Vinho: Bebida dos deuses?

Créditos: Roland Peschetz

É fácil ouvirmos que o vinho é a bebida dos deuses. Tomamos isso, muitas vezes, como verdade absoluta. Parece mesmo que o vinho é a bebida dos deuses pelo baixo teor alcoólico, pela raridade, pela importância, preço e até mesmo pela imagem que um apreciador de vinho traz.

Mas será realmente que o vinho é a bebida dos deuses?

Não. Baseio-me na cultura hinduísta para justificar tal pensamento. O povo hindu era politeísta e dividido em castas segundo poder aquisitivo e prestígio social. As castas eram, da menos para a mais poderosa: dalits, sudras, vaishas, kaishas e brâmanes. Os poderosos brâmanes fazem referência ao Deus Brahma, a força criadora universal.

Mas espera aí! Brâmanes? Brahma!

Cerveja vs. vinho

Mas peraí, é vinho ou cerveja?

Créditos: Monica Shaw

Lembrou-te então da tradicional bebida do teu fim de semana? A cerveja Brahma tem a mais poderosa casta hindu em seu nome.

Hinduístas pertencentes à casta dos brâmanes eram considerados deuses e, poderiam até tomar vinho, porém os ‘deuses’ de hoje provavelmente bebem Brahma, graças ao suíço Joseph Villiger que passou a fabricar a cerveja número 1 em sua própria casa e mais tarde conquistou paladares nos mais diferentes locais.

Viva a cerveja, o vinho e a cultura etílica.

Você também gostará desses

Como assim uma cerveja que não esquenta? Você já imaginou uma cerveja que não esquenta? Pare de imaginar e vamos para a praia, chegou a japonesa Kirin Frozen, a cerveja que não esquenta!
As escolas cervejeiras e suas peculiaridades Conheça as principais escolas cervejeiras mundiais existentes hoje: a escola belga, alemã, inglesa e a recente americana. Conheça cada uma delas, suas...
Eu não te juro amor, mas eu te Jurupinga Apresentamos a conhecida e temida bebida, Jurupinga. Uma bebida feita a base de combinações de vinhos brancos. Bem doce e adorada pelas mulheres. Conf...
Top 10 fotos da Oktoberfest 2009 Uma lista de 10 fotos muito interessantes da Oktoberfest que rolou na Alemanha. Mulheres, cervejas, diversão, brincadeiras e muito mais.
Fliperama e Cerveja A grande maioria dos leitores do Papo de Bar, é chegada numa cervejinha. E fliperama? Se tiver fliperama e cerveja? Vem comigo para mais uma partidinh...
Lata estilo Copo Já imaginou pegar uma latinha de cerveja e retirar toda a parte de cima e beber como se fosse um copo? A cervejaria americana Sly Fox Brewing Company ...