Cerveja vs. Chopp

“Nosso Mestre responde uma pergunta bem polêmica e que sempre é feita numa mesa de bar. Geralmente por iniciantes, logicamente. Post curto, dando essa explicação.”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (76 votes, average: 8.37 out of 10)
Loading...
468x60 - Acessorios

Imagem com chopp e cerveja

Nos comentários do último post, o Sérgio Wanke perguntou qual é a diferença entre o chopp e a cerveja. Neste post, bem curto, respondo essa dúvida que não é só dele, mas de muita gente.

Qual a diferença realmente?

Já ouvi de tudo um pouco, já me disseram que os ingredientes eram diferentes, me disseram que o chopp era feito com água mineral e a cerveja não, ou vice-versa, e muitas outras ‘bobagens’.

A verdadeira diferença…

Mas a única, de verdade, diferença entre o chopp e a cerveja é o processo de pasteurização que a cerveja sofre logo após ser envasada. A pasteurização é um processo em que a cerveja, já na garrafa, é aquecida a uma temperatura muito alta e logo em seguida resfriada de forma muito rápida, causando um choque térmico, e assim neutralizando a ação dos fermentos.

Isso é feito para que:

  1. a garrafa não estoure
  2. ela possa ser guardada por mais tempo

Já o chopp que não passa por esse processo de pasteurização deve ser consumido em menos tempo.

Uma curiosidade: A palavra chopp é derivada da palavra alemã Schopp que significa uma medida equivalente a 300ml.

Você também gostará desses

Bayern de Munique e Paulaner: O melhor jeito de ce... No último sábado (11/05) o FC Bayern de Munique sacramentou o título de campeão alemão. Confira a parceria entre o Bayern de Munique e Paulaner, uma p...
Técnico do Chelsea, Antonio Conte, sabe usar uma c... O treinador do Chelsea, Antonio Conte, tem inovado bastante e surpreendendo todo mundo com o Chelsea, inclusive liberando cerveja após os jogos. Confi...
Cerveja em pó. Pó bota o pó aê Mais uma novidade, digamos estranha, no mundo da cerveja. Lançaram uma cerveja em pó no saquinho. Boa para mobilidade, mas não contém álcool. Bola For...
Por que temos tantos tipos de copos de cerveja? Saiba o motivo de cada estilo de cerveja ter seu copo específico. Veja por que não é recomendado beber cervejas artesanais em copos de geleia e requei...
Bowser Beer, a primeira cerveja para cães Uma galera dos Estados Unidos lança uma cerveja exclusiva para os cachorros beberem, a Bowser Beer. Feita sem álcool e aromatizada com carne e frango,...
Era uma vez a Cerveja Azul Mais uma experiência japonesa. Depois da cerveja pra crianças e cerveja feita com leite, agora eles lançam uma cerveja azul feita com gelo de icebergs...

Tags:

Compartilhe:

  • Vivem falando para tomar cerveja e não chopp pq este provoca barriga… Isso é verdade? Aquela barriguinha só aparece quando se toma chopp?

  • opa, então vamos tomar o tal do chopp logo, ne?

    =P

  • acho que tanto um, quanto o outro provocam a barriga.

    mas isso tb pode ser tendencia. eu bebo e nao tenho barriga 😀

  • Borislay Ressaks

    Dane-se a barriga, eu não aguento parar de beber mesmo!

  • Olá Victor, o que causa a barriga eu realmente não sei… o Bruno, dono do bar, diz que não tem, eu tenho pouca, mas por desleixo com atividade física… conheço gente que só toma chopp e tem muita barriga, assim como gente que só toma cerveja e, também tem muita barriga.

    Se a culpa é do néctar não sei responder, mas tudo em excesso faz algum mal… equilibre seus goles com atividades físicas e alimentação saudável que você terá tanto o prazer de ter uma barriga tanquinho quanto o de saborear uma cerveja ou chopp no happy-hour. 😀

  • Andrey Mattos

    Ue, tanto cerveja quanto chopp dao barriga!!!

    EU sei pq tento os dois e o resultado eh o mesmo, gordo.

  • Dezinhorox

    é claro que cerveja dá barriga

    eu por exemplo

    meu pai por exemplo

    homer por exemplo

  • de Sá

    Cara, dizem que dá barriga, mas até agora pra mim nada… acho que tenho que me nutrir de outras coisas além de cerveja… quem sabe vodka?

  • Caraca,

    Cerveja NÃO dá barriga.

    Cerveja NÃO dá barriga.

    e

    Cerveja NÃO dá barriga!

    Já foram feitas pesquisas analisando pessoas que bebiam cerveja e pessoas que não bebiam nada, e o resultado foi de que quem bebia cerveja não apresentava mais barriga do que quem não bebeu.

    Vai passar 100 anos e todo mundo ainda vai dizer que cerveja dá barriga. Provavelmente no Egito Antigo já diziam que cerveja dava barriga.

  • @Andrey Mattos

    Sensacional. uhauuauua… Mas eh o q eu digo, é mais tendência mesmo. Mas eu vejo vários coroas magrelos que possuem uma barriga bizarra.

    Isso pra mim é por causa da bebida 🙂

  • ZEH do BAR

    Cerveja dá barriga sim… se estiver muito bêbado e esquecer de colocar camisinha

    aheuhaeuhaueh

  • Miguel

    então, a graduação alcoólica é a mesma da cerveja?

    e, por que será que a SKOL não faz chopp? heOIUHEiu..

    abraço!

  • rafael arruda

    bom… todo mundo fala que cerveja ou chopp dao barriga.. mas na verdade sao os acompanhamentos (o rango) pq beber sem comer nada é foda… pois bem é o que penso!

  • Alisson

    A SKOL faz chopp sim ! eu tomei no shopping de Ipatinga.

    Aqui em Lençois paulista naum tem. so Brahma e Germania…

    La em Ipatinga o chopp vem na jarra e não na tulipa (odeio esse nome). Qdo a gente pegava uma jarra rodava uma roda da Skol , tipo um peão da felicidade e se desse sorte ganhava outra jarra.

    Trincamos até cair…

  • Miguel

    ooorra..

    eu nunca tinha ouvido falar de chopp da skol..

    mas, que massa então..

    agora só falta encontrar onde tem..

    • rozania

      aqui em ipatinga tem chop da skol e uma delicia.

  • essa eu também estava por fora. chopp da skol? vou correr atrás dessa informação.

    mas creio eu que não é melhor que o chopp da brahma.

  • Felipe

    O que da barriga é o tira-gosto. heheheh

    Uma dúvida, existem tipos de chopp (excetuando o escuro) como existem tipos de cerveja?

  • johnny

    não te chopp melhor que o da brahma no Brasil por enquanto, mas como o dinheiro não me deixa visitar outros países pra experimentar ficocom o da brahma mesmo…

  • Roqui Barbosa

    Por falar em chopp…

    Se tiver como optar entre o chopp e a cerveja, fico com o chopp. É mais leve e saboroso, paladares não são discutidos, cada qual tem um gosto e as vezes é muito estranho. Então digo que o chopp da schin é muito bom! Provem! Não digo o mesmo da cerveja, precisa melhorar muito…

  • Carla

    NÃO EXISTE CHOPP DA SKOL ..

    A AMBEV JA ESCLARECEU ISSO VARIAS VEZES ;;

    O FOCO DELA É A BRAHMA CHOPP ..

    NÃO FIZERÃO A SKOLL ..

    CASO

    TENHAM DUVIDAS …

    http://www.ambev.com.br/pro_09.htm

  • Giovani

    Realmente o que dá barriga são os acompanhamentos, mas não dá pra ficar sem eles!

    Sou cervejeiro, mas pra esse carnaval acabei de encomendar um barril de 50 litros da Cervejaria Arte Pura de Campos no Rio, o chopp é artesanal e muito bom! Tá aprovado!

  • Concordo plenamente Giovani. Cerveja/Chopp são ótimos, mas melhores ainda acompanhados 🙂

  • gente… chega de mitos… as cervejas sao substancias que possuem calorias.

    um adulto deve ter uma alimentação baseada em 2500 a 3500 calorias por dia…

    uma Cerveja 100ml – 42 calorias- 01 lata 147 calorias. 01 garrafa grande 600ml 252 calorias

    entao si o cara (for como eu) e toma 10 latas de cerveja ele ja esta ingerindo 1.470 calorias APENAS COM CERVEJA … isso é mais da metade das calorias q ele deveria consumir em um dia.

    ai vem os amendoins (Amendoim torrado com sal 01 c. sopa 20g 119 calorias.).. salaminho com limão (Salame 100g 210 calorias.) .. peixinho frito (Isca de peixe 01 porção 150g 494 calorias.), bolinho de carne seca (Carne-seca 01 porção 100g 429 calorias.)… essas coisas que sempre acompanham uma boa cervejada.

    o problema é que quando BEBEMOS nao sentimos que estamos ingerindo tanta caloria como COMENDO .. e ficamos atribuindo a barriga aos mitos e outras coisas…

    façam como eu .. deixem de comer alguma coisa pra compensar a cerveja uhauhahua

    o importante é nao parar de beber huauauha

  • Claudinei

    sou novo no grupo , mas acho que o que dá barriga é o que se come como acompanhemto , um exemplo é aquela liguiçinha assada , amendoim japonês .hehe

  • Alexandre

    Quem fala que o melhor chopp do Brasil é o da Brahma sinceramente nao deve entender de chopp.

    Tome Eisenbahn (de Blumenau-SC) e depois tente repetir isso.

    • Rosana

      Disse tudo!!

  • @Alexandre o chopp da Eisenbahn é artesanal, não tem nem como comparar com chopps "comerciais", vamos chamar assim. Com certeza o da Eisenbahn é bem melhor que o da Brahma, assim como o da Mistura Clássica, etc. 😉

    Esse "melhor" foi em relação aos que vendem nos bares normalmente 😉

    Abraços e obrigado pelo comentário

  • EDUARDO VIANA

    Qual a diferença entre choop embarril e no barril pressurizado. Qual o prazo em que deve ser consumido.

  • Cleber

    Na fabricação de cervejas artesanais o gas necessario à cerveja é gerado com a introdução do priming.

    Como é gerado o gás CO2 na produção do chopp? sendo que este deve ser consumido rapidamente.

  • SUNDA…AQUELE MESMO

    EU NÃO SEI SE TEM "AINDA" CHOPP DA SKOL, MAS QUE EU JÁ TOMEI, EU JA TOMEI! ACHO QUE NÃO COLOU, POR CONSEGUIR A FAÇANHA DE SER PIOR DO QUE A CERVEJA DA MESMA MARCA, JÁ É AGUA PURA, POR QUE REALMENTE EU NÃO VEJO A ANOS! DEVE TER SAIDO DO MERCADO DEPOIS DA FUSÃO, SURGINDO ASSIM A AMBEV, ATÉ A KAISER QUE SE EU NÃO ME ENGANO É DA COCA COLA E QUE DOMINAVA O MERCADO AQUI NO MEU ESTADO (ES), TA SUMINDA, O DA BRAHMA DOMINOU, POUCOS BARES ENCONTRA-SE KAISER! EU QUERIA QUE AQUI TIVESSE O DA HEINEKEN, QUE EU TOMEI NO AEROPORTO DO RIO DE JANEIRO, TOMEI O AMAZON (5 TIPOS SE EU NÃO ME ENGANO)NO PARA E É BOM TBM, ENFIM EM ESSA QUESTÃO, DA REGIÃO QUE TEM UM CHOPP QUE OURTRA NÃO TEM. OBS. A QUESTÃO DA BARRIGA… DANE-SE!!

  • SUNDA…AQUELE MESMO

    HA!!! TOMEI O DA ANTARTICA EM FRANCA-SP E GOSTEI, BEM CREMOSA A ESPUMA E TBM NÃO TEM NO MEU ESTADO (ES).

  • Gaúcha cervejeira

    Aqui no sul tem o chopp da Heineken, é bem encorpado e uma delícia!!!

  • andré almeida

    o que da barriga é sexo sem camisinha hehehehe
    chopp e cerveja da é calo sexual. hhrhrhrh
    grande abraços a todos e todas e quando quizerem chopp, http://www.realpoint.com.br, temos claro, escuro e de vinho

  • arary

    nem chopp nem cerveja: o que da barriga e a coxinha do tira gosto

  • Igor

    E dizem também que o chopp é mais fraco…

    O chopp realmente é mais suave por causa da não pasteurização, mas não quer dizer que o teor alcólico seja menor…

  • Gostei muito da matéria! Parabéns!
    Agora pra quem aprecia um chopp claro ou escuro, cremoso e feito de maneira artesanal, precisa conhecer os produtos da Cervejaria Kremer! Instalada em um local privilegiado, utiliza água da montanha e ingredientes altamente selecionados, para oferecer a você um produto especial, de extrema qualidade e preço que cabe em qualquer orçamento!
    Acesse http://www.choppkremer.com.br e saiba mais sobre como disponibilizar este delicioso chopp aos seus clientes ou em seu evento! Recomendo!

  • Pablo cowboy

    eu sou um bom bebedor e particularmente eu prefiro o chopp da germania, mas cada um tem sua opinião um abraço a todos!