo projeto vai ver a parte do financiamento coletivo, pra depois colocar realmente a mão na massa.

Finalizando

Projetos com essa transparência e pegada colaborativa são fodásticos demais, curto bastante. Às vezes fica até mais fácil de se manter do que em projetos que você recebe um investimento e tem que ficar fazendo coisas que teu investidor quer, pois o objetivo é ganhar dinheiro. Nesse caso o objetivo é difundir a cultura cervejeira, fazer amigos e networking, se divertir.

E você, já conhecia a Turva? Curtiu a ideia? Conheciam o Curto Café? Conte pra nós 😉

Beijo na alcatra.

Você também gostará desses

O que passa na sua cabeça quando alguém te chama p... Uma campanha publicitária divertida e que ilustra claramente a maneira de como pensam homens e mulheres.
Padre Bêbado Voador Uma visão irônica e sarcástica sobre o fato do Padre Voador. Uma visão ou pouco mais etílica, descontraída, porquê nós também temos que ver por esse l...
Na guerra vale tudo Na guerra vale tudo, é o que falam. Vale tiro na perna, tiro em qualquer lugar. Mas se pode tudo, então podemos descontrair bebendo uma cerveja não é ...
Já viu uma oxota aberta? Pra vocês, apresento uma Oxota e aberta. E não vá pensando besteira rapá, que que isso.
Flamengo é campeão da copa do Brasil 2013 Hoje é dia de alegria, vestir o manto e comemorar. Teve cerveja, whiskey e jagger, teve alegria, cantoria e emoção. Flamengo é Campeão da Copa do Bras...
Beervangelism, pelo prazer em beber cerveja Nosso Mestre Cervejeiro comenta sobre o Beervangelism para seus leitores, disponibilizando aos leitores, que publiquem suas opiniões sobre o assunto.

Compartilhe: