Caipirinha do mato, Tucum

Foi a melhor coisa deste Carnaval. Não me refiro a galera reunida para ir fazer festa, nem ao calorão que fez na praia. Nem me refiro a cervejada que durou uns quatro dias (!!), muito menos a roda de samba. O viva do Carnaval veio graças a uma frutinha. Aí deu para misturar limão, vodka e… Bingo! Surgiu uma caipirinha!

Tucum, que fruta é essa?

É o tucum, que conheci bastante por acaso no feriado de Carnaval. Estive fazendo trilha no litoral catarinense e, em meio a chuviscos e nuvens de insetos, houve quem aparecesse comendo uma frutinha que, de início, parecia um jabuticaba.

Fruta Tucum

Assim como o Carnaval,o tucum é uma fruta bem brasileira mas que também é encontrada em outros países como a Colômbia devido ao solo bastante “gasto”. É que a interferência humana e o solo seco faz com que o tucum se espalhe mais facilmente. Da planta do tucum, também conhecida como “ticúm” pelos nativos de Santa Catarina, ainda é possível extrair fibras e elaborar peças artesanais, redes de pesca, cordas e acessórios como bolsas e chapéus.

Então, vamos acabar com a aula de geografia para experimentar a tal caipirinha de tucum que, de tão boa, já rima com bebum. (dãã!)