Como funciona o AA

“Veja nesse artigo como funciona o AA, o Alcoólicos Anônimos. Veja sobre as reuniões, o método dos Doze Passos, dentre outros detalhes da irmandade.”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (3 votes, average: 6.67 out of 10)
Loading...

Acho que é fundamental frisar que o Alcoólicos Anônimos é auto-suficiente através de seus membros e Grupos, recusando contribuições de fontes externas. Os membros do AA preservam seu anonimato pessoal em nível de imprensa, filmes, Rádio, TV, Internet e outros meios de comunicação.

(NÃO LEU NOSSO PRIMEIRO ARQUIVO SOBRE O ALCOÓLICOS ANÔNIMOS, CLIQUE AQUI)

Para a irmandade, o alcoolismo é uma doença física, mental e espiritual, progressiva, incurável e de término fatal. Os alcoólicos que por lá passaram parecem ter perdido o poder para controlar suas doses de bebidas alcoólicas.

Como funciona o AA?

abraço dentro do aa

O AA e suas reuniões podem ser descrito como um método para recuperação do alcoolismo, no qual os membros ajudam-se mutuamente, compartilhando entre si uma enorme gama de experiências semelhantes em sofrimento e reabilitação.

A unidade básica no AA é o grupo local (do bairro ou cidade) que é autônomo, salvo em assuntos que afetem outros grupos de AA ou à Irmandade como um todo. Nenhum grupo tem poder sobre seus membros.

Os grupos geralmente são democráticos, assistidos por “comitês de serviços” de curtos períodos de mandato. Desta maneira, nenhum grupo de AA tem uma liderança permanente.

O “Doze Passos” do AA

Cada grupo realiza reuniões regulares, nas quais os membros relatam entre si suas experiências – geralmente em relação aos “DOZE PASSOS” sugeridos para a recuperação, e às “DOZE TRADIÇÕES” sugeridas para as relações dentro da Irmandade e com a comunidade de fora, além dos “DOZE CONCEITOS”, que descrevem as relações entre os vários órgãos de serviço, e como eles funcionam uns com os outros.

Nota: O programa de Doze Passos (twelve-step program) é um programa criado nos Estados Unidos em 1935 por William Griffith e Doutor “Bob” Smith, inicialmente para o tratamento de alcoolismo e mais tarde estendido para praticamente todos os tipos de dependência química.

Para entender melhor o que são os passos todos, sugerimos vocês acessarem os links abaixo:

Finalizando

Gostou do texto? Compartilhe em suas redes sociais!

Conhece alguém que participou dos AA e gostaria de compartilhar sua história conosco? Entre em contato! Seria fantástico poder colher depoimentos de pessoas que são provas vivas de cura do alcoolismo!

Você também gostará desses

Ela bebeu, NÃO dirigiu e ainda ganhou presente do ... Uma cliente do bar Original Joe’s bebeu bastante, e na hora de ir embora, deixou o carro no estacionamento. Quando voltou ela teve uma grande surpresa...
Heineken lança a Green Tuesday e dará desconto Dando início às suas ações em 2016, a Heineken lança a Green Tuesday e dará desconto a quem levar embalagens vazias para reciclar
Entrevista com Piero Franceschi, gerente de Market... O Papo de Bar entrevistou Piero Franceschi, gerente de Marketing da gigante Diageo, dona de diversas marcas de bebidas alcoólicas, com um tema sobre R...
Bebidas e drogas, uma combinação perigosa O primeiro artigo da série O Lado B do Alcoolismo e já começa bem, falando sobre o uso das drogas e a sua relação com as bebidas, a facilidade e combi...
Ressaca de velho Você acorda, está mal, não consegue levantar. Mas está sem dor de cabeça, algo diferente após uma bebedeira. Conheça agora a ressaca de velho.
11 coisas que uma mulher aprende na vida bebendo Todos aprendem mais sobre a vida quando estão bebendo. Veja aqui algumas coisas que uma mulher aprende na vida bebendo e o que ela pode fazer pra que ...

Compartilhe: