Vinhos e Ressaca. Porque alguns vinhos tintos causam dores de cabeça?

Olá.
Tenho uma perguntinha besta, mas muito importante pra mim e gostaria de um auxílio. Explico: gosto de vinhos, mas descobri, depois de muitas dores de cabeça, que tenho crises de enxaqueca quando bebo vinho tinto. A pergunta é simples: vinho branco tem as mesmas características do tinto (no sentido de conservantes, fermentação, etc)? Cerveja também desencadeia a crise. Estou bebendo destilados somente…Grato por qualquer informação.

Em resposta a uma pergunta pertinente de um leitor, retrato este tema tão presente na história da humanidade.

Maldito gosto de guarda-chuva…

Cachorro com gelo na cabeça

Ai como dói.

Por sorte minha não costumo sofrer deste male muita vezes, por isso esta semana me esforcei bastante e consegui chegar lá, durante uma despedida de um amigo. Bebi tanto que, inevitavelmente, tive uma grande ressaca. Tudo em nome da ciência, é claro.

As sensações de estomago embrulhado, dores de cabeça e boca seca enquanto flutuava pelo chão da casa me deixaram inspirado para começar minha pesquisa, e lá fui.

A ressaca é causada por diversos fatores, além do que alguns são mais resistentes que outros às suas malades.

Áaaaagua pelo amor de Deeeeus

Homem bebendo água da bica

Uma das maiores é a desidratação, o álcool tem efeito diurético, e a gente sabe bem disso, não é? O álcool impede que absorvamos a água que ingerimos e a envia diretamente para a urina, se bebemos cerca de 250 ml de bebida alcoólica, urinamos cerca de 800 ml a 1000 ml, então é verdade, bebemos uma, mijamos duas. Aí, se no outro dia teu corpo estiver pedindo água como se estivesse no deserto, já sabes o porquê.

Mas acontece que na urina vai também sais minerais necessários ao nosso organismo, como o potássio e o sódio. Daí vem o cansaço, as dores de cabeça, e lá vai. O álcool também irrita as paredes do estomago, e lá vem aquela sensação de ter engolido papel de presente e ficar com o estomago embrulhado, em alguns casos, cuidado! Você pode ter comigo papel de presente!

As dores de cabeça acontecem também, veja lá, por estarmos normalmente em ambientes fechados e de grande concentração de fumo, depois ao deitarmos, a respiração fica muito superficial, devido a fadiga, que acarreta numa ligeira intoxicação por gás carbônico, dores de cabeça na certa. Já nem respirar eu sei, meu Deus!

Esta parte a grande maioria já conhece, e agora já sabe porque, agora vamos responder ao leitor.

Porque alguns vinhos tintos lhe causam dores de cabeça no outro dia?

Macaco com cara de ressaca

Ora bem, acontece que, não só nos vinhos tintos mais na maior parte das bebidas de cor, como o whisky, Bourbon e licores de erva, o nível de substancias é maior e todas elas devem ser filtradas pelo mesmo, único, incontornável fiel amigo o qual tratamos tão mal, o fígado. Este sobrecarregamento faz não conseguirmos absorver em condições tudo aquilo de desperdiçamos na noite anterior, tomando bastante do tempo necessário.

Os destilados como a vodka costumam dar menos ressaca por tais motivos, inclusive.

Existe um motivo para bebidas baratas darem mais ressaca que as mais caras, a fermentação é um processo que requer seu tempo, e por isso tem seus custos. Se uma empresa precisa fabricar mais para baixar seu preço precisa acelerar o processo de fermentação, utilizando materiais que acabam por precisar do nosso fígado para ser filtrado.

Esses malditos métodos

Macaco de ressaca

Falei pra não balançar a garrafa.

O método também influencia, se sacudir numa garrafa uma bebida que esta fermentando, ela termina o processo mais rápido, mas ao mesmo tempo liberta determinadas substâncias que facilitam termos uma ressaca daquelas.

Copo de vinho com lareira ao fundo

No caso do vinho barato, principalmente o tinto, é ainda pior. O vinho leva emulsificante, estabilizador, corante, e o pior, conservante!!! Meu caro, o prazo de validade de um vinho é indeterminado, podendo durar anos e anos, alguns vinhos se beneficiam disso, outros não, falamos de um vinho de guarda ou não no caso. Mas uma coisa é certa, o vinho é feito por um processo perfeitamente natural, se leva conservantes então o que estas a beber já deveria ser vinagre a tempos! Tais substâncias ajudam, e muito, a ter uma dor de cabeça no outro dia.

Finalizando

Para resolver o problema o melhor mesmo é ter certeza que a bebida tem boa proveniência, não abusar nas doses, e, como meu amigo da despedida, bebo uns copos com água antes de ir pra cama e no outro dia ta novo. Beber sucos de frutas, água, tomar uma boa refeição ajudam bastante. Beber outra também, para o processo e fica a ressaca adiada, mas não sugiro, leva ao vicio. O que mata a sede é água.

Até por que, com a ressaca que estou, não bebo nunca mais até semana que vem.

Você também gostará desses

Fim da bebedeira – Como evitar os seus males... O fim da bebedeira! Nele você comete as piores e mais engraçadas loucuras da sua vida. Mas parece que Las Vegas tem a solução! Confira o Hangover Heav...
Mas por que ficamos bêbados? Viemos para lhes surpreender. Por que ficamos bêbados? Os efeitos do álcool no corpo e na mente, os estágios da embriaguez e muito mais, só no Papo de...
Dress Wine: Tecido, vestidos feitos com vinho Um grupo de pesquisadores da Universidade do Oeste Australiano criaram em tecido produzido com vinho, conhecido como “Bioalloy Micro’be” ou apenas “Mi...
Gelando cerveja rapidamente: Chillsner Gelando cerveja? Isso é sempre de utilidade pública não é mesmo!? O que acham do Chillsner, o estalactite de cervejas? Vale o investimento?
Vinho: Bebida dos deuses? A bela questão do vinho ser a bebida dos deuses colocada em discussão neste post. Será mesmo o Vinho a bebida dos deuses? A história e a atualidade mo...
Drinks refrescantes – Parte 1: Sangria Calor forte chegando com o verão brasileiro, nada melhor que bebidas refrescantes, certo? A bebida de agora é a sangria, ótimo mistura de vinhos com f...