Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (31 votes, average: 8.26 out of 10)
Loading ... Loading ...

Olá.
Tenho uma perguntinha besta, mas muito importante pra mim e gostaria de um auxílio. Explico: gosto de vinhos, mas descobri, depois de muitas dores de cabeça, que tenho crises de enxaqueca quando bebo vinho tinto. A pergunta é simples: vinho branco tem as mesmas características do tinto (no sentido de conservantes, fermentação, etc)? Cerveja também desencadeia a crise. Estou bebendo destilados somente…Grato por qualquer informação.

Em resposta a uma pergunta pertinente de um leitor, retrato este tema tão presente na história da humanidade.

Maldito gosto de guarda-chuva…

Cachorro com gelo na cabeça

Ai como dói.

Por sorte minha não costumo sofrer deste male muita vezes, por isso esta semana me esforcei bastante e consegui chegar lá, durante uma despedida de um amigo. Bebi tanto que, inevitavelmente, tive uma grande ressaca. Tudo em nome da ciência, é claro.

As sensações de estomago embrulhado, dores de cabeça e boca seca enquanto flutuava pelo chão da casa me deixaram inspirado para começar minha pesquisa, e lá fui.

A ressaca é causada por diversos fatores, além do que alguns são mais resistentes que outros às suas malades.

Áaaaagua pelo amor de Deeeeus

Homem bebendo água da bica

Uma das maiores é a desidratação, o álcool tem efeito diurético, e a gente sabe bem disso, não é? O álcool impede que absorvamos a água que ingerimos e a envia diretamente para a urina, se bebemos cerca de 250 ml de bebida alcoólica, urinamos cerca de 800 ml a 1000 ml, então é verdade, bebemos uma, mijamos duas. Aí, se no outro dia teu corpo estiver pedindo água como se estivesse no deserto, já sabes o porquê.

Mas acontece que na urina vai também sais minerais necessários ao nosso organismo, como o potássio e o sódio. Daí vem o cansaço, as dores de cabeça, e lá vai. O álcool também irrita as paredes do estomago, e lá vem aquela sensação de ter engolido papel de presente e ficar com o estomago embrulhado, em alguns casos, cuidado! Você pode ter comigo papel de presente!

As dores de cabeça acontecem também, veja lá, por estarmos normalmente em ambientes fechados e de grande concentração de fumo, depois ao deitarmos, a respiração fica muito superficial, devido a fadiga, que acarreta numa ligeira intoxicação por gás carbônico, dores de cabeça na certa. Já nem respirar eu sei, meu Deus!

Esta parte a grande maioria já conhece, e agora já sabe porque, agora vamos responder ao leitor.

Porque alguns vinhos tintos lhe causam dores de cabeça no outro dia?

Macaco com cara de ressaca

Ora bem, acontece que, não só nos vinhos tintos mais na maior parte das bebidas de cor, como o whisky, Bourbon e licores de erva, o nível de substancias é maior e todas elas devem ser filtradas pelo mesmo, único, incontornável fiel amigo o qual tratamos tão mal, o fígado. Este sobrecarregamento faz não conseguirmos absorver em condições tudo aquilo de desperdiçamos na noite anterior, tomando bastante do tempo necessário.

Os destilados como a vodka costumam dar menos ressaca por tais motivos, inclusive.

Existe um motivo para bebidas baratas darem mais ressaca que as mais caras, a fermentação é um processo que requer seu tempo, e por isso tem seus custos. Se uma empresa precisa fabricar mais para baixar seu preço precisa acelerar o processo de fermentação, utilizando materiais que acabam por precisar do nosso fígado para ser filtrado.

Esses malditos métodos

Macaco de ressaca

Falei pra não balançar a garrafa.

O método também influencia, se sacudir numa garrafa uma bebida que esta fermentando, ela termina o processo mais rápido, mas ao mesmo tempo liberta determinadas substâncias que facilitam termos uma ressaca daquelas.

Copo de vinho com lareira ao fundo

No caso do vinho barato, principalmente o tinto, é ainda pior. O vinho leva emulsificante, estabilizador, corante, e o pior, conservante!!! Meu caro, o prazo de validade de um vinho é indeterminado, podendo durar anos e anos, alguns vinhos se beneficiam disso, outros não, falamos de um vinho de guarda ou não no caso. Mas uma coisa é certa, o vinho é feito por um processo perfeitamente natural, se leva conservantes então o que estas a beber já deveria ser vinagre a tempos! Tais substâncias ajudam, e muito, a ter uma dor de cabeça no outro dia.

Finalizando

Para resolver o problema o melhor mesmo é ter certeza que a bebida tem boa proveniência, não abusar nas doses, e, como meu amigo da despedida, bebo uns copos com água antes de ir pra cama e no outro dia ta novo. Beber sucos de frutas, água, tomar uma boa refeição ajudam bastante. Beber outra também, para o processo e fica a ressaca adiada, mas não sugiro, leva ao vicio. O que mata a sede é água.

Até por que, com a ressaca que estou, não bebo nunca mais até semana que vem.

Sobre o Autor

Administrador, trabalha no setor de óleo e gás, consegue sempre arranjar tempo pra beber umas taças entre seus vários hobbies e acredita que a vida é muito curta pra beber vinho ruim.

  • Sâmio

    Gostei do Post!

    Sempre me perguntava o pq da dor de cabeça depois que bebia vinho!

    O estranho e q soh acontece isso com o vinho!

    No meu caso vem o vomito antes e dor de cabeça depois !

    =(

    • Valéria

      Gente! o que acontece é que o vinho que você está bebendo deve ser de péssima qualidade.VINHOS DE QUALIDADE NÃO CAUSAM RESSACA.
      Ocorre que a qualidade do vinho depende, dentre outras coisas da quantidade de açucar da uva.esse açucar que através da fermentação vai dar o teor alcoolico do alcoo.OCORRE QUE SAFRAS COM POUCA CHUVA ORIGINAL UVAS COM POUCO AÇUCAR CONSEQUENTEMENTE POUCO ALCOOL.O QUE OSPRODUTORES FAZEM É ADICIONAR AÇUCAR DA CANA DE AÇUCAR, ORA O ALCOOL DA CANA DE AÇUCAR É O ETANOL.ESSE VINHO EQUIVALE A VOCE PEGAR UM SUCO DE UVA IR A UM POSTO DE GASOLINA E ADICIONAR ETANOL.POR ISSO A DOR DE CABEÇA. SE COMEÇAR A BEBER VINHOS DE QUALIDADE VAI SE SURPREENDER COM A AUSENCIA DE RESSACA.

  • http://blogdasu.wordpress.com/ Su

    Nossa! Nem me fale em vômito!!!

    Essas coisas todas descritas acima eu já passei tb. O engraçado é q na hora a gente fala q não vai beber nunca mais, aí qdo passa… Tamo lá enchendo a cara de novo! Bom demais!!! hehehe!

  • Samir

    Tá ai uma bebida q eu não tomo!

    É beber vinho e ter ressaca, a única vez q vomitei, foi por causa de vinho barato

    aff

    Bom msm é uma cervejinha!

  • http://lazer2.blogspot.com Evandro F.

    tem uns 3 anos que eu não bebo vinho.

  • Borislay Ressaks

    Porra de vinho maldito aquele do seu pai hein!!! Nunca mais, hahahahahahahahahaahaha!!!

    Por isso que eu prefiro vodka.

    Abração!

  • Pingback: Vodka, ou Vodca, e Ressaca. Síndrome de Korsakov | Papo de Bêbado. Sua revista oficial sobre Bebidas Alcoólicas.()

  • http://www.anciao.com Ancião

    Bem hidratado e alimentado não tem ressaca….Tanto faz, um Petrus 1958 ou um Château Duvalier.

  • Andrey Machado

    Mentira…

    Comer ou beber agua nao eh garantia de nada.

    Sei pela experiencia, quantas vezes nao bebi agua feito um idiota (durante o processo de encher a cara) e/ou comi feito um viking infernal antes da bebedeira e mesmo assim veio a inigualavel ressaca??? Sabado mesmo me ocorreu isso…

    Agora as vezes parece q estou com sorte e bebo bem e nao da nada… Acredito que as condições do figado tambem sejam importantes, podendo ele estar ou nao de bom humor…

  • http://www.fgsolutions.com.br Gabriel Carlini

    Parabéns haha…. já sou assinante do seu blog faz um tempo, mas sou somente observador, costumo ler e não comentar. Mas hoje que estou lendo os posts que não li, me despertou para lhe enviar um PARABÉNS, o PDB traz cultura, conhecimento de bebidas alcoolicas e claro de ser mto engraçado haha.. continue assim !

    Abraços e uma sexta de mta cerveja !

  • http://brunodulcetti.com/blog/ Dono do Bar

    Fala Gabriel. Muito obrigado ae pela força ;)

    E divulga o blog ae :D

    Abraços.

  • Ávido

    show de bola

  • Salvatore Giuliano

    Bom, certa vez perguntei a um professor de química o porquê da ressaca do vinho ser a pior de todas.

    Ele me perguntou se o vinho que eu tomava era vagabundo (claro que era) ele me respondeu que o vinho mal armazenado oxida, por isso a dor de cabeça é terrível. Ainda me disse que se eu poderia continuar a beber os vinho vagabundos, desde que fosse seco e não suave, porque a tendência é o vinho doce oxidar mais rápido. Desde então tenho bebido vinho seco e com o passar dos anos, passei a consumir bons vinhos. Nunca mais tive dor de cabeça.

    Saudações cruzeirenses

  • magdalena afogada

    Comprovei na minha pessoa (wac!) que tomar vinho tinto após comer alguma coisa com chocolate ou morangos pode ser quase mortal…

    V. não querer conferir, ne?!

    • carlos manuel simões

      Carlos Manuel simões – há 50 anos que como chocolate e bebo vinho e…vou fazer 75 anos!!

  • Vitor

    ô loko! Master Search hein rapaiz ahsuidhsad

    Boa…

  • Die

    Haha eh verdadee,

    "O engraçado é q na hora a gente fala q não vai beber nunca mais, aí qdo passa… Tamo lá enchendo a cara de novo! Bom demais!!! hehehe!"

  • http://www.zina.com.br Zina

    Ronaldo

  • Herculano Couto

    Caros senhores, quero deixar registrado minha perplexidade quanto ás informações aqui repassadas.

    As informações prestadas pelos senhores são sem fundamentos e sem estudo de causas e pior fazem um prejulgamento injusto para com os vinhos ditos "baratos" por vocês.

    Assim gostaria de deixar algumas informações que são por vocês mal entendidas:

    Os conservantes utilizados nos vinhos podem ser de duas formas e são conservantes permitidos e não fazem mal ao organismo, o sorbato de potássio ou ácido sórbico é encontrado naturalmente em algumas frutas.

    Apesar de classificado como irritante em alguns lugares, esse conservante é considerado seguro e suave por conta de seu longo histórico de segurança e perfil não-tóxico. O Sorbato de Potássio é não-irritante e não-sensibilizante. “As reações alérgicas são raras e ele é bem tolerado quando administrado internamente.”

    O DIÓXIDO DE ENXOFRE é um gás que é usado como conservante de bebidas e frutas secas, ou em conserva, é venenoso, mas não faz mal à saúde porque a quantidade é mínima e ele exala no momento em que a garrafa, lata ou pacote é aberto. É o gás dos vulcões e é usado por algumas pessoas para dilatar os brônquios e melhorar a respiração. Estes conservantes são utilizados para que o vinho que pode oxidar por ação do oxigênio não aconteça pois os mesmos conservante irão combinar primeiro com oxigênio e não deixando que oxide o vinho.

    Quanto a outros produtos que vocês dizem serem colocados no vinho, saibam que o vinho é um alimento e como tal existe toda uma legislação que controla e proíbe o uso de outros produtos, assim, queremos informar que emulsificante não é um produto utilizado em vinhos e mesmo por que sua função- dar volume a alguns alimentos e/ou homogenizar- não condiz com as característica necessárias aos vinhos .

    Assim esperamos que vocês corrigísseis estes erros e poste as informações corretas quanto aos verdadeiras causas da ressaca que alguns vinhos causam.

    • http://NãotenhoWebsite Julio

      Já havia reparado isto que o Herculano bem classificou (… e não sou nenhum “Expert” no assunto); É de “doer”!
      Sem nenhum problema caso continuem (… sei que continuarão) a abordar o assunto no mesmo nível de comprometimento, porém, fica dado o alerta que poderiam limitar a “criatividade” e não desprezar o compromisso e com a redação, com a fonte de informações e com a argumentação lógica.
      É isso.

  • http://samuca1966.blogspot.com Samuel

    Depois de exagerar um pouquinho seja no vinho seja em qualquer bebida, só tem uma solução :

    SECURITY é uma bebida anti-ressaca feita na França, natural, não alcoolica, composta de extratos e aromas de plantas e ervas cujas propriedades são conhecidas por suas características desintoxicantes e que combinadas em concentrações especiais numa garrafinha de 30ml, aliviam significativamente os efeitos da RESSACA e má digestão. Saiba mais no http://www.bebasecurity.com.br

  • http://WWW.BLOG.COM.BR tobru

    todo álcool faz mal dependendo da quantidade que você toma
    eu mesmo so tomo uma garrafa de vinho tinto suave de mesa e não passo mal tudo na vida tem que ser moderadamente.

  • Jose Abilio Almeida

    Concordo que Vinhos que dão ressaca são os baratos. Pode-se desgustar um vinho bom apartir de R$ 18,00 a R$ 150,00.
    J.Abilio
    SSA

  • rafael

    Eu bebo é pra ficar mal mesmo pq se fosse pra ficar bem tomava remédio

  • JM

    Rafael, vc é o cara. O espírito é esse!! Da qui a pouco até respirar ou simplesmente assobiar, vai ter um doido “cientificando” e outro doido “banalizando”. Assobiar é para os pássaros?

  • http://julianamoura84@r7.com Juliana

    Adorei a matéria sobre a ressaca do vinho tinto, eu tenho só faltou falar sobre o melhor método para eliminar essa enxaqueca Horrível!!!!!
    Estou tomando agora com meu marido e sei que vou estar na base do dipirona amanhã, pois tenho que trabalhar cedinho depois de levar meu filhote para escolinha as 7:00, desde já valeu!!!!!!