Caipirinha do mato, Tucum

Foi a melhor coisa deste Carnaval. Não me refiro a galera reunida para ir fazer festa, nem ao calorão que fez na praia. Nem me refiro a cervejada que durou uns quatro dias (!!), muito menos a roda de samba. O viva do Carnaval veio graças a uma frutinha. Aí deu para misturar limão, vodka e… Bingo! Surgiu uma caipirinha!

Tucum, que fruta é essa?

É o tucum, que conheci bastante por acaso no feriado de Carnaval. Estive fazendo trilha no litoral catarinense e, em meio a chuviscos e nuvens de insetos, houve quem aparecesse comendo uma frutinha que, de início, parecia um jabuticaba.

Fruta Tucum

Assim como o Carnaval,o tucum é uma fruta bem brasileira mas que também é encontrada em outros países como a Colômbia devido ao solo bastante “gasto”. É que a interferência humana e o solo seco faz com que o tucum se espalhe mais facilmente. Da planta do tucum, também conhecida como “ticúm” pelos nativos de Santa Catarina, ainda é possível extrair fibras e elaborar peças artesanais, redes de pesca, cordas e acessórios como bolsas e chapéus.

Então, vamos acabar com a aula de geografia para experimentar a tal caipirinha de tucum que, de tão boa, já rima com bebum. (dãã!)

Você também gostará desses

Carnaval de Recife e Olinda Venha o que fazer no carnaval de Olinda e Recife. Dicas de blocos de carnaval, o que beber, onde se hospedar, pra onde ir, como e de que se fantasiar....
Caipirinha: Dicas para sabores diferenciados Se você pensa que caipirinha é só limão, cachaça e açúcar, está enganado. Conheça e aprenda a fazer caipirinhas com outros tipos de bebida e diversos ...
Caipiroska direto da fruta: Caipiroska Smirnoff Smirnoff lança uma campanha fantástica para sua linha de caipivodkas. As garrafas vem "embaladas" com a "casca" da fruta e você precisa "descascar" a ...
Dicas de presentes para o Dia das Mães Todo ano se comemora o dia das mães no segundo domingo de maio, certo? Dá tempo de sobra de comprar pela web, dá tempo de mandar entregar se sua mãe m...
Carnaval em Muriquí Crônica divertidíssima de um carnaval em Muriquí, com direito a fantasia e altas peripécias baseado em fatos reais.
Sacolé de cachaça Aprenda a fazer o clássico sacolé, porém, com uma pitada etílica, o Sacolé de cachaça, pode ser de caipirinha, dentre outros diversos sabores.