Vem aí mais um Malbec World Day

Pelo oitavo ano consecutivo a Wines of Argentina, instituição encarregada pela promoção da marca “Vino Argentino” no mundo, está organizando as comemorações do Malbec World Day, a ser celebrado no dia 17 de abril. Como a cada ano, as principais cidades no mundo se preparam para festejar a cepa insigne da Argentina com a realização de atividades educativas, artísticas e gastronômicas que terão o Malbec argentino como único protagonista.

Origem da cepa Malbec

A cepa Malbec é de origem francesa, entretanto, foi na Argentina que essa diversidade encontrou características únicas de desenvolvimento. Como resultado, temos um infinidade de excelentes rótulos produzidos desde 1853, quando pelas mãos do francês Michel Aimé Pouget, ela chegou na Argentina. Sr. Pouget era o agrônomo contratado por Domingo Faustino Sarmiento para levar adiante a direção da Quinta Agronômica de Mendoza.

A ideia era incorporar novas variedades de uvas, para diversificar a indústria vitivinícola na Argentina. Em 17 de abril de 1853, com o apoio do governador de Mendoza, Pedro Pascual Segura, apresentou o projeto perante a Legislatura Provincial visando fundar uma Quinta Normal e uma Escola de Agricultura. Este projeto foi aprovado com força de Lei pela Câmara de Representantes em 6 de setembro do mesmo ano.

O crescimento do Malbec

copos de vinho

Créditos: henry fournier

No final do século XIX e pela mão dos imigrantes italianos e franceses, a vitivinicultura cresceu de maneira exponencial, e com ela o Malbec, que se adaptou rapidamente aos diversos terroirs que nossa geografia propunha. E onde, inclusive, se desenvolveu melhor que em sua região de origem. Desta forma, com o passar do tempo e com muito trabalho, perfilou-se como a uva insigne da Argentina.

As gestões de Pouget e Sarmiento na Quinta Normal de Mendoza foram decisivas neste processo. Por essa razão a Wines of Argentina considera o dia 17 de abril um símbolo de transformação da vitivinicultura argentina.

Além de ter sido de fato o ponto de partida para o desenvolvimento desta cepa, que tão bem identifica a Argentina no mundo. O tema da festa esse ano é “Malbec Argentino: You know me and you don’t”. Exatamente por conta de todas as pesquisas que foram desenvolvidas ao longo da ultima década.

Essa última década

taça e garrafa de vinho

Créditos: Zachariah Hagy

Na última década a vitivinicultura voltou seu olhar ao terroir para compreender sua influência sobre os vinhos. E neste ambicioso desafio, mais uma vez, o Malbec foi a chave, transformou-se na ferramenta para entender a influência que cada terroir tem sobre o resultado final.

O Malbec passou de 10 mil hectares a 40 mil nos 25 anos que vão de 1990 a 2015, alcançando no mesmo período 57% do total de vinho exportado. Abriu-se a porta ao descobrimento de uma série inesgotável de perfis de Malbec associados ao terroir.

A nova geração empurrou a fronteira do vinho para o oeste, em altura, e para o sul e o leste, buscando o frio das latitudes austrais ou a influência do oceano. Ao passo que a linha dos mil metros define um estilo de Malbec com fruta madura e especiarias, bom corpo e taninos volumosos, a nova fronteira oferece um perfil de fruta fresca e floral, corpo médio a bom corpo e taninos suculentos, alavancados no frescor.

Abre-se o caminho de uma riqueza e diversidade de estilos completamente novos para uma variedade cuja potencialidade ainda está por ser descoberta.

E como ocorrerá o Malbec World Day?

Malbec World Day

A festa vai acontecer simultaneamente em diversas cidades do mundo. No Brasil, cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador estão na lista de comemorações. As celebrações globais preveem uma agenda completa que inclui atividades conceituais para consumidores, feiras de vinho para a imprensa e o trade, seminários a cargo de reconhecidos referentes da indústria, degustações e promoções em lojas de vinho e restaurantes.

O Malbec World Day é uma iniciativa global que busca posicionar o Malbec argentino no mundo e celebrar o sucesso da indústria vitivinícola nacional. Desde sua primeira edição, em 17 de abril de 2011, esta celebração vem alcançando notável repercussão graças ao apoio do Ministério de Relações Exteriores e Culto e da Corporação Vitivinícola Argentina, ao estar dentro do marco do Plano Estratégico Vitivinícola Argentina 2020.

Galera. fiquem ligados nas nossas redes sociais que estaremos presentes nessa comemoração a convite do Consulado Argentino, em Salvador/BA.

Você também gostará desses

O que rolou no Stella WDM O Stella World Draught Master foi um concurso pra eleger o melhor tirador de chopp Stella do Brasil e concorrer a etapa mundial com outros países. Con...
OktoberJack, a Oktoberfest no Rio de Janeiro Vem aí o evento etílico OktoberFest. Mas para quem não tem condições de ir para Blumenau, tem um acessível pra galera no Rio de Janeiro, o OktoberJack...
Festival de Boteco de Blumenau – Você vai co... Confira mais sobre o Festival de Boteco de Blumenau, um festival de gastronomia, cachaças e cervejas artesanais que acontecerá dia 02, 03 e 04 de agos...
Lançamento da Bohemia Oito e Um A Oito e Um traz uma combinação do sabor tostado de uma stout com a leveza de uma session.
St Patricks Day em Belo Horizonte, agora melhor e ... E as comemorações para o St. Patricks Day continuam, veja o que vai rolar em Belo Horizonte, no bairro Savassi, bem no fervo e na parte boa da bebedei...
Noites de Gin com Beefeater No dia 21 de novembro fomos convidados para um evento mais que especial, no Primeiro Andar, onde tivemos uma surra de aula com o mestre destileiro da ...