Cerveja por alguns bilhões

“A AB Inbev, gigante do setor cervejeiro, pretende fazer uma proposta de compra para a SABMiller.”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (1 votes, average: 10.00 out of 10)
Loading...

Em tempos de crise, pelo menos aqui no Brasil, fica até estranho falar em bilhões. Mas não é o que acontece com o mercado cervejeiro por aí.

A AB Inbev (gigante do setor) pretende fazer uma proposta para a SABMiller (outra gigante do setor). Proposta essa que reuniria as duas maiores fabricantes do mundo e controlaria cerca de metade do lucro de toda a indústria cervejeira.

Oi?! o.O

A AB Inbev, fabricante da Budweiser e Stella Artois por exemplo, que detém a maior parte do mercado nas Américas, consolidando essa união, teria acesso aos mercados dominados pela SABMiller, como África, Ásia, e países como Colômbia, Equador e Peru na América Latina. Isso representa um acesso a US$ 7 Bilhões em receitas somente na África, e mais US$ 4 Bilhões na Ásia. Essa seria a maior aquisição na história da indústria cervejeira.

sabmiller e abinbev

Somente o fato de citar a possibilidade de aquisição, as ações de ambas decolaram, com a SABMiller tendo alta de 23%, aumentando seu valor de mercado em aproximadamente 60 bilhões de libras, e a AB Inbev vê seus papéis subirem 12%.

Tá, mas depois de tantos bilhões, o que acontece?

Pois bem, a notícia assusta um pouco na minha visão. A primeira coisa que vem na minha cabeça é “Monopólio de mercado”. Mas, até onde isso é nocivo ao consumidor? Será que não trará mais força ao mercado dos artesanais, como vem acontecendo nos mercados Europeus e Americanos, onde os consumidores estão preferindo cervejas artesanais, desacelerando assim as vendas?

Aguardo as conclusões de todos.

Fonte: InfoMoney

Você também gostará desses

1842 – A cerveja mais antiga do mundo Historiadores descobriram no fundo do mar, em um navio, a cerveja mais antiga do mundo, a Stallhagen Historic Beer 1842. Reproduziram algumas garrafas...
Toma, chucrutz: Brasil já é 4º maior produtor de c... O Brasil se tornou o quarto maior produtor de cerveja do mundo, superando a Alemanha e ficando atrás somente da China, EUA e Rússia. A Ambev lidera co...
Skol Ultra, a cerveja para atletas A Skol Ultra é produzida por meio de um processo inovador e possui menos calorias e carboidratos.
Cervejaria recicla resíduos e produz energia para ... É a cerveja contribuindo com a sustentabilidade do planeta e o bem-estar mundial!
Cerveja espacial Meteoros me acertem, é isso mesmo que eu estou lendo? Por mais alienado que possa parecer, sim meu nobre, é verdade. Lançaram uma cerveja espacial.
Lata especial da Antarctica para o carnaval 2017 Lata especial da Antarctica com mensagem positiva deve ganhar ruas e blocos do Rio de Janeiro e Brasília no carnaval de 2017.

Compartilhe: