Churrasco na Pressão

Fala ae galera! Queria agradecer a todos o nosso primeiro post, foi um sucesso! Vocês gostam mesmo de churrasco e é muito bom saber disso. Mas chega de “rasgação” de seda, afinal viemos aqui pra cozinhar, se fosse pra conversar eu ia pra Hebe.

Aproveitando nosso post sobre churrasco, quero continuar no mesmo assunto. Que problema não é? E essa receita é a coisa mais louca do mundo, mas fica tranquilo que eu sei o que estou fazendo.

Chama-se: A pressão do Churrasco

Churrasco na grela

Nem sempre, pressão também serve 😉

Créditos: DW DW

Como assim? Todos nós sabemos que churrasco tem que ter carvão, fogo, sujeira, grelha e muito, MUITO tempo e disposição, certo?

Não caro carnívoro. Devidos inúmeros pedidos de pessoas que não tem como ter nenhum tipo de churrasqueira em casa, eu pesquisei e arrumei um jeito de fazer churrasco sem churrasqueira. Rá, agora o bagulho ficou serio!

Sim cara, na PANELA DE PRESSÃO!

Ih, esse cara ta maluco.

Sei que você pensou isso, mas não, não estou, fica um luxo esse nosso churrasquinho de panela.

Partiu cozinhar?

Alumínio na Panela de Pressão

Primeiro vamos precisar de carvão vegetal (uns seis pedaços), papel alumínio e as carnes que você gosta (eu fiz com picanha e lingüiça de boa qualidade).

Carvão alumínio

Abra uns dois retângulos grandes de papel alumínio, ponha os pedaços de carvão e faça tipo um travesseiro (dica: ponha ervas como, tomilho, alecrim, manjerona junto com o carvão, fazendo um mix de ervas). Depois disso, forre o fundo da sua panela de pressão com esse travesseiro.

Vamos pra Carne

Picanha temperada

Corte um pedaço grande de picanha (uns 15, 20 cm e passe sal GROSSO. Pode passar bastante dos dois lados), coloque em cima do travesseiro de carvão, mas não encoste nas bordas da panela, deixe pelo menos um dedo das bordas.

Panela cheia

Em seguida ponha as linguiças, aí sim encostando nas bordas da panela, no vão entre a panela e o pedaço de carne.

E o espaço que sobrou?

Batatas ervas em palitos

Ainda sobra espaço, certo? Então, eu fiz uns espetinhos de batata com azeite e ervas e coloquei em cima das carnes, linguiça e picanha.

Nós sempre aconselhamos usar carne de boi com linguiças, porque frango tem tempo de cozimento diferente. Mas sempre use as linguiças, independentemente  da carne, boi ou frango.

Carne acomodadas, vamos continuar?

Panela de pressão cheia batatas

Pronto! Já acomodou as carnes na panela? Agora é só fechar a panela. Exatamente, sem nada de líquido mesmo! Ponha no fogão, quando começar a chiar a panela conte 17min para mal passado, 20min para ficar ao ponto e 23 min para ficar bem passado. Abra a panela imediatamente com muito cuidado amigos.

Já com o frango é a mesma coisa, escolha pedaços mais suculentos como sobrecoxa ou coxa, pois eles tem mais sabor e ficam molhadinhos (ui). Só que o tempo de cozimento é de cerca de 25min a 28min.

Picanha pronta

Já com a carne de boi você pode variar entre alcatra, porque ela tem menos gordura ou contra-filé, que possui mais gordura.

Obs

Gente, deixando claro que essa receita nunca vai substituir o bom e velho churrasco, mas vale a pena você conhecer e fazer essa receita, pois fica muito saboroso.

Agora vamos comer bebendo o quê?

Cerveja Exterminador de Trigo e Eisenbahn Pale Ale

Eu gostei muito da Exterminador de Trigo da Três Lobos, feita com Capim Limão. É bem ousado, pois é uma cerveja de trigo, portanto não combina tanto com carnes como a de boi, mas com a combinação de ervas na preparação fica uma combinação diferente. A Eisenbahn Pale Ale também fica boa na combinação.

Finalizando

Essa receita também foi feita no programa mais você, confira no vídeo abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=tdELoKsIr74

PS: Queria que as pessoas entendessem que todas as receitas são feitas para pessoas que gostam de cozinhar, mas que tenham pouca ou nenhuma experiencia em cozinha. E pode ter certeza que eu como um cozinheiro de instinto, respeito todas as formas de cozinhar e principamente as formas mais tradicionais.

Cozinhar é bom, mas apreciar uma boa refeição com seus amigos e familiares não tem preço, afinal, sempre é bom um Papo de Bar!

Gostaram? E aí, acham uma boa treinar em casa pra ver se fica bom? Quem aqui já fez essa experiência? Abs.

[UPDATE]

Nós mandaram uma dúvida por email e queria compartilhar com vocês, já que pode ser de outros leitores aqui:

Amigão, só não entendi a função do carvão dentro da panela. Poderias me explicar qual a razão destes pedaços de carvão vegetal com as ervas?

O trabalho do carvão nesse processo é fazer com que a carne tenha gosto de churrasco mesmo e também com que a carne não queime.

[/UPDATE]

Qualquer dúvida é só mandar pra gente 😉

Gostaram do churrasco na Pressão? Estão vejam esses dois artigos de churrasco:

Você também gostará desses

Como fazer Gramajo Revuelto Conheça um prato tipicamente uruguaio, o Gramajo Revuelto, leva bacon, ovo, presunto, batata frita, uma delícia. Uma boa mistura inventada pelos urugu...
Maminha ao molho de cerveja preta Vamos com a receita de Maminha ao molho de cerveja preta. Uma mistura etílica da deliciosa maminha com uma deliciosa cerveja preta como molho. Confira...
Comida di Buteco 2015 Começou o Comida di Buteco 2015, com várias novidades no Rio de Janeiro. Agora são 45 bares, em homenagem aos 450 anos da cidade. Confira os bares e p...
Rosbife ao molho de vinho e shoyu Veja os ingredientes e como preparar uma deliciosa receita de Rosbife ao molho de vinho regado ao molho shoyu. Fácil e rápido de se preparar. Confira!...
Receita: Irish Chocolate Cream Veja a receita de como preparar uma deliciosa sobremesa, o Irish Chocolate Cream. Um doce que leva whisky em sua receita, como toda sobremesa da Escóc...
Churrasco de pernil de porco no vinho Aprenda a preparar uma deliciosa receita para o seu churrasco, o pernil de porco no vinho. Uma mistura excelente e pouco utilizada nos churrascos bras...