Beer Sommelier World Championship

“O Brasil receberá pela primeira vez o Beer Sommelier World Championship, que acontecerá no Degusta Beer & Food. Veja algumas dicas sobre cervejas e harmonizações caso você queira participar um dia.”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (2 votes, average: 10.00 out of 10)
Loading...

Agora vamos falar um pouco sobre o Campeonato Mundial, como funciona? Segundo informações fornecidas pelo nosso correspondente diretamente das provas, Daniel Tortella.

Neste ano, pela primeira vez o BSWC (Beer Sommelier World Championship) vai ser fora da Europa.

Este campeonato surgiu há 8 anos e está na quarta edição. Desta vez, 50 profissionais estarão presentes representando países como Alemanha, Itália, Canadá e Estados Unidos. No total, se não me engano, são 10 países. A delegação brasileira contará com 22 pessoas. São os melhores colocados no Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cervejas.

O campeonato é dividido em 4 fases:

garrafas cerveja

  1. A 1° é teórica e cobre todos os temas: desde processo de fabricação, insumos, história dos estilos de cerveja, técnicas de harmonização, copos e serviço, etc.
  2. Na 2°, os competidores tem que identificar o estilo de várias cervejas em um teste cego. No campeonato brasileiro foram 8 cervejas mas no mundial “ouvi dizer que serão 10 (só teremos certeza na hora)”.
  3. Para a 3° fase, temos que identificar off-flavors nas cervejas.

    “Off-flavors são sabores indesejados que vem de falhas no processo de fabricação, insumos de má qualidade ou falhas no armazenamento. Sim, sommelier também precisa tomar cerveja ruim! (rss). Isso é importante para o sommelier saber avaliar quando um lote de cerveja não está ideal para o consumo e não vendê-lo aos seus clientes. Também serve para quando ele tiver que trabalhar dentro das fábricas e precisar identificar problemas no processo de produção.”

  4. A última fase é a final. Teremos que apresentar uma cerveja para diversos jurados renomados e, de certa forma, encantá-los com a descrição daquela cerveja. Como diz Tortella “Deixá-los com vontade de tomar.

Todas as fases são eliminatórias e existem repescagens no meio. Essas repescagens são identificação e descrição de algumas cervejas.

E a premiação?

Com relação à premiação que com certeza deve existir, mas não sabemos o que é, mas como parâmetro a premiação do campeonato brasileiro foi uma viagem para acompanhar a colheita de lúpulo nos Estados Unidos, além de troféu e muito cerveja, é claro.

Dicas sobre cervejas e harmonizações

Harmonização de queijos e cervejas

Algumas dicas para o cara que está começando a se aventurar pelas cervejas e harmonizaçôes:

  • Primeiro: não existe cerveja boa ou ruim. Existe o que você gosta e o que não gosta!
  • Não tenha preconceito, experimente. Se não gostou, experimente outras vezes! Nosso paladar se acostumar principalmente com o amargor. Conheço várias pessoas que diziam que não gostavam de cerveja amarga e hoje só tomar Imperial IPA.
  • Existem técnicas de harmonização, que podemos falar em um outro post, mas para chegar em uma boa harmonização só tem um jeito: teste! Coloque a cerveja e a comida juntos na boca. Nenhum sabor deve se sobrepor.. eles devem se completar e formar um novo sabor, ainda melhor.
  • Cerveja vai muito bem com doce, sim! Na verdade, é mais fácil harmonizar com doces que com salgado. Algumas harmonizações certeiras: uma Porter com chocolate 70% cacau, uma Kriek (cerveja ácida maturada com cereja) harmonizada com chocolate branco, uma Duvel (ou qualquer outra Strong Goden Ale) com bolo de damasco com merengue.
  • Compare as cervejas que você gosta. Abra mais de uma, coloque os copos lado a lado e faça a comparação. Isso vai te ajudar a distinguir melhor os sabores da cerveja
  • Milho e arroz não são vilões! São usados para deixar mais leve e baratear as cervejas de massa mas também são usados em alguns estilos como o Flanders Red Ale para que a cerveja pegue ainda mais os sabores da madeira dos barris onde é envelhecida.
  • Cerveja de massa também é cerveja e boa como o estilo diz que ela deve ser. Mais uma vez: não tenha preconceitos.
  • Por fim, dê preferência para a sua cervejaria local. Ela gera empregos na sua região e ainda te dá a chance de tomar a cerveja mais fresca que você já tomou na vida! Os alemães tem um bom ditado: “só tome a cerveja se você estiver vendo a chaminé da cervejaria“.

Aquele abraço.

Você também gostará desses

St. Patrick’s Day no O’malleys Irish P... A comemoração do St. Patrick's Day em São Paulo, no Pub O'malleys e um pouco mais sobre a história do Patrick e a importância dessa celebração. Um bri...
Oktoberfest 2009: Vai encarar? Uma prévia do que será a Oktoberfest de 2009. Nosso representante estará lá e deixa seus contatos para quem quiser aprender a apreciar as ótimas cerve...
DeliBeer Velhas Virgens e Papo de Bar O Papo de Bar faz uma parceria com o DeliBeer e fará a apresentação do evento DeliBeer Velhas Virgens, um evento cervejeiro com Rock N Roll puro na ve...
Talentos do Samba 2013 Antarctica A Antarctica dá continuidade ao projeto Talentos do Samba e chama, além de Arlindo Cruz, o sambista Dudu Nobre pra compor o júri artistico. Confira!...
Iron Throne Blond Ale: A Cerveja do Game of Throne... O seriado The Game of Thrones lançará uma cerveja em março com a cervejaria Ommegang junto com a HBO, a cerveja Iron Throne, uma cerveja do estilo Blo...
Delibeer 2013 – Edição Niterói Conheça o Delibeer, evento cervejeiro que acontecerá nos dias 06 e 07 de julho de 2013 e contará com uma programação bem rica no tema cervejas artesan...

Compartilhe: