Vinho: Bebida dos deuses?

Créditos: Roland Peschetz

É fácil ouvirmos que o vinho é a bebida dos deuses. Tomamos isso, muitas vezes, como verdade absoluta. Parece mesmo que o vinho é a bebida dos deuses pelo baixo teor alcoólico, pela raridade, pela importância, preço e até mesmo pela imagem que um apreciador de vinho traz.

Mas será realmente que o vinho é a bebida dos deuses?

Não. Baseio-me na cultura hinduísta para justificar tal pensamento. O povo hindu era politeísta e dividido em castas segundo poder aquisitivo e prestígio social. As castas eram, da menos para a mais poderosa: dalits, sudras, vaishas, kaishas e brâmanes. Os poderosos brâmanes fazem referência ao Deus Brahma, a força criadora universal.

Mas espera aí! Brâmanes? Brahma!

Cerveja vs. vinho

Mas peraí, é vinho ou cerveja?

Créditos: Monica Shaw

Lembrou-te então da tradicional bebida do teu fim de semana? A cerveja Brahma tem a mais poderosa casta hindu em seu nome.

Hinduístas pertencentes à casta dos brâmanes eram considerados deuses e, poderiam até tomar vinho, porém os ‘deuses’ de hoje provavelmente bebem Brahma, graças ao suíço Joseph Villiger que passou a fabricar a cerveja número 1 em sua própria casa e mais tarde conquistou paladares nos mais diferentes locais.

Viva a cerveja, o vinho e a cultura etílica.

Você também gostará desses

O Absinto no Brasil Veja mais informações sobre o Absinto e sua entrada no Brasil. Conheça como a bebida foi proibida e como ela está entrando novamente no Brasil e suas ...
A história da Wäls: Cerveja e Arte Conheça um pouco da história de uma das maiores cervejarias do Brasil, a mineira Wäls. Desde a fundação que já passou por gerações até a atualidade co...
Você consegue beber assim? Você consegue beber 6 pints de cerveja em 10 segundos? Claro que não! Mas tem bebedor profissional que consegue! Divirtam-se com os vídeos!
Marathon des Châteaux du Médoc, 42km correndo, com... Imagine um maratona, todo mundo correndo. Meio cansativo certo? Agora imagine uma maratona onde você come e bebe bem as melhores comidas e bebidas da ...
Nutricionista diz como beber cerveja sem engordar A grande pergunta de um milhão de dólares: Como beber cerveja sem engordar? A cerveja não engorda muito, o problema é o excesso.
Papo de Bar cult Pra quem gosta de falar de música, propaganda, tomando uma cerveja gelada com os amigos - Nova propaganda da Budweiser com direito a Beatles!