Xarope Simples ou Simple Syrup

“Xarope Simples ou Simple Syrup nada mais é do que água com açúcar combinados em partes iguais. Podem ser feitos de duas formas diferentes: liquidificador e no fogão.”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (5 votes, average: 9.40 out of 10)
Loading...

Fala galera do PdB. Demorei, mas voltei! Eu estava numa correria aqui sinistra, muitos trabalhos, cursos, tenso demais! Mas voltei com boas notícias: Me formei em Coquetelaria Avançada e Mixologia Molecular.

ME FORMEI, P*[email protected]%*#&!!!!!

Sério, o motivo da felicidade é porque foi a realização de um sonho!!

Mas o que isso quer dizer, Barman X?

garrafa e Xarope Simples

Pequeno gafanhoto, isso quer dizer que agora eu darei o caminho das pedras a vocês, seus curiosos e amantes de bebidas. Safadinhos. rsrs… Daqui pra frente, eu utilizarei desse maravilhoso espaço pra falar sobre as bebidas, história dos coquetéis, especiarias, ervas, passarei algumas receitas de xaropes, bitters, Schrubs, açúcares, etc.

Resumindo, eu passarei informações importantes sobre o processo de criação de um coquetel. Não é somente “misturar bebidas e ver no que dá“. Tem milhares de detalhes que fazem toda a diferença na hora de você combinar os produtos de forma harmônica, para buscar o melhor sabor, aroma e visual do seu coquetel.

Moléculas “drinkísticas”

Falarei também sobre coquetéis moleculares. Vocês sabem o que é isso? Não? Caso não pesquisem, mais pra frente eu explicarei a vocês sobre o assunto. Então é isso, prometo trazer um conteúdo bom pra vocês daqui pra frente.

Agora, chega de #mimimi e vamos falar do que importa.

XAROPE SIMPLES, vocês conhecem?

xarope simples

Já devem ter lido ou ouvido falar em Simple Syrup, certo? Xarope Simples ou Simple Syrup, nada mais é do que água com açúcar, combinados em partes iguais. Porém, podem ser feitos de duas formas diferentes:

  • Frio (Batendo no liquidificador)
  • Quente (Fervendo no fogão)

Mas por que eu vou querer fazer esse Xarope? Serve pra quê?

Então, pessoa desesperada por respostas, o Xarope simples é algo que todo barman que se preze prepara para facilitar (agilizar) o seu trabalho, manter o seu bar limpo e melhorar o sabor dos seus coquetéis e drinks.

A função do Xarope Simples é a de substituir as colheres de açúcar na hora da preparação de um coquetel (caipirinha, por exemplo), porque o xarope já tem o açúcar totalmente dissolvido.

Com isso, o sabor fica mais perceptível, a textura do drink fica mais clara e líquida, sem aqueles pedaços ou farelos no fundo do copo. Lembrando que na hora do barman preparar o coquetel, é muito mais rápido por estar no estado líquido. Dessa forma o barman não perde tempo e nem suja o seu bar com farelo de açúcar.

Modo de preparo do xarope simples

Liquidificador:

  1. Acrescente duas partes iguais de água e açúcar no liquidificador: 1 litro de água para 1 kg de açúcar e bata até que o açúcar se dissolva totalmente.
  2. Coloque em uma garrafa com biqueira e está pronto! Simples!

Observação: Essa forma não é a mais indicada porque o açúcar nunca se dissolve totalmente, mas é a mais rápida e fácil de se fazer.

Fogão:

xarope simples ou simple syrup

  1. Acrescente duas partes iguais de água e açúcar em uma panela e leve ao fogo de 2 a 3 minutos.
  2. Mexer com uma colher até que o açúcar se dissolva totalmente e não grude no fundo da panela.
  3. Despeje em algum recipiente até que esfrie e após isso colocar em uma garrafa com biqueira.

Observação: Essa forma é a mais indicada porque garante que todo o açúcar se dissolva na água. Essa forma é a mais trabalhosa, mas é a que mais dá garantia no preparo do seu xarope simples perfeito. Vai depender da sua disponibilidade de tempo. Cuidado, não deixe tempo demais no fogão para não queimar o seu xarope. Respeite o tempo de 2 a 3 minutos.

AVISO IMPORTANTE:

A validade para o seu Xarope Simples é de apenas 20 dias. Mantenha em local fresco, na sombra, bem limpo e fechado para não dar formigas e baratas. De preferência guardar na geladeira.

Finalizando

É isso, galera! Espero que tenham gostado. Voltarei na próxima vez pra falar sobre outros Xaropes, com receitas iradas. Bebam com moderação, mas bebam! rsrs

Ninguém é feliz sem álcool!

Você também gostará desses

Drinks e Receitas: Céu Azul Receita de um drink nacional feito com cachaça, blue coraçao e suco de abacaxi, o Céu Azul. Um drink bem suave, leve, mas que pega depois de algumas d...
CaipiWHAT?! O Brasil é conhecido também pelas sua caipirinha. Porém, sabemos como nós somos, o brasileiro inventou diversos tipos de caipi: caipisakê, Caipiroska,...
Drinks do Anexo São Bento O Papo de Bar visitou o Anexo São Bento e experimentou alguns dos drinks do bartender Zulu. Ele fez alguns inspirados em drinks tradicionais do Brasil...
Drinks e receitas: Alexander Aprenda a fazer o Alexander, um drink adorado pela mulherada, que lembra um pouco um milkshake, mas só que alcoólico, claro. Pode ser considerado enjo...
Drink #SomosTodosBêbados Em homenagem ao Daniel Alves, que comeu a banana que jogaram pra ele e que gerou a hashtag #SomosTodosMacacos, lançamos um drink de banana, o #SomosTo...
Drinks com energético Vamos falar sobre uma mistura gostosa, porém, perigosa: drinks com energético. Essa mistura pode mascarar o álcool, levando as pessoas a beberem mais....

Compartilhe:

  • Eduardo Tomazett Martins

    Eu sempre faço o meu no fogão, fica ótimo e é certeza de drinks gostosos, bem adoçados e sem aquele incômodo do açúcar no fundo da bebida.
    – Sempre utilizo açúcar refinado. Vi uma pessoa fazendo com açúcar cristal e o xarope pegou consistência dura.
    – Pode fazer também, com medidas menos, o xarope com raspas de limão ou gengibre. Dá um gostinho bem diferenciado na bebida.

    • Excelente dica, Eduardo, valeu por compartilhar 🙂