Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (59 votes, average: 8.41 out of 10)
Loading ... Loading ...

Taça de vinhoCréditos: jawcey

Depois de muito tempo longe, venho aqui apresentando esse post, que vai pra galera que gosta de Design e estilo.

Todos já devem ter percebido que as garrafas de vinho são bem estilosas. Até mesmo as mais simples já são bonitas, mas lógico, não estou falando daqueles garrafões de 5 litros de Sangue de Boi, Cantina da Serra, Mar de Espanha, entre outras atrocidades, estou falando de vinho de qualidade. Tendo vinho de qualidade, as garrafas, geralmente, vão junto na qualidade e vice-versa.

Abusando na arte de criar garrafas de vinho

Mas claro que algumas empresas inovam e abusam da criatividade e produzem o vinho com garrafas muito estilosas e inovadoras. Uma boa ideia na cabeça, uma boa equipe e um pouco mais de investimento faz com que o resultado seja satisfatório como os abaixo:

Família de Vinhos? – Gut Oggau Portrait

gutoggau-wine-portraits

Uma bela ideia. Mas não pense que você pode colocar seu rosto ali, não é assim também. O criador da ideia, Jung von Matt, usou como exemplo características de pessoas, família, estilos e colocou em cada vinho, uma assinatura única para eles. Como ele cita:

Assim como cada homem, cada vinho tem seu próprio caráter individual que vão desde jovens a maduros, de lúdico para o complexo. Nós atribuímos um rosto, uma história e um nome a esses atributos diferentes. Eventualmente, isso levou a um clã familiar típico com os avós, pais e filhos

Só acho que poderia ter melhorado na parte branca, ficou meio estranho, mas a ideia é fantástica.

Vinho ou perfume? – Very Chic

very-chic-wine-tasting-bottles

Bem estilizadas essas garrafas e com poucas proporções. Bem afeminadas também, pelo menos eu achei. Lembra um pouco aquelas paradas que as mulheres colocam na bolsa, etc, etc.

A ideia que eles querem passar é que para se provar um vinho de qualidade tem que ser lento, com cuidado. Concordo plenamente.

Garrafa gelada? Só com alumínio – Elk and Wolf Chardonnay

elk-and-wolf-chardonnay

Estilo junto com um objetivo: ter um vinho bem gelado. A empresa chegou a conclusão que somente uma garrafa de alumínio poderia chegar nesse resultado. Mas enfrentaram um problema, que foi convencer os adoradores de vinho da região, que só gostam de garrafas de vidro.

Pra evitar essa rejeição, eles inovaram no estilo e design da garrafa, dando um “olhar” refinado, estiloso e elegante.

Garrafa de vinho USB? – USB Port

usb-wine

Calma, calma, nem tanto. Essa foi uma jogada bem inusitada, pois existe uma nova lei que fala que se um vinho não vier de Portugal, não pode ser chamado de “port“. Com isso, o nome acabou ficando “USB Port Wine“, deram uma resolvida, digamos, bizarra.

Achei bem interessante o desenho da árvore e a porta USB tipo uma raiz.

Vinho ou marcha de carro? – Neil Ashmead GTS

neil-ashmead-gts-wine

Essa vai para os amantes de automobilismo. Muitos adoradores de vinhos gostam de carros também, pensando nisso e em homenagear Neil Ashmead, a empresa Fuller, da Austrália criou o Neil Ashmead  GTS, ou “Grand Tourer Shiraz“.

De quebra colocaram a tampa como um câmbio de seis marchas e uma assinatura do próprio.

Tem vinho brasileiro no pedaço – DolceVita

dolcevita-wine

E quem disse que brasileiro não é criativo? Estão muito enganados. E também temos vinhos de boa qualidade e um dos exemplos é o vinho DolceVita. Sua embalagem mostra fogos de artifício e cores bem fortes. Bem interessante, estiloso e sofisticado.

Lata de vinho? – Mini Garage Winery

mini-garage-wine

Se os caboclos das garrafas de vidro ficaram meio “sei lá” com as garrafas de alumínio, imagine com essas daí. Bem diferentes, eu particularmente gostei muito, me lembra um pouco aquelas garrafinhas que se coloca whisky e você anda com ela no bolso.

Produzidas numa antiga loja de tratores, muitos criticam se a qualidade do vinho fica permanente com o passar do tempo. Mas uma ferrugem não faz mal a ninguém :D

Mais  recipientes inovadores – Versus

versus-wine-pouch

Depois do alumínio e da lata, agora mais essa. Praticamente uma bolsa de vinho e que ainda vem com um abridor acoplado na garrafa. Muito interessante o desenho do vinho na “garrafa”. Bem estilosa, só deve ser meio preocupante isso abrir do nada ou cair e explodir a bolsa :)

Vinho de mel? – Honey Moon

honey-moon-wine

Quando eu vi essa garrafa eu achei alucinante o design, muito bem feito e pensado, mas depois fiquei imaginando se o vinho era feito realmente com mel. E se sim, como seria o gosto. Uma incógnita, fazer o quê né?

Essa garrafa é uma homenagem a Lua de Mel, que aparece na primeira lua cheia de junho, primavera e que fica perto do primeiro dia do verão, melhor época para colher. Lógico que isso não é aqui no Brasil, pois em junho estamos no outono/inverno ;)

Vinhos acessíveis – Lazarus Wine’s Braille

lazarus-wine

Para finalizar eu mostro um vinho acessível. Sim, isso mesmo, acessível. Este vinho vem com um grande rótulo preto ou amarelo com escrita em braille. E o melhor de tudo é que tem uma descrição na base do vinho escrita em inglês, ou seja, todo mundo pode beber.

Muito legal e bem pensado.

Finalizando

Uma pequena mostragem dessa ótima combinação entre design e vinhos. Claro que existem lindas garrafas de cerveja, entre outras bebidas, assim como copos, basta ter criatividade.

Vi no The Cool List

Sobre o Autor

Administrador, trabalha no setor de óleo e gás, consegue sempre arranjar tempo pra beber umas taças entre seus vários hobbies e acredita que a vida é muito curta pra beber vinho ruim.

  • Carlos Portuga

    Muito bom,muito lindas essas criaçoes,mas tb me questiono sobre a qualidade do vinho dentro do aluminio.Abraços

  • http://www.papodebebado.com/ Dono do Bar

    É um questionamento Carlos, mas acho que hoje temos tecnologia para não termos problemas com isso, assim como o tratamento e adaptação das águas utilizadas na cerveja.

  • Luiz Capixaba

    No mercado comum esses designers elevariam os preços, penso eu; ademais fica a dúvida sobre a qualidade, mas são lindas.

  • Renata

    Amei os Design de Garrafas de Vinho, parabéns pela criatividade.

  • DOCELINA

    muito legal. um abraço da garrafa de vinho.

  • http://dehjahvuh@blogspot.com Deiah Oliveira

    Ficaria muito feliz em ganhar qualquer um desses de aniversário, natal ou bodas da minha tia-avó … São quase uma obra de arte!

  • http://lindi_bento@hotmail.com Lindiane Bento Cabral

    INTELIGENTE A IDÉIA DE VOCÊS.

  • Fausto Coutinho

    Que "paradas" são essas que as mulheres carregam na bolsa?

    Seria uma "parada de ônibus"

    Ou algum objeto estático como uma "peça parada"

    Ou uma "parada" para cheirar mais tarde ou mesmo até fumar a "Parada" ! Esse yahoo esta cada vez pior!!!

  • Ivone

    Gostei das garrafas. São criativas, diferentes e bonitas. Me preocupa, também, a qualidade do vinho na lata e no alumínio. Ah! E o preço, também! Eu só não sei o que exatamento significa "estiloso" …….

  • André

    Ei, Fausto uma "parada" é algo que não está em movimento, ou não tem movimento autonomo, mas a "parada" de fumar ou cheirar que voce

    se referiu deve ser algo do seu "movimento".

  • Leealvin

    Vinho a nós o vosso reino !

  • Freitas

    Um desfile de garrafas de vinho, latas , recipientes…super bonitas e chamosas….mas tenho um certo receio quanto a qualidade desses vinhos…as garrafas são interessantes mas o vinho é mais importante!!!

  • http://www.boscato.com.br Douglas Boscato

    Muita Criatividade mesmo

  • Antonio jovane de

    gostei dos modelos

  • Maria Stefani Dalcin

    SURPREENDENTE ! O MUNDO DO VINHO TAMBÉM ACOMPANHA AS INOVAÇÕES DO DESIGN. ISSO É SALUTAR PARA O ESPÍRITO E FORMAS DO VINHO.

    MStefani

  • http://www.barboza.com.br Pedro Henrique

    Muito Legal! Legal mesmo, o vinho é uma bebida bastante respeitada pela sua tradição e formas de produção. No tempo em que vivemos estes recipientes dão um toque de elegância e modernidade ao mesmo tempo, adorei!!!

  • http://www.sibylarudana.webs.com Sibyla Rudana

    Amei. Tudo, tudo, tudo.

    Designer arrojados. Maravilha mesmo.

    Independente do alumínio…

  • http://www.papodebebado.com/ Dono do Bar

    Bom, a linguagem é do blog e não do Yahoo, portanto não reclamem dele e sim do blog. E é a linguagem, não gostou, fazer o quê :)

    E não somente vinho, mas as bebidas em geral possuem algumas garrafas muito bonitas e diferentes

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100003407267969 Max

      Bom primeiramente, pneabras pela iniciativa deste mesmo.Legal trocar algumas ideias sobre vinhos, particularmente tenho lembrae7a de alguns vinhos,uns diferentes outros estranhos e os desejosos,mais existe um que jamais esquecerei,pq? nao tomei nota.Drastico mais veraddeiro,era branco e tive voltade de tomar mais uma…drastico!!!fiquei sabendo que era bom porque ate9 hoje nao o esquee7o, lembro exatamente do momento e todas as circustacias que me cercavam, menos do nome do vinho , exeto que era um vinho alemao. OBS: consigo lembrar do sabror do vinho mesmo messes depois de tomalos, talves por nao ser um apreciador continuo,mas tenho boa memoria para sabores, nada exagerado.Porem o melhor de um vinho sao os momentos e as pessoas que nos cercam.

  • avascocc

    Bem interessante, mas eu não beberia "vinho pra sego".

    Gostei do vinho de mel, lata de vinho,

  • http://www.athoshospitalidade.blogspot.com anderson luiz

    a melhor é a do rótulo em brile, como amante do vinho, ás garrafas com rótulos informativos, sobre a procedencia, e informações técnicas, são mais importantes, fico com o tradicional e o nosso velho mundo.tem certas coisas que a modernidade e o avanço tecnologico tira a essencia da experiencia e da fórmula,

  • http://www.papodebebado.com/ Dono do Bar

    concordo plenamente anderson ;)

  • http://www.skyboxfree.com G. Lucena

    Fantastico , Beleza para olhar , decorar e beber …

  • http://... Cal Roque

    Carmaba..muito bom seu post,mas…Alguem tentar identificar aq ''parada'' vc se refere,ou ele quer usar as mesmas paradas ou que rnetnder as mulheres pelo q elas usam..rsrs desista …ou torne-se uma..e acho q pelo q comentou já ta meio caminho andado…OUTRA..n beber vinho ''SEGO"?..ô FDP burro…é com "C"..o memso c q a olha do vinho d mel q vc gostou vai servir bem p meter bem no olho do seu c….Faga-me um favor se mate…N beber vinho p cego?…tu vai beber pelo olho é animal?

  • claudio arruda camar

    gostei!

    como continuar recebendo esses maravilhosos textos?

  • Geralda Aparecida Di

    Que pena!!!!!!!! ainda sou conservadora.E como é difícil receber o novo,a mudança.Mas,ver o vinho saber se é tinto ou branco atraves da transparencia da garrafa é tudo de bom .Ha !!! e o cheiro da rola .Mas é assim mesmo, quem não comunica se estrumbica,e fica fora do mercado.O cliente quer coisa nova ainda que seja para se estrumbicar. Parabens. gostei….. Ávido

  • Rafael Farina

    Realmente é de uma ignorância parcial este texto que fala sobre algo tão sofisticado e tradicional, a pesquisa é interessante, o assunto também, mas o texto deixa a desejar, tornando um desprazer ler este trabalho.

  • http://papodebêbado Rafael Farina

    Texto lixo.

  • Jorge Audi

    Apesar de beber nada alcoólico, já apreciei um bom vinho, e nada mais delicioso e agradável que o suco da videira, fruta da terra e abençoado por Deus, só diria, aprecie com moderação e se for beber não dirija.

    Quanto às enovadoras embalagens, muito charme e elegância.

    Beberei no banquete de Deus oferecido por seu filho Jesus. Estão todos convidados, não deem desculpas para não irem, porque se recurarem os convites passarãm à outra pessoas. Venham todos, Jesus espera!

  • Gladis Freitas

    Muito criativo ou melhor simplesmente maravilhoso! As pessoas as vezes sentem medo de inovações, embora sabemos que os valores subirá de forma significativa tornando-se privilegio para um grupo seleto, contudo eu ficaria muito feliz em ganhar um vinho na embalagem de aluminio. Parabéns!

  • Maria Marins

    Adorei, muito criativo, me faz lembrar da minha Monografia que falei sobre "Uva o vinho e a Moda".

  • Luis Marrega

    Gostei do design das garrafas, mas o importante é o conteúdo do interior da garrafa, mas assim mesmo parabéns aos criadores do "design"!

  • http://www.papodebebado.com/ Dono do Bar

    com certeza Luis, não adianta ter uma garrafa bonita e um conteúdo horrível.

  • http://www.papodebebado.com/ Dono do Bar

    é só assinar nosso feed claudio, ou então assinar por email através do formulário ao lado.

    abraços

  • Carlos Portuga

    Boas,venho aqui deixar um belo link sobre vinhos e regioes do norte de Portugal.
    http://www.ivp.pt/index.asp?idioma=0

    Abraços

    Ps: a mais antiga regiao de vinhos da europa.

  • Carlos Portuga

    Tens razao Dono do Bar,mas eu apesar de gostar destas éindas obras de arte,prefiro a velha garrafa de vidro com sua rolha de cortiça,de preferencia cortiça portuguesa.

  • Pingback: Vestidos para a balada! | Carla Pernambuco()

  • Junior Ramos

    O Vinho é tão bom gostos que sua apreciação começa pela garafa.

  • Grazi

    ótimo post! Faltou aí o Luiz Argenta Shiraz e sua garrafa decanter! Linda e útil! Fica aí o link..
    http://www.boutiqueluizargenta.com.br/upload/lj_produto/40/56_g.jpg