A Boemia e a Revolução Francesa

“Um paralelo interessante entre a boemia brasileira e a Revolução Francesa. Liberdade, igualdade, fraternidade e álcool, somados com a malandragem brasileira.”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (2 votes, average: 10.00 out of 10)
Loading...

Malandro é malandro e mané é mané

Créditos: Tárlis Schneider

É hábito que de sexta e sábado (ou de quinta-feira até domingo, para alguns), a única coisa que se passe pela cabeça de um boêmio é a diversão baseada em princípios como arte, música e… Álcool.

Para muitos, a boemia é uma “noção pejorativa, algo como um estilo de vida sem objetivos maiores”, como consta na Wikipédia. Pobre destes que mal sabem que foi essa vida — pejorativa, e de aventuras — que deu virtudes à mudança no quadro político e social da França entre as décadas de 80 e 90 de 1700…

“Liberté, Egalité, Fraternité!”, já disse Jean-Jacques Rousseau.

Liberté”, liberdade

Abra as asas sobre nós

[ /caption]

Créditos: G.Costa

Liberdade, autonomia, fim da submissão. Final de semana é isso. Esquecer os problemas e descarregar todo o estresse semanal é praticamente uma lei, necessária, para a dissipação do seu patrão chato — do salário baixo —, da namorada mala, e da maldita televisão que não te deixa em paz.

De Cerveja à Absinto, de 5 à 70%, de 1000 à 10.000 calorias.

Egalité”, igualdade

Soando contraditório ou não, independente de pontos de vista, ideais e conceitos, todos dentro de um bar são meramente SEMELHANTES. Pensou que eu iria dizer “iguais”? Bom, eu pelo menos faço comparações. Se meu copo pela sétima vez está vazio, não existe a paridade se você nem passou do segundo. (REFLITA!)

Fraternité“, fraternidade

Créditos: Felipe Paim

O último elemento que forma o tripé do pensamento revolucionário de um bêbado — ou de um filosofo francês, como queira. “Escolha consciente pela vida em sociedade”, como já definido, a fraternidade é uma das coisas mais presente no meio social de um boêmio. Hierarquicamente indiferentes, como meio de unificação e ligação que o álcool é, a Semelhança citada à cima se torna definitivamente a Igualdade.

A malandragem brasileira

Créditos: DHDOTUR

Não é de se passar pela cabeça que a malandragem brasileira do século XIX (duradoura até hoje), daria aos franceses um impulso para sair de um regime monárquico permanecente por mais de 500 anos. O que antes dividia o país em três Estados (clero, nobreza e povo) graças a um fenômeno literário e social que começou com artistas como Picasso, Matisse e Modigliani, a França se tornou o que é hoje.

Revolucionária e barulhenta ou ingênua e inocente. Não sei, mas quando precoce, pode até salvar vidas.

Você também gostará desses

A cerveja nas festas de aniversário Saiba mais das comemorações e vergonhas de festas em conjunto com as cerveja nas festas de aniversário, a família, os amigos bêbados e toda aquela con...
A palavra final num casamento Vida de casado, você precisa ir no supermercado fazer compras, comprar coisas úteis, necessárias no dia a dia, certo? Nunca se esqueça, tem que ter ce...
Ressaca Moral Pior que uma ressaca de bebida é uma ressaca moral. Pior que terminar um relacionamento normal é terminar um relacionamento com uma amante. E depois c...
Toma que o Filho é Teu Mulher liga para o ex-namorado avisando que está grávida. Conversa vai, conversa vem e traições, xingamentos e surpresas ocorrem, pra variar.
Is bin derzafan pra dedéu Como um bom anfitrião, saiba como promover o porre inesquecível do seu ilustre convidado! Divirta-se com essa história baseada em fatos reais!
O churrasco despretensioso de cada dia Eis que você é convidado para um churrasco e precisa levar uma cerveja. Quando você chega, vê uma "suruba de cervejas", várias marcas. O que você faz?...

Compartilhe: