Cervejaria Ambev inaugura o CIT, Centro de Inovação e Tecnologia Cervejeira

E ae galera, tranquilidade? Quarta-feira passada o PdB foi convidado para conhecer o CIT, novo Centro de Inovação e Tecnologia Cervejeira que a Cervejaria Ambev inaugurou.

E o que seria esse CIT?

cervejaria ambev

Um Centro de Inovação Tecnológica. 😛 #brinks, essa parte vocês já sabiam. É um novo espaço de tecnologia cervejeira do Brasil, um dos mais modernos do mundo. E sim, fica aqui no Rio de Janeiro <3

E onde fica esse CIT?

O Centro de Inovação e Tecnologia Cervejeira da Ambev fica localizado no Parque Tecnológico da UFRJ. Eu nunca tinha ido naquela área, é um espaço gigantesco e bem sagaz, curti bastante. Não muito fácil de chegar na primeira vez, mas depois fica tranquilo.

Metas e objetivos do CIT

O CIT é o 6º centro tecnológico cervejeiro do grupo ABI Inbev no mundo. Além de cuidar de novas receitas cervejeiras, no local também serão feitos testes com embalagens, dentre receitas de outros tipos de bebidas.

cit area interna máquinas

Nós comentamos aqui no PdB sobre a Skol Hops, a cerveja puro malte e com lúpulos aromáticos da Skol, lembra? Ela começou a ser feita no CIT.

Números

São mais de 15 mil metros quadrados de área, sendo cerca de 80 pessoas, dessas, mais de 10 mestres-cervejeiros. Uma galera considerável pensando principalmente em cerveja e na novidade que será lançada em breve pela Cervejaria Ambev.

Só pra ter uma ideia, todas essas etapas permitem que ao menos oito inovações, envolvendo cervejas, embalagens, rótulos e outras bebidas, como sucos e refrigerantes, por exemplo, sejam criadas no CIT a cada 30 dias.

mestre cervejeiro da ambev

Daniel Baumann, mestre-cervejeiro e diretor do CIT comenta o seguinte:

O CIT é a concretização de um grande sonho. Vivemos e pensamos em fazer diferentes tipos de cerveja, todos os dias. Somos inquietos, inovadores, criativos, e o CIT é mais um dos marcos nessa trajetória, no Brasil e no mundo. Erguer isso é apresentar ao Brasil e ao mundo o futuro da cerveja.

Um centro para fazer diversas inovações, tão grande que dará resultados pra a América Latina, o mundo inteiro, não somente pro Brasil. Maurício Soufen, mestre cervejeiro vice-presidente de Supply da Cervejaria Ambev, disse o seguinte:

No Centro de Inovação e Tecnologia Cervejeira da Ambev somos capazes de desenvolver três vezes mais inovação do que antes. Podemos dizer que, a partir de hoje, teremos pela frente muitos anos de novas receitas e diversidade cervejeira.

E o que você viu lá?

rótulos skol hops

Impressoras 3D fazendo experimentos com garrafas, rótulos sendo impressos. São três andares com várias salas de inovação e pesquisa em diversas áreas. Inclusive vimos a impressão de rótulos da Skol Hops, a nova queridinha da Ambev.

garrafa cerveja convidados pro CIT

Coisa linda S2

A galera da Cervejaria Ambev teve uma bela sacada, a mestre cervejeira Laura contou um pouco sobre ingredientes cervejeiros. Nós escolhemos algumas matérias primas para eles criarem uma cerveja para nós. A imagem acima é do rótulo e garrafa que usarão na cerveja que nos darão <3

Testes sensoriais e cegos

No final nos mostraram uma área bem fodástica, onde fazem testes cegos e sensoriais de várias cervejas. Inclusive com cabines para não terem influências externas, coisa que ocorre em alguns casos.

Finalizando

Achei bem sagaz a visita e o local. O CIT tem tudo pra dar certo e ser a maior referência do Brasil, quiçá do mundo. Achei que poderiam também investir na parte educacional, uma parceria com alguma instituição de ensino e ser parte de alguma matéria de uma faculdade, curso e afins. Já fica a dica pra eles.

O que vocês acharam dessa iniciativa?

Abs.

Você também gostará desses

Cervejaria à venda Cervejaria numa situação complicada precisa ser vendida e duas agências lançam uma campanha onde os fãs da marca possam comprar parte da companhia, ai...
Que bonito é – A cerveja está de volta ao Ma... A cerveja está de volta ao estádio mais famoso do mundo. Depois da reviravolta e de 7 anos sem poder beber dentro do estádio, a cerveja foi liberada....
Guinness agora é vegana, não leva bexiga de peixe... A empresa vai parar de usar ictiocola, uma gelatina feita da bexiga de peixes, na produção da sua cerveja, com isso, a Guinness agora é vegana.
Nassau, a nova cerveja com caju da Colorado A Cervejaria Colorado lançou a cerveja Nassau, uma White IPA com caju que faz homenagem a Maurício de Nassau, protetor dos cajueiros do Brasil.
Beertone – Guia de cervejas artesanais por c... Conheça o Beertone, um guia de cervejas artesanais diferente, que é pela cor da cerveja, feita pelas escalas SRM e EBC, para medir as cores das cervej...
RetrosBebitiva 2012: a Retrospectiva etílica 2012 ... Veja a retrospectiva etílica do Papo de Bar, tudo que de melhor aconteceu no ano de 2012 e passou pela nossa equipe fodástica. Desde cerveja, vinhos, ...