Gelando Cerveja rapidamente: nova técnica com guardanapo molhado

Fala aí, cambada de ávidos pirilampos sedentos por conhecimentos etílicos. Quem anda gelando cerveja rapidamente, aí!?

Na nossa coluna semanal (eu sei que vocês ficam pressionando F5 às 9 horas da manhã de terça esperando meu artigo sair) de curiosidades e tecnologia, falarei de um assunto já abordado e que mexe forte com os nossos corações.

Gelando cerveja rapidamente e da maneira mais fácil possível!

Gelando cerveja rapidamente

Créditos: Lincoln Quinan

Prestem atenção nessa dica, pois eu testei ela num churrasco esse fim de semana, e fiquei muito satisfeito! Aliás, um agradecimento especial ao Guiga (@filhodopadeiro) do Tudo Sobre Facebook, que me passou esse conhecimento milenar!

Tá bom, tá bom, McLoving, mas fala logo o que tem que fazer…

Então tá! Para essa experiência, você vai precisar de:

  • Papel Toalha
  • Cervejas (Long Neck ou Latinhas)
  • Água (nem precisa ser limpa)

Procedimento

Gelando cerveja rapidamente

Créditos: Lincoln Quinan

  1. Pegue uma folha de papel toalha, enrole a latinha ou a long neck, e depois coloque embaixo da torneira.
  2. Deixe o papel toalha absorver bem a água, e em seguida, leve as cervejas para o congelador.
  3. Nos testes que fizemos, compramos long necks da Stella Artois (são um pouco menores do que as long necks tradicionais).
  4. Deixamos as cervejas gelarem da temperatura ambiente até ficarem bem geladas, por aproximadamente 20 minutos.
  5. Em um dos testes, esquecemos as cervejas no congelador por 30 minutos, e elas congelaram…

Mas porque as cervejas gelam mais rapidamente assim?

Essa é bem simples, nobres e sagazes padawans. Quando colocamos o papel molhado em volta da cerveja e levamos ao congelador, ele por ser muito fino, congela rapidamente e oferece uma ótima superfície de contato com a cerveja.

Tampinhas de garrafa da cerveja Stella Artois

Créditos: Lincoln Quinan

Ele começa a trocar a sua baixa temperatura, pela temperatura mais alta da cerveja, intensificando o processo, que duraria muito mais se fosse feito com apenas o ar frio da geladeira. O ar troca menos calor com a cerveja do que um corpo sólido, onde as moléculas estão agrupadas de forma muito mais uniformes e próximas.

Dica: tomem cuidado, pois dependendo do freezer a cerveja pode gelar numa rapidez absurda, deixando sua cerveja congelada, o que não é legal.

Espero ter ajudado, e quero ver nos comentários quem vai fazer a experiência e postar os resultados.

Ate-te-té a pro-pro-próxima pe-pessoal!

Você também gostará desses

Able, um Sommelier de cervejas virtual O aplicativo chamado Able usa um sistema inteligente para aperfeiçoar experiência em degustações de cervejas. Responda as perguntas e veja as cervejas...
Cooler Solar Não é main stream como o isoporzinho, mas oferece uma solução de qualidade! Que tal cerveja bem gelada, sem precisar de gelo!? Conheça o Cooler Solar...
Beer Plus ajuda cervejeiro a escolher e comparar c... Conheça o Beer Plus, um aplicativo mobile que ajuda o aspirante a cervejeiro a escolher e comparar cervejas artesanais. Confira agora!
Bowser Beer, a primeira cerveja para cães Uma galera dos Estados Unidos lança uma cerveja exclusiva para os cachorros beberem, a Bowser Beer. Feita sem álcool e aromatizada com carne e frango,...
16 Momentos para beber Veja 16 momentos ideias para beber uma cerveja, whisky, vinho, qualquer bebida com seus amigos. Conhece mais outro? Nos fale agora!
Mini Refrigerados USB Mais um gadget alcoólico para você não perder a chance de tomar uma cervejinha geladésima no recreio do seu trabalho.