Cerveja faz bem à saúde

Eu bebo siiim...

Eu bebo siiim…

Créditos: Tiago Zaniratti

Parece mentira, mas não é. O título que você leu faz sentido e é a pura verdade. Mas claro, dentro de um certo limite, não vá pensar que quanto mais cerveja você tomar, mais saudável estará. Quem dera se fosse assim, mas a história não é assim não, vamos com calma.

Dizem que beber cerveja MODERADAMENTE (leram? moderadamente) tem 30% menos risco de contrair Mal de Parkinson. Um trecho do livro Larousse da cerveja:

a cerveja proporciona melhoria dos estados ansiolíticos e depressivos e diminuição dos riscos de infarto e cardiopatias em geral, além de aumentar a resistência contra infecções

Bom, a primeira parte eu não entendi muito bem não, já estou aqui com algumas cervejas para me manter saudável :D. Mas só pela diminuição de infarto e cardiomodafocas em geral, tá valendo. Vai ver que é por isso que nego quando ta triste, deprimido, bebe cerveja, pois como melhora essas paradas depressivas, o remédio é beber.

A cerveja e suas propriedades

burble... burble...

burble… burble…

Créditos: Tambako the Jaguar

Bom, na sua grande maioria, a cerveja tem baixo teor alcoólico, mas vamos levar em consideração as pilsens tradicionais, e que além disso, possui vitaminas e minerais modafocas úteis para o organismo. Quem diria hein. Fora a grande vantagem de ser feita com água, levedo e malte, principal matéria-prima, considerados de fácil controle. Aquela velha história “a água é boa mas pode ter coliformes fecais, a cerveja nunca”. Resumindo, é higiênico, dependendo, óbvio, do estabelecimento onde está sendo bebida, assim como o copo.

Maneirando pra não dar merda

Como eu falei lá em cima, não pense que enchendo a cara você ficará saudável, a cerveja tem que ser tomada com cuidado. Ok, nem sempre, na sua formatura, por exemplo, você pode ir falar rapidamente com Deus de tão bêbado, mas isso deve ser uma exceção, ou pelo menos tentar fazer isso :).

Mas então Dono, ela engorda ou não engorda?

Engordar eu não, mas eu não tinha essa barriga

Engordar eu não, mas eu não tinha essa barriga

Créditos: fuzzirella

A pergunta que não quer calar né? Mas pasmem meus nobres, uma pesquisa feita pelo Scientific Institute for Public Health Louis Pasteur, da Bélgica, informou que essa relação não existe. O que ocasiona a famosa “barriguinha” são fatores sócio-econômicos, presença ou não de doenças crônicas, tabagismo, hábitos alimentares, atividade física, idade e acesso a assistência médica.

Mas como?

Ta boladão na pracinha agora? Então quando você souber que no grupo de pessoas analisadas durante um ano, o subgrupo dos bebedores de cerveja era menos obeso que o subgrupo dos não-bebedores de cerveja, você vai ficar mais bolado não é? Pode parecer mentira, mas ao invés de reclamar da barriga indesejável, faça um exercício diferente do levantamento do copo, pare de fumar, etc.

Mas caso você não ligue pra “barriguinha”, foda-se mesmo.

Relação bebida x petisco

Petiscos com cerveja

nham nham… =P

O que ferra também aos que bebem cerveja é que quase nunca eles estão comendo algo decente na hora de beber. É quase certo um bife acebolado, uma calabresinha acebolado, um provolone a milanesa, entre outras delícias que possuem um número alto de gorduras e calorias. O que é diferente com a maioria dos que bebem vinho, que geralmente seguem uma dieta legal.

A cerveja e seus nutrientes

Tem cerveja aqui?

Tem cerveja aqui?

Créditos: kidneri-rebel

Por mais que as pessoas não acreditem, a cerveja é uma bebida nutritiva e há muitos séculos faz parte da dieta humana. Abaixo segue um trecho da Larousse da cerveja interessante:

Conhecida como “pão líquido”, não era associada aos malefícios do alcoolismo até há bem pouco tempo, quando os movimentos religiosos da temperança no final do século XIX e o conhecimento dos efeitos do álcool no organismo já no século XX a classificaram como uma bebida alcoólica sujeita ao controle das autoridades. Entretanto, seu mérito como supridora de vitaminas e outros ingredientes, e seus benefícios à saúde, desde que consumida com moderação, não podem ser ignorados.

Há muito tempo atrás ela era consumida por pessoas religiosas, entre outras entidades, que trocavam o pão pela cerveja, muito por causa de seus nutrientes e vitaminas. E um dos responsáveis por isso é o lúpulo, que antigamente era usado até como cosmético, acredite se quiser. Existem outros termos muito técnicos, conteúdo como complexo B, cálcio, entre outros, mas não vou alongar muito isso.

Os efeitos fisiológicos da loura

Base de um copo de cerveja

Créditos: SonOfJordan

Não só a nossa loura gelada, mas todas as bebidas alcoólicas em si, quando bebidas moderadamente, trazem benefícios, ajudando na redução de problemas cardiovasculares. Além disso, a cerveja é diurética, então, se você estiver com pedras nos rins, beba cerveja que essa pedra sai que é uma beleza 😀

A prova disso foi um estudo feito pelo Jean-Jacques De Blauwe, que colocou pacientes em jejum bebendo 1 litro de cerveja e outros bebendo 1 litros de água. O resultado foi que os caras da cerveja excretaram 1,012 litro de urina, enquanto os caras da água água excretaram apenas 385 mililitros. A análise revelou também que a quantidade de potássio eliminada pelos que beberam cerveja foi menor que a eliminada pelos que beberam água.

Finalizando

Bom, a cerveja além disso tudo dito acima, inibe bactérias e protozoários, entre outras coisas bem interessantes. Portanto, antes de falar que a cerveja ou o álcool ou whatever, são o mal desse mundo, pesquise e veja que na verdade o mal desse mundo é o ser humano, que nunca se controla, é mal tratado quando criança e começa a beber exageradamente, usar drogas, enfim… A culpa não é do álcool em si e sim dos animais que o utilizam de forma errada.

Um brinde à cerveja. o/

Fonte: Livro Larousse da Cerveja

Você também gostará desses

Como surgiu o álcool? Um TCC sobre Copos de cervej... Veja as histórias de quando e como a bebida alcoólica foi surgida, inventada. Muitos dizem que surgiu na China, outros que uma donzela suicida descobr...
Casa Skol – O point do Carnaval de Salvador Saiba tudo que a Skol preparou para fazer o Carnaval de Salvador perfeito! Com a Casa Skol, a marca quer democratizar o Carnaval
Cerveja hidrata que nem água depois da prática esp... Estudos mostram que a cerveja consumida, moderadamente, após exercícios físicos tem o mesmo efeito de hidratação que a água. E mostram que cerveja mel...
Brewdog liberou suas receitas de 2016 A Brewdog resolveu inovar novamente e liberou suas receitas de 2016. Atualizaram aquele pdf que continha todas as 215 receitas. Baixe agora!
Baden Baden Kaffee Bier A cervejaria Baden Baden lançou uma grande novidade no mundo cervejeiro, a Baden Baden Kaffee Bier, uma cerveja que leva café. Confira agora!
A melhor cerveja do mundo Um post sobre a polêmica questão de uma possível melhor cerveja do mundo. Uma explicação sobre a cerveja ideal para o momento certo, com as pessoas ce...