5 Cervejas pra beber nas festas de fim de ano

Fim de ano se aproxima e a galera já começa a pensar e comprar coisas para as festas, amigo oculto/secreto, etc. Seja no Natal ou no Réveillon, a galera já começa a pensar no que comprar. E muitas das vezes nego já pensa num vinho,  espumante, num champagne, até mesmo a famosa e barata Cidra. Isso sem citar os aperitivos, que no Natal a galera já pensa no Peru (sem duplo sentido, por favor), Tender, bolinho de bacalhau, dentre outros deliciosos petiscos natalinos.

Nem só de vinhos e espumantes vive o Natal

Exatamente! Podemos fazer uma deliciosa ceia de Natal usando cervejas, mas sem ser as clássicas que encontramos em todos os botecos, estou falando das cervejas artesanais, adoradas pela grande maioria dos leitores do PdB. Cerveja artesanal é bom tanto para beber durante as festas como pra receber como um presente, seja de natal ou de amigo oculto/secreto.

Pensando nisso eu resolvi selecionar cinco rótulos artesanais de qualidade e combinam perfeitamente com essa época do ano e que combinam também como um belíssimo presente. Fiz uma busca pelo SuperPrix e encontrei cinco rótulos interessantes, e rótulos já conhecidos por alguns que já consomem cervejas artesanais a algum tempo e que combinam perfeitamente com a ocasião.

E um ponto interessante é que os rótulos estão com um preço bem barato e entregam tranquilamente rápido, às vezes no mesmo dia, o que é uma grande vantagem. Vamos listá-los:

Duvel

Garrafa da cerveja Duvel

Créditos: Sisco Rubies

Uma clássica cerveja belga, todos que bebem cervejas artesanais a conhecem e já beberam. Se não, estão cometendo um belo pecado. Uma cerveja no estilo Belgian Golden Strong Ale e que deve ser bebida em copos como taça e tulipa, por favor. Se possível o próprio copo dela, que é um item de colecionador obrigatório para um fã de cervejas artesanais.

Seu nome significa Diabo em flamengo, devido a sua “periculosidade”, já que é agradável, porém potente com seus 8.5% de graduação alcoólica bem inseridos no “seu álcool”.

Duvel harmoniza com…

Uma cerveja interessante e que combina com dois pratos típicos do natal, que é o Tender com Frutas e o, acreditem, Panetone. Combina muito bem com queijos azuis para quem quiser dar uma cara mais sagaz ao natal e também com massas em geral.

Compre aqui: http://www.superprix.com.br/cerveja-duvel-330ml

Chimay Blue

Garrafa da cerveja Chimay Blue

Créditos: Chris M

Já comentamos sobre essa deliciosa cerveja aqui no Papo de Bar. Sou suspeito pra falar sobre essa Belgian Strong Ale belga, já que sou apaixonado pelas cervejas belgas. Merece ser bebida em uma taça trapista, e assim como a Duvel, se for possível beber na taça dela, melhor ainda, já que ela é linda e fica perfeita.

Chimay Blue harmoniza com…

Uma cerveja um pouco complexa e que combina muito bem com dois tipos de queijo, o Roquefort e o Stilton. Combina bem no natal com carnes gordurosas, portanto, não será problema 🙂 Pratos interessantes que ela combina são: rabada e carnes de caça.

Compre aqui: http://www.superprix.com.br/cerveja-chimay-blue-330ml

Caso você queira dar a Chimay de presente, recomendo absurdamente dar esse kit com as três cervejas e a taça dela, que vale muito a pena.

Delirium Tremens

Garrafa e taça da Delirium Tremens

Créditos: +Jethro+

Se existe uma cerveja famosa, esse nome é Delirium Tremens. Considerada como a melhor cerveja do mundo alguns anos atrás, o Elefante Rosa ganhou muito destaque e espaço, se tornando uma das cervejas prediletas de muitos cervejeiros, inclusive os autores aqui do Papo de Bar. Mais uma cerveja que merece ser bebida em seu copo mesmo, que é espetacular com seus clássicos elefantes rosas. Mas caso você não tenha, opte por uma taça ou tulipa.

Delirium Tremens harmoniza com…

Harmoniza com bastantes coisas, inclusive com um clássico do natal, que é o Bacalhau ao Azeite. Também hamoniza com aperitivos gordurosos e salgados, portanto, pro natal é fácil. Em relação aos queijos ela fica bem com queijos Azuis tipo stilton e queijo pecorino. E caso queria hamonizar com sobremesa, manda com uma trufa de chocolate.

Compre aqui: http://www.superprix.com.br/cerveja-delirium-tremens-750ml

Tripel Karmeliet

Copo da cerveja Tripel Karmeliet

Créditos: Mike Serigrapher

Mais uma cerveja que é clássica no mundo cervejeiro e adorada por muitos. Sou suspeito pra essa também, pois a considerei uma das minhas Top 10 cervejas artesanais. E claro, mais uma cerveja belga nessa lista pro natal, do estilo Belgian Tripel e que tem uma combinação fantástica de cítrico com frutado. Mais uma cerveja que fica bem com copos do estilo taça e tulipa. Mas torno a falar, mais uma vez, que pra essa a melhor experiência mesmo é beber no copo dela, que eu acho um dos copos mais bonitos.

Tripel Karmeliet hamoniza com…

Cabe muito bem com o clássico bacalhau de forno do natal. Além de ir bem com Peru Assado, que também é clássico nessa época, além dos nobres queijos azuis. Outros dois pratos fáceis e clássicos são a azeitona e o salaminho 😉

Compre aqui: http://www.superprix.com.br/cerveja-tripel-karmeliet-750ml

La Trappe Quadrupel

Taça da cerveja La Trappe Quadrupel

Créditos: Jassy-50

Não temos só belgas compondo nossa lista, temos uma nobre cerveja holandesa, a mais forte das La Trappes, a Quadrupel, que merece um belo respeito com seus 10% de graduação alcoólica. Deve ser bebida num copo do estilo cálice, trapista.

La Trappe Quadrupel hamoniza com…

Pratos defumados vão muito bem, como as clássicas carnes de porco, como costela, etc. Queijos azuis também vão bem. Dá pra beber legal acompanhando os diversos petiscos gordurosos de uma ceia natalina e de réveillon.

Compre aqui: http://www.superprix.com.br/cerveja-la-trappe-quadrupel-330ml

Finalizando

Duas cervejas que vão muito bem no natal são a Brooklyn Local 1 e a Deus, elas não estão em estoque no SuperPrix, mas anota aí porque vale muito a pena esperar, pois foi lá que eu encontrei o melhor preço nas duas (R$49 e R$129 respectivamente).

O que acharam da lista? A época de natal aqui no Brasil é verão, o que pode dar um contraste bem complicado com as cervejas, por causa do calor, o que é o inverso na Europa, já que lá é inverno, porém, as comidas são as mesmas, então combinam de qualquer forma.

Quais vocês comprarão nesse final de ano? Quais darão de presente e quais usarão na sua ceia? Conte pra nós 😉

Aquele abraço.