Cervejaria Bragantina desmistifica o growler

O growler é o principal protagonista durante esse tempo de pandemia. Com o desenvolvimento completo do delivery, o uso da garrafa é muito útil para o cervejeiro de plantão, mas haverá muitas dúvidas e mitos na hora de comprar.

Para quem não sabe, os growlers são recipientes recicláveis, feitos de cerâmica, vidro, aço inoxidável ou animal de estimação (o único material não reciclável). Dependendo do modelo, podem vir com tampas de pressão ou de rosca e permitir que os consumidores transportem e consumam chope que está sempre fresco, evitando a perda das propriedades sensoriais da bebida, como carbonatação, frescor, aroma e sabor. Por curiosidade, os growlers de vidro vêm em vários tamanhos (mais comuns entre 1L e 3L) e formas fechadas (flip caps e tampas de rosca).

Growler

A Cervejaria Bragantina, localizada no interior de São Paulo, conta os mitos e a realidade dos growlers e qual a melhor forma de manter e armazenar os recipientes:

1. Não posso usá-lo várias vezes. MENTIRA

Sim, você pode! Aliás, esse é um dos pré-requisitos para a utilização do growler, além de permitir o consumo de chopp fresco. Exceto a plantadeira de plástico, todo o resto pode ser reaproveitado, seja vidro, cerâmica ou metal.

Pode ser usado várias vezes, bastando apenas manter o frasco limpo após consumir o líquido. Depois de cheio, devemos sempre armazená-lo na vertical para que a área de superfície em contato com o oxigênio seja a menor possível.

Quando vazios, devemos armazená-los longe da umidade, ou seja, armazená-los sempre em local seco, limpo e sem odores. Se for desinfetado com água fervente, não coloque-o sobre uma superfície fria imediatamente, pois pode causar choque térmico. Mantenha-o seco, mantenha a tampa aberta para evitar o crescimento de mofo e bolor e evite odores desagradáveis ??no interior, ou adicione cerca de 50ml de álcool 70º após a secagem completa.

2. O growler precisa limpar imediatamente. VERDADE

Você pode até usar detergente, mas certifique-se de retirar todos os resíduos de produtos durante a lavagem, mas deve ser lavado na hora. O fato é que após o uso, devemos sempre limpá-lo imediatamente com água corrente ou quente sem exceção. Se precisar limpar por um período de tempo, use água com ácido peracético 1% ou detergente. Se você optar por usar qualquer um desses dois produtos de limpeza, certifique-se de tê-los removido completamente antes de tocar na cerveja. Se você optar por lavar com água quente, não entre em contato imediatamente com o recipiente com uma superfície fria (pode rachar devido ao choque térmico).

Recomenda-se também limpar o interior e o exterior da roçadeira, bem como o anel de vedação da tampa de limpeza (para limpadores em concha), que deve ser retirado para limpeza e recolocado. Importante: Não entre em contato com o anel de vedação com água quente ou materiais abrasivos, pois o material de vedação pode secar. Além disso, coloque-o com cuidado na mesma posição que o original, sem deixar rachaduras, para evitar vazamentos ao encher o growler na próxima vez.

3. O transporte do growler precisa de atenção especial. VERDADE

Qualquer tipo de colisão ou queda deve ser evitado pelo rosnador, principalmente se for de cerâmica ou vidro. A vibração pode quebrar e até mesmo produzir microfissuras quase imperceptíveis, que podem causar a ruptura da garrafa quando a garrafa é enchida sob pressão. Ao transportar vários itens, observe que eles são isolados para evitar que uma garrafa toque na outra. Evite a exposição direta ou indireta ao calor. Lembre-se, se o growler for enchido com cerveja gelada e apoiado em uma superfície quente, também pode rachar devido ao choque térmico. Também recomendamos que você não encha o equipamento de contrapressão com plantadores de cerâmica porque eles são muito bonitos, mas devido ao alto teor de ácido carbônico, há risco de explosão ou rachaduras.

4. O growler tem prazo de validade? MENTIRA

growler e copo de cerveja

Os growlers de vidro, cerâmica e metal podem durar muito tempo! Embora pareçam frágeis, costumam ter uma longa vida útil, e a eficácia do produto final é incerta, desde que todos os cuidados sejam tomados durante a limpeza (como durante o armazenamento e transporte) e para a preservação Os cuidados necessários ao produto.

5. O Growler de cerâmica faz a cerveja durar menos. MENTIRA

A preservação das características da cerveja dependerá mais do armazenamento do que do material do growler. A cerâmica pode proteger o líquido da luz, que pode mudar o sabor da cerveja, mas não a fará durar mais. Portanto, podemos considerar duas variáveis. Se não houver pressão ao encher, recomenda-se consumir em até 10 dias.

Se for preenchido por contrapressão (sistema que injeta dióxido de carbono e expulsa o oxigênio presente no recipiente), pode ser armazenado por um período mais longo, de até duas a três semanas. Independentemente da técnica de recheio utilizada, é sempre ideal para refrigerar, guardar na vertical e consumir imediatamente após a abertura. Portanto, é recomendável que na hora de comprar growlers, escolha o alimento mais adequado para o seu consumo, ou seja, se você bebe sozinho, o ideal é escolher um growler menor. Geralmente acompanha, e vale a pena escolher um maior (como 3L ou mesmo 5L).

6. O growler de cerâmica mantém a temperatura da cerveja por mais tempo. VERDADE

Fisicamente, a cerâmica tem a capacidade de trocar calor com o meio mais lentamente do que outros materiais usados pelos growlers. Essa propriedade térmica ajuda a prolongar o tempo que a cerveja fica na temperatura mais baixa, desde que a tampa esteja em boas condições quando a tampa está bem fechada.

7. O growler interfere nas características da cerveja. MENTIRA

Se for limpo e armazenado de acordo com as recomendações e condições ideais após o uso, não haverá interferência. Após ser enchido com cerveja, as características sensoriais dela só mudarão se o growler não for devidamente fechado, o que pode descarbonatar a cerveja, ou seja, a “perda de gás”, ou se o growler for exposto ao sol ou a altas temperaturas, o que pode trazer aroma e gosto ruim.

Neste caso, cerâmicas ou metais têm uma vantagem porque a incidência de luz nas bebidas armazenadas nestes tipos de materiais é nula, o que contribui muito para a preservação e mantém a qualidade do produto por mais tempo.

Finalizando

E ae, o que acharam?

Aquele abraço