Vinho: Bebida dos deuses?

“A bela questão do vinho ser a bebida dos deuses colocada em discussão neste post. Será mesmo o Vinho a bebida dos deuses? A história e a atualidade mostra que talvez não.”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (2 votes, average: 5.50 out of 10)
Loading...
468x60 - Acessorios

Créditos: Roland Peschetz

É fácil ouvirmos que o vinho é a bebida dos deuses. Tomamos isso, muitas vezes, como verdade absoluta. Parece mesmo que o vinho é a bebida dos deuses pelo baixo teor alcoólico, pela raridade, pela importância, preço e até mesmo pela imagem que um apreciador de vinho traz.

Mas será realmente que o vinho é a bebida dos deuses?

Não. Baseio-me na cultura hinduísta para justificar tal pensamento. O povo hindu era politeísta e dividido em castas segundo poder aquisitivo e prestígio social. As castas eram, da menos para a mais poderosa: dalits, sudras, vaishas, kaishas e brâmanes. Os poderosos brâmanes fazem referência ao Deus Brahma, a força criadora universal.

Mas espera aí! Brâmanes? Brahma!

Cerveja vs. vinho

Mas peraí, é vinho ou cerveja?

Créditos: Monica Shaw

Lembrou-te então da tradicional bebida do teu fim de semana? A cerveja Brahma tem a mais poderosa casta hindu em seu nome.

Hinduístas pertencentes à casta dos brâmanes eram considerados deuses e, poderiam até tomar vinho, porém os ‘deuses’ de hoje provavelmente bebem Brahma, graças ao suíço Joseph Villiger que passou a fabricar a cerveja número 1 em sua própria casa e mais tarde conquistou paladares nos mais diferentes locais.

Viva a cerveja, o vinho e a cultura etílica.

Você também gostará desses

Gloss de cerveja e produtos de beleza com bebidas O mundo da vaidade está começando a atacar o mundo dos bebedores. A Heineken lança um gloss com sabor de cerveja e sites oferecem produtos com aromas ...
O glamour de uma cerveja! Lançaram na Bélgica uma cerveja que leva ouro de 24 quilates em sua composição. É a Golden Queen Bee, a cerveja de ouro, literalmente. Custará por vol...
O dilúvio de cerveja em Londres Conheça a história de um dilúvio, inundação de cerveja que aconteceu em Londres no ano de 1814. A cervejaria The Meux e Brewery Company deixou muita c...
Champagne, Prosecco e espumante Qual o nome certo, Champagne, Prosecco ou espumante? Veja a história de cada um, quais o Brasil produz e quais são as regras pra cada nomenclatura. Ve...
Garrafa de cerveja com mais de 100 anos Jon Krause, um mergulhador amador, encontrou uma garrafa de cerveja com mais de 100 anos no fundo do mar, no porto de Halifax, no Canadá.
Museu da Cerveja Não são todos que gostam de Museus, mas quando se é um Museu da Cerveja, isso muda e todo mundo tem a curiosidade de visitar. Peças bem antigas, histó...

Tags:

Compartilhe:

  • meleca

    nossa… esse post fez jus ao nome do site… bem papo de bar mesmo…

    • Não é meleca? Bem coisa de bebedores loucos 🙂

  • Parabéns pelo site.
    Tenho um blog sobre bebidas, bares e bêbados e encontrei neste site tudo… mas tudo mesmo que gostaria de ver. Já sou fã e frequentarei este bar com mais assiduidade.

    Eu sabia que existia algo Divino com a cerveja, mas não sabia que a relação dela com so Deuses fosse tão próxima.

    Abraços

  • @Renan PdB tb é cultura meu nobre, a cerveja tem mta coisa que ninguém imagina 😀