Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (76 votes, average: 8.39 out of 10)
Loading ... Loading ...

Foto de garrafas de Cachaças

Bebida boa tem que ter ranking, certo? E para quem gosta de uma boa cachaça esta é uma tarefa bem árdua e que exige grande preparo físico. Principalmente do fígado do avaliador, já que são mais de cinco mil marcas registradas no país, produzindo juntas mais de 1,4 bilhão de litros por ano segundo o Ministério da Agricultura.

Nas minhas andanças por aí, experimentei muitas cachaças excelentes, outras nem tanto e algumas que não valem nem a lembrança. E das que provei, destaco algumas que podem figurar em qualquer seleção dos maiores especialistas. Todas as cachaças que eu recomendo aqui são facilmente encontradas no mercado e os preços estão entre R$25 e R$120. Vamos ao ranking:

10 – Seleta

Vem de: Salinas – MG

Graduação Alcoólica: 42%

Foto da Cachaça Seleta

Impressões: Tem um gosto bem marcante, um pouco ácido e que persiste na boca por muito tempo. Ideal para aperitivos.

9 – Volúpia

Vem de: Alagoa Grande – PB

Graduação Alcoólica: 42%

Foto da Cachaça Volúpia

Impressões: Apesar de ser “branquinha” ou “prata”, essa cachaça é envelhecida por um ano, mas a madeira utilizada não interfere muito no sabor da bebida. É outra de sabor bem forte e marcante.

8 – Mato Dentro

Vem de: São Luís do Paraitinga – SP

Graduação Alcoólica: 41%

Foto da Cachaça Mato Dentro

Impressões: Bebi a variação prata e gostei muito porque é suave e com um cheiro bem doce, que lembra a cana-de-açúcar.

7 – Lua Cheia

Vem de: Salinas – MG

Graduação Alcoólica: 45%

Foto da Cachaça Lua Cheia

Impressões: Essa é muito boa. Envelhecida em bálsamo, essa cachaça ouro tem como principal característica ser levemente picante. Imperdível.

6 – Indaiazinha

Vem de: Salinas – MG

Graduação Alcoólica: 48%

Foto da Cachaça Indaiazinha

Impressões: Essa é uma das mais envelhecidas. Tem um sabor muito amadeirado e apesar da graduação alcoólica alta, não é daquelas que desce “rasgando”. Uma delícia.

5 – Maria Izabel

Vem de: Parati – RJ

Graduação Alcoólica: 44%

Foto da Cachaça Maria Izabel

Impressões: As cachaças de Parati são conhecidas por serem muito fortes e ácidas, mas esta se destaca por ser o oposto disso. É feita com muito capricho e fez por merecer o quinto lugar nesta lista.

4 – Casa Bucco

Vem de: Passo Velho – RS

Graduação Alcoólica: 40%

Foto da Cachaça Casa Bucco

Impressões: A única representante da região sul do Brasil é uma cachaça bem peculiar justamente por não parecer cachaça. É bem ácida e o carvalho empresta um sabor bem diferenciado.

3 – Germana

Vem de: Nova União – MG

Graduação Alcoólica: 40%

Foto da Cachaça Germana

Impressões: Essa cachaça é deliciosa. Quando a provei pela primeira vez, no Mercado Municipal de Belo Horizonte, foi amor ao primeiro gole. Muito suave e com um sabor bem sutil, faz muito bonito até para quem não é conhecedor de cachaça.

O carinho na produção se estende até à garrafa: é revestida de folhas secas de bananeira para proteger a bebida da luz e do calor. Todo esse esforço recompensa o apreciador com um sabor difícil de esquecer.

2 – Reserva do Gerente

Vem de: Vila Velha – ES

Graduação Alcoólica: 44%

Foto da Cachaça Reserva do Gerente

Impressões: Essa cachaça foi uma grata surpresa. Sempre ouvi falar muito bem dela e sempre que passava em frente da fábrica, na belíssima Ponta da Fruta, dizia que um dia pararia lá para comprar uma garrafa. No ano passado em meu aniversário, um amigo me economizou estre trabalho e me deu uma garrafa da Reserva Especial.

Que cachaça! Uma cor linda, um aroma agradabilíssimo e o sabor é sensacional. Não deixa resíduos de sabor e é tão cuidadosamente produzida que faz frente até mesmo aos melhores destilados do mundo!

1 – Canarinha

Vem de: Salinas – MG

Graduação Alcoólica: 44%

Foto da Cachaça Canarinha

Impressões: Essa cachaça é uma obra prima. Produzida por Noé Santiago, sobrinho de um dos melhores produtores de cachaça do Brasil, é envelhecida em barris de bálsamo, tem o sabor levemente apimentado, lembra bastante a cana.

O cheiro é inconfundível como o de uma manhã na roça. O aspecto dela é lindo: aquela cor bem dourada e a consistência são bem parecidas com as de um uísque e ela escorre pelo copo formando uma espécie de cortina.

Dá pra ver que ela é bem encorpada e preenche toda a boca com imensa suavidade e no final um gostinho impressionante. Não há outro lugar para esta cachaça senão a primeira posição.

Menção honrosa: Anísio Santiago

Vem de: Salinas – MG

Graduação Alcoólica: 44,8%

Foto da Cachaça Anísio Santiago

Impressões: Esta eu garanto que a maioria já ouviu ao menos alguma coisa a respeito. É um mito. Por uma questão judicial, o antigo nome, Havana, teve que ser mudado para Anísio Santiago (tio do Noé). Esta cachaça forte e com gosto de madeira seca e um pouco amarga que virou lenda urbana.

Quem nunca escutou alguém dizendo que existe uma cachaça que custa mais de mil reais a garrafa? Isso não é verdade! Uma garrafa da antiga Havana chega a custar 20 mil reais. Isso mesmo: “VINTE BARÃO”! Ela não tem nada que a torne tão exorbitantemente cara, mas paga-se pelo mito. Hoje, uma garrafa da Anísio Santiago custa entre 200 e 300 reais e mesmo assim, tem muita outras excelentes opções por preços bem mais em conta, mas se você tiver oportunidade de beber uma dose, aproveite.

Finalizando…

Escrever esse ranking deu o maior trabalho, mas o melhor de tudo foi fazê-lo. Então, se você não concorda com ele ou quer sugerir alguma modificação, é só falar comigo que terei o maior prazer de experimentar todas elas de novo e quem sabe, reavaliar as posições!

Saúde!

Sobre o Autor

Jeremy Joseph é o alterego de um publicitário blogueiro e petroleiro que apesar do nome "agringalhado", gosta da brasileiríssima cachaça (entre outras coisas), mulheres, noitadas, viagens, festas e de combinar isso tudo para escrever em uma coluna do Papo de Bar.

  • http://www.semquerersaiu.com.br Emily-SemQuererSaiu

    Bom, dessas aí só conheço a Salinas…e é muito boa mesmo!E das desconhecidas, esperimeitei uma com o nome "A cara da velha" auhauahaua nem o google achou a maldita!

    =)

  • Leandro Ferreira

    Lua Nova, sensacional!

  • Ubiratan

    Otimo..

    Agora já sei como presentear meu amado pai!

  • Sérgio Kolosz

    Ainda procuro por um ranking de cachaças de supermercado, aquelas do povão!

    Não precisa chutar o balde com as de plastico, mas oncinhas, pitus, ypiocas, velho b. gold também tem o seu valor!

    um abraço e parabéns pelo blog!

  • http://caochupando.blogspot.com Porris Yeltsin

    Um amigo de Montes Claros me trazia regularmente a "Seleta". Até hoje mantenho uma garrafa em minha adega. :)

    Parabéns pelo ranking, Joseph!

  • Thiago

    Aqui de Minas tem também a Vale Verde que é muito saborosa.

  • http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?uid=8387067162726345209 Grechejr

    Vou dar meu pitaco pessoal…

    Eu subiria a Seleta em algumas posições.

    A 5 – Maria Izabel pra mim é uma verdadeira porcaria!!! A um tempo atraz eu e dois amigos mais velhos [40,50anos] abrimos uma dessa…

    Que decepção!! Não dava pra tomar…

    Que fizemos? Pegamos o saco de pimenta que tinha lá e fizemos a pinga de pimenta! Ai sim ficou ótima! ;}

  • http://www.seuboga.blogspot.com/ Antero Coelho

    Sei da dificuldade de se arranjar cachaças de todos os estados…mas só assim um ranking seria completo o suficiente….

    de qualquer maneira parabens…teve ter sido um sacrifico e um tremendo trabalho fazer essa pesquisa ehheheh

  • http://lazer2.blogspot.com Evandro F.

    esqueceram de citar a "Caribé"

  • http://brunodulcetti.com/blog/ Dono do Bar

    Me sinto na obrigação de comprar todas e acrescenta-las ao meu bar residencial :D

  • TOTAL ALIEN

    Germana é excelente!!

  • Samir

    Muito bom o blog, e que sorte a minha de morar em Minas (Montes Claros) e ter um monte de parente de Salinas!

    kkkkk

    E pra acrescentar, eu tô rico! Tenho uma garrafa de Havana!

  • junior

    tenho uma produção de cachaça bi-destilada, quero te enviar uma prova!!!!topas?

    qual endereço?

    • http://nãotenho Paulo Vilela Resende Neto

      Petiscaria Mineira :
      Rua Antonio Borges de Araújo n 1177 Santa Marta Uberaba – Mg, darei uma pqna amostra aos meu principais clientes, se gostarem poderei comprar sempre de ti, tenho todas as cachaças rankeadas , e várias outras boas …
      Adicione no face book : Petiscaria Mineira
      Paulo 34 3075 39 99
      34 9979 39 46
      Obrigado
      Grande Abraço

  • http://www.cachacariaparaiso.com.br Luiz Fernando de Sou

    Não sou um conhecedor de de cachaça o meu interesse em que trabalho como garçon em uma cachaçaria situada em minas gerais para ser mais exato sudoeste de minas numa cidade chamada são sebastião do paraíso vendo muito uma cachaça organica destinada da cidade vizinha chamada jacui que os nomes são Velha Jacuí, Pura Jacuí, Jacuí e Embauba são cachaças organicas se tiver o prazer de conhecer ti garanto que tenho uma otima aceitação atencisamente agradeço por esse espaço muito obrigado

  • http://www.cachacariaparaiso.com.br Luiz Fernando de Sou

    TE GARANTO SE VC VIER ME SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO NA CACHAÇARIA PARAÍSO NO DIA 25 DE JULHO VC VAI PROVAR A CACHAÇA DE JACUI E CONHECER O PROPRIETARIO VOU TE PASSAR O SITE TAMBÉM DA ORGANIC DO BRASIL QUE É JACUÍ
    http://www.orgaincdobrasil.com.br

    vc vai gostar

  • EDSON MARCIO LUCYRIO

    a cachaça santo mario de catanduva sp tambem é muito boa.

  • André Luiz

    Sou de Congonhas – MG e perto daqui na cidade de Entre Rios de Minas havia um produtor que fazia a melhor cachaça da região, era conhecida como "Cachaça do Breno". Aconteceu uma fatalidade e não conseguimos mais comprar, a família ainda tem vários tonéis mas infelizmente não irão comercializar…

    Tem a "Serra Morena" de Belo Vale tbm que é muito boa.

  • Ana

    trabalho numa distribuidora de todas as que mostrou… nao aguento mais nem sentir o cheiro….rsrsrs….experimentar sim….rsrs…

    parabens….

  • Tavares

    Sou de Porto Velho – Rondônia.

    Sou discreto apreciador de Cachaça.

    De todas que já bebi:

    Chico Mineiro, Boazinha, Anízio Santiago, Indaiazinha, Volupia, Rainha, Germana, Canarinha, Lua nova, Arte de Minas,

    Januária, Clandestina, Lua Cheia, Saliboa, Salinas e outras mais…

    Provei e me apaixonei por uma e nunca mais troquei por outra…

    É a danada da Seleta.

    Vez por outra estou comprando uma caixa para apreciar com os amigos.

  • Marcos simões de souza

    Estou comercializando uma cachaça produzida em sra dos remedios mg e gostaria de saber nomes de outras marcas, pra eu poder colocar rotulo. sem estar plageando nmes de outros produtores.

  • Tex

    Muito bom esse ranking mas vai uma dica: "Nega Fulô" produzida em Nova Friburgo, região serrana do Rio e a Velho Ferreiro produzida em Tiradentes MG, são de primeiro nível, entre outras como Beija Flor, Século XVIII ( a mais antiga do Brasil), Barrosinha, Magnífica … Eta coisa Boa!!!

  • Eduardo Dourado

    Deste ranking a que mais conheço é a cachaça da Maria Izabel e a produtora tambem que é muito boa gente ja a cachaça é execelente ela só vende as cachaças envelhecidas que as deixam mais suaves ja experimentei toodas as cachaças de Paraty e incluiria mais uma que é no minimo de beber e sentir-se em Paraty que é a cachaça COQUEIRO produzida pelo mestre alambiqueiro Eduardo.

  • Leonardo

    Sou mineiro e concordo plenamente: A canarinha e a germana são as duas melhores cachaças que já experimentei. Agora essa Reserva do Gerente nunca experimentei, mas farei questão de fazê-lo.

  • Vinicius Granja

    Bom dia!!

    Voces conhecem a cachaça Poesia?! É muito boa!! Vale a pena conhecer!! Ganhou premio e tudo mais!!

    http://www.cachacapoesia.com.br/

    Abraço!

  • http://www.papodebebado.com/ Dono do Bar

    Fala Vinicius, recebemos um email sobre ela e iremos comentar sobre ;)

    Valeu pela dica

  • Dilvan

    Alguem tem que avisar ao Restaurante Terra do Camarão em Natal-RN, sobre boas cachaças produzidas no RN , pois ao pedir ao garçom ele me trouxe uma cachaça ruim e ainda me discriminou me aconselhando a tomar cachaça em outro lugar. Tive que chamar sua atenção, pois ele não entendeu que o aperitivo era para abrir o apetite. Ah, comida ruim também.

  • Rone Cardoso

    Grande amigo étilico ….. legal seu raking.

    eu recomendo ,uma cahaça de UVA ,chamada Vechia Grappa produzida em Bento Gonçalves -RS .

    E um destilado natural de bagaço de uvas veníferas…..

    Há…. pó a Sagatiba desce legal ……..

    Forte Abraço

  • Rodrigo Terror

    Ótimo post. Poderia ter os preços médios mas mesmo assim a informação é valiosa.

    Não sou grande conhecedor de cachaças, mas a melhor que provei foi em Caldas Novas-GO. Chama barril 12, envelhecida 8 anos no carvalho. Alguém conhece?

    • Nelson

      Gosto de uma boa cachaça, sou de Caldas Novas-GO e nunca ouvi falar, esse troço deve ser de outro lugar.

  • gabriel

    cambada de piguços hehe

  • gabriel

    seus paus dáguas hehe

  • Nanda

    Era fã da Seleta até provar a Maria Izabel… enquanto a primeira tem um gosto bem forte, a segunda eu quase não senti descer, só o sabor!

    Uma maravilha!

  • Marcos

    Cachaça boa mesmo só a 51. Nela sentimos o gosto do Brasil, gosto do povo. Tendo uma 51 na mão o dia já fica bão!

  • Tiago

    Não sou muito fã de cachaça , se bem que minha esperiencia nessa área é pequena , so fã de tequila , mais de tanto ver posts sobre a anisio tavares , rapaz , ta dando uma agua na boca , rss , que pena que eu ainda não achei em lugar nenhum , mais sou brasileiro não desisto nunca .

    otimo post , um brinde a todos

  • Maurício

    Jeremy experimente a Jacuba, é da região de Coronel Xavier Chaves, tem a prata e a ouro. Depois disso refaça seu ranking. Abraços e parabéns pela matéria.

  • Diego Ruivo

    Meu caro, Jeremy.

    Como apreciador de cachaças gostei bastante da sua classificação pessoal, especialmente porque algumas eu não conheço e terei de experimentar.

    Especificamente quanto à Mato Dentro, produzida no Alambique de São Paulo do Mato Dentro, na cidade de São Luiz do Paraitinga, localizada no Vale do Paraíba, entre Taubaté e Ubatuba, de propriedade do sr. Rômulo, só tenho a dizer que é uma das melhores cachaças que eu tomei. Fui apresentado a ela no ano de 2005, e tal como você com a Germana, foi amor ao primeiro gole. Sempre tenho umas duas garrafas em casa: uma prata e uma ouro descansadas em barris de amendoim.

    Quanto tiver a oportunidade, vá conhecer o Alambique e bater um longo papo com o "seu" Rômulo. A prosa é muito boa, você pode provar as diversas cachaças (destaque para a antiga Angelina, que fazia parte dos produtos da fábica de charutos, cujo nome atual não me recordo, mas que tem cambuci como um dos ingredientes e deve ser levada ao congelador antes de degustar, envelhecida em barril de carvalho) e licores que ele fabrica e de quebra sai de lá com um porta-malas cheio. Os preços são muitíssimo acessíveis a qualquer mortal. http://www.cachacamatodentro.com.br/
    Abraço

    • danillo Zacheu

      O nome da de cambuci é Angelina Série A … Tenho algumas se tiver interesse . abraço

  • EMERSON

    A melhor cachaça do mundo é a Reserva 51!!

  • RICARDO

    Desculpem.

    A Nega Fulô não é cachaça ?!

    Pra mim é a melhor.

    abraços a todos os "cumpádi".

  • Carlos Araújo

    Eu poderia citar outras excelentes cachaças, mas seria opinião pessoal. Mas encontrar alguem pra dizer que 51 é boa cachaça, com certeza não sabe o é cachaça e entrou no site errado. 51, Pirasununga e outras porcarias parecidas deveriam ser proibidas de comercializadas com o nome de cachaça

  • RICARDO

    Prezados,

    Desculpem se fui infeliz falando da Nêga Fulô.

    Não é preciso dizer que não sou conhecedor.

    Me parece que por ser industrializada, sequer consta nas listas dos bons apreciadores. Me permitam sugerir Serra Limpa, Serra Grande e a Rainha.

    abraços.

  • Paulo Machado

    Bacana ver seu ranking de cachaças preferidas. Ainda não tenho um formado, mas tenho uma queda maior pelas clássicas branquinhas com sabor e gosto de cana, como a Paraitinga e as clássicas de Paraty. Das envelhecidas que listou, consigo achar um gostinho suave de cana na Germana, um veludo, bem no final. Já a Canarinha achei picante e com um cheiro de perfume irreconhecível, intragável. O tira gosto pode ter sido o vilão da história; vou conferir novamente.

    Saudações.

  • Paulo Machado

    Ops. Escrevi "Paraitinga" querendo escrever "Mato Dentro", CACHAÇA MARAVILHOSA.

    Ricardo, a Nega Fulô é uma cachaça bidestilada. O 1º destilado é misturado com água mineral e essa mistura é destilada novamente, assim fica suave.

  • Khalil Tocci

    Saudações, Jeremy.

    Não sou um degustador confiável para falar tecnicamente de nenhuma dessas cachaças, mas as que me passam bem goela abaixo das aqui citadas são a Mato Dentro, Volúpia, Maria Izabel e Germana. Se estas estiverem acompanhadas de um chorinho ou um dedinho de prosa aí ficam mil vezes melhores.

    Forte abraço.

  • Marcos Cunha

    Apreciar uma boa cachaça,é como comer um bom caviar,tomar um bom whisky,comer um bom queijo. Tem que ter paladar,e saber a hora de parar. Aprecie com moderação! Acompanhe com uma boa rodela de tomate com sal em sua Happy Hour.

  • Bruno

    Estou à trabalho no norte de MG e estive em Salinas provando algumas das cachaças de lá. O que posso dizer é que a maioria é de qualidade, e cada uma tem sua peculiaridade. Ainda é possível encontrar a Havana com seu rótulo original por lá. Um companheiro de trabalho comprou uma Havana por 330 reais e duas Anísio por 150 reais cada, mas por algum motivo que eu desconheço não quis abrir a garrafa em minha presença….rrsrsrsrs

    Abraços! exelente artigo

  • Ricardo Azevedo

    Parabéns pelo ranking.
    Não sou um conhecedor de cachaça, desta que você elegeu conheço a Seleta que por sinal é uma ótima cachaça.
    Já to vendo que terei aumentar o tamanho do meu bar hahahahaha
    E meados do mês 04/2010 estive em Alagoas e comprei e experimentei a cachaça Brejo de Bois, gostei muito. Quando tiver oportunidade faça a avaliação desta também
    Um grande abraço.

  • Pingback: Ranking – Cachaças nacionais « Cozinha51's Blog

  • Samuel

    Caros Companheiros, ótima escolha do nosso amigo, uma dica vale verde é espetacular e também tem uma aqui no sul de minas chamada dedo de proza, pra quem é chegado numa amarelinha provem que muito boa!!!

  • Ricardo Lima

    Prezados Amigos, se forem a Nova Friburgo -RJ, conheçam o restaurante Burgo Mestre e peçam a cachaça da casa, produzida na região. Vocês vão se surpreender. Uma das melhores que conheci.

    Abraços.

    • http://papodebar.com/ Dono do Bar

      Bom saber Ricardo, assim que eu aparecer por lá eu pedirei uma pra experimentar…

  • Claudio Nagasaki

    Muito boa a lista!!! Sou um apreciador “amador” e mantenho uma pequena amostra em casa. Acho que uma lista deste gênero é bem pessoal, já que cada pessoa que experimenta uma cachaça de excelência tem seu próprio paladar para cada madeira, ou até mesmo para as não envelhecidas. Das que eu conheço listadas por você, concordo 100%. Parabéns pelo bom gosto!!!

    Acrescentaria apenas a Dona Beja, com seu toque de fubá de milho. É maravilhosa!!! Se nunca teve a oportunidade, experimente.

    Obs.: Adorei o site!

    • http://www.papodebar.com/category/colunas/jeremy-joseph/ Jeremy Joseph

      Claudio, muito obrigado por seu comentário. Sei que fazer uma lista assim sempre causa muita polêmica, mas fiz questão de frisar que é algo pessoal. De qualquer maneira, fico feliz ao receber emails dizendo que compraram determinada cachaça por minha causa e não se arrependeram.

      Quanto à Dona Beija, está anotada e pode ser que entre em meu próximo ranking, que já está em processo de produção.

      Obrigado e até lá!

      • http://www.papodebar.com/category/colunas/jeremy-joseph/ Jeremy Joseph

        Acredita que errei meu próprio email nisso aqui?
        Acho que é o sono!

  • http://www.pingaecachaca.blogspot.com adnan

    olá, gostei muito do blog, por isso coloquei um link no meu para este post, acho que não tem problema não né?
    o blogzinho da minha coleção que estou começando é http://www.pingaecachaca.blogspot.com
    valeu!

  • tabarbosa

    A germana eh sensacional, a seleta e a casa bucco tem sabor mais surpreendentes, a lua cheia um otimo custo beneficio, a volupia pra mim so serve pra caipirinha em beira de praia do nordeste e pra que pagar 100,00 em uma indaizinha se pode comprar uma anisio santiago por 150?

    • vinicius

      camarada.
      Faço aqui minhas ressalvas. Onde estão as cachaças de Jnauária? Cachaças produzidas no Brejo do Amparo como a princesa, ou a franciscana ou até mesmo a já batida velha januária? Ja experimentou a Franciscana. As cachaças d Januária , essas que citei e tantas outras de alambiques artesanais (muitas delas chamadas de curraleiras) são cachaças que agradam muito o meu paladar …não sei se é porque sempre vinham acompanhado de um mergulho no São Francisco com um belo feijão tropero depois de um dia de trabalho. Mas acho que vale olhar por elas e se não experimentou ainda sugiro que comece pela franciscana
      att

  • http://www.cachacamatodentro.com.br Manoel Romulo Cembranelli

    Ficamos felizes com o seu comentário sobre o nosso produto.
    Temos outras qualidades de cachaça.
    Venham nos visitar.
    Rodovia Oswaldo Cruz, km 35 – São Luiz do Pararitinga – SP
    Tel: (12) 9141-7708 ou (12) 9179-6939
    Aceitamos encomendas através do email ou telefone.

  • Laura

    A melhor que ta tendo é a seleta a melhor do BRASIL,
    temos orgulho de ser salinense.

  • Adriano

    Jeremy,

    Aconselho a você experimentar a cachaça Alma Gêmea, produzida na destilaria Pires Gonçalves, em Planaltina-GO. Não sei quanto à facilidade de encontrá-la em outros estados do Brasil, mas aqui no DF é relativamente fácil e ela é tão boa que eu decidi fazer o possível para compartilhar com outros apreciadores.

  • Freitas

    Faltou com certeza a Vale Verde e a Maria da Cruz também. (Pra não falar da Mineiríssima).

  • Maíra

    Faltou a Saint Hilaire, se Sabinópolis – MG. Atualmente, ela vem sendo exportada principalmente para a Europa e é muuuuito boa!

    • Carlos Araújo

      O fato de ser exportada não representa nada. A Pirassununga é a mais exportada e de tão ruim não pode ser considerada como cachaça … só gringo que bebe a porcaria da Pirassununga.
      Mas não duvido da qualidade da SAint Hilare.

  • Maíra

    Faltou a Saint Hilaire, se Sabinópolis – MG. Atualmente, ela vem sendo exportada principalmente para a Europa e é muuuuito boa!

  • Adilson

    Não podemos esquercer da Nega Fulô (cerâmica) e de uma cachaça que experimentei há um tempo atrás que é a “Santa Cachaça”. Ela tem um sabor apurado, onde são misturadas folhas e ramos de Oliveira.
    É engarrrafada na cidadeq de Mogi Guaçu, e as Oliveira ficam na cidade de Bueno Brandão em Minas Gaerais.

  • Cristiano Ferro

    Uma ótima cachaça pra quem não conhece é a: Aroma da terra, de São Roque-SP. Tem 2 tipos: Prata e Ouro. Tem um ótimo custo benefício. É vendido neste site: http://www.vinhosdesaoroque.com.br/destilados.html

    Outro ótima cachaça é a: Cana Crioula, é a primeira cachaça preta brasileira. Tem um ótimo saber e no é cara. Também é vendida pela internet, para quem interessar: http://www.canacrioula.com.br

  • Rodrigo Pina

    Só para informação. A cachaça Nega Fulo é feita em Nova Friburgo (RJ) na fazenda Soledade.

  • Pingback: Cachaças: Um novo ranking pessoal sobre as melhores cachaças › Papo de Bar. Sua revista oficial sobre Bebidas Alcoólicas.

  • CARLOS ALBERTO PEREIRA DA SILVA

    Degustar a cachaça Mato Dentro de São Luiz do Paraitinga,é
    puramente estar ingerindo,excelencia em produtividade é elaborada dentro dos padrões de higiene e modernização.
    Produto altamente confiavél em nosso mercado,parabéns Dr.Romulo Cembranelli e equipe vencedora.

  • João Marcos de Almeida

    Foi lançado recentemente a Taberna Real, fabricada na cidade de Itaverava-MG, prata e ouro, fale a pena experimentar, com certeza ela entrará no ranking, eu a consumo há dez anos aproximadamente, desde o início da fabricação, tem uma que é curtina em toneis de jatobá e umburama, é realmente uma delícia.

  • Eduardo Andreoli Neto

    Sugiro experimenar a Mata Verde, do Vale do Jequitinhonha.
    É a melhor cachaça que já tomei.
    Armazenada em Umburana.

  • Marcus Alves

    Faltou no seu ranking e que voce nao pode deixar de colocar: Vale Verde, Nega Fulo e em especial a Canarinho.

  • Antonio Carlos Cezar

    Não sou um profundo conhecedor de cachaças. Mas, por ter sido introduzido nesse universo por um mineiro apreciador, tive o privilégio de começar com a Germana. Nem imaginava que havia cachaças assim, pois meu primeiro gole, foi com uma daquelas pingas ruins e baratas, que descem queimando, tipo 3 fazendas, Pirassununga etc e juramento de nunca mais beber uma cachaça. Mas isto é outra história. Depois da Germana, conheci a Seleta e a adotei. Quando ia pedir uma cachaça era a Seleta que me vinha à mente. Presentear os amigos : Seleta. Até que conheci a Maria da Cruz numa cachaçaria em Foz do Iguaçu. Redonda. Fiquei impressionado com a “lágrima” que escorria naquele pequeno cálice, bem como o aroma agradável que permanecia, mesmo depois de muito tempo de ter acabado de beber. Maria da Cruz hoje é o presente certo para bons amigos.

    • Fatima Chaves

      Ah! Bom saber que vc agora é adepto de uma cachacinha. Qdo nos virmos novamente vamos tomar uma juntos! Isso dá um callooooooorrrrr! KKKKKK

  • Matheus Ferreira

    Olha só !!! Já imprimi essa página e to indo no mercado começar o meu TOUR. Vou tomar uma de cada vez (menos aquela de 20 barão- quem paga 20 conto numa garrafa de pinga ? – Cruzes).

    Tem uma questão da cachaça que é você nunca beber sozinho, sempre chame um amigo, a melhor cachaça é aquela que acompanha uma boa prosa. Cachaça se bebe rindo – ô trem bão !!!!

  • marco antonio gregorio

    Jà conheci algunas citadas mas a melhor cahaça do Brasil não foi lembrada

    quem gosta de apreciar deve beber PRAZER DE MINAS ela é de
    Esmeraldas – MG

  • http://www.coluninha.com.br Joaquim Garcia de Aguiar

    Prezado Jeremy Joseph,
    Somos fabricantes da Cachaça Coluninha e gostaria que você visitasse o site http://www.coluninha.com.br e lá você verá e conhecerá uma das melhores cachaças fabricadas em Minas Gerais. Ela é fabricada na cidade de Coluna-MG no Vale do Rio Doce na divisa com o Vale do Jequitinhonha, perto das cidades de Itamarandiba, Serro e Diamantina. A Cachaça Coluninha é encontrada em todo o Brasil e em vários países como Estados Unidos, Alemanha, Portugal, etc. e tem participado, com muito sucesso junto aos bons apreciadores de uma boa cachaça, desde 1986 da Expocachaça, um evento que é realizado na Expominas em BH. Um abraço. Joaquim.

  • C.P.

    essa lista é ruim,ta faltando a cachaça de verdade,cachaça de qualidade,ela se chama Ypióca Paixão Brasileira,bebam e vao ver o que realmente é um cachaça xD

  • Ricardo Martins @Thie_vicosa_MG

    Prezado colunista, conheço algumas das cachaças que vc citou e concordo com quase todas, na minha regiao ( Viçosa- MG) existe uma cachaça chamada Velha Aroeira, vencedora de vários premios regionais, se tiver a oportunidade, faça uma degustação, tenho certeza que vai agradar.
    Abraços.

  • marcos elias

    por coincidencia, hj eu ganhei duas garrafas, uma de Havana e outra de Canarinha. As melhores cachaças do mundo são do Vale do Jequtinhonha(MG) Salinas, Araçuai, Coronel Murta e Itinga, e não é atoa não, é devido o solo quente e clima ideal para a produção da cana de açucar.

  • Júnior Araújo

    Srs, vamos fazer justiça !!! Como não citar a deliciosa e poderosa “RAINHA” onde o seu próprio nome já diz tudo e também não podemos deixar de citar a super campeã de titulos ” SERRA LIMPA” ambas são Paraibanas e todos que gostam da verdadeira cachaça não podem morrer sem degustar essas duas maravilhas nordetinas.

  • http://www.velhoalambique-rs.com.br Ivandro Remus

    Eu sou produtor juntamente com o meu sócio Bettinelli, e eu gostaria de saber quais são as 50 melhores , pois eu acredito que a nossa cachaça estaria neste grupo das melhores do Brasil.Se tiver esta listagem das 50 , por favor envie pro meu email.

  • tarcísio Mello

    Oque falar da Getulio Vargas,Caçhaça do Barão.gostaria de saber suas opiniões,se é que já provaram essas maravilhas.

  • cowboy jandira

    PASA FALAR DE SACHAÇA TEM Q FALAR DA MELHOR A HAVANA ANIZIO SANTIAGO

  • cowboy jandira

    SEM COMENTARIOS A MELHOR PROVE!!!

  • tony Bernardino

    Estou curioso sobre uma coisa, eu nao entendo de fabricacao de cachaca, gosto de beber,nao muito,como sou mineiro,sempre que posso comer um franguinho com quiabo e angu, tem que ter uma pinguinha pra abrir o apetite.Gostaria que os entndidos me explicassem qual e o misterio desta terra chamada Salinas, onde dizem se produz a melhor cachaca do Brasil e consequentemente do mundo!Vivo atualmente na Florida,USA; tenho dificuldade de encontrar uma boa cachaca ai da terra amada, estou querendo investir na fabricacao de pingade boa qualidade para exportar,se
    realmente o melhor lugar do Brasil for Salinas MG, vou pra la.Agradeco antecipadamente qualquer ajuda,(informacoes) meu e-mail:tonybernardino2010@yahoo.com, um abraco,tony bernardino.

  • Gerson Bronze

    Eu já tive o prazer de beber cachaças de Araçuaí e é uma coisa de outro mundo!!

  • René Ponciano Santos

    Muito bom! Ainda que seja difícil ser unânime em um assunto tão gostoso e delicado, que mexe diretamente com o nosso paladar… Confesso-me também por ter uma queda grande pelas cachaças do norte de Minas….Por lá, tem uma tal de “Meia Lua, que vale a pena. Tb não podemos esquecer de Januária-MG, cidade tb do Vale do Jequitinhonha (ahh… aquela “Velha Januária”, que pinga boa!); assim como o Ceará, etc, etc…. haja pinga boa nesse nosso Brasil! Salute!

  • http://www.velhoalambique-rs.com.br Ivandro Remus

    Parabéns pelo seu trabalho e pela sua admiração por cachaças de qualidade.Venha nos visitar aqui no mercado Municipal de São paulo e conhecer um pouco de nosso trabalho para a produção de cachaça de qualidade, e nós estamos degustando a nossa branquinha e a nossa envelhecida em madeiras(CARVALHO, GRÁPIA E ANGICO).

  • http://www.weberhaus.com.br EVANDRO

    cachaça weber haus Rio Grande do Sul ampurana ,carvalho reserva especial sào otimas cachaças

  • Juvando Oliveira

    Moro em Recife e bebo sempre a cachaça Rio do Grupo Ypioca do Ceará. Excelente cachaça! Nada deve as elencadas! Sugiro que provem!

  • Plavio

    É difícil tirar da cabeça dos ditos “entendidos” esse mito sobre a excelência das cachaça mineira. A maioria delas, amareladas, não passam de um chá alcoólico de sabores variados, com cheiro e gosto de tudo menos de cachaça. Outros estados produtores de cachaça dão de dez a zero em Minas Gerais. Os estados do norte, o Rio de Janeiro (Paraty) e até o Estado do Espírito Santo produzem a verdadeira cachaça, que tem que ser artesanal, branca, caipira, caipora e que cai pura. Cachaça amarela é um produto feito a partir da cachaça, como o quentão, o licor, a caipirinha, que recebem um tratamento para ter cor e sabor diferentes da cachaça pura. Assim como o wiskey tem o blend e o puro-malte, cachaça também tem que ter a misturada (amarela) e a pura-cana.

  • sergio

    Coloco essa lista em cheque…onde está ai a cachaça Serra limpa? milhares de vezes escolhida a melhor cachaça do Brasil? a cachaça Volúpia (9) é realmente muito boa.

  • gilmar

    No meu paladar,as melhores sao( tabaroa,rainha do norte de minas,germana,jacuba ouro,seculo XVIII,dedo de prosa;)sao ecelentes,no entanto nao aparecem no ranking! quem gosta de cachaca nao deixa de aprecia essas marcas !!!!!E nem esquece as melhores.

  • Carlos

    Plavio (que diabo de nome é esse?), Sérgio e Gilmar que parte do “ranking pessoal” vcs ñ entenderam? O kra escreveu sobre o q ele gosta e ponto.

    • gilmar

      Que especie de degustador e vc? vc vai comentar sobre cachaca ou o nome dos participantes? antes de critica o gosto de cada um,vc precisa conhecer cada cachaca! degustador nao fica apenas em algumas marcas ****mais sempre se manten atualizado.nao estou aqui para critica ninguem, somente para comenta sobre cachacas;Obrigado pelo seu comentario!!!!!!!!!!!

  • sergio

    foi mal, nem me liguei que era “pessoal”

  • http://__ Garcia

    Parabéns pelo site, muito inteligente e divertido!
    Na minha “cachaçoteca” tenho mais de 100 garrafas, marcas tops e rankeadas.
    Preferência especial pelas marcas, pela ordem:
    1) Anísio Santiago
    2) Vale Verde
    3) Canarinha
    4) Serra limpa
    5) Claudionor

  • http://ronesuol@hotmail.com cachaçeiro loko

    to tomando e decustando a tchau mamae ate escrevi erado affs essa é boa kkkkkkkkkkk

  • http://ronesuol@hotmail.com Rones de oliveira

    ¨( tchau mamãe ) essa nao axei nem no google kkkkkk mais é boa sem falar na (oncinha) ki é boua to bebo já shusasjhsua

  • Joao da Costa Castro

    Vou sugerir que experimente a Piragibana (Salinas-MG).

  • http://nihil Evaldo

    Sou produtor da Cachaça Alto Caparaó em MG. Tenho prata e ouro, armazenada em tonéis de jequitibá rosa. É produzida com cana madura capinada manualmente. Deliciosa nas duas versões. Quem provar vai querer mais

  • gilmar

    eu nao gosto de mentira descordo de tudo caso contrario mandem uma garrafa de cada pra mim para ver se eu entro em acordo com voçes obrigado

  • http://www.velhoalambique-rs.com.br Ivandro Remus

    VENHAM CONHECER A VELHO ALAMBIQUE 3ª COLOCADA das cachaças Envelhecidas nas TOP 10 -DOSE DUPLA 2011-SP

  • franklin

    Parabéns pela dedicação.
    Apenas devo lembrá-lo da: “Claudionor” esta faltou no ranking, agora a nota fica com vc.

  • Pingback: ;0 _. _ ._ forte disputa __ « falandonalata1

  • atila chaves ribas

    esta faltando a melhor cachaça de minas que fica localizada no vale do jequitinhonha em aracuai. vargem grande,conhecida mais como V.G

    • RaphaHell

      Muitíssimo bem lembrado!!!!!!!! E aproveito para dizer que esta lista é uma das mais coerentes. Eu não sei porque o povo “baba” tanto nessa Vale Verde. Provavelmente são pessoas que não conhecem verdadeiramente uma cachaça. Voltando a Vargem Grande, esta sim, tem a minha nota máxima!

  • cleilton guimarães

    tomei a dom tapparo de mirassol muitoo boa,meu irmão me mandou uma colônia lá do ceará exelente

  • ALESSANDRO FÉLIX

    tem que provar a Serra Limpa – Paraíba!!! Muito boa !! acredito que ela entra no ranking

  • Eduardo ility

    Alguem poderia me informar onde posso comprar uma cachaca de nome Virgulino de Oliveira e se possivel uma ideia de valor da garrafa.

    Grato eduardo

  • Estevão Mendes

    Bom ranking…. Note que as cachaça a envelhecidas em dornas de bálsamo tem maior presença na lista. No meu gosto também. Senti falta de uma das minhas preferidas. Asa Branca safra 2006/08. Criada pelo falecido Sr. Juventude “Jove” Queiroz …. de Salinas, eh claro.
    Abraços,
    Estevão.

  • roberto menezes

    alguem conhece a aguardente Deixa disso.Gue tal?

  • roberto menezes

    QUE TAL?

  • Geraldo Carvalho

    Havana – hoje Anizio Santiago sem dúvidas para mim a melhor de todas Cachoeira uma ótima cachaça , alias quero parabenizar os produtores brasileiros de cachaça , pelo sabor único que conseguem atribuir as suas
    crias…. e olha que não sou cachaceiro sou apenas consumidor…..

  • Jairo

    Citaram vários nomes de cachaça.Voces ainda não conhecem a Cachaça Artezanal de Alambique Renascer de Rio Novo/MG.032.9952. 0444 é muito boa, tem Ouro e Prata.

  • Edilaine

    Vc pode me ajudar?sou de Arujà interior do interior de SP kkkkkk
    quero comprar uma cachaça suave que não desce queimando e não deixa cheiro e nem gosto ruim na boca e que não desça queimando e que seja baratinha sei que td issu junto é difícil mais me dá umas dicas POR FAVOR!! É p meu tio ele têm diabetes e pressão alta ai já viu né? Nem podia beber….kkkk
    mas é dificil ficarmos sem uma cachaçinha e uma boa prosa…as ultimas que tomamos foi marimbondo e a cachaça gay.masi num foi um bom negócio..
    OBRIGADAA!!!
    e parabens a vc p blog e para tds os comentàrios ADOREI….

  • Paul Lossio

    Muito boa sua classificação. Parabéns! Já esperimentei delas todas. Sei que é difícil decidir qual a melhor. Já bebi muitas de vários lugares, até não comerciais. Em Taubaté tem a cachaça do Pimba. Não é ruim não. Agora, no sertão do Ubatumirim, em Ubatuba-SP, tem a cachaça caseira feita pelo Sr. Lima. Tão espetacular que nem parece cachaça! Com torresmo e boa conversa, passamos o dia bebendo e efeito é de transe total. Inesquecível!

  • Carlos Alberto

    Na cidade de Taubaté, voce encontra no mercadão municipal,na casa do norte, a cachaça Portal da Baracéia,premiada com Menção Honrosa pela USP em 2012, muito boa versão branca, carvalho e umburana, é um veludo no gogó.

  • Carlos Alberto

    Quando passarem pelo Vale do Paraiba, precisamente cidade de Taubaté
    experimentem a Cachaça Portal da Baracèia, Menção Honrosa pela USP em 2012,breve estaremos no mercado na versão Umburana,Carvalho,Canela,
    ERva Doce e Cambuci em desenvolvimento blend. suavidade total.