Jingle Bells: o maior hino natalino não tem nada a ver com o natal!

Dia 18/12 e recebo uma mensagem: Luciano, escreve logo a tua coluna, porque publicá-la no dia 24/12 vai ser punk. Escreva sobre rock e músicas natalinas.

Músicas rockeiras e natalinas

Música de rock natalinas é mole: Ramones, Green Day, Beatles, Elvis, Twisted Sister, AC/DC, Raimundos, Garotos Podres, Queen, U2… Todas essas bandas possuem músicas natalinas. Fiz uma rápida pesquisa no Google e achei, no mínimo, mil artigos falando sobre esse assunto. Mais clichê impossível.

Continuei pensando no tema… Poxa, o Papo de Bar fala de quê? Que tal músicas natalinas que não tem nada a ver com o natal, mas com bebidas? Dificil né? Nem tanto.

Músitas etílicas e natalinas

Papai Noel bêbado

Pensei na letra de Jingle Bells. Não na versão brasileira, eternizada pela ilustre Simone, mas na original, escrita em 1857. Me lembro que uma vez eu estava ouvindo e lendo a letra de Jingle Bells Rock (a mesma música em uma versão com guitarras, adição de rock ao título e algumas mudanças na letra) e pensei: cara, o que isso tem a ver com o natal???

WTF Natal?

Isso mesmo. A música natalina mais famosa do universo não tem nada, absolutamente nada a ver com o natal. Ela foi escrita em 1857 por James Lord Pierpont e seu título original é “One Horse Open Sleigh”.

O autor tem “Lord” em seu nome, e é o máximo que essa música chega perto do Senhor. Todo mundo conhece o primeiro verso, mas muitos não conhecem o segundo, que parece ser sobre … bem, você decide.

A day or two ago
I thought I’d take a ride
And soon, Miss Fanny Bright
Was seated by my side,
The horse was lean and lank
Misfortune seemed his lot
He got into a drifted bank
And then we got upsot.

Então ele convidou a senhorita Fanny Bright para um passeio e esta foi sentada ao seu lado. Ele foi rápido demais (se é que você me entende) e caiu em uma vala. Sei…

O terceiro verso consiste em um sujeito que passa em outro trenó sacaneando o casal. Em 1857 vemos um casal bebendo, namorando no trenó, caindo em uma vala e sendo sacaneado por quem passa. Super atual!

No quarto verso Lord Pierpont aconselha-nos a pegarmos as garotas, arrumarmos um cavalo mais rápido e darmos uma volta de trenó aberto (isso mesmo, o trenó é conversível) na velocidade máxima enquanto ainda somos jovens! Sensacional!

Natal é bebidas e diversão

Nada de papai noel, Jesus, presentes, árvores de natal e bonecos de neve. Só bebidas (eu suponho), mulheres e diversão!

Te soou como uma música natalina? Na minha humilde opinião a música fala de pessoas bebâdas (ou nem tanto) que saem por aí curtindo a vida. Mais Papo de Bar impossível!

Feliz natal galera!