walls unesco

Ateliê Wäls ganhou um prêmio de arquitetura na UNESCO

“Vencer um concurso de cervejas, é legal. Uma cervejaria vencer um concurso internacional entre restaurantes, é mais legal ainda! Conheça o Ateliê Wäls!”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (1 votes, average: 10.00 out of 10)
Loading...

Olá, amigos PdBs de plantão! Quando falamos de cerveja, dificilmente vamos associar à arquitetura, certo? Quase! Para mudar essa visão, o Ateliê Wäls ganhou um prêmio de arquitetura na UNESCO, um projeto bem interessante da Cervejaria Wäls.

O prêmio é o Prix Versailles, distribuído anualmente desde 2015. Em 2018, na etapa América do Sul, Central e Caribe da premiação, o Brasil foi contemplado em duas categorias: restaurante, com o Ateliê Wäls, em Belo Horizonte e centro comercial, com o Jardim Pamplona, em São Paulo.

Sobre o Ateliê Wäls

Ateliê Wäls arquitetura

Já contamos a bela história da cervejaria Wäls aqui e o Ateliê só vem acrescentar ainda mais à marca. O local foi criado pelo arquiteto Gustavo Penna e remete à uma barrica de madeira aberta sobre as montanhas de Belo Horizonte. José Felipe Carneiro, fundador da Cervejaria Wäls, conta mais:

“O Ateliê Wäls era um sonho antigo que o Gustavo Penna ajudou a colocar em pé. Mais do que um espaço dedicado à cerveja e com várias referências a ela, dos móveis ao ambiente, passando pelos espaços voltados à inovação, ele foi pensado para ser a casa do mineiro e uma homenagem a Belo Horizonte”

O Ateliê Wäls é um amplo centro cervejeiro da marca que foi eleita recentemente pelo RateBeer, principal ranking cervejeiro do mundo, como a melhor cervejaria do Brasil. O espaço simula uma imensa barrica de madeira aberta, que se integra com as montanhas do bairro Olhos d’Agua, zona sul da capital mineira. O local reúne restaurante, loja, escritório, adega, cervejaria e área externa com um mirante para admirar a paisagem da região.

“É um projeto lúdico e divertido, que mostra a união da arquitetura e do conceito de cerveja arte de maneira mágica”,

explica Gustavo.

No ambiente interno do complexo, se destaca um amplo balcão na cor avermelhada, em referência ao celebrado estilo inglês India Pale Ale, com 21 torneiras dedicadas às inovações cervejeiras da Wäls é complementado por uma grande prateleira repleta de garrafas especialmente desenvolvidas para o local. Conjuntos de mesas para degustação foram distribuídos entre centenas de barricas de madeira que emolduram e dividem os ambientes.

barris cerveja do Ateliê Wäls

Neste que é o maior barrel room da América Latina dedicado ao envelhecimento de cervejas, mais de 100 mil litros da bebida envelhecem e fermentam. Cada rótulo no seu próprio tempo. Tudo isso sob uma grande cortina delicadamente confeccionada com 135 mil rolhas de cortiça que evoca um ambiente teatral.

Um pouco mais sobre o Prix Versailles

Criado em 2015, O Prix Versailles é um prêmio anual dedicado à arquitetura de prédios comerciais. Entregue na sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) em Paris, ele engloba diferentes categorias, com os vencedores sendo selecionados por um painel de juízes independente formado por personalidades de áreas diversas. É o principal prêmio de arquitetura mundial para lojas, hotéis e restaurantes e reconhece projetos que reúnem criatividade, arte e negócios.

Finalizando

Acho incríveis esses prêmios internacionais! Apesar de pouco serem divulgados para quem não está diretamente envolvido na área de interesse, mostram que existem muitas pessoas aqui, que se importam com qualidade e responsabilidade de diversos projetos. O Ateliê Wäls vem premiar um baita local que ainda vamos visitar e compartilhar tudo com vocês! E chegamos aquela conclusão óbvia: Cerveja é arte!

Aquele abraço!

Você também gostará desses

Cevada na Granja Comary: Existiu mesmo? Uma polêmica brotou sobre a cerveja Brahma Seleção Especial nas redes sociais, se ela foi feita realmente com cevada na Granja Comary. Veja a historia...
Alô Curitiba! O Heineken Glass Room chegou! A cervejaria Heineken inova novamente e lança um projeto em Curitiba, o Heineken Glass Room, que invade o museu Oscar Niemeyer, todo de vidro, com mui...
Campanha Worlds Apart Heineken Através da cerveja a Heineken mostra que podemos conversar mesmo com opiniões diferentes. É a campanha Worlds Apart, confira!
Skol oferece ônibus no Carnaval de BH Com mais uma ação inovadora, a Skol oferece ônibus no Carnaval de BH e colocarão mais banheiros e vendedores ambulantes na cidade.
Bud Basement volta com tudo e, dessa vez, tem NFL Veja o que rolou e o que vai rolar ainda no Bud Basement, que agora terá com a NFL, com a grande atração, a final, o Super Bowl.
Cerveja Old Irish impressiona com ação que mistura... Os caras da marca de cerveja irlandesa, Old Irish, mandaram muito bem criando uma viagem virtual/real para seus consumidores!

Compartilhe: