BeerMapper – como as cervejas se relacionam

Sabe o que me dá tesão de escrever aqui no Papo de Bar? É poder sempre pesquisar e estudar os mais variados assuntos, para esclarecer as dúvidas e entender como as coisas funcionam.

Desde pequeno sempre foi assim, já quebrei muita coisa pra ver como era por dentro e entender como elas funcionavam. E adoro trazer os mais variados campos da ciência pro bar… Matemática, física, biologia, química…

Mas vamos deixar de lenga lenga e falar sobre o

BeerMapper

beermapper

Bom, pra falar do BeerMapper, vou começar pelo seu idealizador, o Kevin Jamieson.

Kevin é um estudante de Ph.D. da universidade de Wisconsin. Parte do campo de estudo dele, é unir o conhecimento humano, com a alta capacidade computacional disponível nos tempos de hoje.

O insight que ele teve para colocar em prática o que vinha estudando foi o seguinte: Ele foi a um bar e bebeu uma das melhores cervejas de sua vida, mas não conseguia se lembrar de qual era no dia seguinte. Voltou ao bar e disse ao atendente todas as caracteristicas que ele se lembrava, conseguindo reduzir de um total de 40 cervejas daquele tipo, para 6. A partir daí, foi só experimentar as 6 e encontrar a sua cerveja.

Algorítmos e Cerveja

Vamos lá que a agora a porra tá ficando séria, filhotes de Hippocampus erectus!

O nosso amigo Kevin, trabalha com uma pesquisa que podemos chamar de classificação ativa, que se foca em responder a perguntas de formas comparativas. Algo mais ou menos assim: Nós humanos falamos essa cor é “verde”, ou essa cor é “amarela”. Ele usa o algorítmo dele para comparar 2 cores e dizer se uma é mais verde do que a outra. E fazendo comparações em sequência, ele consegue chegar na mais “verde” das cores.

E ele aplicou essa pesquisa, em cerveja. Ele utilizou o banco de dados do ratebeer.com com mais de 10 mil cervejas e fez uma medida de cada característica das cervejas baseado no peso em que cada uma delas tem em relação ao todo, utilizando o sistema de TF-IDF (Freqüência do Termo – Freqüência Inversa do Documento). Falando assim é complicado, mas veja como uma análise dessas se parece:

beermapper

Agora sim, tô começando a entender…

Depois de criar uma representação de palavras para as cervejas, o passo seguinte é encontrar as 100 cervejas mais próximas de cada cerveja de acordo com um algoritimo de distância euclidiana.

A comparação

beermapper

Ô dúvida cruel…

Depois disso o sistema de Kevin começa a te perguntar, entre duas cervejas, qual você mais gosta.

Após algumas respostas, o BeerMapper já consegue mapear para você qual o tipo de cerveja que você gosta e ainda sugerir qual outras que você não conhece que tem características muito semelhantes.

Seria como detalhar o “Genoma das Cervejas”

Extraindo os dados

Com esse tipo de análise, chegamos a dados como esses:

beermapper

O amargor dos tipos de cerveja, quanto mais escuro mais amarga

beermapper

O malte por tipo, as mais maltadas são as mais escuras

beermapper

As cores das cervejas por tipo

beermapper

E como não podia faltar, as cervejas que você mais gosta

 

Finalizando

Um porém, é que o BeerMapper ainda não está nas lojas de aplicativos, nem da Apple, nem do Google. Segundo Kevin o aplicativo está 97% pronto, mas ainda faltam alguns ajustes de usabilidade da interface, para tornar tudo mais intuitivo e menos confuso para os usuários finais.

Eu não sei vocês, mas cada vez que eu vejo uma prova de conceito como essa que executa de forma tão graciosa a captação de um conjunto amplo de informações, como são as características de uma cerveja e exibi-la de forma tão detalhada e qualitativa para um usuário, eu fico embasbacado e maravilhado com o poder que temos de utilizar o conhecimento a nosso favor.

O que vocês acham?

Fonte: Brainstorm#9

 

Você também gostará desses

A história fodástica do Pendrive de cerveja Palavras sobre o gadgets mais bêbado e modafoca de todos, o pendrive de cerveja vendido pela loja Mulher, Cerveja e Futebol. Virou notícia na Globo.co...
Today’s Beer Conheça o Today’s Beer, um app mobile e gratuito que te indica uma cerveja diferente por dia, dando informações como tipo da cerveja, teor alcoólico, ...
Ex-love blocker: Mensagem para sua ex? Só por cima... Todo mundo sabe como um fim de relacionamento pode ser catastrófico. E ainda mais naquela sexta feira a noite, depois de sair com os amigos pra beber,...
Caneca para o Fim do Colarinho nas Cervejas Uma caneca para aquelas pessoas que odeiam o famoso colarinho no chopp ou cerveja. Criado pela equipe de design da Sinapsis Team, da Argentina, eles p...
Bar Andante: Vende-se bicicleta com chopeira Beber umas no boteco é sempre bom, ainda mais quando o boteco tem rodas e pedais. É o Baumecker's Fahrende Kneipe, um bar que cabe 13 pessoas, que beb...