Cervejas artesanais cariocas podem ficar mais baratas! OREMOS!

“”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (7 votes, average: 10.00 out of 10)
Loading...

Por incrível que possa parecer, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou na última quarta-feira, dia 02 de abril, um projeto de lei para dar uma mãozinha às microcervejarias. O PL nº 2543/2013, prevê a redução do ICMS de 25% para 13% para a produção de 50.000 litros de chopes ou cervejas artesanais por mês. Fiquei me perguntando se isso é muito ou pouco… preferi achar que melhor assim do que nada.

Cervejas artesanais mais baratas, amém!

A proposta seguirá para sanção do governador – no caso, o vice, Luiz Fernando de Souza, o Pezão, que assumiu o posto recentemente, no lugar de Sérgio Cabral, mas isso é OUTRO assunto… Ele terá 15 dias para decidir o destino do projeto. Tenho certeza que não só nós da equipe PdB, mas todos os leitores estão de dedos cruzados!

Garrafas de cervejas artesanais

Créditos: joedellabella

A tramitação não apresentou nenhum empecilho. O projeto foi apresentado em 16 de outubro do ano passado, e teve pareceres favoráveis das comissões de Constituição e Justiça e de Economia, Indústria e Comércio. Entrou em regime de urgência na semana anterior a aprovação, e passou sem sustos. Infelizmente teve uma pequena emenda para corrigir o total de produção no ano, que estava em 3 milhões de litros.

Nota mental: droga…

Uma coisa interessante é que para a cerveja ser considerada artesanal, a cervejaria deve produzir não mais do que 6 milhões de litros por ano, e cujos produtos contenham no mínimo 80% de malte de cevada, trigo ou centeio, segundo o registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Não há dados confiáveis sobre a projeção de crescimento do setor, mas as justificativa do projeto tem diversos trechos que agradarão aos microcervejeiros e a nós, os consumidores!

Alguns destaques, pescados do blog Dois dedos de Colarinho

Copo e garrafa de cerveja artesanal

Créditos: nworbleahcim

“O mercado nacional de cerveja é dominado por praticamente três grandes empresas, que fizeram uso da fusão empresarial para se consolidarem no mercado como corporações praticamente imbatíveis. Porém, se por um lado as grandes indústrias dão prioridade ao volume produzido e seus lucros, ainda existem as chamadas cervejarias artesanais, que primam pelo sabor e a qualidade da bebida”.

“Alguns olham o setor de forma equivocada, achando que conceder benefícios fiscais significa incentivar a bebida alcoólica, um produto politicamente incorreto. Mas é importante frisar que as microcervejarias não estimulam a ingestão de quantidade, e sim de qualidade, fato similar com o que ocorre com a indústria do vinho. A cerveja artesanal é, em geral, mais cara que uma cerveja comum porque seus custos de produção são diferentes, o que cria uma barreira natural ao consumo em grande quantidade.”

“Ao contrário das grandes cervejarias, as microcervejarias têm sua produção artesanal, algumas com estrutura familiar, personalizadas, com a criação e desenvolvimento de estilos e receitas próprias”.

“Outra diferença é a variedade de sabores e tipos de bebida oferecidos pelas microcervejarias. Trata-se de produto único, que tem um público específico voltado à gastronomia, além de fomentar a economia e promover a geração de empregos, pois a relação pessoal empregado pelo volume de produção é muito superior nas microcervejarias”.

Finalizando

E vocês, o que acham sobre essa notícia sobre as cervejas artesanais ficarem mais baratas?

Você também gostará desses

Cerveja WayDog, feita pela Way Beer A Way Beer fechou uma parceria com a BrewDog e criou a WayDog, uma cerveja exclusiva para o Bar da BrewDog em São Paulo. Session Pale Ale, com 3,8% de...
Spirit of Boston: Whisky destilado a partir de cer... Whisky destilado a partir de cerveja artesanal. Essa é a lógica por trás da linha Spirit of Boston, criada pela destilaria Boston Harbor a partir das ...
Three Monkeys e Brownie do Luiz se uniram para lan... Duas grandes marcas cariocas, a Three Monkeys e Brownie do Luiz, resolveram se unir para lançar uma cerveja diferente e que promete ser uma delícia.
Brussels Beer Project chega ao Brasil! O Brussels Beer Project é um projeto colaborativo, utilizando cocriação para ser mais inovador e ousado e trazer novos ares ao cenário cervejeiro arte...
Brewdog liberou suas receitas Uma ideia de gente ousada, a Brewdog liberou suas receitas num pdf dentro de seu site. São 215 cervejas com suas receitas liberadas. Confira Agora!
Cerveja artesanal em lata?! Venice Beach vem aí! A empresa DaLata uniu-se a Cervejaria Dádiva para criar a primeira cerveja artesanal brasileira em lata, a Venice Beach.

Compartilhe: