Bom de Beer lança podcast sobre o universo cervejeiro

Meus Pdbêbados do coração, se vocês são daqueles que não entram um bar desde o inicio da pandemia, que sente saudades daquela aglomeração e daquele Papo de Bar num boteco, vem aqui e me dá um abraço virtual. Eu sei o que vocês estão sentindo. Mas sejamos otimistas, já já estaremos todos juntos celebrando o fim disso tudo. Enquanto isso falarei sobre o
Bom de Beer 😉

Enquanto o estado de pandemia perdura – muito infelizmente – eu tenho uma dica para aqueles que são amantes de cerveja. O Bom de Beer lançou um poscast de 12 episódios no Spotify, onde especialistas debatem diferentes temas relacionados a nossa breja.

E como são esses episódios do
Bom de Beer?

bom de beer

Bom galera, o primeiro episódio já está disponível desde o dia 04/05. O conteúdo virtual traz os jornalistas e apresentadores já famosos da “podosfera”, Carlos Merigo e Cris Bartis, para um bate-papo descontraído, estilo mesa de bar, com especialistas de diversas áreas: sommeliers de cervejas, chefs de cozinha, técnicos, mestres cervejeiros e jornalistas, de várias regiões do país.

A primeira temporada conta com 12 episódios, lançados semanalmente, que falam desde o copo ideal para cada estilo, até como inserir a bebida no preparo de alguns pratos.

Falar sobre cerveja é sempre “Bom de Beer”

O podcast tem como proposta deixar o assunto cerveja tão gostoso quanto a própria bebida, passando conhecimento de forma leve e desconstruída sem parecer uma aula formal. Criado em parceria com a produtora B9, o programa desenvolvido pelo e-commerce do Grupo Petrópolis, também estará presente no site Bom de Beer, através de link que direciona para a plataforma Spotify.

Durante a primeira temporada vocês poderão passear pela história das cervejas, os diferentes estilos, cada um dos ingredientes que compõem uma boa fórmula: malte, lúpulo, água e leveduras, e também trazem uma conversa saborosa sobre harmonizações.

Sobre a iniciativa Bom de Beer, Eliana Cassandre, Head de Marketing do Grupo Petrópolis, comenta:

“O Bom de Beer nasceu em 2016 como um blog cervejeiro para compartilhar conhecimento entre entusiastas e consumidores, oferecendo conteúdos sobre harmonização, estilos e história da cerveja. De lá para cá o projeto cresceu tanto que hoje, além de ser a principal vitrine para venda de nossos produtos no ambiente digital, o Bom de Beer permite que tenhamos liberdade para criar e desenvolver novos formatos que levam entretenimento e cultura cervejeira aos nossos consumidores”.

A ideia inicial do Bom de Beer

Cris Bartis do Bom de Beer

Cris Bartis, sócia do B9, assim que recebeu a solicitação do Grupo Petrópolis para a criação deste programa, pulou na frente para ser a apresentadora. Eu faria igual, claro, porque é Bom de Beer S2. Cris nos contou um pouco como pretende agregar suas experiências no universo cervejeiro e o programa:

“Quando a gente fala universo cervejeiro, ele ainda aparece muito ligado ao masculino, mas mulheres também são grandes apreciadoras de cerveja, inclusive eu! Aprendi tanto que agora consigo comprar cervejas especiais com muito mais propriedade e já até cozinhei usando cerveja! Tô muito feliz em compartilhar essa experiência com o público.”

Para mostrar que somos parceiraços, vou listar para vocês um resumo dos 06 primeiros episódios. Dá uma olhada lá, galera:

04/05 – Episódio 1

Ronaldo Rossi, chef de cozinha que trabalha há 14 anos com cerveja, é o convidado do episódio de abertura: ‘Uma Breve História… da Cerveja’. Ele fala sobre a história da cerveja: como ela foi inventada, correu o mundo, influenciou a história, ajudou a escrever leis e chegou nas mesas gelada e engarrafada.

A cerveja é um personagem importante na construção da sociedade, um alimento que já foi até usado como salário. Para acompanhar esse papo degustam a cerveja Weltenburger Kloster Anno 1050. Bebida criada por acidente, provavelmente de um pão/semente esquecido na chuva.

11/05 – Episódio 2

Jayro Neto, sommelier de cervejas, fala sobre o tema: ‘Estilos de cerveja: ou você tem ou não sabe o que está perdendo’. Nesse episódio degustam a Black Princess Let’s Hop e recebem Jayro Neto, sommelier de cervejas que explica sobre as classificações de cerveja: famílias, estilo, escola e suas particularidades marcantes.

18/05 – Episódio 3

O técnico cervejeiro Alan Sene fala sobre “Como nascem as cervejas?”. Neste episódio eles bebem Weltenburger Kloster Barock Dunkel e falam sobre a fabricação das cervejas, quais são os processos que transformam um punhado de cereais, flores e fungos nesse líquido tão adorado pela humanidade, e como o processo de fabricação da cerveja influencia no sabor final de cada estilo.

25/05 – Episódio 4

No episódio “Ingredientes: O Malte”, o mestre malteiro e cervejeiro Rodolfo Rebelo discorre sobre um dos ingredientes básicos de qualquer cerveja degustando uma Petra Origem Puro Malte. Depois da água, o malte é o ingrediente mais abundante na cerveja. Rodolfo explica o que é o malte, como se colhe, se trata e se adiciona esse ingrediente na receita.

01/06 – Episódio 5

Nesse episódio chamado “Ingredientes II: O Lúpulo”, o engenheiro agrônomo do Grupo Petrópolis Renan Furlan fala sobre a importância dos tipos de lúpulo enquanto degustam uma Petra Weiss. Hoje é inimaginável pensar em cerveja sem pensar no lúpulo.

Esse episódio falará sobre o que é a planta e qual a importância dela para a cerveja. O que muda no processo quando o Brasil começa a produzir lúpulo próprio? Em que fase ele é adicionado na receita? Quais as diferenças mais marcantes entre os lúpulos belgas, ingleses, alemães e os americanos?

08/06 – Episódio 6

João Sperb, mestre em engenharia química, é o convidado do episódio “Ingredientes III: A água”. Vão falar da importância e das diferenças que a água faz na produção da cerveja enquanto degustam uma Cacildis.

As águas vêm de fontes diferentes, e, por isso, mudam o sabor das cervejas? Ou depois de tratadas ficam todas iguais? O pH da cerveja vai sendo acompanhado em todas as etapas do processo? Se ele estiver fora do recomendado, é possível corrigir? O pH do mosto impacta no produto final? Diferentes estilos de cerveja pedem diferentes pHs? O que é essa tal de “dureza da água” e como ela impacta a cerveja?

Link para ouvir os episódios: