Cevada na Granja Comary: Existiu mesmo?

Na semana passada teve uma discussão, um debate após um post polêmico do Juca Kfouri, que disse que não existe nenhuma plantação de cevada na Granja Comary. Muitos criticando, muitos jogando pedras, e claro, a grande maioria sem saber o que realmente ocorreu e se sentindo enganados pela propaganda que a Ambev fez.

E então, teve ou não teve cevada na Granja Comary?

Felipão na plantação de cevada na Granja Comary

Lembrando que não comentarei sobre a qualidade da Brahma Seleção Especial, isso não vem ao caso nesse post. Vamos falar da grande polêmica nas redes sociais sobre a cevada na Granja Comary, se realmente teve ou não teve.

O princípio da polêmica, como falei mais acima, foi quando o Juca falou que não achou a plantação. Com isso, brotou a possibilidade de a Brahma Seleção Especial não possuir cevada plantada na Granja Comary, base total da sua propaganda, o que levaria a uma mentira e uma propaganda enganosa sobre a cevada e a cerveja.

E então?

A primeira coisa é ver que a cerveja não é puro malte, portanto ela possui cereais não maltados, como milho e arroz, assim como todo o portfólio de cervejas nacionais da Ambev. E outra coisa é que não foi dito em nenhum momento a quantidade de cevada plantada da Granja Comary na Brahma Seleção Especial, podendo ter de 10g a toda cevada utilizada na cerveja. O que é realmente difícil, já que a plantação não era muito grande.

Mas a plantação não está lá…

Plantação de cevada na Granja Comary

Verdade. Mas lembre-se, a Granja Comary não é um local de produção de cerveja, portanto, não teria a mínima necessidade de ter uma plantação de cevada eternamente naquele local, já que a cerveja é comemorativa para a Copa do Mundo 2014. Portanto, teve uma plantação de cevada no local, porém, como a produção da cerveja já aconteceu e já colheram, não existe mais, foi retirada.

E isso não quer dizer que a cerveja não foi feita com a cevada na Granja Comary. Plantou, colheu, retirou, simples assim.

Tudo pelo marketing, tudo pela paixão

A Ambev pegou uma das maiores paixões do brasileiro, o futebol, e juntou com outra paixão gigantesca, a cerveja, e fez sua propaganda. Um belo e grande investimento. Alguns perguntarão se realmente vale a pena esse investimento todo, muitos serão contras, alguns acharão tudo uma merda, pois não é uma cerveja de qualidade, não é puro malte, uma cerveja feita com milho e/ou arroz. Mas como eu disse, não comentarei sobre a qualidade da cerveja em si.

A Ambev não seria estúpida o suficiente de mentir, colocar uma plantação fake de cevada na Granja Comary. Estive na Granja Comary e comprovaram pra mim que realmente teve a plantação e que foi “retirada” logo em seguida à sua colheita. Fora os vídeos e fotos da plantação que ilustram esse artigo

E a honestidade?

Felipão na plantação de cevada na Granja Comary

Muitos comentarão sobre a tal honestidade de falar que a cerveja não é puro malte, qual a porcentagem de cevada é da Granja Comary, etc. Isso é bom, já que mostra que alguns consumidores estão preocupados com isso. Mas acho que muitos nem ligarão pra isso, já que não estão ligando pra isso e sim em beber e pagar menos. Fora que consumidores de cervejas artesanais comentarem sobre a qualidade dos ingredientes de uma cerveja como essa é desnecessário, já que não é puro malte.

Uma cerveja de puro malte, geralmente, levam o termo “puro malte” nela, o que já mostra que ela realmente é. Não acho que seja necessário algo “não é puro malte” numa garrafa/lata de cerveja. Mas claro, poderiam deixar mais claro, com informações mais concisas e diretas sobre os ingredientes, seja na web ou em algum outro lugar.

Finalizando

Funcionários na plantação de cevada na Granja Comary

Bom, é isso, queria dar minha opinião sobre essa polêmica. Tem muito o que melhorar nesse mercado de “cervejas tradicionais”. Achei que essa Brahma Seleção Especial poderia, pelo menos, ter uma qualidade semelhante a Brahma Extra, que apesar de não ser uma Premium puro malte, é bem superior a tradicional. E o preço está bem salgado, pagar R$9,90 não vale a pena, somente uma vez, pra colecionar a garrafa, essa sim, é bem bonita 🙂

E você, o que acha dessa polêmica da cevada na Granja Comary?

Aquele abraço.

Você também gostará desses

Budweiser agora é América Com a mudança de nome, a marca visa unir mais os americanos nos eventos que estão vindo. Budweiser agora é América e os americanos agradecem.
Gela Fácil Skol: o novo pack da Skol Uma caixa de latinhas criada para ser preenchida de gelo e facilitar na hora de reunir os amigos e beber. Essa é a Gela Fácil!
Heineken 140 anos: Kit Open Your World – Epi... A Heineken completa 140 anos e mostra o kit Open Your World, da série Episodes, onde Lee Dunford e Rodolfo Kusulas criaram suas estampas que decoram a...
Stella Artois ativa Wimbledon em São Paulo Stella Artois inova e lança campanha com mais de 2 mil bolas de tênis em São Paulo. Ativação foi feita para Wimbledon, que terá sua final dia 6 de jun...
Guinness apresenta a “Sua Nuvem” A Guinness apresenta sua nova campanha: Sua nuvem! Uma nuvem que a Guinness usou para valorizar sua espuma. A propaganda faz parte da campanha “Made o...
A cerveja Duff e o Fim do Mundo Aproveitando a data 21/12/2012, dia do "Fim do Mundo", a cerveja Duff lançou uma edição especial da garrafa de sua cerveja em homenagem a data. Uma be...