Copos de Sake: Guinomi

Copos de Sake

“Conheça alguns copos de Sake, como o Massu, o Sakazuki, o Tokkuri, o Guinomi e o Ochoko. Veja a história dos copos de Sake, como beber e onde encontrar cada um dos copos de Sake.”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (1 votes, average: 10.00 out of 10)
Loading...

Ei você aí que se adora tomar sake na caixinha! Massu é como os japoneses chamam esta caixinha de madeira que 99% dos restaurantes japoneses utilizam para servir sake. E vamos falar dele e de outros copos de Sake.

Copos de Sake: Massu

Raul bebendo sake no massu

Créditos: Raul Queiroz

Você sabia que no Japão já não é comum tomar sake no massu? Pelo menos em restaurantes e bares. O massu originalmente é uma medida padrão de arroz (mais ou menos a quantidade que uma pessoa consumia por refeição). Funcionava um pouco como a nossa xícara só que com a capacidade de 180ml. Os comerciantes também usavam como medida para outros produtos como vinagre. Era muito comum, todas as casas tinham um então, pela praticidade, passaram a ser utilizados para servir sake. Como antigamente eles eram produzidos com cedro japonês, o forte aroma da madeira afetava e até complementava o sake mais rústico.

Hoje, porém, os sakes são mais refinados e delicados e o aroma da madeira já não é interessante.  É verdade que existem versões de plástico, vidro ou laqueadas do massu que não afetam o aroma, porém os japoneses desenvolveram os mais variados copos para sake. O massu ainda é utilizado em cerimônias de inauguração quando geralmente se quebra um barril de sake que é oferecido aos convidados. Em restaurantes pode ser utilizado como base de um copo, como esse aqui:

Copos de Sake: Sakazuki

Copos de Sake: Sakazuki

Créditos: Harry Pulley

Esta pequena taça é mais rasa e pequena. Não dá para servir muito sake nela, mas esse é o intuito mesmo. O sakazuki é utilizado em cerimônias especiais como casamentos shintoístas e budistas, ou para selar compromissos. Não é muito utilizado no dia-a-dia, mas em algumas reuniões para fechamento de negócios é comum ver executivos servindo uns aos outros como demonstração de cortesia. O tamanho reduzido permite que essa troca de gentilezas aconteça diversas vezes durante o encontro.

Copos de Sake: Tokkuri e guinomi

Copos de Sake: Tokkuri

Créditos: Pavel Voronenko

Esse conjunto é bem comum no serviço de sake, principalmente quando aquecido. Os tokkuris (garrafinhas) e guinomis (copinhos) podem ser feitos de diversos materiais como vidro, cerâmica e porcelana. Os de vidro são melhores para sakes resfriados e os de cerâmica e porcelana para sakes aquecidos. Podem ter formatos diferentes também, mais cheinhos ou mais esguios.

Copos de Sake: Ochoko

Copos de Sake: Guinomi

O ochoko é como um guinomi, só que com formato cilíndrico e menor. Também é bastante usado. Um tipo especial de chokko chamando kiki-chokko é usado em degustações e competições. O oficial é maior e comporta 180ml, mas existem miniaturas também. Esse copo tem dois círculos concêntricos azuis no fundo que ajudam degustadores a identificar mudanças na coloração, turbidez e resíduos.

Finalizando

Além desses recipientes tradicionais, é possível degustar sakes em vidro ou cristal. Um sake premium bem aromático vai bem em uma taça de vinho branco, um sake espumante em taça de espumante e um sake mais alcoólico com gelo num copo old-fashioned.

Nossa percepção da bebida muda de acordo com os copos utilizados, vale testar o que te agrada mais.

Kampai!

Você também gostará desses

Sake: veja os mitos sobre o Sake Veja o que é mito e o que é verdade sobre o Sake, uma das bebidas típicas do Japão e outros países orientais. O Sake é forte? Acompanha com sushi? Con...
Você sabia que o Sake? Você sabia que o sake, além de ser oriental, tem várias propriedades interessantes? O sake não dá ressaca. não se bebe com sal no Japão, além de ser t...

Tags:

Compartilhe: