Como funciona o AA

Acho que é fundamental frisar que o Alcoólicos Anônimos é auto-suficiente através de seus membros e Grupos, recusando contribuições de fontes externas. Os membros do AA preservam seu anonimato pessoal em nível de imprensa, filmes, Rádio, TV, Internet e outros meios de comunicação.

(NÃO LEU NOSSO PRIMEIRO ARQUIVO SOBRE O ALCOÓLICOS ANÔNIMOS, CLIQUE AQUI)

Para a irmandade, o alcoolismo é uma doença física, mental e espiritual, progressiva, incurável e de término fatal. Os alcoólicos que por lá passaram parecem ter perdido o poder para controlar suas doses de bebidas alcoólicas.

Como funciona o AA?

abraço dentro do aa

O AA e suas reuniões podem ser descrito como um método para recuperação do alcoolismo, no qual os membros ajudam-se mutuamente, compartilhando entre si uma enorme gama de experiências semelhantes em sofrimento e reabilitação.

A unidade básica no AA é o grupo local (do bairro ou cidade) que é autônomo, salvo em assuntos que afetem outros grupos de AA ou à Irmandade como um todo. Nenhum grupo tem poder sobre seus membros.

Os grupos geralmente são democráticos, assistidos por “comitês de serviços” de curtos períodos de mandato. Desta maneira, nenhum grupo de AA tem uma liderança permanente.

O “Doze Passos” do AA

Cada grupo realiza reuniões regulares, nas quais os membros relatam entre si suas experiências – geralmente em relação aos “DOZE PASSOS” sugeridos para a recuperação, e às “DOZE TRADIÇÕES” sugeridas para as relações dentro da Irmandade e com a comunidade de fora, além dos “DOZE CONCEITOS”, que descrevem as relações entre os vários órgãos de serviço, e como eles funcionam uns com os outros.

Nota: O programa de Doze Passos (twelve-step program) é um programa criado nos Estados Unidos em 1935 por William Griffith e Doutor “Bob” Smith, inicialmente para o tratamento de alcoolismo e mais tarde estendido para praticamente todos os tipos de dependência química.

Para entender melhor o que são os passos todos, sugerimos vocês acessarem os links abaixo:

Finalizando

Gostou do texto? Compartilhe em suas redes sociais!

Conhece alguém que participou dos AA e gostaria de compartilhar sua história conosco? Entre em contato! Seria fantástico poder colher depoimentos de pessoas que são provas vivas de cura do alcoolismo!

Você também gostará desses

Alcoólicos Anônimos: você realmente conhece o AA?... Conheça o temido Alcoólicos Anônimos, uma irmandade mundial que combate o consumo irresponsável de álcool. Veja mais e saiba como entrar.
Entrevista com Piero Franceschi, gerente de Market... O Papo de Bar entrevistou Piero Franceschi, gerente de Marketing da gigante Diageo, dona de diversas marcas de bebidas alcoólicas, com um tema sobre R...
Lei sobre Bebida e direção Veja o Projeto de Lei 5050/13, que sugere a inclusão de fotos de acidentes de trânsito nas embalagens de bebidas alcoólicas, contra a bebida e direção...
Saber beber: Grupo Petrópolis lança programa de Co... Saber Beber, programa do Grupo Petrópolis, alerta para a necessidade de beber com sabedoria e consciência, respeitando seus limites.
Bebidas e drogas, uma combinação perigosa O primeiro artigo da série O Lado B do Alcoolismo e já começa bem, falando sobre o uso das drogas e a sua relação com as bebidas, a facilidade e combi...
Boa noite Cinderela Vamos falar sobre um fenômeno que tem ocorrido com frequência nos últimos tempos, o Boa noite Cinderela. Uma mistura química que te deixa inconsciente...