Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (77 votes, average: 9.49 out of 10)
Loading ... Loading ...

O assunto que falarei aqui, agora, não tem muita relação com Vodkas diretamente. Mas é um caso que queria compartilhar com vocês. Um dia desses assisti um filme (A lenda de Bewouf) que me despertou uma curiosidade enorme, pois os caras bebiam uma coisa chamada de “hidromel”.

O que era cômico é que todos os guerreiros estavam chapadões, praticamente iguais aos meus amigos pinguços.

Como assim Hidromel?

Foto do Hidromel

No início imaginei que aquilo era uma piada, pois, como uma bebida chamada hidromel poderia deixar as pessoas tão alucinadas? Loucuras a parte, não é que a tal bebida existe mesmo!

Portanto, visando compartilhar o conhecimento com vocês, ébrios habituais, resolvi realizar uma pesquisa detalhada sobre esta bebida, então vamos lá.

Hidromel é uma bebida alcoólica fermentada à base de mel e água, a proporção da produção é de uma parte de mel e duas de água. Consumida desde a antiguidade, sua fabricação é anterior à do vinho e seguramente à da cerveja.

Mel se transformando em álcool

O hidromel é obtido pela transformação dos açúcares do mel em álcool, assim, é imprópriamente chamado de vinho de mel, pois “vinho” é um termo consagrado universalmente ao produto da fermentação da uva.

O mel quando colhido “maduro”, ou seja, quando extraído de favos que foram completamente operculados, pelas abelhas, tem um teor de umidade por volta de 20%. Sob esta proporção de água dificilmente é fermentado. Se o teor de umidade aumentar em 2%, pode iniciar uma fermentação. Os fermentos que estão presentes no ar no pólen e no próprio mel, podem começar a se multiplicar e transformarem os açúcares do mel em álcool.

Cogumelos?

Cogumelo

Esses levam álcool?

A técnica de fabricação do hidromel consiste em facilitar ao máximo a ação destes maravilhosos cogumelos microscópicos (saccharomyces cerevisiae)

Para uma fermentação completa e que confira um teor alcoólico desejado de 12%, deve se inverter as proporções mel/água. Ou seja: 80% de água e 20% de mel, além de aportar a esta mistura o fermento apropriado bem como os necessários sais nutrientes para o seu bom desenvolvimento e reprodução.

Fermentações, reações químicas…

O fermento como toda criatura vivente necessita de oxigênio. Primeiramente o retira do ar que se encontra dissolvido na mistura de mel e água (mosto). Quando gasta todo este oxigênio que estava presente no mosto, passa então a resistir à sufocação retirando o oxigênio das moléculas de açúcar. Acontece uma reação química:

C6 H12 O6 = 2CO2 + 2C2 H5 OH

Transformando o açúcar em gás carbônico e álcool. Na verdade são produzidas inúmeras outras substâncias, como ácido succínio, glicerinas e etc.

Assim a produção do hidromel é anaeoróbica, tem que se desenvolver com a ausência do oxigênio livre, obrigando ao fermento retirar seu oxigênio da molécula de açúcar. É sempre mais fácil para o fermento, respirar o oxigênio dissolvido no mosto, tal como um peixe que retira o oxigênio dissolvido n’água. Mas quando o fermento respira oxigênio dissolvido no mosto, ele se reproduz mas não fabrica álcool apenas gás carbônico.

O mel é pobre em proteínas e estas estão diretamente relacionadas com a quantidade de sais minerais nos alimentos, desta forma, o mel não é capaz de suprir todos os sais minerais que os fermentos necessitam para o seu desenvolvimento.Daí a necessidade de se adicionar sucos de frutas (melomel) ou sais minerais ao mosto para a boa fermentação.

Os fermentos analisados quimicamente demonstram que são constituídos de nitrogênio, potássio, sódio, cálcio, magnésio, ácido fosfórico, ácido sulfúrico, ácido silícico, cloro, etc., em proporções bem determinadas, daí a necessidade de na falta ou escassez acrescentar sais nutritivos.

Na Grécia clássica se chamava “melikraton” e pelos romanos era conhecida pelo nome “agua mulsum”, ainda que esta possa ser uma variante feita com vinho de uva adocicado com mel.

Aristeeeeu, grande Aristeu.

Segundo Plínio foi Aristeu quem criou a primeira fórmula do hidromel. BENDITO ARISTEU MODAFOCA, mandou muuuuuuuuito bem!!!

Outras culturas antigas consumidoras desta bebida foram os celtas, os saxões e os vikings. Também era conhecido o consumo de uma bebida similar pelos maias.

Mulher em noite de nupcias

Mulher e álcool… Tudo a ver não é verdade?

Existia a tradição de que os casais recém casados deveriam consumir esta beberagem durante o primeiro ciclo lunar após as bodas para nascer um filho varão. Daí surgiu à tradição atual da “lua de mel”, prova inequívoca de que SEXO e ÁLCOOL tem tudo a ver cambada!!!

O Papo de Bar experimentou o hidromel

Garrafa de Hidromel

Logicamente que não poderíamos ficar de fora. Experimentamos o Hidromel Apis Dourada, feito artesanalmente por uma família do Mato Grosso do Sul, em Terenos, que possui no mínimo 1 ano de envelhecimento. Ele deve ser consumido numa temperatura próxima dos 8, 10 graus para ficar ideal.

E se vocês quiserem o Hidromel é só entrar em contato conosco que cuidamos disso pra vocês ;)

Abraços a todos!

  • http://garciasales.com/ Juliana Garcia Sales

    O hidromel também aparece no Harry Potter, e a garotada também bebe :P

  • Bruno Lemos

    Quem leu as Crônicas de Artur, de Bernard Cornwell, já deve estar bem familiarizado com essa bebida! É essa história mesmo…os guerreiros vão à batalha…cagando de medo! A solução era entornar hidromel para não se importar se vinha um machado na direção de sua cabeça ou se uma espada ia dividir o sujeito em dois. E viva a pancadaria!

    • Leir Lemos

      Meu caro amigo Bruno. Não só nas crônicas de Arthur, mas também no “pentateuco” do Elixir da Longa Vida, onde Naraiana Supramati se delicia de duas bebidas maravilhosas: o Hidromel e o Vinhomel. Esta segunda é nada mais nadamenos que o nosso famoso vinho que, envelhecido em tonéis de carvalho ou cerejeira, por mais de 50 anos, ganha a consistência de um xarope, mas mantendo seu buquê e sabor único.

    • flávio lemos

      Entre no site http://www.yulna.com.br e descubra tudo sobre o hidromel é fantastico

  • Bruno Lemos

    A propósito, tenho muita vontade de provar esse treco aí…mas pelo que já li, uma produção decente de hidromel (não umas sem-vergonhas por aí…) é complicado e demora bastante. Quem sabe um dia?

    • http://www.caminho-das-esmeraldas.blogspot.com Quésia

      Olá Bruno eu vendo hidromel a receita é original da alemnha aperfeiçoada pelos romanos que roubaram a receita dos alemães e acrescentaram uns ingredientes a mais. Deixando a bebida com um sabor único. O detalhe mais legal é que a nossa bebida, é produzida com água da chuva e a receita não se modificou após o aperfeiçoamento romano. Prove o Hidromel Milenar tenho certeza que vai apreciar se quizer ter mais informações sobre a nossa bebida entre no mercado livre pelo link abaixo, mas pode comprar direto comigo que o preço é mais acessível.

      Saudações!

      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-170717166-hidromel-milenar-seco-750ml-receita-original-dos-romanos-_JM

      • Livia Ferraro

        Oi Quésia
        Estamos organizando o meu casamento na próxima sexta-feira Santa, dia 22 e gostaria de oferecer aos convidados um cálice de Hidromel de boas-vindas na festa.
        Por favor, me passe os seus contatos para eu poder encomendar.
        Abraços
        Livia

      • Marcos

        Agua da chuva?

        É acida e carregada das impurezas do ar, não faça isso, um galão de agua mineral com 20 litros custa só cincão e da pra fazer 30 litros de Hidromel….. vai por mim…

    • flávio lemos

      Entre no site http://www.yulna.com.br e descubra tudo sobre o hidromel é fantástico!

  • http://docelingua.wordpress.com João Oct&aacu

    Cara, eu conhecia o hidromel faz uma pá, afinal sou viciado em mitologia nórdica (sempre quis ser um viking beberrão, porra!). Vou ver se acho mel de qualidade por aqui e tentar eu mesmo fabricar essa porra. Se der certo, conto depois como foi

  • http://brunodulcetti.com/blog/ Dono do Bar

    é. não me parece muito fácil e simples fazer essa bebida não. te confesso que tb nunca bebi, mas estou muito curioso.

    e joão, creio que muita gente já teve essa vontade de ser viking, principalmente pelas canecas de cerveja, que me fascinam :D

  • Andrey O Nórdico Embriagado

    Malandro

    To bebado… Nesse momento tomei uns 15 chopes pelo menos, e to aqui escrevendo… Nada demais devido as tecnicas de corrigir textos, mas podem ter certeza q pelo menos 25 minutos vou demorar no comentario.

    O Hidromel! Nunca tomei, nunca. Ja tomei pinga com mel, mas acho q o nome mudaria pra Pingamel? Ou Melapinga??? Nao sei…

    COnheço essa porra a tempos pois gosto de leitura historica, e fico pensando na porra do gosto e na porra do porre e na porra da ressaca (sera melhor q de vinho????), como nao tenho as respostas entao confirmo o que sei com cerveja, chope, vinho, vodka, xiboquinha, jurupinga, cinzano, campari, underberg, cynar, menta e absinto (fora o que esqueci na mesa do bar)

    So sei que bendito seja aristeu e bendito seja o alcool que se encontra em tao grande numero de bebidas e me deixa assim, emocionado!

    Um beijo na alma

    • Boboentirim

      Andrey, em Minas Pinga + Mel = Pincumel.
      Ahauahauahu Acho que vou patentear isso antes de um espertinho qualquer.

  • http://acabousetudo.blogspot.com Ed

    Karaka mano!

    Nem imaginava que o nome da lua de mel vinha disso!

    isso só podia sair em um papo de bêbado mesmo!

    Hehauauheuae

  • Borislay Ressaks

    Porra galera, nem imaginava que a minha viagem com a parado hidromel e do Beowulf fosse dar tanto papo de bêbado assim, mas fico emocionado só de ver que deu uma polêmica.

    Na moral, um brinde a todos vocês que comentaram!

    Aaaaah, já ia esquecendo, se por acaso um de vocês arrumarem ou virem por aí o tal do hidromel me avisem para que eu possa tomar um porre disso também.

    Abraço!!!

  • http://brunodulcetti.com/blog/ Dono do Bar

    é rapaz. e se alguém viajar e trouxer um pro PDB, ganha um brinde :D

  • Billé

    ôschiiiii…

    ói… fô falá uma coysaaaa…

    esse goró té gui devi sê boooommmm…

  • julio manaus

    Aqui em manaus nos misturamos vodka com guarana em po e marapuama ( um viagra natural), cara vc fica ligado 24 horas sem conta que vc vira um super man na cama rssssss………….

  • Borislay Ressaks

    Opaaaaaaaaaaaaaa!!! Esquece o hidromel e manda essa garrafa desse treco louco pra cá rapaz!!! Hahahahahahahahahahahaha!!!

    Vai ter gente quiiiiiiiiiiiicando e mexendo o ombrinho!!! Hahahahahahahahha!!!

    Abraço!!!!

  • johnny

    No Harry Potter aparece também uam bebida que pelo nome deve ser muito agradável, a tal da CERVEJA AMANTEIGADA, guarhhhh

  • Borislay Ressaks

    Acho uma boa para o pós-bebedeira, acordo com uma ressaca da porra e cheio de fome, então, passo ela no pão e mando ver!

    Hahahahahahahaha!!!!

  • ZEH do BAR

    Haha .. eu já tomei hidromel.. faz um tempão ja.. comprei uma garrafinha… tem gosto de mel hauehuahe

    Eu lembro que tinha uma loja online… mas acho q nao funciona mais.. acho q aqui tem o telefone e o endereço….
    http://www.emporiowicca.com.br/lojaindex.htm

    se quiserem me enviar de graça eu agradeço

    haeuhaeuhae

  • Fabricante de Hidrom

    Sou um fabricante modesto de Hidromel, aqui de São Paulo se alguém tiver interesse eu vendo a R$ 20,00 a Garrafa 1L tenho por enquanto dois tipos Cyzer (Com maças) e Hyppocras (Sangue de dragão – com uvas verdes) caso queiram meu e-mail é denniscp@gmail.com

  • Tenório

    Prezados,

    Saudações na borda do copo! Estou iniciando a produção industrializada de uma Batida de Mel, a mais tradicional do Brasil, chamada Trianon. Trata-se de verdadeiro HIDROMEL, haja vista a sua composição, totalmente de produtos naturais – estou utilizando mel de várias floradas, formando um blend. Infelizmente tive que chamar de batida o produto, devido à ausência de legislação específica para industrialização. Mas esta bebida é REALMENTE, A BEBIDA DOS DEUSES. Se quiserem me contactar: bebidas.trianon@oi.com.br.

    Hic, auch!

    Don Tenório

  • PH

    Bernard Cromwell tinha razão e para escrever a trilogia FANTASTICA!!! deve ter bebibo muito hidromel… um dia tento fazer tambem..

  • Thiago Murilo

    Hidromel….

    não é bom, é fantástico!!!

    lendo vários livros sobre cultura viking (nórdica) fiquei curioso sobre o hidromel e resolvi fabricar o meu próprio! como eu já fabrico vinho ficou mais fácil de fazer!

    Agora meu hidromel esta descansando em um barril de carvalho. Aconselho a todos que tenham disponibilidade de fabricar para tentarem, pois é facil e a recompensa vale a pena!

    Abraços a todos! qualquer duvida ( thiago@tecnowelding.com.br )

    • Marcus

      Barril tostado ou verde?

      Na minha opinião no tostado deve ficar melhor.

  • Alvaci

    Gostei muito deste assunto, mas gostaria mesmo é de saber como posso produzir o hidromel, pois a fórmula está muito superficial, como posso produzi-lo em casa ?

  • http://notenho Marcus Vinicius

    Olá pessoal, para aqueles que não conhecem o "HIDROMEL", tenho o prazer de apresenta-los, pois estou fazendo um piloto do produto e digo que é muito bom, com certeza teremos o hidromel para venda nas prateleiras das melhores lojas do ramo, a partir do segundo semestre de 2009, ele pode ser usado como "drink", e é indicado o uso culinária.

    Quem quiser saber mais, acesse:

    http://www.peabirus.com.br/redes/form/fotos?comun

  • Nilson Agostinho

    Ola pessoa Gostaria de saber se alguem sabe me informar onde posso encontrar artigo sobre hidro mel pois estou entrando no ramo de criaçao de abelhas gostaria de tentar fabricar o hidromel como posso conseguir receitas ou artigos sobre o assunto grato nilson

  • Lima

    opa, legal que esta se difundindo mais a bebida, faço em casa e sem querer me achar mas fica muito boa, e eh mais simples doque parec, pra quem tem descendencia sabe oq eh isto ai em um bom almoço de final de semana bebendo ateh cair hahah

    otimo post ai, tenho que admitir ficou muito bom

  • flavio lemos

    Eu Produzo Hidromel a mais de quinze anos, apenas quinhetas garrafas por ano e ainda disponho de algumas quem quizer experimentar e saber um pouco mais sobre as fabulosos historias desta fantastica bebida e só falar…! Quem experimentou virou freguês.

  • Marco A. Koch

    Olha,

    lamento informar, mas vai ser complicado de achar hidromel.

    Sei de um apiário no Espirito Santo que fez uma vez (Apiário Florin, se não me engano) mas nunca consegui comprar com eles, a comunicação por email com os caras é ruim pacas.

    Aqui em Curitiba existe uns caras que estão tentando fazer, nessa comunidade do orkut mais informações. (http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=87916245).
    Fora isso sei que Hidromel é encontrado em países com alfabeto sirílico, o que dificulta muito a compra por internet.

    em todo caso, boa sorte.

  • http://www.ctrlndesign.com.br Diego Pereira da Sil

    Se tem mais algum nerd além de mim aqui sabe que o hidromel aparece muito em jogos de RPG .

    PS: é muito bom.

  • http://www.twitter.com/sanseverini Sanseverini

    Bom, eu não li os comentários mas tem conversa aí hein.

    (Tô atrasada pro dentista)

    Mas ó, duas coisas que eu tenho vontade de tomar é esse hidromel e a bebidinha do Harry Potter. (É, eu sei, vergonhoso) hahahah.

    • http://www.caminho-das-esmeraldas.blogspot.com Quésia

      Olá eu vendo hidromel a receita é original da alemnha aperfeiçoada pelos romanos que roubaram a receita dos alemães e acrescentaram uns ingredientes a mais. Deixando a bebida com um sabor único. O detalhe mais legal é que a nossa bebida, é produzida com água da chuva e a receita não se modificou após o aperfeiçoamento romano. Prove o Hidromel Milenar tenho certeza que vai apreciar se quizer ter mais informações sobre a nossa bebida entre no mercado livre pelo link abaixo, mas pode comprar direto comigo que o preço é mais acessível.

      Saudações!

      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-170717166-hidromel-milenar-seco-750ml-receita-original-dos-romanos-_JM

      Read more: http://www.papodebar.com/hidromel/#ixzz1DwsW3DSy

  • Jürgen

    A pessoal acha que mistura água mel e fermento para pão e fica hidromel. A grande maioria dos estados brasileiros não têm temperatura adequada para a fermentação. Cuidado ao comprar bebidas sem registro. Hidromel é de um caráter próprio,histórico e diferenças regionais e culturais na sua fabricação. É um diferencial que não pode simplesmente ser reproduzido sem conhecimento de quem carrega consido um farta bagagem familiar e cultural a respeito..

  • Yuri Lima

    Eu tenho uma receita de hidromel mto boa que peguei num livro de coquetéis que vinha na veja, acho.

    Quem quiser, me manda um e-mail: yuri_chaves160@hotmail.com

    É bem rápido de se fazer, mas demora uns 2 meses maturando. Passo a receita de graça mesmo. Esse negócio de cobrar…solidariedade para com os bebados, porfavor.

  • http://blog.sapiensolutions.com.br Guilherme Reis

    Bom, eu conheço hidromel desde os meus 11 anos de idade, pois sempre fui jogador de RPG (role playing game) e um dos meus jogos favoritos era o Dungeons & Dragons, aonde pode-se comprar hidromel (tem o preço na tabela de ítens).

    O bom do RPG é que se aprende muita coisa. Aos meus 13, 14 anos eu já sabia de tudo isso acima citado, pois também tive a curiosidade de saber o que era hidromel.

    Alguns anos mais tarde, eu tive a oportunidade de experimentar. Comprei, no meu aniversário, uma garrafa em uma casa de Whisky aqui em BH. Afinal, eles não vendem só whisky. Se você ainda não experimentou, acho que deve. Mas já te aviso de antemão, prepare o bolso pois a garrafa é muito cara.

    Aqui em BH, há uns 4 anos (qdo comprei pela última vez), estava R$149,00 a garrafa com 800ML da bebida!

    Um abraço a todos!

    • Laio

      Caracas…coincidências não existem!!! Trabalho numa balada aqui em SP e no último sábado (31/05/14) me deparo com um pessoal que veio fazer uma apresentação de luta bárbara, com espadas, malhas e escudos…e fabricam hidromel…para quem se interessar ai vai o contato dos caras, acho que a garrafa está na casa de $35,00 ou $40,00…contato@ordodraconisbelli.com, falar com Guilherme (se não me engano). Abçs!!! Laio

  • Matheus Avila

    Ô modafoca, tem um guia de preparação caseira de hidromel no CeltasToday, http://www.celtastoday.com/2009/12/tutorial-fazendo-hidromel-caseiro.html

    Vá lá o pá \o\

  • http://www.adenttro.blogspot.com Caio

    E onde conseguir Hidromel??

  • Borislay Ressaks

    Caio, se você quiser adquirir uma garrafa de hidromel é só entrar em contato com o Dennis, que mandou o seguinte comentário:
    “Sou um fabricante modesto de Hidromel, aqui de São Paulo se alguém tiver interesse eu vendo a R$ 20,00 a Garrafa 1L tenho por enquanto dois tipos Cyzer (Com maças) e Hyppocras (Sangue de dragão – com uvas verdes) caso queiram meu e-mail é denniscp@gmail.com“. Ou se preferir, pode tentar fazer a fórmula caseira disponível no site: http://www.celtastoday.com/2009/12/tutorial-fazendo-hidromel-caseiro.html

  • Kelly

    Galera.
    Pasmem. Tenho uma garrafinha de Hidromel na minha casa. É uma delícia. Comprei em uma Feirinha livre na Paulista/SP. Ela é cara porque a fermentação dela demora 13 anos. Tomo bem pouquinho para não acabar logo. Estou tentando encontrar o e-mail, ou endereço, qualquer contato do apicultor que me vendeu, mas não estou encontrando.
    Assim que eu encontrar eu mando para vocês.
    PS: comprei dele também a cerveja de mel……espetáculo.

  • http://www.rafaelbar.blogspot.com Marina

    mas qual era mais consumida pelos vikings o hidromel ou o brennivin?

  • sam

    sou portuguesa ….mas tenho hidromel para vender !!! :):):) se alguem esttiver interessado :sao.tvd@hotmail.com . sejam felizes e sempre em grande grau….:):)

  • http://malametal.com Lex

    bro.

    é bom. é massa. dá um grau violento.

    e o melhor, é simples de fabricar.

    já tem quase 4 anos que faço a minha própria produção de hidromelisssssss. show de bola.

    faça uma experiência aí. não tem cachaceiro que não se amarre. hehe

  • marlon

    Realmente é muito boa a bebida! aqui em curitiba existe a "HIDROMEL VALKIRIA". o site deles é http://www.hidromelvalkiria.com/sitenovo/ e comprando aqui a garrafa sai por R$25,00, mas se nao me engano eles aceitam encomendas.

    Esses dias eu e uns amigos estavamos fazendo umas pesquisas e encontramos referencias sobre esta bebida… começamos a pesquisar mais e econtramos varios sites explicando como funciona a produção artesanal da bebida e achamos este fabricante tbm… aí provamos e realmente eh muito boa! e resolvemos tentar fabricar a nossa propria… hoje eh o primeiro dia de fermentação, agora vamos ver se vai ficar boa haha após a maturação, daqui a uns 80 dias posto aqui pra dizer se ficou boa ou nao… analisamos diversas receitas e seguimos a do celtas today… eh bem simples de fazer… mas o mel tem que ser puro e a agua mineral, nada de agua da torneira ou de poço artesiano… o mel, de preferencia os de flores e nao os de arvores… usamos o mel de folha de laranjeira, indicado por um mestre cervejeiro que conhecemos aqui na nossa cidade… grande abraço a todos e boa sorte com as experiencias!

  • Marcos

    Já tomei algumas garrafas de Hidromel, e é uma delícia. Tinha um pessoal que vendia as garrafas lá no Parque da Água Branca, na Feira Ecológica, isso há mais de 15 anos atrás, quando me mudei de São Paulo.

    • http://www.papodebar.com/ Dono do Bar

      Legal Marcos, eu estou indo pra São Paulo e já estou sabendo que por lá vende, vou aproveitar isso :)

  • Marcos Luã

    Galera, para quem quiser comprar hidromel, existe uma fábrica de hidromel que vende pela internet aqui no Brasil. Nunca provei, mas acho que vale conferir. A garrafa no mercado livre custa uns R$23.

    Quanto ao hidromel, ele realmente é muito bom, estou produzindo em casa, e não é nada sem-vergonha, muito pelo contrário. Quando a gente aqui estiver produzir bem, mando nosso contato para quem quiser fazer pedidos.

    Valeu.

    Ah, este artigo é muito bom.

  • http://www.caminho-das-esmeraldas.blogspot.com Quésia

    Olá !Li sobre o artigo do Hidromel realmente se inteirou sobre o assunto. Pois heis aqui uma grande apreciadora da bebida e, de tanto apreciá-la passei a vender no mercado livre a um mês Achei um produtor em minha cidade que fabrica a bebida no modo antigo utilizando água da chuva. É algo realmente incrível apreciar uma bebida dessas sabendo que a milênios ela já era muito conhecida. Se tiver interesse de conhecer o Hidromel Milenar entre em contato ela realmente é dos Deuses
    Abraços

  • http://www.caminho-das-esmeraldas.blogspot.com Quésia

    O melhor Hidromel está no Rio Grande do Sul
    A receita Original do Hidromel, mantém-se viva a mais de 12 anos através do trabalho de um apicultor, do Rio Grande do Sul de origem alemã. A bebida é fabricada artesanalmente, a receita secreta é vinda dos antigos nórdicos da europa. A receita foi fácilmente adequada ao clima do Rio Grande do Sul, que é conhecido como o cantinho europeu do Brasil.
    Quem quizer provar o Hidromel das Antigas entre em contato pelo mercado livre no link.
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-161982441-hidromel-milenar-_JM

  • Marco Tulio

    Eu não sabia que fermentação alcolica precisava de oxigênio. Que erro grave para amantes das bebidas…

    • Kalil

      Cuidado,
      o oxigênio é sim inicialmente oferecido à levedura.
      Porém, quando ele acaba a levedura passa a utilizar uma via metabólica “incompleta” da usual ( Respiração aeróbica) e passa a utilizar a fermentação, uma via metabólica que oferece baixa quantidade de energia, porém a úncia viável em falta de O2.
      Resumo da ópera: a Bacteria não utiliza o oxigênio da glicóse para seu uso, ela apenas descarboxila ( retira CO2) do subproduto resultante da glicolise(quebra da molec. de glicose) liberando assim o CO2 juntamente com o etanol.
      Mas fora esse papo chato de biologia, o hidromel é uma delicia!

  • Pingback: Hidromel, a bebida dos deuses! | Mural Mulher, Cerveja & Futebol()

  • Paulo César

    …Sou biólogo e ando estudando o assunto, já consegui fazer algumas remessas, porém nunca deixei-a envelhecer, consumo sempre antes e o gosto é igual uma mistura de vinho seco e cerveja, mas dizem que quanto mais velha melhor…

  • Guilherme

    Só um detalhe: vinho é o nome dado à bebida resultante da fermentação DA FRUTOSE!

    E cerveja é o nome dado à bebida resultante da fermentação do AMIDO.

    Maçã e uva não têm amido mas têm frutose, então fazem vinho.
    Arroz, milho, cevada, trigo etc têm amigo, então fazem cerveja.

  • http://www.lobosagrado.blogspot.com Lobo Sagrado

    “Pesquisa detalhada” = Wikipédia

    Valeu pela postagem assim mesmo.

  • rodrigo mty

    moro em sao paulo capital e gostaria mtu de comprar umas garrafas
    sera q tem alguma loja por aqui onde eu possa comprar sem ser pela internet?????

  • Emilio

    Eu já experimentei, e de produção própria. É muito gostoso!

  • Elbidone

    E pra ser completo, aqui a musica do jacques brel en frances en qual ele fala do hidromel, sec 36:”meme si je me saoule a l’hidromel pour mieux parler de virilité”
    http://m.youtube.com/index?desktop_uri=%2F&gl=BR#/watch?v=3_CxgkokXtY

  • Inara

    Olá! achei muito interessante o post sobre hidromel, uma bebida de história fascinante, mas que não tive oportunidade de provar ainda… Ah… tem uns comentários de uma vendedora de Hidromel aí dizendo que a bebida é de origem alemã… vc pode até ser vendedora, mas eu sou historiadora…. e digo… o Hidromel remonta a épocas em que a Alemanha nem sonhava em existir…

  • http://www.gustavomutran.com/ Gustavo Mutran

    Ohoy there! Adorei o post. Apenas recentemente sorvi este nectar, mas desde meus 13 anos que leio a respeito através das comics, contos nórdicos e helenicos. Estou à procura de um hidromel seco ou demi-sec. Alguém conhece? Ah, se não me engano o frei Tuk de Robin Hood também fabricava! :)

  • Pingback: Música combina com o que? Bebidas típicas dos gêneros musicais › Papo de Bar. Sua revista oficial sobre Bebidas Alcoólicas.()

  • paulo marcelo adamek

    ola!!! Sou tecnico em apicultura e apicultor aqui na cidade de itaiopolis sc, trabalho com apicultura desde os 8 anos de idade a pouco tempo presenciei o sumiço das abelhas, essa onda do hidromel é uma boa para aumentar a nossa renda vou começar a fabrica-lo!!! valeww!!!

  • paulo marcelo adamek

    Conheço o hidromel ja a lguns anos sempre é oferecido nos encontros de apicultores e é uma otima bebida!!!

  • Pingback: Parabéns pelos 5 anos, Papo de Bar › Papo de Bar. Sua revista oficial sobre Bebidas Alcoólicas.()

  • Eduardo

    Quem quiser adquirir o hidromel tradicional seco ou suave ou o melomel de frutas entrar em contato, sou fabricante moro em SP e envio para todo o Brasil e exterior com frete incluso.

    e-mail: edubianchy@yaho.com.br

  • Giuseppi do Hora de Aventura

    Seria bacana se vc desse sua opinião do que achou da bebida, se deu ressaca no outro dia (já ouvi falar que a ressaca do hidromel é brutal), como é o gosto da parada e etc.