Boilermaker

Todo mundo tem algum amigo que não é muito inclinado a beber, até nós aqui do Papo de Bar. Ainda que bebedores veteranos e dados a uma boa conversa em torno de uma mesa de latão, sempre há alguém muito ou pouco próximo que senta com a gente e pede um refrigerante.

Até virou costume e o cara nem se sente mais sem jeito ao fazer o pedido. Todo mundo respeita e é natural; ele não vai dividir com o resto da turma a sensação de ressaca no dia seguinte.

BoilermakerCréditos: David Copeland

Bem, qual não foi a minha surpresa quando um amigo meu, desses aí que não bebe, não fuma e não sabe o prazer que é dançar Reginaldo Rossi no bar sem se dar conta do mico, me liga e diz: “você já pensou em misturar cerveja e uísque no mesmo drink?”. Pô, claro que já! E inclusive já o fiz. Mas aí veio a surpresa: ele me disse que tinha acabado de experimentar, me contou a tradição e contou ainda que ao contrário do que nós “brasileiros” pensamos o nome dessa mistura não é submarino e sim, Boilermaker!

Boiler o quê? Maker! Ahhhh

Boilermaker não é nada além de um copo consituído de cerveja e uma dose de uísque, tequila ou vodka.

Sem brincadeira, na maioria das vezes tudo o que a gente quer é sentar e beber, sem firulas, sem remexe lá e cá, bate fruta aqui, descasca um negócio ali, não é? Tem dias em que só precisamos ter o prazer de beber algo bacana, mas que não exija grandes malabarismos.

E é isso. Cerveja. Destilado. Um pint glass e um shot glass. Voilà!

Simples assim?

Pois é! Você vai precisar de:

  • Uísque Bourbon ou Tequila ou Vodka
  • Cerveja
  • Um pint glass
  • Um shot glass
  • Coragem

Há umas várias técnicas para consumir um boilermaker:

  1. Tradicionalmente o uísque é bebido em um gole e imediatamente seguido pela cerveja.
  2. Contudo, os dois podem ser misturados. É só encher o pint de cerveja, submergir o shot e tomar rapidinho, antes que a espuma que se forme faça você desperdiçar uma bela quantidade de bebida.
  3. Também dá pra derramar o destilado diretamente em uma lata de cerveja aberta, mas dá um golinho na breja antes, senão vai vazar tudo.

Variações

JagerbombCréditos: Jen & Elwood

Nos pubs de São Paulo você vai encontrar uma dessas variações com o nome de Irish Car Bomb. Tem também a Jägerbomb feita com Jägermeister e RedBull.

A que eu achei mais legal é a Carbomb Canadense: feita com uma cerveja canadense com 1/2 syrup da sua escolha colocado na borda da cerveja. E o crème de la crème é o Jackknife. Um tiro de Jack Daniels e uma Guinness.

Ah, e era a bebida favorita de Charles Bukowski, segundo o livro “Guia dos drinks dos escritores americanos”. Eles passam até a receita consagrada pelo escritor.

Ingredientes

  • 60 mililitros de uísque tipo bourbon
  • rye ou standard
  • 250 mililitros de cerveja tipo lager.

Preparo

Coloque o uísque em um copo shot e a cerveja em uma caneca apropriada. Tome em um só gole o uísque puro e beba a cerveja logo em seguida. Gelada, ela irá perseguir o destilado quente na garganta.

Gostou? Agora é só sentar e beber e… apreciar!

Você também gostará desses

Cevas: um mapa das Cervejarias Artesanais do Brasi... O site Cevas é como um mapa das Cervejarias Artesanais do Brasil, onde ele mostra quais cervejarias artesanais estão mais próximas de você.
Que tipo de cerveja mais combina com o seu pai? Dia dos pais chegando e você ainda não sabe o que dar de presente, certo? Você sabe que tipo de cerveja mais combina com o seu pai? Veja dicas e compr...
5 whiskies que valem a pena ser estocados É possível que ocorra uma "seca" de whiskies devido o aumento de consumo por causa da China. Mostramo 5 whiskies que valem a pena serem estocados.
Irish Car Bomb: Queria ser Irlandês Conheça os novos Pubs Irlandeses que se localizam em Minas Gerais. Conheça também o Irish Car Bom, uma bebida temida por alguns, mas que é uma delícia...
10 cervejas para você beber depois de morrer Veja uma lista inusitada de 10 cervejas que você deve beber depois de morto. São cinco cervejas "dos deuses" e mais cinco cervejas "do capeta", pra vo...
Eisenbahn e seus rótulos especiais Confira os rótulos mais especiais da Eisenbahn, a Lust e a Lust Prestige, além do licor de cerveja Eisenbahn Bierlikör. Confira os rótulos!